31 de maio de 2011

Ao que parece, Javier Saviola está muito próximo de assinar pelo Al Jazira, clube situado em Abu Dhabi nos EAU. O argentino do Benfica poderá assim, aos 29 anos deixar a Luz depois de duas épocas de altos e baixos, com um ano de estreia em grande e uma temporada que agora findou menos positiva. Teremos Saviola no antigo clube de Weah e Cocu? As contratações de Mora, Bruno César, Nolito e a tentativa de uma afirmação de Jara, podem explicar esta colocação do internacional argentino no mercado?

No Sporting, o France Football, dá conta do interesse dos leões em Raphaël Guerreiro, defesa central de 17 anos da formação do Caen. O jovem de origem portuguesa poderá assinar pelo clube leonino a custo zero, pois ainda não possui contrato profissional. Será Guerreiro um dos 3 jovens anunciados por Carlos Freitas?

Noutro âmbito, a selecção portuguesa de Sub-21 venceu a Alemanha por 4-2, em jogo de preparação para o Euro 2013 da categoria. Wilson Eduardo bisou com 2 golos onde explorou a sua velocidade, Rui Fonte marcou um belo golo de cabeça e Abel Camara fez o 4º com um golaço. Destaque mais uma vez, para o facto de grande parte dos jogadores portugueses não actuarem na I liga, sendo que os que actuam por norma são suplentes. Algo preocupante, ainda para mais em comparação com a congénere alemã, que tinha vários jogadores que jogam na Bundesliga.

Málaga - O clube espanhol promete ser um dos grandes animadores defeso. Hoje, a imprensa do país vizinho avança que o Sheik Bin Nasser Al-Thani vai investir 100 milhões de euros em transferências, 35 dos quais serão para contratar Pastore do Palermo, sendo que o objectivo do dono da turma espanhola, é formar o seguinte 11: Willy Caballero; Jesús Gámez, Lucio, Demichelis e Nacho Monreal; Joaquín, Apoño, Toulalan, Javier Pastore; Julio Baptista e Ruud Van Nistelrooy.

Braga - Depois de Imorou e Douglas, o clube minhoto anunciou hoje Rodrigo Galo, o 3º reforço para 2011/12. O lateral direito ex-Gil Vicente, assinou para as próximas 4 épocas pelos guerreiros. Neste ritmo de uma contratação por dia, quem será o próximo jogador a ser anunciado pelo Braga: NAC, Cristiano, Djamal, Zé Luis, Bracalli ou outro? 

Mercado Internacional - Arsenal quer Benaglio (ex-Nacional); Trabzonspor comprou Zokora ao Sevilha por 5 milhões de euros; O dispensado Drenthe é pretendido por Génova e Nápoles.

Sporting - De acordo com o DN, o clube leonino necessita de sete milhões de euros para rescindir com os jogadores (incluindo os emprestados) com que o técnico Domingos Paciência não conta na próxima temporada. Como se sabe, o Sporting irá dispensar pelo menos 14 jogadores do actual plantel (Hildebrand, Cristiano, Tales, Caneira, Abel, Cedric, Zapater, Nuno Coelho, Grimi, Pedro Mendes, Maniche, Salomão, Vukcevic e Saleiro), não conta com Rui Fonte, Pongolle, Pedro Silva e Purovic, sendo que Valdés e Carriço se tiverem propostas também poderão sair. Ao todo 20 jogadores. Ora, alguns destes elementos já foram oficialmente dispensados: Hildebrand, Cristiano (deve ir para o Braga), Rui Fonte (assinou pelo Espanyol) e Tales, outros serão emprestados: Cedric e Salomão, os poucos com mercado devem ser vendidos: Vukcevic, etc, e os restantes terão de sair através de uma indemnização como Caneira e Maniche.

Benfica - Termina hoje, o prazo para o clube da Luz exercer o direito de opção por Salvio. Curiosamente, o argentino tem sido associado a alguns clubes italianos e continua a ser apontado ao Porto; Por sua vez, Jardel é hoje "dispensado"pelo jornal Record e garantido na próxima época nos encarnados pela RR. Irá Jardel ser dispensado por Jesus ou continuar no Benfica? E no que diz respeito a Salvio, por onde passa o futuro do argentino?

Mercado Nacional - Braga (segundo OJOGO) está interessado em João Gonçalves do Sporting; Miguel Pedro pode regressar à Académica; Paços de Ferreira quer João Real (Naval).

Com as complicações na contratação de Dayro Moreno, devido a uma falta de entendimento em relação ao salário do jogador do Once Caldas. O Visão de Mercado sabe que o colombiano só não será jogador do Sporting se o clube leonino não quiser, e o que está a atrasar o negócio é uma tentativa dos leões em não condicionarem a sua a folha salarial, para não correrem o risco de ficarem com novos casos Grimi, Caneira, Maniche, Polga, Purovic, etc (jogadores que devido aos seus altos salários preferem ficar em Alvalade sem jogar a sair a custo zero). Ao que parece, o Sporting já anda a sondar alternativas, e Juan Manuel Martínez, 2º avançado do Vélez Sársfield, está na lista dos leões. O internacional argentino, conhecido como "El Burrito" devido às semelhanças no seu estilo de jogo com Ariel Ortega (um jogador que tinha potencial para ser um dos melhores do Mundo), pode igualmente jogar a extremo, e foi o 2º melhor marcador do Apertura 2010 com 10 golos. Martínez tem sido sondado por várias equipas europeias, e apesar dos bloqueios do Veléz em deixar sair uma das suas referências e um dos principais jogadores a actuar na Argentina, a sua saída neste defeso, parece certa. Caso falhe a contratação de Moreno (algo que por mais que o empresário afirme o contrário, o VM sabe que o negócio ainda não foi totalmente cancelado), será "El Burrito" Martínez um bom reforço para os leões? O que parece certo, é que o Sporting anda no mercado à procura de um 2º avançado que actue igualmente nas alas (uma espécie de Paulo César no Braga). 

Paul Scholes, anunciou a retirada do futebol profissional ao fim de 19 anos ao serviço dos «red devills». O ex-médio de 36 anos do Man Utd vai agora assumir funções no «staff» técnico de Alex Ferguson. O internacional inglês foi um dos melhores médios do Mundo nas últimas duas décadas, curiosamente até começou a jogar como 2º avançado, mas com o passar dos anos foi recuando no terreno, e apesar de pouco apreciado pelos portugueses (por norma temos o hábito de desvalorizar os jogadores britânicos) a verdade é que a sua qualidade táctica, de passe e ao nível da recuperação de bola eram notáveis, ainda recentemente Xavi afirmou que Scholes era o melhor médio que tinha visto jogar. Deixa o futebol, com 10 Premier Leagues e duas Ligas dos Campeões, a que se juntam outras Taças internas e mesmo Mundiais. Com a sua retirada, apenas Giggs, dos elementos que faziam parte da geração de ouro, continua a resistir. Este conceito de "one-club man" está em vias de extinção? Que balanço faz da carreira de Scholes?

No que diz respeito ao mercado. Ao que parece, 10 jogadores irão abandonar Old Traford neste defeso. Os já retirados Van der Sar e Scholes, os eternos lesionados Hargreaves, Wes Brown e Owen, as ditas promessas que não se conseguiram afirmar: Bebé, Obertan (já o tinhamos referido no JM), Gibson e Kuszczak, e surpreendentemente ou talvez não, Nani (jogador que nunca foi acarinhado por Ferguson) e Berbatov são dados como transferíveis. Por sua vez, no Barcelona, devido à delicada situação financeira do clube, também 10 elementos poderão abandonar a Catalunha neste defeso. Gabi Milito, Bojan, Jeffren e Maxwell estão na lista de transferências, enquanto que Keirrison, Botia, Hleb, Henrique, Victor Sanchez e Martin Cáceres não contam mesmo para Guardiola. Teremos algum destes 19 jogadores na Liga portuguesa na próxima época? O Visão de Mercado sabe que pelo menos Obertan, Bebé, Keirrison, Henrique, Maxwell, Milito e Hleb vão ser associados aos nossos "grandes" nos próximos tempos.

De acordo com o "The Mirror", o Benfica está interessado na aquisição de Pablo Piatti, médio ofensivo de 22 anos e 1m63 do Almería (equipa que desceu de divisão). O talentoso argentino é igualmente pretendido pelo Wigan, clube que oferece 3,5 milhões de euros pela sua aquisição, e ontem foi dado como certo no Atl. Madrid. Já a imprensa espanhola, dá conta da pretensão dos encarnados em contratar Oriol Romeu, médio defensivo de 19 anos e 1m83 do Barcelona B, que recentemente foi associado ao Sporting. Será a liga espanhola o mercado de eleição do clube da Luz? Bons reforços?

Noutro âmbito, Luis Filipe Vieira, em entrevista à TVI, contrariou ontem os ditos comunicados do clube da Luz e deu razão ao Correio da Manhã, ao mencionar que a PJ também está a investigar a transferência de Roberto, garantiu que Jesus irá continuar como técnico do Benfica e que ganhou um prémio de 573 mil euros por ter sido campeão, mencionou que Rui Costa terá de ser mais competente e incutir a palavra humildade ao grupo de trabalho, já que não tem nenhum tipo de encargo ao nível da aquisições de jogadores, e indirectamente acusou o Porto de fazer negócios pouco legais.

30 de maio de 2011

Estão encontrados os dois finalistas na melhor Liga do Mundo! Miami Heat e Dallas Mavericks não deram hipóteses à concorrência, quer no Este, quer no Oeste. Reedita-se assim a final de 2006, onde a equipa da Florida bateu o rival texano, após 6 jogos emocionantes. Dirk Nowitzki e Jason Terry lideraram os Mavs até ao 2-0, mas Dwyane Wade conseguiu desequilibrar para Miami, com 4 vitórias consecutivas. A equipa de Dallas procura a vingança e, talvez seja mesmo a última oportunidade para Dirk Nowitzki, Jason Terry, Jason Kidd, Shawn Marion e Peja Stojakovic de conquistarem um anel da NBA (já ficaram todos bastante próximo). Em Miami mora uma equipa em crescendo de forma, depois de um início difícil que quase levava ao despedimento de Erik Spoelstra.

Confrontos:
PG - Mike Bibby vs Jason Kidd - Dois veteranos à procura do 1º anel da NBA, mas com ritmos de jogo bastante distintos. Apesar de estarem bastante próximo da reforma, Kidd ainda apresenta altos índices competitivos, sendo importante na manobra ofensiva dos Mavs.
SG - Dwayne Wade vs DeShawn Stevenson - O SG dos Heat é um dos melhores jogadores da NBA, sendo capaz de fazer tudo com grande competência, desde de penetrar para o cesto, lançar de 3 pontos e ganhar ressaltos ofensivos. DeShawn Stevenson é um atirador e só começa no 5 inicial para abrir espaço a Jason Terry.
SF - LeBron James vs Shawn Marion - James é considerado por muitos como o sucessor de Jordan e tem mostrado toda a sua qualidade nos jogos de playoff, enquanto que "The Matrix" tem sido peça importante na caminhada dos Mavs, apesar da grande irregularidade.
PF - Chris Bosh vs Dirk Nowitzki - CB4 tem sido preponderante nos playoffs, depois de uma temporada bastante fraca, contudo, terá pela frente o melhor PF da actualidade. Nowitzki está em grande forma e, em princípio, não será Bosh a conseguir pará-lo.
C - Joel Anthony vs Tyson Chandler - Tal como na posição de PG, os Mavs levam grande vantagem na posição interior. Chandler trouxe qualidade defensiva à equipa de Dallas, para além de trabalhar bem no ataque, enquanto que Joel Anthony pouco mais faz que ganhar ressaltos e fazer blocos.
Suplentes - Os Mavs apresentam melhores opções que os Heat para todas as posições, pois Barea, Terry, Stojakovic e Haywood acrescentam bastante à equipa de Dallas, enquanto que Haslem, Mike Miller, Chalmers, Ilgauskas e James Jones pouco mais fazem que tentar acompanhar os líderes da equipa.

Calendário da Final:
31/05 - Miami Heat vs Dallas Mavericks (terça-feira)
02/06 - Miami Heat vs Dallas Mavericks (quinta-feira)
05/06 - Dallas Mavericks vs Miami Heat (domingo)
07/06 - Dallas Mavericks vs Miami Heat (terça-feira)
09/06 - Dallas Mavericks vs Miami Heat (quinta-feira)
12/06 - Miami Heat vs Dallas Mavericks (domingo)
14/06 - Miami Heat vs Dallas Mavericks (terça-feira)

O Visão de Mercado aposta numa vitória dos Dallas Mavericks em 5 jogos, com Dirk Nowitzki a ser distinguido com o MVP das Finais. A maior qualidade do jogo interior, bem como as melhores opções para saltar do banco irão sobrepor-se à maior qualidade individual de Wade e James.

Prognósticos?

Erick Torres - De acordo com o Record, o avançado mexicano de 18 anos e 1m80 do Chivas Guadalajara está a ser seguido por Porto, Atl. Madrid, PSV, Liverpool e Sporting.

Tiago Targino - A imprensa inglesa associa hoje o jogador do Vit. Guimarães ao Bolton. Depois de terem perdido a custo zero Elmander para o Galatasary, o clube inglês pensa agora reforçar o ataque com o vimaranense e com Park Chu-Young do Mónaco. Se no caso de Targino, estamos perante um dos jogadores portugueses com mais talento, mas que à imagem de muitos, os anos vão passando e a afirmação não chega, já no caso do coreano, é um dos melhores jogadores das equipas que foram despromovidas nos vários campeonato europeus, e não admira que seja um dos activos mais cobiçados neste defeso.

Mercado Internacional - Sevilla está interessado em Amauri, o clube espanhol pondera fazer uma proposta de 8 milhões de euros pelo avançado que foi dispensado pela Juventus; Willian do Shakhar (jogador que esteve com um pé e meio no Benfica) é pretendido pelo Barcelona; Imprensa italiana dá conta de uma possível troca entre Nani e Marchisio.

Braga - Depois de Imourou, o clube minhoto anunciou hoje a contratação de Douglas (ex-Guimarães). O avançado assina um contrato válido por quatro temporadas, e é o 2º reforço oficial dos Guerreiros. Zé Luis e Galo do Gil Vicente, Djamal, Bracalli e Nuno A. Coelho poderão ser os próximos. No que diz respeito às saídas, o jornal A Bola garante que Paulão e Miguel Garcia não continuam em Braga e vão sair a custo zero.

Sapunaru - Depois de ter sido associado à Roma e a clubes da Bundesliga, o lateral é hoje apontado à Lazio. O clube italiano procura uma alternativa a Lichsteiner, que poderá reforçar a Juventus, e ao que parece pode chegar aos 7 milhões de euros para garantir o romeno do Porto.

Milão é considerada a capital da moda e a única cidade europeia que se pode orgulhar de albergar dois campeões europeus e, actualmente, duas das melhore equipas do Velho Continente: AC Milan e Inter de Milão. Uma cidade, dois clubes e uma rivalidade que se estende para lá das quatro-linhas. Jogadores, dirigentes e adeptos, partilham entre si o amor incondicional pelas suas equipas e o ódio natural pelo adversário. Ambas as formações apresentam um palmarés de luxo e cada ano que passa, as esperanças de novas conquistas renovam-se em busca de glória. Apesar disso, o futuro das equipas milanesas apresenta sinais de uma necessária renovação no que aos conjuntos diz respeito.

O AC Milan, novo campeão italiano, é uma das equipas mais “idosas” do futebol europeu. De certo modo, a experiência dos seus jogadores transformou-se numa imagem de marca, mas que necessita de mudanças no imediato. Jogadores como Zambrotta, Oddo ou Van Bommel estão com 34 anos de idade, enquanto Nesta e Seedorf somam mais um. ‘Pipo’ Inzaghi leva muitos golos mas já tem 37 anos e, dois dos capitães – Gattuso e Ambrosini – estão já na fase descendente da carreira. E Pirlo já rumou à Juventus.

No Inter, a situação é igualmente preocupante. O “eterno capitão”, Javier Zanetti e o carismático Materazzi contam com 37 Primaveras, enquanto Lúcio, Samuel ou Córdoba estão na “casa” dos 34 anos. Stankovic e Milito, parecem estar igualmente na curva descendente. Já os casos de Maicon e Eto´o são diferentes, pois apesar de ambos já terem ultrapassado a barreira dos 30, possuem ainda capacidades para jogar mais alguns anos.

A experiência importa, mas o passar dos anos não perdoa. Serão necessários vários jogadores para preservar o futuro de ambos os clubes e, tanto um como o outro, já trabalham nesse sentido. Os ‘Rossoneri’ já garantiram Mèxes e Taiwo para a próxima temporada, depois de Cassano e Emanuelson terem chegado em Janeiro e, para além disso, jovens como Strasser ou Merkel começam a emergir no clube italiano. Por sua vez, os ‘Nerazurri’ apostaram em Ranocchia a meio da temporada, e as esperanças depositadas em Coutinho ou Santon, são enormes e espera-se que ambos se afirmem na equipa.

Os dois conjuntos querem continuar a triunfar, seja a nível interno ou internacional. Para que tal continue a ser possível, será necessário proceder a uma revitalização dos seus plantéis, mantendo a qualidade e ambição necessárias para triunfar ao mais alto nível.


O facto do AC ter vencido o campeonato e o Inter a Taça, poderá proporcionar uma "loucura" por parte dos dois clubes de Milan, numa tentativa de conseguir a hegemonia em Itália na próxima época? Que jogadores poderão “aterrar” em Milão na próxima temporada? Existirá uma renovação em ambos os conjuntos? Algum dos dois poderá vir a Portugal recrutar jogadores? E no que diz respeito ao substituto de Leonardo no Inter. Teremos Villas-Boas em Milão, como avança hoje a imprensa italiana?


A.Mesquita

O Visão de Mercado continua a fazer as devidas avaliações aos diversos campeonatos europeus. Depois de elaborarmos a lista com os melhores jogadores da La Liga, avançamos com o melhor onze da prova, bem como alguns “flops”, segundo a nossa opinião. Qual o melhor 11 da La Liga? O melhor jogador? O melhor jovem? A "revelação"? A confirmação? E os flops?

Melhor Onze

GR Valdés (Barcelona) – Odiado por muitos, é essencial nas conquistas “blaugranas”.

DD D. Alves (Barcelona) – É mais um elemento no ataque do Barça. No total fez 15 assistências.
DC Piqué (Barcelona) – Um dos melhores centrais da actualidade. Imprescindível para Guardiola.
DC R. Carvalho (Real Madrid) – Classe e tranquilidade na hora de defender.
DE Marcelo (Real Madrid) – Até Mourinho ficou surpreendido com a sua capacidade.

MC Xavi (Barcelona) – O “cérebro” do Barça. Joga e faz jogar os restantes companheiros.
MC Iniesta (Barcelona) – Participou em 34 jogos, marcou 8 golos e fez 3 assistências. Mais uma temporada em cheio para o “outro” maestro espanhol.
MC Özil (Real Madrid) – Em época de estreia, foi essencial na equipa “merengue”. Assistiu os companheiros por 17 ocasiões.

AV G. Rossi (Villarreal) – O único jogador fora do “dueto” Barça – Real. Anotou 18 tentos no campeonato.
AV C. Ronaldo (Real Madrid) – Pulverizou recordes. Marcou que se fartou. Só lhe faltaram os títulos colectivos.
AV Messi (Barcelona) – Palavras para quê? Mais uma época brilhante do “astro” argentino.

Melhor Jogador – Messi (Barcelona
Melhor Jovem – Kiko Femenía (Hércules)
"Jogador revelação" – Salomón Rondón (Málaga)
"A confirmação" – Marcelo (Real Madrid)

Flops – Cigarini (Sevilha), ‘Chori’ Domínguez (Valência), Cicinho (Villarreal), Forlán (Atl. Madrid), Drenthe (Hércules), Pedro Léon, Káka ou Canales (Real Madrid), são alguns dos nomes de quem se esperava muito mais esta temporada, mas por uma razão ou por outra, acabaram por desiludir.

A.Mesquita

Benfica - O clube da Luz tentou sacudir a água do capote, mas a verdade é por mais que desmintam, parece que o "caso" das comissões nas transferências de jogadores está longe de estar esclarecido. Tanto o DN como o CM, nos últimos dias tem insistido fortemente neste "caso", e hoje o "Correio da Manhã destaca que a PJ tem escutas a envolver os homens fortes do futebol português e dirigentes encarnados. De acordo com este jornal, há suspeitas de comissões nas transferências e também indícios de que a valorização dos atletas foi feita de forma pouco ortodoxa. As suas inclusões no fundo criado para gerir os principais activos do clube também estão em investigação, já que a valorização dos mesmos pode esconder o crime de burla. A PJ suspeita igualmente de que, no caso de Roberto, o atleta não custava os 8,5 milhões que foram anunciados como sendo o custo do seu passe, mas um valor muito inferior. Ao valor real terá acrescido uma série de comissões e até o prémio ‘acordado’ com o treinador Jorge Jesus pela vitória do campeonato na época anterior. Que consequências poderá ter este "caso"? Terão Jesus e Vieira condições para continuar no Benfica?


Futebol Internacional - O Inter derrotou, o Palermo, por 3-1, e conquistou a Taça de Itália; Mónaco, Lens e Arles-Avignon desceram de divisão em França. Poderá algum jogador destes clubes ser cobiçado pelas nossas equipas? A Alemanha derrotou o Uruguai, por 2-1. Gomez, Schurrle e Gargano marcaram os golos. Alvaro e Maxi Pereira foram titulares.

Sporting - Wendt, um dos trunfos de Godinho Lopes é pretendido pelo Borussia Monchengladbach.

Oscar Cardozo/Miguel Rosa - Segundo o Record, o Atlético Madrid recusou a hipótese do avançado constituir um desbloqueador para o eventual regresso de Salvio ao Benfica. “Não temos qualquer interesse em Cardozo. Salvio vai jogar connosco na próxima temporada!”; Já Miguel Rosa, vai fazer a pré-época e ficar no plantel encarnado na próxima temporada.

Mercado InternacionalJosip Ilicic do Palermo é pretendido por Inter, Chelsea, Liverpool e Tottenham Hotspur; Fenerbahçe contrata Emmanuel Emenike por 7 milhões de euros; Málaga quer Lucho e Heinze.

Porto - O JOGO garante que Rolando renovou até 2015; Vários jornais dão conta da dificuldade dos portistas em renovar com Falcao. Parece claro que o colombiano depois de esta época ter marcado praticamente o mesmo número de golos que em 4 temporadas no River, está claramente a forçar a saída. 

29 de maio de 2011

Terminou a 54ª ronda do passatempo, "Jogador Mistério". Parabéns a todos os participantes!
1 - Pedro Lopes - 5 pontos
2 - Tomás Loureiro - 4 pontos
3 - Bossy - 3 pontos
4 - Nuno Raimundo - 2 pontos
5 - Rúben Torres - 1 ponto
Classificação total (III Fase):
1 - Pedro Lopes - 23 pontos
2 - Tomás Loureiro - 17 pontos
2 - Nuno Raimundo - 17 pontos
4 - Filipe Faria - 13 pontos
5 - Miguel Antunes - 12 pontos
6 - João Pinheiro - 11 pontos
7 - Paulo Guimarães - 8 pontos
8 - ManelMello - 7 pontos
8 - Bossy - 7 pontos
10 - Tiago Alves - 6 pontos
11 - Pedro Miranda - 5 pontos
12 - Michael Sanches - 4 pontos
13 - André Rosa - 1 ponto
13 - Rui Rosendo - 1 ponto
13 - Afonso Gaipo - 1 ponto
13 - Miguel Ferreira - 1 ponto
13 - Rúben Torres - 1 ponto

O jogador mistério é James Rodríguez.

Formado no Envigado da Colômbia, o extremo esquerdo joga actualmente no FC Porto, depois de uma passagem pelos argentinos Banfield, onde foi um dos destaques da equipa, apesar da sua tenra idade. Com um excelente pé esquerdo e forte um 1x1, o colombiano é uma das maiores promessas sul-americanas da actualidade, e aos  19 anos já conta com 3 campeonatos (1 em cada clube representado(!)), 1 taça, 1 supertaça, 1 Liga Europa e terminou a sua 1ª temporada no velho continente com 6 golos e 17 assistências em 31 jogos. Depois de demonstrar ter excelentes qualidades para ingressar num clube de topo mundial, o talentoso extremo vai disputar brevemente o Torneio de Toulon e de seguida o Mundial sub-20, o que, apesar de poder afectar a sua forma na próxima época, poderá ampliar ainda mais os clubes interessados no seu concurso. A participação de James no Torneio de Toulon e no Mundial sub-20 será prejudicial em 2011-2012 (uma temporada que se espera de afirmação definitiva do canhoto colombiano)? Até onde poderá chegar o portista em termos de protagonismo Mundial? 

Vamos prosseguir à próxima ronda do passatempo "Jogador Mistério".
Algumas pistas:
- Menos de 23 anos e mais de 1m70;
- Não é guarda-redes e não é internacional A;
- Não é defesa e é Europeu;
- Actua em Portugal e mede menos de 182cm;
- O seu clube ficou nos 10 primeiros na Liga e é um jogador ofensivo;
- Português e marcou pelo menos 3 golos no campeonato;

Os cinco primeiros a enviar um e-mail para visaododesporto@gmail.com com nome (primeiro e último), idade, clube e nacionalidade do jogador em questão ganham de cinco a um ponto, consoante a ordem que enviaram, ou seja o mais rápido recebe 5 pontos e o 5º mais rápido recebe 1 ponto. Se possível indique um username quando enviar o palpite. Cada leitor terá direito a 3 tentativas. De modo a facilitarmos a "vida" dos leitores sempre que um dos posts chegue a um determinado nº de comentários ou então que um post com mais de um dia chegue aos 45, iremos neste post desbloquear algumas pistas sobre o alvo em questão. Como tal, é fundamental que todos os participantes tenham sempre uma atenção especial à actualização que este post poderá ter no passar dos dias.

Boa sorte!

O Gil Vicente juntou-se ao Feirense rumo à Liga ZON-Sagres, depois de bater o Fátima por 3-1. Os galos, com o resultado de 0-0 entre Feirense e Leixões, sagraram-se inclusive campeões da Liga Orangina. A equipa de Barcelos entrou decidida a resolver cedo a partida, tendo marcado aos 2 e aos 26 minutos, através de Luis Carlos e João Vilela. Na 2ª parte, o Fátima reduziu para 2-1 e colocou a subida gilista em causa, no entanto, Hugo Vieira viria a garantir o triunfo do Gil Vicente em período de compensação. O Trofense venceu por 1-0 nos Açores, resultado inglório para a equipa da Trofa, que ficou a 1 ponto da dupla Gil-Feirense. Os galos regressam assim à I Liga, 5 temporadas depois de ter sido despromovida devido ao "caso Mateus".


No fundo da tabela, houve drama entre Varzim e Sp. Covilhã! Os serranos partiam com vantagem na tabela classificativa e, ao intervalo, ambas as partidas decorriam sem golos. Ao minuto 79, Gonçalo Graça marcou para o Varzim, em Oliveira de Azeméis, golo que garantia a manutenção aos poveiros, no entanto, no último minuto de compensação na Covilhã, Milton marcaria o golo milagroso, que ofereceu a manutenção ao Sporting local.

Num playoff ridículo entre os 3 campeões das séries da II Divisão, o Atlético venceu esta tarde o Padroense e assegurou a promoção à Liga Orangina. A última vez que o clube da Tapadinha esteve na divisão inferior à I Liga foi em 1989-90. O clube histórico de Lisboa (para o ano há um derby frente ao Belenenses) conta com 24 presenças na I Divisão e dois 3ºs lugares.

Giro - Terminou mais uma edição da Volta a Itália em Milão, com a consagração de Alberto Contador. O ciclista espanhol, com grande vantagem na geral, não relaxou, e acabou por finalizar o contra-relógio final na 3ª posição, a 36 segundos de David Millar. Desde 2007 que o espanhol não pára de vencer pelo menos uma Grande Volta, tendo somado a 6ª grande conquista (Giro 2008 e 2011; Vuelta 2008 e Tour 2007, 2009 e 2010). Michele Scarponi e Vicenzo Nibali fecharam os outros lugares do pódio, enquanto que Tiago Machado (excelente 9º lugar no contra-relógio) terminou no 20º lugar.

Roland Garros - Verdadeiramente épica a tarde de Fabio Fognini! O jovem italiano ultrapassou o espanhol Montanes em 5 sets e chegou aos quartos-de-final do torneio francês, algo que não era atingido por um italiano há 16 anos. O jogo terminou ao fim de 4 horas e 22 minutos, com os parciais de 4-6, 6-4, 3-6, 6-3 e 11-9. Fognini salvou 5 match-points e, antes disso, no último set, quando estava a perder por 3-5, com serviço contra e visivelmente "sem pernas", conseguiu arranjar forças para dar a volta ao encontro. Fognini vai enfrentar na próxima ronda Novak Djokovic, que bateu Richard Gasquet por 6-4, 6-4, 6-2 e está a apenas uma vitória de igualar o recorde de McEnroe.

Fórmula 1 - Sebastian Vettel voltou a vencer na F1, sendo o mais rápido no monótono GP do Monaco. O campeão em título venceu a 5ª prova em 6 corridas e segue cada vez mais líder (143 pts, contra 85 de Hamilton). Fernando Alonso e Jenson Button terminaram nos seguintes lugares do pódio, num fim-de-semana marcado por graves acidentes (Perez, Rosberg e Petrov).

WRC - Sebastien Loeb venceu o Rally da Argentina, depois de beneficiar de um acidente de Ogier no último dia da prova. O hepta-campeão francês terminou com 2,4 segundos de vantagem para o rival Hirvonen, com Ogier a fechar o pódio. Na geral, Loeb tem 126 pontos, enquanto que Hirvonen tem menos 13 (113 pts).

Andebol - O Benfica conquistou a Taça de Portugal de Andebol, depois de ter batido o Madeira SAD por 29-25. Depois de uma 1º parte com superioridade dos insulares (14-12), na 2ª parte, os encarnados dominaram completamente, com destaque para os últimos 10 minutos (6-2). O Benfica conquista assim a sua 4ª Taça de Portugal, a 1ª depois de 24 anos de jejum.

As duas melhores equipas da duas competições da UEFA têm encontro marcado no dia 26 de Agosto, no Estádio Louis II, no Mónaco. A superioridade de ambos os conjuntos ficou evidente ao longo da competição, apesar de um ou outro precalço pelo meio (derrota do Barcelona no Emirates e derrota do FC Porto em casa frente ao Sevilha). Lionel Messi e Falcao, curiosamente dois sul-americanos, acabaram por ser as estrelas maiores, com 12 e 17 golos, respectivamente, sendo decisivos em ambas as finais. O futebol praticado pelos dois conjuntos também deixou poucas dúvidas aos críticos. O Barcelona utilizou o seu habitual controlo da bola (como ninguém o faz), pressão sobre o portador da bola e uma ofensiva demolidora. Já o FC Porto, simplesmente, "esmagou" alguns adversários, mostrou grande segurança defensiva, um meio campo bem organizado e um ataque bastante eficaz.

Tendo em conta que alguns jogadores poderão sair de ambos os clubes e que o momento de forma no início da temporada estará longe do desejável, seria melhor a UEFA tomar medidas para colocar a Supertaça Europeia no final do calendário futebolístico, para que os verdadeiros vencedores de ambas as Taças entrem em confronto o mais rápido possível. Quem não se lembra do FC Porto de José Mourinho que venceu a Liga dos Campeões e depois foi disputar a Supertaça Europeia com o Valência, já com Fernandez ao comando dos dragões e sem Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Pedro Mendes e Alenichev?

Seria melhor e mais justo colocar a Supertaça Europeia no final da temporada?

Sporting - A imprensa nacional dá com certa a transferência de Dayro Moreno para os leões. O representante do jogador, Mauricio Sena, confirmou o negócio ao jornal ABola: "Acordámos que o contrato terá a duração de quatro anos. Teremos mais uma reunião porque falta acertar pequenos detalhes mas penso que não vai haver nenhum problema." O jogador custará cerca de 2 milhões de euros ao Sporting. Será o avançado que o Sporting necessita? Formará dupla com Postiga ou com Bobô, caso o brasileiro assine pelos leões?

Iniciados - O FC Porto conquistou o título nacional de Iniciados, depois de bater o Sp. Braga por 1-0, com um golo de Kléber a um minuto do final da partida. Os dragões, com uma jornada por disputar, têm 12 pontos, mais 4 que o Sporting, que derrotou o Benfica no Seixal, por 3-0.

Barcelona - Depois de conquistada mais uma Liga dos Campeões, Pep Guardiola renovou por uma temporada com os catalães, deitando por terra os rumores da sua saída.

Mercado Internacional - Chelsea desiste de Aguero e aponta baterias para Neymar; Berbatov insatisfeito no United, poderá sair; Génova quer Caicedo; Gago sem espaço no Real, interessa ao PSV Eindhoven

Eredivisie - A Liga Holandesa é uma verdadeira caixinha de surpresas e local de muitos golos. No playoff de acesso à Liga Europa, o Den Haag tinha goleado o Groningen por 5-1 na 1ª mão, contudo, a equipa que formou, entre outros, Arjen Robben, não desistiu e vergou o Den Haag também por 5-1, na 2ª mão. A vaga para a Liga Europa teve de ser decidida através da marca das grandes penalidades, onde o Den Haag foi mais competente e venceu por 4-3!

Modalidades - FC Porto e Benfica empatados no topo da liga de hóquei em patins, quando falta apenas uma jornada para o final da prova; Pavlyuchenkova elimina a nº3 Vera Zvonareva e segue para os quartos-de-final; Portugal entra a ganhar na Liga Mundial de Voleibol, depois de bater a Finlândia por 3-2.

Competição Visão de Mercado/Liga dos Campeões - Terminou ontem o passatempo do VM relacionado com a Liga dos Campeões. Na grande final, o JC Aljezurense venceu por 2-1 o Catorze (Messi e D. Villa; Messi).

O Visão de Mercado continua a fazer as devidas avaliações aos diversos campeonatos europeus. Depois de elaborarmos a lista com os melhores jogadores da Serie A, avançamos com o melhor onze da prova, bem como alguns “flops”, segundo a nossa opinião. Qual o melhor 11 da Serie A? O melhor jogador? O melhor jovem? A "revelação"? A confirmação? E os flops?

Melhor Onze

GR Abbiati (AC Milan) – A experiência do guardião foi fundamental em muitos momentos.

DC Thiago Silva (AC Milan) – A sua inteligência e capacidade de antecipação, fazem dele um dos defesas de eleição da actualidade. Foi o melhor jogador da Série A em 2010/2011.
DC Zapata (Udinese) – Aos 24 anos, o colombiano realizou a sua melhora temporada em solo italiano.
DC Balzaretti (Palermo) – Um defesa-esquerdo de enorme qualidade. 33 jogos e 7 assistências.

MC K. P. Boateng (AC Milan) – Depois das suas performances, o Milan já o comprou definitivamente.
MD Alexis Sánchez (Udinese) – Apontado pelo VM como o principal alvo do Verão. O seu registo ficou-se em 12 golos e 12 assistências.
ME Hernanes (Lázio) – “O Profeta” chegou à Europa, viu e triunfou com a camisola da equipa romana.
MO Hamsik (Nápoles) – O eslovaco realizou uma excelente temporada. Energia, garrar e polivalência táctica.

AD Cavani (Nápoles) – Em 35 jogos, festejou por 26 ocasiões. Um ano de sonho para “El Canibal”.
AE Eto’o (Inter) – O elemento do ex-campeão mais em foco. O consagrado avançado foi o único a lutar "contra a maré" numa equipa com pouca ambição.
AC Di Natale (Udinese) – Sagrou-se o melhor marcador da prova depois de anotar 28 tentos.


Melhor Jogador - Thiago Silva
Melhor Jovem – Alexis Sánchez
"Jogador revelação" – Josep Ilicic
"A confirmação" – Alexis Sánchez

Flops – Adriano (Roma), Eduardo e M. Veloso (Génova), Mutu (Fiorentina), David Lanzafame (Brescia), Amauri (Parma), Marco Motta, Jorge Martinez, Bonucci e Simone Pepe (Juventus), são os nomes que fazem parte das desilusões da época no campeonato italiano, tendo desempenhos muito aquém do esperado.

A.Mesquita

28 de maio de 2011

Braga - Agora é oficial. Emmanuel Imorou, ex-Châteauroux, é o 1º reforço dos minhotos para 2011-2012. Aos 22 anos e com 1m81, o lateral esquerdo internacional pelo Benin, chega a Braga a custo zero e rubrica com os Gverreiros do Minho um contrato válido pelas próximas 5 épocas. Considerando que com Imorou o Braga conta com 3 laterais esquerdos no seu plantel, quem deverá sair? Elderson ou Marco Ramos?

Benfica - De acordo com o jornal A MARCA, os encarnados contactaram o At. Madrid para pedir que o clube espanhol baixasse o valor da cláusula de Salvio. Curiosamente, alguns jornais portugueses e espanhóis voltam hoje, a associar o argentino ao Porto. Por outro lado, a imprensa inglesa afirma que o Fulham está interessado no empréstimo do médio Filipe Menezes por uma temporada com opção de compra.

Porto - Segundo a imprensa italiana, Lyon entrou na corrida pelo portista Fernando com uma mega proposta de forma a desviar o médio brasileiro da rota italiana. A mesma fonte afirma que o Inter irá riscar o "Polvo" da lista de contratações, pois preferem alvos mais acessíveis e o clube francês já subiu demasiado a parada.

Juventus - A equipa transalpina vai dispensar 7 jogadores do actual plantel. Fabio Grosso, Marco Motta, Grygera, Felipe Melo, Hasan Salihamidzic, Amauri e Vincenzo Iaquinta não entram nas opções para a próxima temporada.

Mercado Internacional - Málaga quer Van Nistelrooy; Nápoles pensa em Marco Reus;Arsenal poderá oferecer 10 milhões por Valbuena.

Modalidades - Benfica e Madeira SAD, vão amanhã disputar a final da Taça de Portugal em Andebol, depois de terem eliminado o Porto e Belenenses respectivamente (os encarnados fizeram uma recuperação notável); No Futsal, os favoritos Sporting e Benfica foram perder ao Fundão e Instituto, no 1º jogo das meias-finais do playoff.

Giro - Vasil Kiryienka venceu este sábado a 20.ª etapa. Contador segue líder e Tiago Machado subiu ao 20º lugar.

Roland Garros - Djokovic depois da interrupção levou a melhor sobre Del Potro e eliminou o argentino. Nos restantes jogos, vitórias fáceis de Nadal (o espanhol teve imensa sorte no sorteio), Murray, Soderling, Azarenka, Li Na e Sharapova.

Barcelona 3-1 Manchester United (Pedro 27', Messi 54´e Villa 69´; Rooney 34')



Com mais uma exibição de gala, o Barça bateu o Man Utd no Estádio de Wembley e conquistou a sua 4ª Liga dos Campeões da história. Guardiola conquista a sua 2ª Champions em 3 anos, os catalães a 3ª desde 2006, a tripla de ouro (Xavi, Messi e Iniesta) igualmente a 3ª, e mais do que isso, o Barcelona atinge um nível estratosférico não só na actualidade (onde é de longe a melhor equipa do Mundo) como na história da modalidade com uma marca que ficará eternamente na memória de todos.


No que diz respeito à partida, apesar da resistência de Rooney, a verdade é que o Barcelona conseguiu impor o seu futebol, dominar a partida, criar múltiplas oportunidades,e sempre com a coesão defensiva habitual. O predestinado Pedrito Rodriguez abriu o marcador. Messi com um golo fora da área com algumas culpas para Van der Sar fez o 2-1. E Villa, com um remate de belo efeito o 3-1 e "matou" o encontro.

Destaques

Guardiola - Comanda alguns dos melhores jogadores do Mundo, mas muito do mérito das conquistas dos catalães passa pela enorme qualidade do seu timoneiro. A história não pode ignorar tudo o que o treinador catalão tem feito nos últimos 3 anos.

Ferguson - Jogou com o mesmo meio campo que derrotou o Chelsea no jogo do título, mas defrontar o limitado Lampard (um jogador normal dos mais valorizados no futebol mundial) é diferente de enfrentar Iniesta e principalmente Xavi. O escocês ao colocar Giggs ao lado de Carrick, acabou por dar muito espaço ao maestro do Barcelona e isso acabou por ser fatal. Deixar Nani no banco também tirou ao United a criatividade, capacidade em ter bola e fazer o transporte da mesma, que contra o Barça é decisivo nos momentos com bola.

Xavi/Messi - Os 2 melhores jogadores em campo. O espanhol comandou, assistiu e voltou a encher o campo. Já o argentino, com um golo, e uma acção decisiva no 3-1 foi determinante.

Evra/Chicharito - Vários erros do lateral francês com consequências directas nos golos dos catalães. O esquerdino está uma sombra do que foi, e acabou por ser um dos piores em campo. Por sua vez, o mexicano, um avançado que apesar de não me fascinar é dos atacantes (talvez juntamente com Falcao) que melhor aparece no espaço, foi uma autêntica nulidade na frente de ataque.

Villa/Pedrito - O 1º estava a ser juntamente com Iniesta um dos mais discretos dos catalães, mas colocou o seu nome na história da final com um golaço. Já o jovem espanhol, voltou a demonstrar que é um predestinado, com mais um golo num jogo decisivo.

Van der Sar/Rooney - Duas defesas do outro Mundo no último jogo da carreira do guardião holandês. Apesar de algumas culpas no 2º golo, a verdade é que o United foi estando na partida devido às intervenções do quarentão. Sem dúvida que o futebol fica mais pobre com a sua retirada. Por sua vez, o avançado inglês foi o único a lutar contra a força dos catalães. Marcou um golo, tentou empurrar a equipa, mas esteve sempre mal-acompanhado. Contudo, o seu crer e vontade, são características notáveis, que muito apreciamos.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu na ilha da Madeira no dia 5 de Fevereiro de 1985. Vinte e seis anos depois, estamos perante um dos atletas mais prestigiados do futebol mundial, e o maior goleador do Mundo na actualidade.

Depois de mais uma época onde marcou 40 (ou 41) golos na La Liga, 54 (ou 55) em todas as competições, a que se junta o seu sucesso em Inglaterra, onde conseguiu ser igualmente ser o melhor marcador, poucas são as palavras para descrever a capacidade goleadora de CR7. Se juntarmos a isso os seus troféus individuais e colectivos, como todas as conquistas que conseguiu no Man Utd, a Taça do Rei, a presença na final do Europeu ao serviço de Portugal e um 4º lugar no Mundial, podemos afirmar (aliás o VM já o afirma há 2 anos) que estamos perante o melhor jogador português de todos os tempos. É certo que houve Eusébio, Figo, Futre e Paulo Sousa (as suas conquistas no Dortmund e Juventus foram decisivas na altura para a afirmação do jogador português em equipas de Top, além de ser um dos nossos melhores médios de sempre), contudo, o que Ronaldo já conseguiu a nível individual e colectivo, apenas com 26 anos ultrapassa tudo, ainda para mais considerando que o fez em campeonatos diferentes, e que junta a isso a transferência mais cara da história e o facto de apesar de haver Messi ser o jogador mais mediático do momento.

Apesar de todas as críticas que lhe apontamos desde que chegou aos merengues. Principalmente ao nível do 1 contra 1, capacidade de assumir o jogo, e levar a equipa "às costas", questões que na nossa opinião, talvez motivadas pelo medo de errar, muito tem afectado o seu futebol. A realidade, é que não se pode ignorar toda a sua vertente goleadora e o impacto que tem no futebol Mundial. Não deixa de ser curioso, que esta semana, mesmo não estando presente na final da LC, o seu nome tenha sido dos mais falados. Tal como dizia, o Emilio Contreras "Seguramente no es el más simpático, ni el más humilde y tampoco un jugador de equipo. Pero lo más difícil en el fútbol es el gol y Cristiano Ronaldo tiene más recursos que nadie. Por mucho que le discutan todo, seguramente CR7 es el mejor goleador del planeta." Seja ou não o melhor futebolista do Mundo, é indesmentível que estamos perante um jogador que perdurará na memória daqueles que tiveram, têm e terão o prazer e a oportunidade de o ver actuar, e mais que os seus números e registos, o madeirense já garantiu um lugar ao lado dos melhores e será eternamente recordado. E goste-se ou não, a verdade é que o jogador formado no Sporting (destacou-se logo no seu primeiro jogo com a camisola dos leões, ao marcar 2 golos num jogo frente ao Moreirense), que teve uma passagem decisiva pelo Man Utd (depois de um dos momentos chaves na sua carreira o dia 6 de Agosto de 2003, a data da inauguração do novo estádio de Alvalade, onde apesar de não ter marcado, a sua exibição monumental encantou Ferguson), e que agora está no Real Madrid, é um verdadeiro fora de série e está num patamar inigualável.


A. Mesquita

Bryan Ruiz - De acordo com o o CM, o jogador do Twente é pretendido por Benfica e Porto. Sendo que o negócio se poderá realizar por 10 milhões de euros. Contudo, e não sendo nossa intenção colocar em causa a veracidade da mesma, quando a notícia dá conta que os azuis e brancos já tinham manifestado interesse no jogador em Janeiro na altura para depois o emprestar à Académica, admitimos que não sabemos se havemos de rir (com o disparate) ou chorar (por ainda se escreverem este tipo de coisas sem nenhum conhecimento sobre futebol e a realidade do futebol internacional). Como é que alguém pode escrever que o melhor jogador da liga holandesa poderia jogar na Académica por empréstimo do Porto? Ignorando este pormenor. Seria sem dúvida nenhuma uma excelente contratação por parte de algum clube português. São este tipo de jogadores de Top que fazem falta à nossa Liga, e aos 25 anos e 1m88 o internacional pela Costa Rica com a sua versatilidade na frente de ataque encaixa na perfeição em qualquer equipa. Jogadores como Ruiz, Douglas (um central que muito apreciamos) e Dzsudzsák eram sem dúvida um acréscimo de qualidade à nossa Liga e seriam bem-vindos, e apesar do assédio que são alvo, não colocamos de parte que isso aconteça, agora nunca tendo como base este tipo de disparates. Não mencionamos jogadores como Leroy Fer, Wijnaldum, etc, porque por norma o jogador holandês e até mesmos os belgas não se sentem motivados em ingressar no futebol português, e nem sequer há essa tradição por parte dos nossos clubes em adquiri-los, apesar de no passado ter havido excepções como Valcks, Taument, de Wilde, Preud'homme e van Hooijdonk.

Porto - O DN, garante que Falcao não quis renovar pelos azuis e brancos. O colombiano terá mesmo recusado o triplo do que ganha actualmente; Já Rúben Micael renovou o seu vínculo até 2015, sendo que os portistas também são agora, detentores de 80 por cento dos seus direitos económicos.

Benfica - Nápoles depois de ter contratado Yebda, está agora interessado em Rúben Amorim; Flamengo quer o Airton por empréstimo.

Braga - A imprensa dá como certa a aquisição de Nuno André Coelho do Sporting. O central, segundo os jornais, chega ao Minho a custo zero, com os guerreiros a ficarem com 25% do passe do defesa, os leões com outros 25% e o Porto com 50%.  Estranho negócio, e a confirmar-se é uma excelente transferência para Braga e Porto, e uma péssima política de mercado do clube leonino. Recordamos que Nuno Coelho era cobiçado por Palermo, e equipas francesas e que apesar de não ter qualidade para actuar nos leões, no principio da época foi convocado à selecção A. Transferência, a acontecer, no mínimo caricata, mas esperemos pela confirmação oficial. Noutro âmbito, e de acordo com o jornal A Bola, o Braga está próximo de garantir igualmente a custo zero, as contratações de Cristiano (ex-Sporting) e Kanu (ex-Beira-Mar) que em Janeiro foi para o Standard de Liège, mas que está a tratar da rescisão com o clube belga.

PS - Tivemos de mudar o sistema de comentários para janela pop-up, não por opção, mas sim porque o modelo que estava antigamente não está a funcionar. Esperemos que seja apenas uma situação temporária.

Hoje, Barcelona e Manchester United disputam a final da Liga dos Campeões, na partida mais aguardada do ano. Com dois plantéis equilibrados e grandes nomes do futebol mundial, esta final colocará frente-a-frente dois técnicos que vão ficar para a história. O dia  marcará um duelo de gerações entre os treinadores, mas não de vitórias e conquistas, pois ambos apresentam currículos impressionantes. Alex Ferguson fez furor no Aberdeen, levando o até então modesto clube a lugares nunca antes alcançados (3 campeonatos, 4 taças da Escócia, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça das Taças, depois de uma vitória no prolongamento sobre o Real Madrid). Sir Ferguson mudou-se para o United em 1986, mas só 7 anos depois é que conquistou o seu 1º campeonato inglês. Desde então, já coleccionou mais de 30 títulos, incluíndo 2 Ligas dos Campeões. Pep Guardiola começou a carreira de treinador em 2007, no Barcelona B e no ano seguinte já estava à frente da principal nau catalã. Em três anos como treinador do Barcelona conquistou 3 Ligas Espanholas, 1 Taça do Rei, 2 Supertaças de Espanha, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia e 1 Mundial de Clubes. O treinador espanhol falhou apenas a conquista de 2 Taças do Rei e de 1 Liga dos Campeões, nas 12 competições em que esteve envolvido!

Melhor Treinador do Ano?

Pep Guardiola (BAR) ou Alex Ferguson (MAN UTD)


Prognósticos para hoje? Além do duelo para a eleição do melhor treinador do ano em 2010/2011, é igualmente um embate entre os 2 melhores técnicos da actualidade?

De acordo com o jornal O JOGO, com base na imprensa espanhola, o Benfica está interessado em Gabriel Milito, defesa-central que alinha no Barcelona. Com apenas mais um ano de contrato, o internacional argentino e irmão de Diego Milito (Inter) está de saída do clube catalão, onde, devido à concorrência e a uma série de lesões, nunca se impôs como titular. VM - Era um jogador ideal para actuar ao lado de Luisão. Um central com uma tremenda classe, que sabe sair a jogar como ninguém, algo que com Jardel, Luisão e Javi o Benfica necessita, pois são 3 jogadores limitados tecnicamente e muito fracos na saída de bola, e apesar da sua baixa estatura (1m79), é muito competente defensivamente. Teremos o internacional argentino de 30 anos na Luz? Este interesse a juntar à nega de Coates, são a prova de que os encarnados estão no mercado por um central? Por sua vez, a imprensa grega, volta a associar Sebastián Leto ao Benfica. O extremo esquerdo de 24 anos e 1m88 do Panathinaikos, já a época passada foi apontado ao clube da Luz, contudo o seu passe estava demasiado valorizado o que terá impedido a transferência. Esta época, o argentino jogou menos e a transferência poderá realizar-se por valores bem abaixo dos 5 milhões de euros. Atl. Madrid, Málaga e Fiorentina também cobiçam o ex-Liverpool. Reforço necessário? Ou com Gaitán, Nolito e Fernandéz, a esquerda está bem servida? 


Do outro lado da 2ª circular, a noticia é o interesse do Sporting em Geromel. A imprensa alemã coloca o central do Colónia na órbita dos leões e da Roma. VM - Aos 25 anos, com 1m90, depois de uma experiência com sucesso na Bundesliga e já com o conhecimento da nossa Liga e das suas manhas, o central ex-Vit. Guimarães seria o melhor reforço que o clube leonino podia realizar neste defeso. Teremos Geromel em Alvalade na próxima época? Quanto ao suposto interesse dos leões em Sebastián Ribas do Dijón. O melhor marcador da Ligue 2 ao que tudo indica irá assinar ou já assinou mesmo pelo Génova. Mais um rumor que apareceu no Twitter, depois se alastrou, mas sem nenhum fundamento, pelo menos a acreditar nas palavras de Preziosi, o presidente do clube italiano que já deu como certa a aquisição do avançado uruguaio. 

27 de maio de 2011

NBA - Os Miami Heat derrotaram os Bulls na 5ª partida da final da Conferência Este e confirmaram a reedição da final da NBA de 2006 frente aos Mavs. A equipa de LeBron e Wade fez uma sensacional recuperação, terminando a partida num parcial de 18-3, que garantiu uma vitória por 83-80. O Big Three de Miami esteve ao seu nível, somando 69 pontos, enquanto que do outro lado, Derrick Rose falhou 20 lançamentos de campo (acertou 9 em 29).

Otamendi - De acordo com o presidente do Velez Sarsfield, o Málaga apresentou uma proposta de 15 milhões de euros pelo central argentino. Caso esta proposta se concretize, o FC Porto terá que pagar 7,5 milhões de euros ao Velez para ficar com os restantes 50% do passe (os dragões tinham contratado o jogador por 4 milhões de euros, mas apenas 50% do passe) ou então optar por vender o jogador, lucrando 3,5 milhões de euros pelo argentino. Teremos o FC Porto a pagar 11,5 milhões de euros (4+7.5, caso se concretize a proposta do Málaga) pelo jogador argentino, num preço algo exagerado para a qualidade do mesmo? Ou os dragões terão que vender Otamendi?

Barcelona - Pep Guardiola afirmou esta noite que espera encontrar o FC Porto na Supertaça Europeia e, depois de confrontado com as palavras de Villas-Boas (o português referiu que Guardiola era uma referência), referiu que "a partir de agora também terei de inspirar-me em Villas-Boas".

Liga Europa - Sporting e Sp. Braga irão ser cabeças-de-série no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, evitando equipas como o Tottenham, Sevilha, Lazio, Schalke 04, PSV Eindhoven, Besiktas, AEK ou Anderlecht. Já o Nacional e o Vit. Guimarães irão ser cabeças-de-série apenas na 2ª e 3ª pré-eliminatórias.

Mercado Internacional - Atl. Madrid pensa em Pastore e Ronaldinho; Liverpool quer Honda; Luis Enrique pode ser o novo técnico da Roma.

Giro - Alberto Contador está cada vez mais perto de conquistar a Volta a Itália 2011, depois de terminar a etapa 19 na 2ª posição. O espanhol atacou nos momentos finais, mas permitiu que Paolo Tiralongo (Astana e ex-colega de equipa) ganhasse a etapa. Contador tem 5.18 minutos de vantagem para Scarponi, enquanto que Tiago Machado é 22º classificado.

Roland Garros - Roger Federer tem encontro marcado com o compatriota Wawrinka, depois de ambos terem batido Tipsarevic (6-1, 6-4 e 6-3) e Tsonga (4-6, 6-7, 7-6, 6-2 e 6-3). As grandes surpresas aconteceram no quadro feminino, com a eliminação de Wozniacki frente a Hantuchova (ainda não é desta que a dinamarquesa vence um Grand Slam) e a eliminação de Stosur frente a Gisela Dulko.

Carlos Freitas adiantou esta sexta-feira que os leões estão em negociações avançadas com Dayro Moreno e Fabián Rinaudo. Sobre o avançado colombiano, o director desportivo leonino referiu que "é um processo que está a decorrer e do qual esperamos um final feliz", enquanto que em relação ao médio argentino, afirmou estar próximo de chegar a acordo, mas ainda "não está consumado". Sobre Alex Silva e Bobô, referiu que o Sporting já fez chegar aos jogadores e aos clubes as suas condições, pelo que o ingresso dos dois brasileiros nos leões depende "de alguns factores que estão em avaliação". Em relação às dispensas, o director desportivo dos leões afirmou que não existe nenhuma lista, para "não desvalorizar os activos" mas que os jogadores do plantel são "conhecedores sobre o seu futuro" e já sabem que vão sair. Carlos Freitas referiu que Maniche e Polga não se encontram entre os nomes a dispensar. Merecerão Maniche e Polga continuar no plantel leonino? Qual será o papel destes jogadores na próxima temporada?Quem serão os jogadores dispensados? Teremos Moreno e Rinaudo de leão ao peito ainda este fim-de-semana? E Alex Silva e Bobô, duas promessas de Godinho Lopes, estarão próximos do Sporting, ou as suas exigências ao nível se salários e prémios de assinatura serão incompatíveis com a realidade da turma leonina? Fonte: MaisFutebol 

No Porto, já há muito era público, mas só agora os dragões oficializaram as contratações de Iturbe e Kelvin. Apesar de não terem sido apresentados, as duas aquisições constam no Relatório e Contas do terceiro trimestre de 2010/11. Os dragões adquiriram 60% do passe de argentino e 90% do passe do brasileiro. Os dois jogadores ainda têm 17 anos, pelo que só poderão assinar o contrato profissional com os azuis e brancos em Junho (altura em que fazem os 18 anos). Djalma e Kléber, a julgar pela imprensa, serão os próximos jogadores a ser anunciados. Quem se irá juntar a estes 4? Quantas aquisições o Porto vai concretizar neste defeso? Serão os 2 jovens para emprestar, ou irão integrar o plantel?

Agora é oficial. Alberto Rodríguez, ex-SC Braga, é o 2º reforço dos leões para 2011-2012. Curiosamente o central é o 2º peruano a ser confirmado pelos leões para a próxima temporada. Aos 27 anos e com 1m82 o defesa já foi apresentado em Alvalade e será leão nas próximas 4 épocas.


Visão de Mercado - Do nosso ponto de vista é uma excelente contratação dos leões. Não só porque é superior a Carriço e Polga, como é um jogador que já trabalhou com Domingos, e que terá tido o aval do novo técnico leonino, que conhece o futebol português e as suas manhas, internacional A, contratado a custo zero e apesar de ser baixo (1m82) apresenta um bom jogo aéreo e uma velocidade assinalável. Tem contra si alguns lapsos de concentração (principalmente na saída de bola), o seu historial de lesões e o facto de não marcar golos (o que no futebol actual é algo que se exige cada vez mais, inclusive aos centrais e nos leões já há muito tempo que um defesa não marca golos, que o digam Polga e Carriço). Contudo, voltamos a frisar que caso o Sporting não contrate dois centrais melhores que o peruano (o ex-Braga será útil numa rotatividade na defesa), não irá conquistar o campeonato na próxima época. Na perspectiva do Braga, depois da saída de Silvio (Atlético) e Artur (Benfica), o peruano é mais um dos pilares a abandonar o Minho, com a agravante de ter deixado os guerreiros a custo zero. Salvador na nossa opinião, no último ano, claramente não geriu bem este dossier Rodriguez, e perdeu uma oportunidade de fazer um encaixe com um dos seus principais activos.

Bom reforço? Será o peruano o único central contratado pelo clube leonino? Entra Rodríguez e sai: Polga, Torsiglieri, NAC ou Carriço? Irá Domingos apostar na próxima época numa defesa com 3 ex-Braga (Evaldo, João Pereira e Rodríguez)? Poderá esse conhecimento entre os 3 elementos e o treinador leonino ser benéfico no percurso dos leões? Depois de A. Rodríguez quem se segue? E no campeonato das transferências, estamos perante um 1-1 entre o Benfica e Sporting? Com os encarnados a ganharem a corrida aos leões por Artur, e os verdes a ganharem a corrida às águias por Rodríguez. 

Fábio Coentrão afirmou hoje que há interesse do Real Madrid na sua contratação e que também ele quer rumar ao clube espanhol. Uma atitude e declaração que só provam a falsidade e desonestidade perante dos adeptos encarnados do caxineiro. Recordamos que ainda há pouco mais de uma semana, o esquerdino garantiu que iria se apresentar no clube da Luz na próxima época, que estaria de certeza a jogar de águia ao peito em 2011/2011, depois de em Março ter afirmado que para ele o Benfica era o maior clube do Mundo e que iria cumprir o contrato até 2016. Ora, hoje, afinal, já há um grande interesse em ir para o Real, os merengues são o maior clube do Mundo e vê a saída com uma enorme felicidade. Em que ficamos falso Coentrão? Não teria o Benfica condições para garantir o caxineiro por mais uma época? E no caso do Real, porque haverá este interesse no esquerdino, quando o internacional português a extremo é um jogador mediano e a lateral é muito inferior a Marcelo?

No Brasil, o responsável pelo futebol do São Paulo garantiu à imprensa paulista, que Sebastian Coates recusou uma proposta milionária do Benfica para ingressar no clube brasileiro. O jovem central uruguaio deverá substituir Alex Silva (central pretendido pelo Sporting, Santos, Grémio e Corinthians) na equipa paulista, e assim seguir as pisadas do histórico Lugano. Contudo, o negócio ainda não está concluído e até 20 de Junho (quando termina o Clausura no Uruguai) tudo poderá acontecer. Este suposto falhanço na aquisição de Coates é uma prova de que o Benfica está no mercado por um central? Teremos Sidnei fora da Luz? Quem o irá substituir?

De acordo com a Antena 1, o Sporting, depois de Carrillo vai apresentar hoje o seu 2º reforço para 2011/2012.   Curiosamente, a RR avança que os leões ganharam a corrida ao Benfica e já garantiram A. Rodriguez. O central ex-Braga, segundo esta rádio vai ser apresentado esta tarde, e irá assinar um contrato para as próximas 4 temporadas. Bom reforço? Será o peruano o jogador apresentado? Ou poderá haver uma surpresa (que não Moreno)?

No que diz respeito aos ditos jogadores provenientes da Colômbia. Dayro Moreno vai custar aos leões cerca de 2 milhões de euros por 70% do passe e irá assinar um contrato de 3 temporadas. Visão de Mercado - O jogador de 1m78 que completa 26 anos em Setembro, ao contrário do que dizem, não é um avançado centro, não gosta de jogar nas alas, e é isso sim, um 2º avançado. No Once Caldas faz dupla com Renteria, e apesar de ser um jogador interessante, a verdade é que fora da Colombia foi um autêntico flop na Roménia ao serviço do Steaua e no Brasil ao serviço do Atl. Paranaense. Na nossa opinião, não é uma aquisição que permita ao Sporting dar o salto qualitativo que lhe permita ganhar títulos, contudo, o melhor marcador do campeonato colombiano poderá ser um bom jogador para exercer alguma rotatividade na linha avançada. Com a sua contratação Domingos terá de jogar no 4-1-3-2, ou 4-4-2. Outro jogador que é apontado ao Sporting, é Santiago Arias do Equidad. Visão de Mercado - O jovem de 19 anos e 1m76, ao contrário do que escrevem/dizem, não é central nem trinco, é isso sim um excelente lateral direito, inclusive ao serviço dos sub-20 da Colombia foi na nossa opinião o melhor jogador nessa posição no recentemente sul-americano sub-20. Santiago Arias, tal como Edwin Cardona (outro jogador referenciado pelo VM) e James Rodriguez vão estar no torneio de Toulon.  Por último, o Once Caldas desmentiu estar a negociar Alexis Henriquez com o Sporting. 

De acordo com o DN, Jorge Jesus é um dos principais alvos de uma investigação da Polícia Judiciária que incide, apenas e só, sobre a transferência do guarda-redes Júlio César do Belenenses para o Benfica. O treinador dos encarnados é suspeito de fraude fiscal, pois, alegadamente, terá recebido comissões no negócio e não declarou tais valores ao fisco. Apesar dos comunicados do Benfica, a verdade é que este caso de alegados crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal e burla a envolver os encarnados e Jesus, parece longe de estar esclarecido.


No Sporting, o jornal O JOGO dá conta do interesse do Leicester em Wilson Eduardo. Ao que parece, o extremo/avançado tem fortes possibilidades de rumar a Inglaterra. A juntar ao ex-Beira-Mar, e segundo este diário, os leões preparam uma autêntica revolução no que diz respeito às saídas neste defeso. Nuno Coelho, Grimi e Vukcevic estão no mercado; Polga, Maniche e Mendes são para rescindir ou negociar com outros clubes; Salomão, Cedric, Adrien e Pereirinha para emprestar; Valdés e Saleiro poderão igualmente sair. Ora se juntarmos a estes 12, Wilson Eduardo, mais as confirmações já oficiais da dispensa de Hildebrand e Cristiano, e a certeza que Pongolle, Purovic e Pedro Silva não irão integrar o plantel leonino na próxima época, serão ao todo 18 jogadores que o Sporting está a tentar colocar noutros clubes. Conseguirá? Por onde passará o futuro destes 18 jogadores? Levando em linha de conta que apenas 12 integravam o plantel leonino esta época, teremos 12 caras novas em Alvalade na próxima temporada? Se sim. Quem serão os escolhidos?


Mercado - Os últimos rumores, curiosamente vindos da imprensa colombiana (o VM falou em Ibarbo e Cardona, e agora só se fala de jogadores deste mercado), apontam para o interesse do Benfica em Efraín Cortes, defesa central colombiano de 26 anos do Querétaro (jogador que desconhecemos). E do Sporting em Santiago Arias, lateral direito de 20 anos e na nossa opinião o melhor jogador nessa posição no último sub-20 Sul-Americano, competição onde Lucas (São Paulo), Neymar e Cardona (colombiano sugerido pelo VM) brilharam. Se juntarmos este rumor em relação a Arias, ao interesse dos leões em Moreno (jogador que claramente não vale 3 milhões de euros) e em Alexis Henriquez (central de 28 anos também do Once Caldas), a julgar pelos relatos que surgem da Colombia, o Sporting vai adquirir 10 colombianos neste defeso. Algo que como é óbvio não faz qualquer sentido, e não irá acontecer.

Terminou a 53ª ronda do passatempo, "Jogador Mistério". Parabéns a todos os participantes!
1 - Pedro Miranda - 5 pontos
2 - Bossy - 4 pontos
3 - Tomás Loureiro - 3 pontos
4 - Pedro Lopes - 2 pontos
5 - Nuno Raimundo - 1 ponto
Classificação total (III Fase):
1 - Pedro Lopes - 18 pontos
2 - Nuno Raimundo - 15 pontos
3 - Filipe Faria - 13 pontos
3 - Tomás Loureiro - 13 pontos
5 - Miguel Antunes - 12 pontos
6 - João Pinheiro - 11 pontos
7 - Paulo Guimarães - 8 pontos
8 - ManelMello - 7 pontos
9 - Tiago Alves - 6 pontos
10 - Pedro Miranda - 5 pontos
11 - Michael Sanches - 4 pontos
11 - Bossy - 4 pontos
13 - André Rosa - 1 ponto
13 - Rui Rosendo - 1 ponto
13 - Afonso Gaipo - 1 ponto
13 - Miguel Ferreira - 1 ponto

O jogador mistério é Zé Castro.

Formado na Académica, o central de 28 anos e 1m83 joga actualmente no Deportivo da Corunha, depois de uma passagem pelo At. Madrid e uma saída envolta em polémica da equipa dos estudantes. Com a descida de divisão da equipa galega, o português está no mercado e poderá mais uma vez mudar de ares. Já foi associado ao Braga, e com a revolução que vai acontecer na defesa minhota, quem sabe se não é esse o seu destino neste defeso. Teremos Zé Castro de regresso a Portugal? Poderá o português ainda chegar à selecção?

Vamos prosseguir à próxima ronda do passatempo "Jogador Mistério".
Algumas pistas:
- Menos de 23 anos e mais de 175cm;
- Não é guarda-redes e actua na Europa;
- Não é defesa e a sua equipa ficou nos 7 primeiros no campeonato;
- Jogou nas competições europeias, mas não é europeu;
- Esquerdino e sul-americano;
- Actua em Portugal;

Os cinco primeiros a enviar um e-mail para visaododesporto@gmail.com com nome (primeiro e último), idade, clube e nacionalidade do jogador em questão ganham de cinco a um ponto, consoante a ordem que enviaram, ou seja o mais rápido recebe 5 pontos e o 5º mais rápido recebe 1 ponto. Se possível indique um username quando enviar o palpite. Cada leitor terá direito a 3 tentativas.

De modo a facilitarmos a "vida" dos leitores sempre que um dos posts chegue a um determinado nº de comentários ou então que um post com mais de um dia chegue aos 45, iremos neste post desbloquear algumas pistas sobre o alvo em questão. Como tal, é fundamental que todos os participantes tenham sempre uma atenção especial à actualização que este post poderá ter no passar dos dias.

Boa sorte!

26 de maio de 2011

Renan - Num dia, em que o gestor do futebol do Avaí admitiu o interesse das “águias”, no jovem brasileiro de 20 anos e 1m92, parece claro que o assunto baliza nos encarnados está longe de estar terminado. Mesmo com a contratação de Artur, guardião que nos últimos 5 anos apenas jogou de forma regular nos últimos 5 meses, na nossa opinião o Benfica necessita obrigatoriamente de ir ao mercado de maneira a reforçar esta posição. Pois, Roberto irá e deverá sair, Moreira apesar de não contar para Jesus ficará por ser da formação, o que ajuda nas inscrições na UEFA, Oblak deve ser emprestado de maneira a não prejudicar a sua evolução, e Júlio César deverá igualmente rodar. Ora se considerarmos o pouco que jogou Artur (apesar da sua qualidade) nos últimos anos, e o facto de a camisola do Braga pesar 3 kilos e a do Benfica pesar 30, e considerando que a juntar ao brasileiro apenas Moreira parece garantido, fica uma vaga, que poderá ser ocupada por um jovem guardião a pensar no futuro, o que seria o caso de Renan, ou por um guardião de qualidade indiscutível e para ser o dono da baliza. Quem será o nº1 do Benfica na próxima época? O assunto da baliza ficou resolvido com a contratação de Artur? Ou este ainda é um ponto crítico na Luz?

Mercado Nacional - Miguel Veloso admitiu hoje que não quer regressar a Portugal neste defeso, e garantiu que nunca jogaria no Benfica ou no Porto; Rui Fonte terminou contrato com o Sporting e assinou por duas épocas pelo Espanhol de Barcelona; Nuno André Coelho é dado como certo no Braga pelo jornal A Bola (rumor que começou no CM há 3 semanas), mas o jogador apesar de satisfeito com a possibilidade negou haver contactos; Prediger garantiu que o Porto vai vender Fernando e que vai regressar ao Dragão para substituir o brasileiro.

PS - Para terem atenção, antes de acreditarem em alguns rumores, deixamos um link que explica muito de como funciona a imprensa portuguesa (jornais, rádios, blogs, sites). Nas últimas horas, circulou a notícia no Twitter (parece ser a nova moda de invenções) que o Benfica iria oferecer 17 milhões por Guardado (um jogador que na nossa opinião é demasiado inconstante e excessivamente valorizado pelos críticos, até leitores). Mas para comprovarem o rídiculo e falsidade da mesma, alguns sites já a dão como certa, tendo como base o Record, e afirmando que o negócio se poderá fazer por 12 milhões + Yebda (jogador que curiosamente já pertence ao Nápoles, o que demonstra logo a patetice disto e que mesmo que não fosse o caso, nunca iria para um clube da 2ª Liga). Nos próximos tempos, mais destas irão surgir neste mundo que é a internet. Cabe ao leitor descortinar quem realmente faz um trabalho sério e que não tenta enganar os seus visitantes com notícias descabidas e rumores sem nexo. (Para verem o link da noticia, basta carregar neste texto com a cor mais clara). 

NBA - Os Mavericks somaram a quarta vitória diante dos Oklahoma City Thunder, por 100-96, e estão assim na final da NBA.  A equipa de Dallas vence igualmente a Conferência Oeste, repetindo o triunfo de 2006, e fica  agora à espera do vencedor da final da Conferência Este (Miami Heat ou Chicago Bulls). 

Mercado Nacional - Juanan, defesa central de 1m92 em final de contrato do Real Madrid B associado ao Vit. Guimarães; Marinho (Naval) deverá reforçar o P. Ferreira;  Keita (Braga) poderá rumar ao Beira-Mar.

Benfica - O clube da Luz já conhece os possíveis adversários na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época, que se realiza a 26/27 de julho e 2/3 de Agosto. Rubin Kazan (Rússia), Odense (Dinamarca), Timisoara (Roménia), Trabzonspor (Turquia) ou Zurique (Suiça), uma destas equipas, irá medir forças com os encarnados, que devido a serem cabeças de série, evitam clubes com outros argumentos. Caso evite o Rubin, será um apuramento fácil para o Benfica.

Roland Garros - Enorme surpresa no Grand Slam francês, com Kim Clijsters, actual número dois do Mundo, e uma, senão a principal favorita à vitória final, a ser eliminada por Arantxa Rus, actual 114.ª da «hierarquia» mundial. A belga desperdiçou match points, e acabou por ser batida por 6-3, 5-7 e 1-6. No quadro masculino, Nadal sofreu bastante (apesar da vitória em 3 sets), mas conseguiu bater o compatriota Pablo Andujar por 7-5, 6-3 e 7-6 (7-4). No 3º set o nº1 Mundial esteve a perder por 1-5 e enfrentou 8 set-points, mas conseguiu dar a volta ao marcador. Amanhã teremos um dos jogos do torneio num duelo entre Del Potro e Djokovic. Prognósticos?

Giro de Itália - Eros Capecchi (Liquigas) venceu ao «sprint» a 18.ª etapa, Na geral, Contador (Saxo Bank) lidera confortavelmente.

Porto - Helton, renovou o contrato que o liga aos dragões por mais dois anos, tendo, agora, acordo até ao final da época 2013/14 (ou seja até ter 36 anos); Fernando associado ao Arsenal; Falcao volta a ser apontado ao Tottenham e Gunners.

UEFA - Foi hoje divulgado o 11 ideal da Liga dos Campeões desta época. Van der Sar (Man. Ud); Dario Srna (Shakhtar), Piqué (Barcelona) , Vidic (Mna. United) e Marcelo (Real Madrid); Ozil (Real Madrid), Iniesta (Barcleona), Giggs (Man. United) e Gareth Bale (Tottenham); Messi (Barcelona)e Raúl (Schalke 04). Atribuição justa? Ou, ignorando o que os jogadores fizeram nos clubes (portanto os 40 golos de Ronaldo não podem servir de argumento), qual foi o melhor 11 que actuou na Liga dos Campeões, esta época?