30 de Abril de 2011

Sporting acaba o jogo com 9 jogadores, vence injustamente o Portimonense e pressiona o Braga!

Sporting 2-1 Portimonense (Postiga 20´e João Pereira 43´; Pires 67´)
Numa partida emotiva, com várias oportunidades de golo, os leões foram mais eficazes e somaram 3 pontos na sua luta pelo 3º lugar. O encontro fica marcado pela enorme ineficácia do Portimonense e pela sensibilidade de Duarte Gomes, que expulsou nos últimos minutos André Santos e João Pereira (este com vermelho directo por palavras, logo o árbitro que agrediu o ex-treinador de guarda-redes do Sporting e actual treinador da selecção em Alvalade, que em Braga deu apenas amarelo a Belluschi depois de ter levado umas peitadas do argentino e que quase levou uma cabeçada de Coentrão no recente Benfica-Porto). Com este resultado, o clube leonino sobre provisoriamente ao 3º lugar, enquanto que os algarvios praticamente dizem adeus à I Liga.

No que diz respeito à partida, uma excelente 1ª parte do Sporting, fruto das acções de J. Pereira, Matias, Izmailov e Djaló, que resultou em 2 golos e boas movimentações ofensivas. O Portimonense por intermédio de Kadi e Lito dispôs igualmente de boas oportunidades, mas acabou por ser ineficaz. Na 2ª parte, a turma algarvia foi mais acutilante no ataque, mas Lito, Ivanildo e Pires acabaram por ser muito perdulários, por sua vez, os leões muito aquém do que proporcionaram no 1º tempo apenas responderam por intermédio de Valdés com dois belos remates (um deles à barra). Pires acabaria mesmo por reduzir o marcador, mas com o golo o Portimonense deixou de criar perigo. Até final nota para as duas expulsões. Em suma, um resultado injusto, que penaliza a turma Algarvia, que claramente foi a equipa que criou e dispôs de mais oportunidades de golo. 

Destaques

Rui Patrício - Com mais uma mão cheia de defesas de qualidade, a ser o grande destaque da partida. 

Djaló/Matias - Os dois melhores elementos em campo na 1ª parte, fortes nas transições, rápidos e a desequilibrar, deram ao jogo duas assistências, mas no 2º tempo desapareceram (sairam por lesão) e com isso o futebol do Sporting perdeu qualidade. 

Defesa do Sporting - Voltou a provar o porquê de ser a pior defesa da Liga, com vários erros infantis, que não deram outro resultado devido à ineficácia do Portimonense. Evaldo apesar da sua estatura perdeu todos os duelos individuais com Lito (36 anos), principalmente pelo jogo aéreo, apesar de ter mais 10cm, e ofensivamente não deu sequência a nenhuma jogada denotando todas as suas lacunas técnicas. Torsiglieri e Carriço foram quase sempre batidos, tanto por Kadi como por Pires, e apenas escapou João Pereira, pelo golo que marcou e pela boa 1ª parte que efectuou. 

Izmailov/Valdés - A bola nos pés do russo tem outro encanto, a sua inteligência e movimentações dão outra qualidade a este Sporting, enquanto teve forças foi um dos melhores dos leões. Já o chileno, apesar de um excelente remate à barra voltou a pecar pelo seu excesso de individualismo, que não permitiu à turma de Alvalade chegar ao 3-0 e "matar" o encontro. 

Sporting - Postiga voltou a marcar, os leões tiveram bons momentos, podiam ter feito mais do que 2 golos, principalmente por Djaló e Valdés, mas a verdade é que mais uma vez foi notório as lacunas defensivas dos leoninos, a falta de pressão do meio campo e linha avançada e a pouca técnica que dão ao jogo Evaldo e Zapater. 

Portimonense - Voltamos a referir que é uma das equipas que melhor futebol pratica em Portugal, hoje, tal como tinha acontecido recentemente contra o Benfica e Porto a turma algarvia dispos de várias oportunidades de golo, mas um erro num pontapé de canto e um golo de contra-ataque deitaram tudo a perder. Infelizmente quando equipas anti-futebol como o Leiria ficam na I Liga e os algarvios estão condenados à descida, é triste e injusto para o nosso campeonato. Merecia o empate, mas os comandados de Azenha foram traídos pela ineficácia. Lito com duas cabeçadas perigosas, Ivanildo e Pires pela agressividade que deram quando entraram ao intervalo, Hélder Castro pelo que construiu e Ricardo Nascimento pela profundidade que deu pelo lado esquerdo, foram os grandes destaques dos Bianconeri.

Breves - Dortmund campeão; "Guerra" entre Mourinho e Ronaldo!

La Liga - O Real foi esta tarde derrotado em casa (2-3) pelo Saragoça. Num jogo em que até Casillas errou, Carvalho foi expulso, e os merengues andaram sempre a correr atrás do resultado, Mourinho foi novamente humilhado em casa (já tinha acontecido o mesmo contra o Gijón) e poderá ficar a mais de 10 pontos do Barcelona. 

Bundesliga - O Borussia Dortmund conquistou o seu 7º campeonato alemão, 9 anos depois da última vitória, ao vencer no seu terreno o Nuremberga por 2-0 (Barrios e Lewandowski), aproveitando o deslize do Leverkusen em Colónia (0-2, bis de Novakovic). Para a próxima época, o grande desafio desta equipa será manter as suas principais figuras, muitas delas desconhecidas até à presente temporada (Kagawa, Götze, Sahin, Barrios...), mas que com um princípio de campeonato fantástico, conseguiram surpreender tudo e todos e devolver a glória a um dos históricos do futebol europeu. Muito mérito também para Jürgen Klopp, que com um plantel tão jovem conseguiu sair vitorioso num dos campeonatos mais competitivos da actualidade. 

Real Madrid - A derrota no Bernabéu frente ao Barcelona deixou marcas no plantel merengue. Os jogadores não gostaram da táctica utilizada por Mourinho e contestaram o treinador português no treino de ontem do Real. Em causa a estratégia muito defensiva, que não condiz com o estatuto do colosso espanhol.  As declarações de Cristiano Ronaldo, referindo-se a isso mesmo, não foram bem "encaixadas" pelo Special One. Por outro lado, o jogador português ficou igualmente desagradado pelo facto de não ter sido convocado para o encontro deste Sábado frente ao Zaragoza. O  atacante do Real está na luta pelo "Pichichi" (melhor marcador da La Liga) e pretendia aproveitar todas as chances para aumentar a sua conta pessoal. Será possível jogar de peito aberto frente ao Barcelona? Para Ronaldo, Özil, Di Maria, entre outros, de facto é algo desagradável sujeitarem-se a tarefas tão defensivas, sabendo que são jogadores muito talentosos. E na questão do "Pichichi", sendo que Mourinho já assumiu que seria praticamente impossível virar a eliminatória em Camp Nou, deveria utilizar Ronaldo frente ao Zaragoza? 

Porto - Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Vit.Setúbal, André Villas-Boas, quando questionado sobre a cobiça de vários emblemas europeus na sua contratação, referiu que "se ficar 15 anos no clube que adoro...por mim está bem". As comparações com Mourinho voltaram à baila, com o actual técnico dos dragões a afirmar que não fala com o treinador do Real Madrid.

Benfica - Jorge Jesus assumiu que a Liga Europa não é a salvação da época, mas afirmou que espera continuar na Luz independentemente do resultado da competição europeia. O técnico encarnado ainda se "auto-elogiou", ao dizer que "para além da conquista de títulos, eu contribuí para a valorização de vários jogadores". 

Mercado Internacional - Arsenal pode chegar aos 14 milhões por Podolski; Málaga interessado em Pirlo, com Chelsea e Juventus também na corrida; Manchester Utd pretende contratar Bale e Van der Vaart ao Tottenham. 

Modalidades - Na NBA, os Grizzlies foram a última equipa a levar de vencida o seu adversário, avançando para as meias-finais da Conferência Oeste. Em Memphis, derrotaram os Spurs por 99-91 no jogo 6; No Estoril Open, estão encontrados os 4 semifinalistas. Del Potro e Cuevas defrontar-se-ão numa das meias-finais, Raonic (venceu Simon) e Verdasco (derrotou Anderson) disputam a outra vaga na final de amanhã; Jorge Lorenzo vai partir na pole-position do GP Portugal, também no Estoril. O espanhol parte na frente, seguido de Simoncelli e Dani Pedrosa. Nos 125cc, Miguel Oliveira será o 3º na grelha de partida, apenas batido por Terol e Cortese.

Sporting contrata A. Carrillo; Rui Patrício no Man Utd por 20 milhões?

Depois de Juan Neira, o Sporting terá assegurado a 2ª contratação na América do Sul. Ao que parece, os leões contrataram André Carrilo, médio ofensivo de 19 anos do Alianza Lima. O jovem peruano era igualmente pretendido pelo Porto, Benfica, Lazio e Groningen, e ainda hoje era dado quase como certo nos azuis e brancos pelo jornal O Jogo.  Contudo, aos 19 anos e 1m81 o seu destino ao que parece, será mesmo Alvalade por 1,5 milhões de euros. Terão os leões ganho a corrida ao Porto e Benfica pelo jovem dianteiro? Boa aposta do clube leonino? Recordamos que o jogador é apontado como o "novo Farfan", devido à sua velocidade, técnica e potência, podendo jogar nas alas, como 2º avançado ou mesmo numa posição de médio ofensivo.

De acordo com o jornal inglês ‘The Mirror’, o Manchester está a negociar com o clube leonino a contratação de Patrício. O United está mesmo disposto a pagar os vinte milhões de euros da cláusula de rescisão do guarda-redes de modo a garantir o jovem leão. O jogador de 23 anos, tem contrato com o Sporting até 2013 e poderá entrar na história do futebol Mundial, sendo mesmo o 2º guardião mais caro de sempre, caso se confirme a transferência. Recordamos (mais uma vez), que menos de 10 guarda-redes foram transferidos por mais de 9 milhões de euros, sendo assim, qualquer proposta que o Sporting receba acima dos 12 milhões deverá ser encarada como um excelente negócio. Caso se confirme esta proposta dos 20 milhões, estamos perante uma das transferências mais sensacionais da história, pois considerando o passado no que diz respeito a negócios que envolvem guardiões e o facto de Patricio nem sequer ser titular na selecção, esta quantia é algo de inacreditável e um autentico negócio da China. Transferências mais caras de guarda-redes: 1.Gianluigi Buffon (de Parma para Juventus em 2001) por 37 milhões de euros; 2.Angelo Peruzzi (de Inter para a Lázio em 2000) por 18 milhões; 3.Toldo (de Fiorentina para o Inter em 2001) por 16 milhões
4.Craig Gordon (de Hearts para Sunderland em 2007) por 10 milhões
5.Fabian Barthez (de Mónaco para o Man. United em 2000) por 9,5 milhões
6.Gianluca Pagliuca (de Sampdória para o Inter em 1994) por 9,2 milhões
7.Gomes (de PSV para o Tottenham em 2008) por 9 milhões
8.Petr Cech (de Rennes para o Chelsea em 2004) por 8,5 milhões
Roberto Jimenez (de At. Madrid para o Benfica em 2010) por 8,5 milhões
Hugo Lloris (de Nice para Ol. Lyon em 2008) por 8,5 milhões
Van der Sar (de Juventus para o Fulham em 2001) por 8,5 milhões

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: Zidane ou Messi?

Na próxima terça-feira joga-se a 2ª mão da meia-final da Liga dos Campeões. Num encontro em que tudo aponta para o apuramento dos catalães. O Visão de Mercado depois de ter comparado as equipas actuais e confrontado os melhores jogadores em cada posição nos últimos 10 anos, quer saber agora qual o melhor jogador da última década dos dois clubes. No Real, o francês Zinedine Zidane fez parte do conjunto de galácticos que chegou a Madrid na temporada 2001/2002. O melhor jogador do mundo em 1998, 2000 e 2003 era dono de uma técnica individual fantástica, exímio no controlo e condução de bola, fazendo também muitos golos. Pelos merengues, venceu um campeonato e uma Liga dos Campeões nas cinco temporadas que passou ao serviço do clube. No Barça, o melhor jogador do mundo em 2009 e 2010, Lionel Messi. O craque formado na Catalunha estreou-se na equipa principal em 2004/2005, e desde então tem tido uma evolução fantástica. É tarefa impossível pará-lo quando segue com a bola coladinha ao seu pé esquerdo, e ainda mais difícil é prever o que o pequeno argentino irá fazer. É também um grande goleador, que já conquistou 2 campeonatos e 2 Champions nos blaugrana.

Melhor jogador?

Zidane (RMAD) ou Messi (BAR)

Visão de Mercado - Alguns leitores não percebem o porquê dos seus comentários não serem aceites, mas as regras são claras. NÃO VAMOS ACEITAR COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, "bocas" descabidas e infantis que visam o nosso trabalho, nem textos provocatórios e incendiários, ou que contenham assuntos que em nada estejam relacionados com o post. Expressões como lampiões, tripeiros, fc corruptos, lagartos, fruta, etc, ou comentários em CAPS LOCK, serão igualmente apagados. Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome/URL, coloquem algum nome (pode ser falso ou até mesmo um nick), façam continuar e depois comentem. 

Por outro lado, nos últimos tempos o feedback dos leitores e a participação no blog esteve aquém do esperado (alguns posts nem chegam aos 10 comentários o que para visitas na ordem das 20 mil por dia, não se percebe). Por vezes um comentário construtivo (temos uma média de 15000 visitas por dia, mas apenas uma média de entre 9 a 10 comentários construtivos, e longe do mínimo de 60 comentários por post que pretendíamos e das 700 mil visitas mensais), faz toda a diferença. No que diz respeito à publicidade, temos tido somente uma média de 5 clicks diários na pub que vai aparecendo pelo blog, mas esperamos que isso mude no futuro.

PS - Sempre que possível adiram e divulguem a nossa página no Facebook (aqui), como forma de contribuir para o crescimento do nosso projecto.

Sporting vai "limpar" o balneário e dispensar Vukcevic, Mendes e mais 15!

De acordo com a agência Lusa, o Sporting planeia efectuar uma "limpeza" no balneário para a próxima época, com a dispensa de 17 futebolistas entre os que integram o plantel profissional e os que estão emprestados. Nessa lista e do actual conjunto às ordens de Couceiro, constam os nomes de Maniche, Polga, Cristiano, Grimi, Hildebrand, Pedro Mendes, Vukcevic, Abel, Caneira, Cedric, Saleiro, Salomão, Nuno Coelho e Zapater. No caso dos emprestados, Adrien, João Gonçalves, Golas, Nuno Reis e Renato Neto devem regressar a Alvalade, Pongolle, Pedro Silva e Purovic vão ser igualmente dispensados, sendo ainda incerto o futuro de Mexer, Ricardo Batista,  André Marques, André Martins, Pereirinha, Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Rui Fonte, Owuso e Baldé. Saem 17 entram os ditos 15 (ou 16 caso Patrício seja vendido) que o Visão de Mercado desde Janeiro vem avançando como sendo um número lógico para que o Sporting consiga lutar pelo título? Da actual lista de dispensados qual o nome mais surpreendente? Como é que o clube leonino conseguirá colocar/dispensar todos estes jogadores e evitar que surjam novos casos Caneira? Por onde passará o futuro dos dispensados e dos jogadores emprestados que não vão regressar a Alvalade?

Breves - Nápoles quer Hulk; Garay novamente associado ao Sporting

NBA - Infelizmente os meus Magic foram eliminados pelos Hawks no 6º jogo, sendo que a equipa de Atlanta vai agora defrontar os Bulls. Nas outras partidas, os Dallas eliminaram os Portland enquanto que os Lakers despacharam os Hornets, as equipas vão agora defrontar-se nas meias-finais.

Sporting - José Couceiro admitiu hoje que o clube leonino sofre de cansaço psicológico e que é difícil moralizar uma equipa com «algum vazio de objectivos». Numa altura em que muito se fala da hipótese do treinador leonino ser o novo homem-forte da Academia, este garantiu que tem sido sondado para orientar outros clubes. No que diz respeito aos convocados, destaque para o regresso de João Pereira e para as ausências de Mendes e Maniche. Qual será o 11 dos leões para a partida de hoje  frente ao Portimonense? 

Hulk - O avançado do Porto é apontado pela imprensa italiana como uma das soluções para reforçar o ataque do Nápoles caso Lavezzi ou Cavani venham a sair. Teremos o Incrível no Calcio na próxima época?

Estoril Open - Juan Martin Del Potro e o uruguaio Pablo Cuevas garantiram, esta sexta-feira, um lugar nas meias-finais, depois de baterem Soderling e Belluschi, respectivamente. A tarde, no Jamor, ficou marcada pela forte chuva que obrigou à suspensão dos jogos, contudo, isso não afectou o meu tenista predilecto na actualidade, "La Torre de Tandil", que depois de uma remontada despachou o 1º cabeça de série do torneio.

Liga Zon-Sagres - O P. Ferreira bateu por 2-1 o V. Guimarães, e igualou os vimaranenses no 5º lugar. Leonel Olímpio de penalti e Caetano com um gesto acrobático fizeram os golos dos 'castores', enquanto Faouzi (expulso) apontou o tento minhoto.

Garay - O jornal A Bola revela que o central do Real poderá ser negociado com o Sporting já na segunda semana de Maio. O central pode chegar a Alvalade a título definitivo, mas em regime de co-propriedade do passe com os merengues que, à partida, pretenderão ficar com parte dos direitos desportivos do jogador.

Sociedade - O dia ficou marcado pelo casamento do Príncipe William e Kate Middleton na Abadia de Westminster. Perante o olhar de 1900 convidados, centenas de milhares de pessoas que assistiram ao enlace nas ruas de Londres e milhões ou biliões pela Tv, às11h20 os noivos tornaram-se marido e mulher, com o sim oficial, passando a exibir o título de Duques de Cambridge. Mas...mas...nao podiam esperar mais um bocadinho? A mão dele, a cara, a criança, a posição da Kate...brilhante!

29 de Abril de 2011

Goleadores depois dos 30

A temporada 2010/11 caminha para o fim e, cada jogo, é agora preparado como um duelo essencial para as aspirações dos clubes envolvidos, seja na luta por títulos ou na fuga à despromoção. A cada jornada, a intensidade aumenta e os pontos perdidos acabam por ser determinantes para o futuro de muitas equipas na próxima temporada.

Nessa matéria, o papel dos pontas-de-lança é fundamental. É deles que se esperam golos, muitos golos que poderão (ou não) garantir triunfos e importantes vitórias para os seus conjuntos e, assim, ajudar as suas equipas a alcançarem o mais desejado. É nesse contexto que o Visão de Mercado elaborou um levantamento sobre alguns goleadores das melhores ligas europeias que apresentam uma idade acima dos 30, mas a sua qualidade e eficácia continuam lá.

Portugal: João Tomás - É um dos jogadores em destaque na Liga Zon-Sagres. Com 15 tentos apontados, o jogador do Rio Ave é o "abono" de família da equipa de Vila do Conde. Aos 35 anos, a sua eficácia continua igual à de outras épocas e, está à beira de igualar a sua melhor temporada em Portugal no que a golos diz respeito. Pena que não tenha uma oportunidade (mais que merecida) na selecção nacional.

Itália: Di Natale e Di Vaio - São 2 dos nomes que figuram na lista dos melhores marcadores da Serie A acima dos 30 anos de idade. Di Natale é o líder dessa mesma lista. Com 26 golos apontados, o jogador da Udinese tem estado em grande forma. Aos 33 anos de idade, tem vindo a provar todas as suas qualidades e, não fosse a sua lesão que o impede de jogar mais esta temporada, travaria uma luta renhida com Cavani no que à liderança dos "artilheiros" diz respeito. Marco Di Vaio, de 34 anos, leva 19 golos até ao momento e, é a principal arma do Bolonha. O internacional italiano atravessa uma das suas melhores fases da carreira.

Alemanha: Gekas e Novakovic - Com 16 e 14 golos, respectivamente, Gekas e Novakovic estão entre os melhores marcadores da Bundesliga nesta temporada. O ponta-de-lança grego tem sido figura de proa no Frakfurt, enquanto o jogador esloveno tem brilhado com a camisola do Colónia, onde actua o português Petit. As suas equipas estão dependentes dos seus golos para fugirem à despromoção.

Estes avançados a que se pode juntar Del Piero, Totti, Van Nistelrooy, Raul, entre tantos outros, são a prova de que os clubes no acto de contratar não devem olhar para o B.I.? Qual a principal referência ofensiva (com mais de 30 anos) em 2010-2011?

A.Mesquita

Benfica falha final da Uefa Futsal CuP; Artur com muito mercado!

Um autêntico balde de água fria (não de granizo como abateu hoje a capital e inclusive o estádio da Luz como é possível constatar na imagem, e o temporal que assolou a área metropolitana de Lisboa) para os adeptos de Futsal, já que o Benfica num jogo em que foi claramente superior acabou derrotado pelo Montesilvano por 3-0 e falha assim a final da Uefa Futsal Cup e a respectiva revalidação do título de Campeão da Europa. O encontro demonstrou que o conjunto encarnado é claramente superior, mas os italianos foram mais astutos e aproveitaram as oportunidades que tiveram, inclusive com um golo do guardião de baliza a baliza. A turma de Paulo Fernandes falha assim uma final de sonho com o Sporting, não só para o Futsal português mas para o desporto nacional. Joel Queirós com um remate ao poste, Davi com várias perdidas, e a descrição de Arnaldo e César Paulo foram os grandes destaques da partida.

No que diz respeito ao mercado, Artur, o guardião bracarense, parece ser o homem do momento. Em final de contrato, e depois de ter sido associado a Benfica e Sporting, o guarda-redes do Braga, de acordo com a RR é igualmente pretendido por clubes turcos, alemães e italianos. Com 30 anos e 1m92, o jogador já revelou que pretende ficar em Portugal, sendo certo que as suas excelentes exibições poderão lhe garantir um bom contrato e uma boa equipa. Por onde passará o seu futuro? Poderá o Braga perder 4 dos seus jogadores mais importantes, Artur, A. Rodriguez, Vandinho e Paulão, todos a custo zero já daqui a dois meses? A que se deve esta má política de mercado?

Leões na final da UEFA Cup; Pongolle não quer regressar ao Sporting

O Sporting apurou-se para a final da UEFA Futsal Cup depois de ter batido o Kairat por 3-2. Os leões conseguem assim alcançar um feito histórico, chegando pela 1ª vez à final da competição de clubes mais importante da Europa. Divanei e Caio Japa com dois belos golos colocaram o clube leonino no 2-0,  contudo a equipa do Casaquistão a jogar em casa, aproveitando um recuo exagerado da turma orientada por Orlando Duarte, ainda conseguiu chegar ao 2-2. Praticamente no minuto seguinte, novamente Caio Japa fez o 3-2, e colocou os leões na final. Cristiano, Deo e claro está Caio Japa acabaram por ser os grandes destaques da partida.

Apesar de ter mais dois anos de contrato com o Sporting, Sinama Pongolle emprestado, esta temporada, ao Zaragoza, revelou que não pretende regressar a Alvalade na próxima época, sendo que o seu desejo passa por um regresso ao campeonato francês. Com 4 golos até ao momento na La Liga, o avançado que custou 6,5 milhões aos leões depois desta declaração dificilmente integrará o plantel leonino na próxima época. Por onde passará o futuro de Pongolle? Conseguirá o Sporting reaver o dinheiro que investiu no francês?

Sporting interessado em Frey; Weldon assina pelo Cluj

De acordo com a La Gazzetta dello Sport, a Fiorentina poderá deixar sair a custo zero no final da época o internacional francês Sebastien Frey. Nessa óptica, clubes como o Man Utd, Schalke 04, Arsenal e Sporting estão interessados em assegurar os serviços daquele que tem sido um dos 3 melhores guarda-redes do Calcio na última década. O guardião é apontado como um dos possíveis substitutos de Rui Patrício, caso o português seja transferido para outro clube. Teremos Frey em Alvalade na próxima época? Ou, como ontem garantiu Godinho Lopes, Patrício deverá continuar a ser o nº 1 dos leões no próximo ano?

No Benfica, quem parece estar de saída é Weldon. O diário ProSport garante que o avançado brasileiro, de 30 anos, vai assinar um contrato válido por duas épocas com o Cluj. Recordamos que o vínculo do jogador com os encarnados está prestes a terminar, sendo que irá sair da Luz a custo zero. A verdade é que não será uma baixa de peso, já que pouco ou nada jogou esta época. Com Jara, perdeu espaço no banco e não conseguiu ter a importância que a temporada passada adquiriu, em alguns jogos.

Visão de Mercado - Alguns leitores não percebem o porquê dos seus comentários não serem aceites, mas as regras são claras. NÃO VAMOS ACEITAR COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, "bocas" descabidas e infantis que visam o nosso trabalho, nem textos provocatórios e incendiários, ou que contenham assuntos que em nada estejam relacionados com o post. Expressões como lampiões, tripeiros, fc corruptos, lagartos, fruta, etc, ou comentários em CAPS LOCK, serão igualmente apagados. Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome/URL, coloquem algum nome (pode ser falso ou até mesmo um nick), façam continuar e depois comentem. 

Por outro lado, nos últimos tempos o feedback dos leitores e a participação no blog esteve aquém do esperado (alguns posts nem chegam aos 10 comentários o que para visitas na ordem das 20 mil por dia, não se percebe). Por vezes um comentário construtivo (temos uma média de 15000 visitas por dia, mas apenas uma média de entre 9 a 10 comentários construtivos, e longe do mínimo de 60 comentários por post que pretendíamos e das 700 mil visitas mensais), faz toda a diferença. No que diz respeito à publicidade, temos tido somente uma média de 5 clicks diários na pub que vai aparecendo pelo blog, mas esperamos que isso mude no futuro.

PS - Sempre que possível adiram e divulguem a nossa página no Facebook (aqui), como forma de contribuir para o crescimento do nosso projecto.

28 de Abril de 2011

Benfica ganha vantagem, mas tudo se irá decidir em Braga!

Benfica 2-1 Sp. Braga (Jardel 50´e Cardozo 59´; Vandinho 53´)
Um Benfica superior, mais dominador e que claramente teve as melhores oportunidades do encontro, levou de vencida um Braga que ficou muito aquém do que tem feito nesta Liga Europa. A turma de Domingos correu muito, mas jogou pouco, contudo, o golo forasteiro de Vandinho poderá ter uma importância capital nesta eliminatória e deixa tudo em aberto para o confronto no Minho.

No que diz respeito à partida, depois de um 1º tempo que fica marcado por uma bola ao poste de Cardozo, algumas más decisões de Saviola no momento decisivo e por um Braga que apenas respondia com remates fora da área. A 2ª parte, trouxe ao encontro, 9 minutos frenéticos, que deram algum ânimo ao encontro. Com o Benfica a inaugurar o marcador por Jardel, depois de mais uma bola no poste de Cardozo. Na resposta Vandinho empatou, mas pouco depois Cardozo com um "tiro" de livre estabeleceu o resultado final. Nos últimos 30´ as equipas demonstraram estarem satisfeitas com o 2-1 e pouco acrescentaram. Em suma, um resultado justo, mas que deixa tudo em aberto. 

Destaques

Braga - Menos sólida defensivamente que o habitual (o meio campo deu muito espaço) e algo desinspirada nos lances de transição ofensiva, a turma bracarense acabou por realizar a pior exibição em 2011 nas competições europeias. Na 2ª mão não poderá contar com Vandinho, contudo, também foi evidente que só a entrada de Custódio deu alguma estabilidade aos sectores dos minhotos. 

Benfica - Apesar de passar por um período pouco confiante, a boa entrada no encontro deu aos encarnados o tónico para uma partida bem conseguida. Apenas a ineficácia dos avançados não permitiu um resultado com outros números. No entanto, foi igualmente evidente a pouca dinâmica que Martins e Peixoto deram nas alas, e na 2ª mão o meio campo vai sentir a falta de Aimar. 

Cardozo - Duas bolas no poste, um golaço de livre e uma exibição claramente mais competente, principalmente comparando com os últimos encontros.

Sílvio - O melhor jogador do Braga. Insuperável na defesa e sempre com uma enorme qualidade no apoio que deu ao ataque, ainda proporcionou um dos momentos da partida com um remate espectacular fora da área.

Saviola/Roberto - O 1º demonstra uma lentidão e uma desinspiração que não fosse o seu estatuto já lhe teria garantido um lugar no banco. Por sua vez, o guardião voltou a denotar as suas limitações, com algumas intervenções pouco conseguidas.

Alan/Lima - Duas das referências dos bracarenses, mas que hoje, estiveram muito aquém do que sabem e podem. O extremo nunca conseguiu desequilibrar e esteve pouco em jogo, enquanto que o avançado algo inadaptado a jogar na ala, apesar de alguns remates fora da área, não foi o jogador acutilante que costuma ser no ataque. O fraco jogo ofensivo dos minhotos muito se deve ao que esta dupla não foi capaz de produzir.

Jardel/Coentrão - O central acabou por ser decisivo ao inaugurar o marcador, e apesar de algumas falhas defensivas, foi claramente um dos destaques da partida. Por sua vez, o esquerdino, jogou com a rotação habitual e foi um dos melhores jogadores dos encarnados.

Artur/Paulão - O guardião voltou a demonstrar a segurança habitual, denotando um à vontade tanto nas saídas como com a bola nos pés notável. Enquanto que o central esteve claramente melhor que A. Rodriguez e apesar de uma falha no minuto inicial, foi um dos principais destaques dos bracarenses.

Aimar/Vandinho - Ambos falham a 2ª mão e ambos marcaram a 1ª mão. O argentino foi um dos melhores no 1º tempo, enquanto que o brasileiro esteve muito mal no mesmo período, fazendo muitas faltas e dando muito espaço ao meio campo encarnado. No 2º tempo, o capitão bracarense acabaria por fazer o empate, e por sua vez o 10 do Benfica menos em foco ofensivamente acabou por recuar e ajudar na defensiva, como pouco se tinha visto ao longo dos últimos 2 anos.

Poker de Falcao afunda Submarino!

FC Porto 5-1 Villarreal (Falcao 50´g.p., 67´, 75´e 90´e Guarin 61´; Cani 45´)

Depois de uma primeira parte bastante fraca e com vários sustos na defensiva, os dragões acordaram para uns segundos 45 minutos de luxo, com um sul-americano a voar mais alto. Falcao marcou por 4 vezes em 40 minutos, numa meia-final europeia (inédito?) e afundou um submarino apático nas marcações defensivas.

A primeira parte começou com grande perigo para a baliza de Helton. O brasileiro brilhou mesmo aos 6´, ao defender para canto um remate de Nilmar, quando este seguia isolado. Pouco tempo depois, novamente Nilmar a criar perigo por duas ocasiões, valendo Rolando a cortar a bola. À passagem da meia hora, Hulk deu o primeiro aviso portista, num remate rente ao poste, contudo, seriam novamente os espanhóis a criar perigo, através de um remate de Rossi, na pequena área, por cima da baliza de Helton. Aos 45´, Nilmar ganha espaço no lado direito e cruza para o desvio certeiro de Cani.

Na segunda parte, os dragões surgiram mais pressionantes, com destaque para Guarin. O colombiano assistiu Falcao, que depois foi derrubado por Diego Lopez. Na transformação da grande penalidade, o avançado não desperdiçou. Pouco tempo depois, novamente Guarin a aparecer na área e, após uma defesa incompleta de Lopez, bateu o guarda-redes do Villarreal. Os espanhóis acusaram o toque e nunca mais se encontraram, enquanto que o FC Porto, com Hulk e Falcao apontados à área "amarela" foram aumentando a vantagem no marcador. Aos 67´, o internacional brasileiro fugiu à marcação adversária e serviu Falcao, que só teve de encostar, enquanto que os últimos dois golos surgiram após dois voos do colombiano.

Destaques:

Falcao - O homem golo da Liga Europa, com um faro para golo impressionante e que sobe de cotação a cada jogo que passa. Quatro golos numa meia final não lembra a ninguém, mas a verdade é que o Villarreal não teve antídoto para o colombiano. Será que aguenta mais tempo no Dragão?

Guarin - Surgiu completamente transfigurado na segunda parte e o FC Porto apareceu com outra intensidade no meio campo e ataque. Foi decisivo na reviravolta dos dragões e voltou a marcar para a Liga Europa.

Hulk - Foi o jogador que mais tentou remar contra a maré na primeira parte, contudo, foi na segunda parte que foi mais decisivo. A sua técnica e velocidade foram demais para a defensiva contrária.

Helton - Mais uma vez decisivo nos poucos momentos em que teve oportunidade de brilhar. Apesar do golo sofrido, o brasileiro mostrou a segurança habitual após as ofertas da defensiva portista.

Rolando/Sapunaru/Otamendi/A. Pereira - O quarteto defensivo azul e branco fez uma primeira parte bastante infeliz, onde foram batidos diversas vezes em lançamentos para as suas costas. A velocidade e técnica dos adversários era superior e não fosse a ineficácia de Rossi e companhia, o resultado poderia ter sido diferente nos primeiros 45 minutos. Na segunda parte, as marcações foram mais acertadas e aí, sim, o quarteto mostrou competência.

FC Porto - Mais um capítulo impressionante na caminhada portista em 2010-11. Depois de vencida a Supertaça, o Campeonato, os dragões já asseguraram a presença na final da Taça e agora estão bastante próximos da final de Dublin. André Villas-Boas é o estratega deste FC Porto, contudo, ter um jogador como Guarin no meio campo, Hulk num flanco e Falcao na frente de ataque é um verdadeiro luxo. 15 golos em apenas 3 jogos dizem tudo sobre este domínio avassalador dos azuis e brancos, que mesmo depois de uma primeira parte apática, conseguiram reagir e partir para mais um jogo e resultado de grande nível.

Villarreal - A equipa espanhola realizou 45 minutos de bom nível, mas com grandes falhas no capítulo da finalização. A estratégia para defrontar os dragões estava a dar os seus frutos, com bom toque de bola no meio campo e rápidos lançamentos para as costas da defensiva azul e branca, aproveitando a velocidade de Rossi e Nilmar. No entanto, a segunda parte revelou o pior do submarino amarelo, com bastantes fragilidades na defensiva e no meio campo e, assim, a final de Dublin poderá ter ido ao fundo.

Breves - Patrício fica no Sporting; Juventus insiste em Fernando

Fernando - O médio do Porto é o alvo prioritário da Juventus para a próxima época. Segundo o jornal Gazzetta dello Sport o clube italiano, depois de ter tentado incluir Tiago ou Felipe Melo no negócio, jogadores recusados pelos dragões, deverá fazer uma proposta no valor de 12/13 milhões de euros pelo brasileiro nos próximos dias.

Rui Patrício - O presidente leonino Godinho Lopes afirmou hoje que “o Rui Patrício está a jogar muito bem, faz parte dos planos para a próxima época”, desmentindo os rumores que dão conta do interesse de clubes estrangeiros, nomeadamente do Manchester United, no guarda-redes.

Mourinho - A UEFA decidiu abrir um inquérito disciplinar após as declarações proferidas por “Mou” no final do jogo da primeira mão das meias-finais da liga dos campeões com o Barcelona. O treinador português colocou em causa a influência que o Barcelona tem junto da UEFA, pelo facto de ser constantemente “ajudado” pelos árbitros.

Bruno Nunes - O avançado brasileiro vinculado ao Rio Preto que se tem destacado na 2º divisão do Campeonato Estadual de São Paulo, onde já marcou 15 golos, é pretendido por Vitória de Guimarães e Braga.

Benfica - Os encarnados estão interessados na contratação de três juniores uruguaios que tem dado nas vistas na Punta Cup. São eles Nicolás Lópes, Gonzalo Bueno e Santiago Saúl.

Mercado Internacional - Besiktas apresenta proposta por Diego Forlan; Man Utd interessado em Van der Vaart; Possível troca entre Daniele De Rossi e Kaká; Lavezzi associado ao Liverpool; Cavani nas pretensões do City.

NBA - Madrugada cheia de drama e emoção na liga norte-americana. Os Spurs viram-se à beira da eliminação, mas um triplo de Gary Neal em cima da buzina garantiu o prolongamento onde os texanos não deixaram fugir a vitória (110-103). Os Thunder em casa estiveram a perder até bem perto do final da partida, mas com Kevin Durant (41 pontos) em grande conseguiram recuperar os nove pontos de desvantagem que tinham a 4 minutos do final da partida, e garantir o apuramento para as meias-finais de conferência (100-97). No outro jogo da noite Miami fechou a série diante de Philadelphia com um triunfo por 97-91, indo agora medir forças com Boston.

Estoril Open - Frederico Gil foi eliminado por Fenando Verdasco pelos parciais de 6-1 e 7-6. O melhor tenista português de sempre não consegue assim repetir o feito do ano passado, onde chegou à final do torneio.

Conseguirá Mourinho imitar Villas-Boas?

De todas as comparações que se poderiam fazer no começo de época, entre o que seria o trajecto de AVB e Mourinho, esta seria porventura a menos provável. Desde cedo rotulado de aprendiz do treinador oriundo de Setúbal, AVB aprendeu (embora sempre o menosprezasse e diminuísse) a conviver com o seu passado, apesar de toda a imprensa insistir nesta pegada pedagógica deixada por Mourinho no treinador do Porto. Chamam-lhe um clone do Special One. A conotação é demasiado Hollywoodesca e soa a ópera espacial servida por um qualquer filme de George Lucas. Nem Mourinho é Obi-Wan Kenobi, nem AVB é uma espécie de Anakin Skywalker. Cada um traçou o seu caminho. Ambos de sucesso. Ambos estelares. A discussão sobre clones poderá, isso sim, ser agora reaberta quando o leitor fizer a si mesmo a pergunta: Poderá também Mourinho, à imagem de AVB com o Benfica para a Taça, e depois de perder em casa (0-2) com o Barcelona na primeira-mão, virar o resultado na Catalunha?

A isto nós acreditamos que a resposta é não. Por diversas razões. A primeira é gritada a plenos pulmões: o jogo de posse do Barcelona é incrível. Se o Real Madrid não têm a bola, não pode fazer golos. É uma verdade de La Palisse e, contra essa, não há argumentos. A segunda vem na sequência da primeira: além do jogo com bola, o sem bola do Barcelona é assombroso. O asfixiamento que provoca no local da fase de construcção inicial (a sua defesa) da equipa adversária faz com que, nos raros momentos em que o Real poderá ter a bola, não a tenha em zonas do campo perigosas para os catalães. Terceira: a falta de motivação - que não é apanágio e cara de Mourinho, - será desta vez evidente: um conjunto com o poderio do Real Madrid, que perde de forma tão clara em casa, dificilmente pode ambicionar la remontada em Camp Nou. Quarta: poderão ser um conjunto de coincidências, mas a verdade é que, quando as coisas se assumem complicadas para os de Pep Guardiola...a UEFA descomplica. Quase sempre com algum peso no desfecho da eliminatória. Atenção: aqui não se discute a superioridade de um Barcelona que, pese o seu futebol chato e de toque para o lado, é eficaz (embora de baixo risco) e que, fundamentalmente, não deixa a outra equipa jogar. Porque não tem a bola.

Em Barcelona, como na Luz, poderá ser feito um apelo ao poder da mente. Não chegará. Apesar das bases emocionais do futebol, estas partidas acabam, invariavelmente, por ser decididas pelo maior poder táctico. Pela identidade bem vincada de um clube que fica sempre a ganhar com no frente-a-frente com as aptidões camaleónicas do treinador português e suas equipas nestes clássicos (Mourinho altera sempre contra o Barcelona). AVB não o fez e deu-se bem. Jesus fê-lo e deu-se mal. Não aceitar aquilo que se é e para o qual se trabalhou uma época inteira, não costuma trazer bons resultados.

António B.

Porto também quer Babá; Neira é o 1º reforço do Sporting, Salomão para emprestar, Zapater e Maniche não contam!

Depois de ter sido apontado ao Benfica, Babá o avançado do Marítimo, é hoje associado ao Porto pelo jornal A Bola. De acordo com este diário, o jogador inclusive já terá sido assediado por dirigentes portistas, o que terá desagradado o presidente dos madeirenses. Com 23 anos e 1m85, terá o senegalês qualidades para dar o salto para um dos "grandes"? Qual o valor de mercado do avançado? Recordamos que o jogador do Marítimo é o 4º melhor marcador da Liga (apenas atrás de Hulk, Falcao e João Tomás), com 10 golos até ao momento.

Mais a Sul, Juan Neira ao que tudo indica será o 1º reforço dos leões para a próxima temporada. O avançado argentino deverá assinar um contrato para as próximas 5 épocas e irá auferir 800 mil euros por ano.  No que diz respeito a saídas, depois de vários jogadores terem sido apontados ao Sporting nos últimos tempos, hoje, a notícia são as possíveis dispensas de Salomão, Zapater e Maniche. Segundo o CM, o extremo esquerdo deverá ser emprestado, o espanhol não faz parte dos planos de Domingos, enquanto que o veterano português não deve ficar em Alvalade, apesar de ter mais um ano de contrato, que foi renovado automaticamente em Dezembro quando cumpriu 15 jogos pelos leões. Será o avançado do Gimnasia y Esgrima, o 1º de quantos reforços do Sporting? Caso se confirme o negócio, podemos afirmar que a política dos leões será apostar em jogadores internacionais e a custo zero? E no que diz respeito às saídas, por onde passará o futuro de Salomão (que perto de fazer 23 anos, dificilmente se conseguirá impor num grande no futuro e que neste momento teria dificuldade em ser titular em quase todas as equipas da I liga)? No caso de Zapater e Maniche, terá o clube leonino capacidade para os colocar noutro clube? Ou poderá acontecer, principalmente no caso do português, um novo episódio Caneira?

"¿Por Qué?" Que o Barcelona é sempre "ajudado" pelas arbitragens?

Mais uma vez, não tirando o mérito às vitórias do Barcelona, é demasiado claro a maneira como os catalães são protegidos e "levados ao colo" pelas arbitragens. É algo que nos últimos 7/8 anos é por demais evidente tanto a nível interno como, e, principalmente a nível das competições europeias. Ontem, num lance (como as imagens em cima provam), em que Pepe nem toca em Dani Alves, o internacional português quando nem amarelo devia ter levado é imediatamente expulso. A esta situação se juntam muitas outras, como os 4 penaltis que ficaram por assinalar contra o Barcelona em Stamford Bridge (no ano em que o Barça venceu a LC), as várias expulsões (Van Persie, Motta, etc) que inexplicavelmente ocorrem nos jogos contra os catalães, entre tantos outros casos. Aliás, sabedores dessa protecção, os jogadores da turma de Guardiola usam isso como ninguém, fazendo fitas constantes (Busquets é perito nessa matéria, mas todos os jogadores catalães sem excepção, o fazem), pressionando igualmente o árbitro com autênticas "rodinhas" de 7/8 jogadores de modo a condicionar a sua decisão. 

Infelizmente, quando a melhor equipa da actualidade, necessita de todas estas ajudas (que inclusive se alargam para outros domínios como o facto de os jogadores catalães poderem forçar os amarelos para não jogarem determinados jogos sem que nada lhes aconteça), muito mal vai o futebol.

Serie A: O Regresso do Nápoles

A liga italiana está ao rubro. Aclamada por muitos como uma liga pouco emocionante, onde o espectáculo se subjuga aos confrontos tácticos, a verdade é que esta temporada a Serie A promete ser enigmática até à última jornada. A hegemonia alcançada pelo Inter de Milão nas últimas temporadas parece estar perto do fim. O antigo clube de José Mourinho continua na luta, mas parte atrás do "eterno" rival AC Milan, que, com o reforço do plantel para esta época, apresenta-se em grande forma e a liderar a competição. Mas se é normal os dois conjuntos de Milão disputarem o título, a surpresa vem do sul de Itália, com o "ressurgimento" do Nápoles. Dirigido pelo carismático Aurelio De Laurentis e orientado por Walter Mazzari, o clube está na luta pelo "scudetto" esta temporada e promete não dar tréguas aos seus principais adversários.

A equipa italiana teve os seus anos de ouro no final da década de 80. Diego Armando Maradona aterrou na cidade napolitana e levou o conjunto à glória, alcançando os dois únicos campeonatos da sua história. Num plantel onde "D10s" era rei e senhor, Ciro Ferrara foi o companheiro das duas conquistas e o patrão da defensiva, juntando-lhes, posteriormente, os brasileiros Alemão e Careca e o jovem G.Zola formando um conjunto de qualidade que conquistou Itália e o continente Europeu. Os primeiros anos da década seguinte marcaram o declínio do conjunto italiano, tanto económica como desportivamente. A "debandada" de jogadores surgiu com a queda do Nápoles nos escalões inferiores do futebol italiano, chegando mesmo à Série C (!).

Depois de uma longa travessia no deserto, o Nápoles tem vindo aos poucos a recuperar o seu estatuto e a sua posição no Calcio, estando actualmente a lutar pela conquista do campeonato. Numa equipa com qualidade, o esquema táctico assenta, geralmente, num 3-4-3 onde o tridente ofensivo se destaca dos restantes: Cavani, E.Lavezzi e Hamsik. Juntos, formam uma frente ofensiva de respeito e que se complementa por inteiro, sendo o internacional eslovaco o cérebro da equipa e o jogador mais polivalente a nível táctico. O argentino é extremamente veloz e ágil no um-para-um enquanto "El Canibal" é o artilheiro da equipa, possuindo um remate poderoso e rapidez de execução. Com P.Cannavaro a líder a defensiva, a profundidade nos flancos está a cargo de Maggio e Dossena, ao passo que no miolo a presença física de Yebda e Gargano, acrescenta robustez e inteligência nos processos da equipa.

A irreverência e a juventude do plantel do Nápoles promete dar muitas alegrias aos adeptos que todos os fins-de-semana acompanham a equipa, seja no San Paolo ou fora de portas. Dos mais efusivos que existem, merecem cada vitória que a equipa lhes oferece. O Nápoles está de regresso, e o futuro poderá ser produtivo, caso as bases se mantenham. Itália agradece. E nós também.

A.Mesquita

27 de Abril de 2011

Breves - Benfica "pesca" no Varzim; Porto campeão de Juniores

Real vs Barcelona - No rescaldo do clássico, José Mourinho foi muito crítico e afirmou "Sim, estamos eliminados. Algumas vezes dá-me nojo viver neste mundo, mas é o nosso mundo. Guardiola é um treinador fantástico mas ganhou uma Liga dos Campeões que a mim me daria vergonha de ganhar, com o escândalo de Stamford Bridge. Neste ano, se a ganhar, será com o escândalo de Bernabéu", o português não se ficou por aqui e ainda disse "Se digo o que penso, a minha carreira acaba hoje". Também Ronaldo não calou a sua revolta "Contra eles acontece-nos sempre a mesma coisa. Será coincidência?», questionou. Sobre a exibição de Lionel Messi... «Contra dez é mais fácil. Oxalá também pudesse jogar contra dez como ele».

Liga Europa - Seja o treinador de bancada e indique o seu prognóstico e o 11 que Domingos, Jesus e Villas-Boas irá utilizar amanhã. Sabendo desde já, que Roberto será titular, que os dragões esta época ainda não defrontaram jogadores da qualidade de Borja Valero, Cazorla, Nilmar e Rossi, e que os bracarenses podem contar com A. Rodriguez e Elderson.

Benfica - De acordo com a Agência Lusa, o clube da Luz assegurou a contratação dos jogadores Neto, Rafael Lopes e Tiago Terroso, atletas do Varzim, num negócio avaliado em 250 mil euros. O clube da II Liga terá direito a a uma percentagem  numa futura transferência dos três atletas. Bons reforços?

Porto - Conquistou esta quarta-feira o seu 20.º título de campeão nacional de juniores, ao vencer a Naval por 3-0.

Mercado Internacional - Taiwo assinou 3 anos pelo AC Milan; West Ham "pisca o olho a Marcio Dieb do Barreirense; Pepe renovou por 4 época pelo Real e vai auferir 4 milhões de euros por ano.

NBA - Os Magic evitaram o primeiro match-point dos Hawks, ao dominar a equipa de Atlanta. O resultado final não deixou dúvidas - 101-76. Em Chicago, Derrick Rose liderou os Bulls para a 2ª ronda, depois de baterem os Pacers (116-89). As torres de LA voltaram a subir mais alto (42-25 em ressaltos), controlando as tabelas e oferecendo a liderança na série aos Lakers (106-90 frente aos Hornets).

Estoril Open - Robin Soderling, com um susto pelo meio, derrotou Jeremy Chardy com os parciais de 6-1; 6-7 e 6-1, enquanto que Del Potro já se exibiu a melhor nível, vencendo o duelo sul-americano perante A. Falla (6-2 e 6-1). Os dois jogadores vão-se encontrar na próxima ronda. A grande surpresa do dia surgiu com a eliminação de Tsonga. O francês, que recebeu um wild-card, caiu perante o uruguaio Pablo Cuevas (6-2 e 7-6), que vai encontrar o rival brasileiro Thomaz Bellucci nos quartos-de-final.

Messi coloca Barcelona a um passo da Final!

Real Madrid 0-2 FC Barcelona (Lionel Messi 76´e 87´)

Numa partida marcada pelo mau futebol, onde a equipa da casa não criou nenhuma oportunidade de golo, valeu o génio de Messi e a expulsão de Pepe, para colocar os catalães mais perto da final.

A primeira parte foi bastante monótona, com claro domínio do Barcelona, perante um Real mais cauteloso na defesa. David Villa (remate perto do poste) e Xavi (defesa de Casillas), foram os únicos elementos a furar o bloco merengue. Do outro lado, apenas um remate de Cristiano Ronaldo assustou Valdés.

Na segunda parte, Mourinho apostou em Adebayor para o lugar de Ozil e o Real Madrid foi mais agressivo na pressão, teve mais controlo da bola, contudo, aos 61 minutos, a expulsão de Pepe deitou tudo a perder. A partir desse momento, o Barcelona controlou como quis, teve mais espaços para jogar, enquanto que o Real pressionou menos o portador da bola. Numa jogada individual, Afellay dribla Marcelo e assiste Messi para o 1º golo da partida. Perto do final, uma arrancada de génio do argentino (passou por vários jogadores do Real) selou o resultado final, que coloca o Barcelona perto de nova final da Liga dos Campeões.

Destaques:

C. Ronaldo - Tal como o VM tem vindo a afirmar desde a chegada do português a Madrid, à excepção dos golos (e isso é o que mais importa no futebol, não podemos ignorar esse grande pormenor), a verdade é que o avançado pouco ou nada dá à sua equipa. Hoje mais uma vez nunca conseguiu desequilibrar (é muito raro fazer um 1-contra-1 a quem quer que seja), usa e abusa dos passes para o lado e de calcanhar (quase sempre à queima) para os seus companheiros, com medo de perder a bola, defensivamente oferece zero (tivesse ele metade da garra de Di Maria e Adebayor), e passa 85% do tempo a reclamar (qual criança com birra) com os seus companheiros. Muito pouco para o jogador mais mediático do mundo, mas que está longe de ser o melhor do mundo.

Pepe - O internacional português desempenhou um papel importante na anulação do jogo de Messi e Xavi, contundo, uma entrada mais impetuosa (na nossa opinião, foi mal expulso), impediu de terminar a partida e afundou o Real.

Real Madrid - Uma equipa que quer vencer a Liga dos Campeões tem que fazer muito mais no jogo caseiro. As oportunidades de golo foram zero (0) e o futebol praticado, ao contrário do espectacular Inter (3-1 ao Barcelona na 1ª mão), deixou muito a desejar.

Barcelona - Os catalães foram uns justos vencedores da partida, contudo, o jogo fica mais uma vez marcado por uma expulsão do adversário algo duvidosa. Mascherano e Piqué tiveram entradas semelhantes na dureza, Pedro e Busquets foram reis na simulação de lesões/agressões, enquanto que Valdés e Daniel Alves, cada vez que o árbitro apitava contra o Barcelona, não calavam a sua raiva. Os constantes aparatos entre jogadores do Real Madrid e do Barcelona eram elevados a um tal nível pelos catalães, que rapidamente 7 ou 8 jogadores cercavam o árbitro a fazer uma "pressão alta" (belos anos 90 em Portugal...), que até resultou na amostragem do cartão vermelho a Pepe. Enfim, mais do mesmo dirão os adeptos do futebol, desculpas, dirão os adeptos do tiki-taka.

Lionel Messi - O astro argentino andou "desaparecido" durante 75 minutos, até que apareceu para derrotar o Real Madrid. O segundo golo é mais um para juntar aos muitos que já marcou após fintar metade da defensiva adversária.

UEFA Futsal Cup - Quem irá suceder ao Benfica?

Começa na Sexta-feira, no Cazaquistão, a final-four da UEFA Futsal Cup, a prova europeia mais importante de futsal, que conta com a presença inédita de dois clubes portugueses. O Benfica, campeão europeu, procura revalidar o título que conquistou no ano transacto em Lisboa. Primeiro, os encarnados terão pela frente os italianos do Montesilvano (29 de Abril - RTPN e Eurosport 2 16 horas), perfeitamente ao alcance da equipa liderada por Paulo Fernandes. O Sporting, cujo melhor resultado foi um 4º lugar, procura pela primeira vez vencer o título europeu. O Kairat Almaty, equipa anfitriã, será um osso duro de roer para os campeões nacionais (29 de Abril - RTP2 e Eurosport 2 13:30), que contam com a baixa de peso de Cardinal, suspenso por acumulação de cartões na fase anterior. Os dois treinadores já se mostraram ambiciosos: Paulo Fernandes demonstrou total confiança nos seus jogadores: " Tenho os melhores jogadores do mundo". Por outro lado, Orlando Duarte fez questão de relativizar a questão de enfrentar a equipa da casa: "O piso é agradável, a bola também, por isso não estamos preocupados por jogarmos na casa deles. O público não joga." O técnico dos leões garantiu ainda que "vamos lutar pelo nosso objectivo, nem que seja de rastos ou a morrer em campo". Se ultrapassarem o Kairat Almaty e o Montesilvano, Sporting e Benfica defrontar-se-ão na final no dia 1 de Maio. 

Quem será o vencedor da prova? Tanto o Benfica como o Sporting têm bastante experiência internacional, defrontando por diversas vezes as melhores equipas do mundo (Interviu, El Pozo Murcia). Apesar disso, o Kairat e o Montesilvano poderão impedir uma final portuguesa? Que jogadores estarão em destaque?

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: Raul ou Eto´o?

Hoje, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. No ataque de ambos os conjuntos, dois grandes goleadores, com muitos anos de futebol europeu. Raul fez quase toda a sua carreira em Madrid, sendo, actualmente, o melhor marcador da história da Liga dos Campeões. Samuel Eto´o venceu duas Ligas dos Campeões pelo Barcelona, com participação decisiva nas duas finais.

Melhor avançado?

Raul (RMAD) ou Eto´o (BAR)

Sporting e Benfica disputam Sebastián Coates; Águias e Porto querem Santiago "el Morro" Garcia

Segundo a imprensa do Uruguai, Sebastián Coates (jogador há 2 anos referenciado pelo Visão de Mercado) do Nacional de Montevideo está na lista do Sporting e Benfica para a próxima época. O central de 20 anos e 1m96 há muito é apontado como o defesa mais promissor da América do Sul, e depois de ter falhado a sua transferência para o São Paulo poderá agora rumar a Portugal. Ao que parece, Luis Filipe Vieira já terá estado reunido com os responsáveis do clube uruguaio a fim de definir os contornos do negócio. Com o possível empréstimo de Roderick e a "não afirmação" de Sidnei, formará Coates dupla com Luisão no centro da defesa dos encarnados na próxima época? Bom reforço? E na perspectiva dos leões, será o patrão das selecções jovens do Uruguai (inclusive já chamado para a selecção A) o central que poderá dar a qualidade que fraca defensiva leonino tanto necessita? Teremos Coates, Garay, Alex Silva e A. Rodriguez no lugar de Carriço, Coelho, Polga e Torsiglieri em 2011-2012?

Curiosamente, a outra figura do Nacional, o avançado Santiago Garcia, poderá também promover uma "guerra" desta feita entre Benfica e Porto pela sua contratação. "El Morro", depois de nas últimas semanas ter sido fortemente associado ao clube da Luz é agora apontado aos azuis e brancos, que tem observado o avançado nas últimas semanas. O presidente do Nacional já revelou que esteve em conversações com dirigentes dos dois clubes, sendo que no caso das águias, o acordo poderá se alargar em relação aos jogadores da formação. Depois de Falcao, Alvaro Pereira, Lisandro, entre tantos outros, quem levará de vencida mais esta disputa? Com 20 anos e 1m80, as características de Santiago Garcia (um jogador potente mas pouco técnico) encaixam melhor em que clube?

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: C. Ronaldo ou Ronaldinho?

Hoje, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. Cristiano Ronaldo chegou há bem pouco tempo a Madrid, mas já deixou a sua marca. Depois de uma temporada com 33 golos em 35 jogos, CR7 já elevou a sua marca para os 42 golos (48 jogos), faltando apenas confirmar em títulos (para já, vale uma Copa do Rei) os golos marcados. Ronaldinho Gaúcho espalhou magia com a camisola do Barcelona, revelando uma técnica "do outro mundo", sendo mesmo considerado o Melhor do Mundo pela FIFA em 2004 e 2005 

Melhor médio ofensivo/avançado (diagonal esquerda-centro)?

Cristiano Ronaldo (RMAD) ou Ronaldinho (BAR)

Atl.Madrid assegura Sílvio; Sporting pensa em César Delgado (Lyon)

Segundo o jornal Record, o Atlético Madrid chegou a acordo com o Sp. de Braga para a transferência de Sílvio já no final da corrente temporada. Os "colchoneros" garantem assim um dos defesas-laterais mais cobiçados do momento, não só a nível interno, como por várias equipas internacionais, onde se inclui a Roma. Recordamos que ainda ontem, a imprensa espanhola dava conta do interesse dos madrilenos em Viana, Alan e Custódio. Porque valores terá sido feito o negócio? Teremos Sílvio a brilhar na La Liga? Ou o seu futuro poderá passar por outro clube?

Mais a Sul, a notícia é o interesse do Sporting em César Delgado. O extremo direito do Lyon está em final de contrato e tem sido igualmente associado ao Málaga e Atl. Madrid. Depois de ter chegado ao clube francês por 11 milhões de euros, o internacional argentino, que a época passada foi uma das peças chaves na caminhada do Lyon até às meias-finais da Liga dos Campeões, procura agora dar um novo rumo à sua carreira e o seu ingresso a custo zero num dos clubes da Península Ibérica parece ser um dado adquirido. Nesse âmbito, o Sporting que procura reforçar as suas alas com um jogador acima da média, vê com bons olhos a sua contratação. Bom reforço para os leões? Aos 29 anos e 1m74, será Delgado o grande reforço do Sporting para 2011-2012?

26 de Abril de 2011

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: Zidane ou Iniesta?

Amanhã, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. Como principais desequilibradores no meio campo ofensivo, o mágico francês, Zidane, por muitos considerado o melhor jogador dos últimos 20 anos e Iniesta, mais um jogador da cantera catalã, com excelente técnica e visão de jogo. 

Melhor médio ofensivo?

Zinedine Zidane (RMAD) ou Andrés Iniesta (BAR)

Visão de Mercado - Alguns leitores não percebem o porquê dos seus comentários não serem aceites, mas as regras são claras. NÃO VAMOS ACEITAR COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, "bocas" descabidas e infantis que visam o nosso trabalho, nem textos provocatórios e incendiários, ou que contenham assuntos que em nada estejam relacionados com o post. Expressões como lampiões, tripeiros, fc corruptos, lagartos, fruta, etc, ou comentários em CAPS LOCK, serão igualmente apagados. Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome/URL, coloquem algum nome (pode ser falso ou até mesmo um nick), façam continuar e depois comentem. 

Por outro lado, nos últimos tempos o feedback dos leitores e a participação no blog esteve aquém do esperado (alguns posts nem chegam aos 10 comentários o que para visitas na ordem das 20 mil por dia, não se percebe). Por vezes um comentário construtivo (temos uma média de 15000 visitas por dia, mas apenas uma média de entre 9 a 10 comentários construtivos, e longe do mínimo de 60 comentários por post que pretendíamos e das 700 mil visitas mensais), faz toda a diferença. No que diz respeito à publicidade, temos tido somente uma média de 5 clicks diários na pub que vai aparecendo pelo blog, mas esperamos que isso mude no futuro.

PS - Sempre que possível adiram e divulguem a nossa página no Facebook (aqui), como forma de contribuir para o crescimento do nosso projecto.

United perto da final da Champions!

Liga dos Campeões - Schalke 04 0-2 Manchester United (Giggs 67´e Rooney 69´) Um passeio do United na Alemanha que poderia ter tido outro resultado, não fosse o desperdício inglês e a inspiração de Neuer. A partida teve um completo domínio do United, com um meio campo pressionante e com bastante circulação de bola. Na etapa inicial, o 0-0 era um prémio para Neuer, pois o alemão defendeu tudo o que havia para defender, mesmo quando Chicharito e Giggs surgiram isolados perante ele. A etapa complementar começou com mais duas grandes oportunidades para a equipa de Manchester, novamente negadas por Neuer. Numa altura em que o jogo estava mais calmo, Rooney descobre Ryan Giggs e este, isolado, marcou o 1º golo da noite, tornando-se no jogador mais velho da história a marcar na Liga dos Campeões. Passado pouco tempo, Chicharito desmarca Rooney, que com grande facilidade, bateu para o fundo das redes do Schalke 04. Van der Sar foi um mero espectador, com Rooney e Giggs, não só pelos golos, a sobressairem no United. Manuel Neuer voltou a provar que está no topo dos melhores guarda-redes do Mundo, restando saber para onde vai defender depois da "era" no Schalke 04.

Benfica - A imprensa brasileira noticia que os encarnados estão a seguir Renan Silva, jovem do Olaria. O médio de 22 anos fez uma boa campanha na Taça Rio (2ª volta do carioca) e o empresário do jogador revela que já tem propostas na calha.

Izmailov - O internacional russo renovou com os leões até 2015, colocando de parte os rumores que davam conta da sua saída de Alvalade. Izmailov viu a sua clásula de rescisão aumentar para 30 milhões de euros e revelou que tem uma dívida para com os adeptos do clube.

Sporting - Os leões já encetaram os primeiros contactos com Jô e o City para tentar a contratação do avançado brasileiro, contudo, de acordo com a imprensa, o clube leonino não está disposto a pagar mais de 7,5 milhões pelo internacional canarinho. Caso se concretize o negócio, será Jô o jogador mais caro da história da turma de Alvalade?

Sp. Braga - Segundo a imprensa espanhola, o Atletico Madrid está de olho num trio de jogadores bracarenses. Alan, Custódio e Hugo Viana têm realizado excelentes prestações na Europa, o que não passou despercebido aos dirigentes colchoneros. Teremos algum jogador do Braga em Madrid para o ano?

Real/Barça - Troca de palavras entre Mourinho e Guardiola! O treinador português referiu-se com ironia a Guardiola, dizendo que o catalão pertence a um 3º grupo de treinadores "que critica o acerto do árbitro" (existem os que não falam de árbitros e os que falam quando existem muitos erros). Guardiola criticou José Mourinho referindo que o português "é o manda-chuva nas salas de imprensa e eu não quero jogar com ele esse tipo de partida". O técnico dos catalães afirmou ainda que "dentro do campo é que veremos quem ganha", pois fora do campo José Mourinho "já ganhou, conforme aconteceu toda a época". Quezílias completamente escusadas entre as duas melhores equipas do Mundo, onde em cada conferência de imprensa, 95% do tempo é monopolizado para jogos de palavras e muitas pressões sobre a arbitragem.

Estoril Open - Pedro Sousa, depois de uma fantástica qualificação, caiu frente a Del Potro, no entanto, deu boa conta de si. O jovem português ainda ganhou o 2º set (6-3), perdendo os outros dois (6-2 e 6-3). Frederico Gil não teve grandes dificuldades em ultrapassar o italiano Cipolla (6-3 e 6-2)

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: Luis Figo ou Messi?

Na próxima Quarta-feira, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. No lado direito/esquerdo do ataque, dois jogadores com grande gabarito técnico, que marcaram/marcam uma era no futebol. Luis Figo encantou em todos os emblemas por onde passou, com especial destaque pela sua passagem por Madrid. Lionel Messi, com toda uma carreira pela frente, já demonstrou ter qualidade para ser o substituto de Maradona no topo da hierarquia mundial.


Melhor extremo?

Luis Figo (RMAD) ou Lionel Messi (BAR)

PS - Obviamente que Messi não joga a extremo, contudo, para que outros craques sejam inseridos no 11 do Barcelona, tivemos que desviar o jogador para um extremo.

O melhor médio interior da Liga Zon-Sagres!


Continuando a nossa análise sobre os melhores jogadores da Liga Zon-Sagres, avançamos agora para os médios interiores. Nesta posição, um jogador tem de ter características que lhe permitam defender e atacar de igual modo, tais como a recuperação, o transporte e segurança em posse, bem como a qualidade de passe e remate. Na liga nacional, existem muitos médios interiores portugueses, (Moutinho, Martins, Viana) o que não deixa de ser bastante positivo.


Na nossa opinião, a classificação geral é:
Guarin, 2º J.Moutinho, 3º C.Martins, 4º Hugo Viana, 5º Rui Sampaio

Para o Visão de Mercado, o colombiano Guarin é o melhor médio interior da liga portuguesa. O médio do Porto teve uma utilização intermitente na primeira metade da época, contudo, André Villas-Boas soube colocá-lo com um rendimento que o fez tornar-se num dos jogadores em maior destaque na segunda volta. As suas características físicas encaixaram na perfeição no meio campo dos dragões, fazendo também vários golos que ajudaram os azuis e brancos a somar o seu 25º título, através do seu potente remate. No segundo lugar, João Moutinho. O ex-capitão do Sporting é claramente um dos jogadores mais regulares do campeonato. Raramente compromete, no entanto, também quase nunca decide. É um jogador muito voluntarioso, útil nas tarefas defensivas, mas não tem um papel activo no jogo ofensivo da equipa, não faz assistências, não marca golos, não é nenhum portento de técnica, muito menos tem um grande remate. É essencialmente um jogador disciplinado tacticamente, que cumpre o que lhe é pedido, sem sobressair individualmente. No terceiro lugar, Carlos Martins. O jogador do Benfica também não é titular indiscutível na equipa de Jorge Jesus, porém, sempre que é chamado corresponde às expectativas. Formado no Sporting, o português tem uma excelente qualidade de passe e remate, pecando apenas por ser algo irregular. É o titular da selecção nacional. Na quarta posição, Hugo Viana, curiosamente também saído da Academia de Alcochete. Com passagens pelo campeonato inglês e espanhol, sem grande sucesso, o médio bracarense é titular na equipa de Domingos, actuando ao lado de Vandinho (por vezes Custódio) como médio que faz a ligação com os homens da frente. Apesar de ser um jogador lento, compensa essa falta de velocidade com uma qualidade de passe acima da média. É também um excelente marcador de bolas paradas. Por último, Rui Sampaio. Apenas com 23 anos e no seu ano de estreia na primeira divisão, fez uma excelente temporada, sendo um dos destaque da equipa aveirense. É o jogador chave no meio campo do Beira-Mar, bastante intenso e com facilidade em aparecer em zonas de finalização.


Qual o melhor médio interior da Liga Zon-Sagres? Sendo que Moutinho, Martins e Viana foram formados em Alvalade, qual a razão para nenhum deles actuar actualmente nos leões? Poderá Rui Sampaio dar o salto para uma equipa que lute por maiores objectivos?


T. Cunha

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: D. Beckham ou Xavi?

Na próxima Quarta-feira, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. A médio interior, David Beckham (que jogava muitas vezes nessa posição em Madrid) e Xavi, dois jogadores com grande qualidade de passe, remate e peritos em assistências.


Melhor médio interior?

David Beckham (RMAD) ou Xavi (BAR)

Villarreal: Um "Submarino" a Emergir

Numa liga onde Barcelona e Real Madrid dominam a seu belo prazer, a emoção e competitividade perde-se numa disputa a dois. As restantes equipa da Liga Espanhola não conseguem ombrear com os dois "colossos" do futebol Espanhol e Mundial. Resignadas e à margem desta luta titânica, os restantes conjuntos lutam entre si, sendo que Valência, Sevilha, e, mais recentemente, Villarreal, conseguem estar num patamar acima mas ainda, bem inferior a Real Madrid e Barcelona.

No principal escalão do futebol espanhol desde 2001, a equipa sediada na região de Castellón, tem tido uma ascensão meteórica no futebol espanhol e mesmo a nível internacional. A dupla conquista (2003 e 2004) da extinta Taça Intertoto e a ida às meias-finais da Liga dos Campeões em 2006, onde sucumbiu frente ao Arsenal, foram os grandes momentos internacionais do clube espanhol. Numa progressão feita passo-a-passo e sem entrar em grandes loucuras, o crescimento do "Submarino Amarelo" assenta nas bases essenciais para que um clube triunfe: ambição, realismo e querer. Estes "três ingredientes" levaram o Villarreal para a montra do futebol internacional e, a actual campanha na Liga Europa, é uma prova disso mesmo.

O futuro adversário do FC Porto, orientado pelo jovem técnico Juan Carlos Garrido, joga preferencialmente num "clássico" 4-4-2, sendo o duo ofensivo a grande arma da equipa. Giuseppe Rossi é o artilheiro de serviço e a estrela da equipa, estando a realizar uma excelente temporada anotando 25 golos até ao momento. A seu lado, o brasileiro Nilmar é o parceiro ideal, sendo um complemento ao estilo de jogo do italiano. Atrás deles, jogadores como Cazorla, Cani ou Valero, criam oportunidades de golos a qualquer instante, tendo em conta a técnica apurada. A robustez táctica e física no miolo do terreno fica a cabo de M.Senna, Bruno ou Marchena, enquanto o quarteto defensivo é comandado pela dupla de centrais Gonzalo Rodríguez e Musacchio, juntando-lhes a experiência de Cicinho ou Capdevilla nas laterais.

Um clube em crescimento constante que promete continuar a evoluir nos próximos anos. Nas suas fileiras, jogadores como "Pepe Reina", Palermo, Riquelme, Pirès ou D.Forlán alcançaram o sucesso, sobretudo a nível individual, dando ao clube a projecção necessária para "outros voos", transportando-o para o nível em que está hoje.

Poderá o Villarreal eliminar o FC Porto e vencer a Liga Europa? Terão condições para lutar pelo título espanhol nos próximos anos? Como se explica este crescimento em tão pouco tempo?

A.Mesquita

As 10 piores transferências na Premier League

A temporada aproxima-se do fim mas ainda está muito em jogo, sobretudo na Premier League onde o título não está decidido, pese embora a vantagem que o Manchester United leva sobre a concorrência. Numa liga onde a exigência é contínua e, o valor das equipas, inquestionável, 2010/2011 acaba por ser uma temporada de grandes negócios em terras de Sua Majestade, sobretudo no Mercado de Inverno onde foram muitos milhões gastos pelos clubes ingleses no "retoque" dos seus conjuntos. O Visão de Mercado apresenta a lista dos negócios que falharam na Premier League na presente temporada:

1º Bebé - Contratado pelo Man.Utd de uma forma surpreendente, o português tem sido um autêntico "flop". Raramente utilizado (apenas 7 jogos), em Old Trafford muitos se questionam o porquê de Sir. Alex Ferguson ter despendido 7 milhões de € na contratação do ex-jogador do Vit.Guimarães.
2º Dzeko - Foi um dos nomes que agitou o mercado durante o Verão mas permaneceu na Alemanha. A reabertura do mercado levou-o até Inglaterra, mais concretamente ao Manchester City onde se juntou a um conjunto de estrelas mas as prestações do bósnio têm sido uma autêntica desilusão. Em 17 encontros facturou apenas por 5 ocasiões e nem sequer é titular.
3º F.Torres - "Quando se marca ninguém se lembra, mas quando se falha ninguém esquece." A frase pertence a "El Niño" e esta, resume a sua temporada. Sobretudo a partir de Janeiro, quando o Chelsea o contratou ao Liverpool por 58 milhões de €. 14 jogos depois, o internacional espanhol tem apenas um golo marcado ao serviço dos "blues".
4º Poulsen - De Turim para Liverpool, as prestações deste médio dinamarquês estão longe de ser as mais conseguidas. Com o objectivo de fazer esquecer Mascherano, os "reds" gastaram 4,5 milhões de € na sua compra mas o seu rendimento tem sido longe do esperado.
5º Konchesky - Chegou à cidade dos Beatles a pedido expresso de Roy Hodgson, também ele trocando o Fulham pelo Liverpool. O defesa-esquerdo foi um autêntico erro de "casting" e em Janeiro foi emprestado ao Notthingham Forest depois de 15 aparições com a camisola "red".
6º Squillaci - Chegou a Londres para se assumir como o patrão da defesa do Arsenal mas o seu rendimento está longe do pretendido. O defesa-central de 30 anos têm vindo a demonstrar dificuldades em habituar-se ao futebol inglês mas apesar disso, é presença assídua no 11 de Wenger.
7º Joe Cole - Apelidado de "Brasileiro Inglês", o médio trocou o Chelsea pelo Liverpool a custo 0. Esse, tem sido também o seu rendimento, tardando em afirmar-se definitivamente no futebol inglês e internacional. As constantes lesões são um problema, mas o seu rendimento podia e devia ser muito superior.
8º Ireland - "Aterrou" no Aston Villa depois de ser envolvido no negócio de J.Milner. Apontado como um médio de grande futuro, o irlandês tem tido uma temporada desastrosa, tendo apenas realizado 11 encontros. As constantes desavenças com treinadores são um problema para este talentoso jogador.
9º Balotelli - Se nem Mourinho conseguiu, dificilmente Mancini fazia melhor. O (sempre) controverso avançado italiano chegou a Inglaterra a troco de 23 milhões de € mas o seu rendimento tem sido muito irregular. Ora arranca grandes jogos, ora prejudica a sua equipa de forma infantil. Apontou 10 golos até ao momento, mas o talento que possuí, por si só, não chega.
10º Chamakh - Chegou à Premier League a custo 0, aterrando no Emirate Stadium. Muitos apontavam o marroquino como a peça que faltava no ataque do Arsenal e, inicialmente, acabou por estar em destaque no conjunto londrino. Contudo, o seu rendimento está muito aquém do esperado, sobretudo ao nível da finalização. Festejou apenas por 11 ocasiões e actualmente, é suplente e nem sempre utilizado.

A juntar a estes, nomes como Angeleri. J.Milner, Jovanovic ou Mauro Boselli acabaram por realizar uma temporada muito fraca em contraste com o seu valor. As razões diferem nas diferentes situações, acabando por provocar o desespero junto dos adeptos e dos próprios treinadores.

Qual a pior transferência da Premier League nesta temporada? A maior desilusão recai sobre quem? A quê ou a quem se deve o fraco rendimento destes jogadores?

A.Mesquita

25 de Abril de 2011

Real Madrid vs Barcelona - Frente-a-frente: Makélélé ou Busquets?

Na próxima Quarta-feira, Real Madrid e FC Barcelona voltam a encontrar-se para o 4º confronto da temporada. Depois de uma "manita" do Barcelona, de um empate no Bernabéu e de uma vitória do Real Madrid na Copa do Rei, chegou o momento para as decisões na Liga dos Campeões. Tendo em conta a aproximação a mais um jogo apaixonante, o Visão de Mercado coloca frente-a-frente os melhores jogadores da última década de ambos os conjuntos. Como médios defensivos dois jogadores com um papel bastante importante em ambas as equipas. Makélélé, considerado por muitos o melhor médio defensivo do início do século XXI, era uma autêntica carraça no meio campo merengue e o esteio numa equipa de Galácticos. Busquets provém da nova fornalha da formação blaugrana, com grande disponibilidade física e agressividade q.b.

Melhor médio defensivo?

Claude Makélélé (RMAD) ou Sergio Busquets (BAR)
 
Site Meter