31 de janeiro de 2011

O Benfica comunicou à CMVM que chegou a acordo com o Chelsea, para a alienação a título definitivo dos direitos económicos e desportivos do atleta David Luiz, pelo montante de Vinte e Cinco milhões de euros. O referido acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos de Nemanja Matic. Visão de MercadoAo contrário dos dados iniciais, o montante não é 20 + 5, mas são já nesta fase os 25 milhões, contudo, confirma-se a venda oficial do defesa encarnado por metade da sua cláusula de rescisão. Quem fará dupla com Luisão no Dragão?

Kléber - "Não é uma questão de não querer negociar... Mandaram foi uma proposta ridícula e o Atlético respondeu negativamente. Queriam pagar no final de 2012, dividir em quatro pagamentos, num valor menor do que o FC Porto ofereceu. É uma piada..." Foi assim que o Presidente do Atlético Mineiro reagiu quando foi questionado sobre o falhanço da contratação de Kléber por parte do Sporting.

Liedson -  O Sporting comunicou à CMVM que o Corinthians pagou 2,1 milhões de euros pelo avançado. Valor justo? Ou, apesar dos seus 33 anos o levezinho poderia ter rendido mais? Se o Sporting vende um dos seus principais activos por 2 milhões, quanto custará Djaló, Saleiro, Grimi, Polga, Caneira, Pedro Silva, Carriço, Maniche, etc? Os 2,1 milhões desta transferência poderão baixar o valor de mercado do restante plantel leonino? Conseguirá a turma de Alvalade voltar a vender um jogador por mais de 15 milhões de euros (a verba que o VM considera mínima para se fazer um encaixe financeiro significativo e que permite a aquisição de alguns jogadores)? 

Mercado Nacional - A Naval assegurou a contratação de Bruno Moraes (com passagem pelo FC Porto), Diego Silva (ex-Sp. Braga) e Tiago Rosa (ex-Oriental). A U. Leiria garantiu o empréstimo de João Silva (Everton) e o Nacional contratou o avançado croata Darko Bodul (ex-Ajax).

Mercado Internacional

Espanha - Paulo da Silva, internacional paraguaio, trocou o Sunderland pelo Saragoça; Javito (Aris) foi contratado pelo Deportivo; Gio dos Santos foi emprestado ao Santander

Inglaterra - Obafemi Martins foi emprestado ao Birmingham City; Aston Villa assegurou o empréstimo do internacional norte-americano, Michael Bradley; Stephen Ireland (A. Villa) foi emprestado ao Newcastle; Bolton assegurou o empréstimo de Sturridge (Chelsea).

Itália - O Inter de Milão emprestou Santon ao Cesena e recebeu o japonês Nagatomo também por empréstimo; Amauri foi emprestado ao Parma; Nicola Legrottaglie foi emprestado ao AC Milan; Bergessio foi emprestado ao Catania; o português Antunes vai rodar no Livorno.

Alemanha -
O Wolfsburgo assegurou 5 jogadores no último dia de mercado: Cheol Koo (Jeju United), Yohandry Orozco (Zulia), Jan Polak (Anderlecht), Sanli Tuncay (Stoke City) e Patrick Helmes (Leverkusen); Ali Karimi, ícole iraniano, assinou pelo Schalke 04; Estugarda assegura o empréstimo de Tamas Hajnal (B. Dortmund).

Palpites Visão de Mercado:

IND-TOR (Pacers - Duas equipas em péssima forma, com o factor casa a ser decisivo)
NJN-DEN (Nuggets - Carmelo vai defrontar a equipa para onde teve perto de se transferir e vai marcar a diferença)
MIA-CLE (Heat - Se a equipa de Miami perder, será a chacota do ano)
MEM-ORL (Magic - Prevê-se um excelente duelo, com destaque para a luta das tabelas)
DAL-WSH (Mavs - Tenho o feeling de que os Wizards quebram a malapata dos jogos fora, não sei se será em Dallas ou em New Orleans)
UTA-CHA (Jazz - Tendo em conta as últimas partidas, pode-se dizer que os Bobcats têm uma excelente oportunidade de vencer em Salt Lake City, mas acredito mais no factor casa)
LAC-MIL (Clippers - A última semana não correu bem à equipa de LA, mas no regresso a casa, irão voltar às vitórias)

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Destaque para um dos duelos mais interessantes da noite, entre o "miúdo" e o "graúdo". Até ao momento, o "miúdo" tem levado a melhor, resta saber se será para continuar.

Melhor treinador?

André Villas-Boas (FCP) ou Jorge Jesus (SLB)

David Luiz, foi esta tarde contratado pelo Chelsea por 20 milhões de euros, mais 5 milhões de euros, dependendo do cumprimento de alguns objectivos. Depois dos encarnados terem anunciado a suspensão das negociações na passada sexta-feira, o Chelsea fez nova proposta, desta vez aceite pelo Benfica.

No caminho contrário segue Nemanja Matic, mas apenas a partir da temporada 2011-12. O internacional sérvio, de 22 anos e com 1.94m joga a médio centro, especificamente na posição nº8.

Visão de Mercado - Na nossa opinião acaba por ser um bom negócio para os encarnados, pois o internacional brasileiro estava a fazer uma época aquém do esperado, tento tido mesmo prestações bastante sofridas e, por outro lado, a contratação de Jardel iria condicionar a rotatividade na defensiva dos encarnados. Obviamente que o jogador não sai pelo valor da sua cláusula (50 milhões), mas teve uma grande valorização, tendo em conta o preço que custou ao Benfica.

David Luiz vai ter como colega de equipa o espanhol Fernando Torres, contratado também no dia de hoje ao Liverpool por 58 milhões de euros. Num dia movimentado, Andy Carroll (Newcastle) viajou para Liverpool, onde irá realizar os testes médicos. O jovem avançado inglês, substituto de Torres no ataque dos reds, custou cerca de 40 milhões de euros.

Visão de Mercado - Carlo Ancelotti fica assim com dois reforços para tentar atacar o que resta da temporada no campeonato inglês, enquanto que o Liverpool vende o seu principal activo, mas assegura os préstimos de um jogador jovem e com grande margem de progressão.

Terá sido o momento ideal para vender David Luiz? Tendo em conta que surgiram na imprensa (no Verão) notícias de propostas de 32 milhões de euros pelo brasileiro, Luis Filipe Vieira terá errado no timing da venda? Terá agora Ancelotti as armas que precisa para revalidar o título?

Agora é oficial, o Sporting anunciou no seu site que Cristiano assinou contrato válido por uma temporada, mais duas de opção. O indisciplinado extremo (forçou a saída do Paços há um ano e desapareceu) terá assim a oportunidade de mostrar o seu potencial num clube com outras aspirações.


O Visão de Mercado considera que o ex-Paok reúne as características que faltam a este muito fraco plantel leonino, ou seja, um extremo esquerdino, rápido e com capacidade para desequilibrar, contudo a opção por Cristiano não é de todo a melhor. Por outro lado, considerando a situação directiva dos leões e o facto de ser um reforço a custo zero e de baixo vencimento, é compreensível esta opção dos responsáveis leoninos. 

PS - O presidente do Atlético Mineiro anunciou que rejeitou a proposta do Sporting por Kléber. A menos que nas próximas horas, os leões consigam dar a volta a esta situação, o que é de todo improvável, o avançado do Marítimo não vai reforçar a turma de Alvalade e no final da época deverá rumar ao Porto.

Caso o Sporting falhe a contratação de Kléber, conseguirão os responsáveis leoninos contratar um avançado nas próximas horas? Quem será o escolhido? Ou irá a turma leonina acabar a época com Saleiro, Postiga e Vukcevic como únicas opções de ataque? E no caso de Cristiano, conseguirá o ex-Paços permanecer em Alvalade quando a temporada terminar?

O Sporting comunicou à CMVM a venda de Liedson ao Corinthians, com efeito a partir de 7 de Fevereiro. Não tendo o clube leonino revelado os valores da transferência. 

Depois de 7 anos e meio de leão ao peito, o levezinho deixa assim a turma de Alvalade e regressa curiosamente ao seu antigo clube.

Liedson foi sem sombra de dúvidas um dos melhores avançados da história do Sporting e talvez o seu melhor jogador na última década, contudo, considerando o seu rendimento nos últimos anos, a sua idade e o seu alto vencimento, na opinião do Visão de Mercado  a sua transferência acaba por ser uma boa política de mercado do clube leonino. Um clube "grande" não pode ficar parado no tempo e agarrado ao passado e a inevitável tendência do avançado luso-brasileiro ir perdendo a sua influência nas próximas épocas a juntar à má época dos leões, fazem deste timing o ideal para a saída do levezinho.

Apesar de todos os golos que marcou ao serviço do Sporting (mais de 150), a verdade é que a sua passagem pelos leões fica marcada por 3 momentos: O facto de nunca ter sido campeão pelos leões; Em 2004-2005 com um amarelo que viu de maneira propositada frente ao Vit. Guimarães no antepenúltimo jogo do campeonato entregou o título ao Benfica; e pelos seus actos de indisciplina, não só na Era Peseiro, como, principalmente na Era Paulo Bento, tendo mesmo alargado as suas férias de Natal por mais do que uma ocasião.

PS - O Sporting com esta transferência poupa 3 milhões de euros em ordenados, o que considerando os 33 anos de Liedson é obra. Por outro lado, não deixa de ser curioso que os leões não tenham comunicado o valor da transferência à CMVM, pois apesar de se falar em 2 milhões de euros, por norma (já aconteceu no caso Veloso), quando não se comunica é porque se quer esconder um valor irrisório.

Bom negócio para os leões? Irá Liedson abandonar a selecção nacional? Terá sido o levezinho o melhor jogador do Sporting da última década? Como traduz a passagem do luso-brasileiro pelo clube leonino?

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Destaque agora para o lado esquerdo da defesa num duelo entre o titular do Uruguai e o titular da selecção Nacional. Face às ausências de Álvaro Pereira e Rafa deverá ser o polivalente uruguaio o escolhido. Do lado encarnado, curiosidade para verificar se finalmente Jesus não tem receio em apostar no rápido esquerdino em jogos com outro grau de dificuldade.

Melhor lateral esquerdo?

Fucile (FCP) ou Fábio Coentrão (SLB)

De acordo com a Rádio Renascença, apesar das pretensões do Sporting, Kléber e Djalma não deverão fugir ao Porto. O avançado já assinou um contrato de 5 anos e meio com os leões mas o At. Mineiro apesar de numa 1ª fase ter aceite tranasferir o jogador para Alvalade, devido à interferência dos portistas não deverá viabilizar a transferência. No que diz respeito ao internacional angolano, Marítimo e Sporting chegaram a acordo mas o jogador que finda o contrato no final da época já terá um pré-acordo com o Porto e deverá rumar aos azuis e brancos a custo zero quando a presente temporada terminar.

PS - O internacional brasileiro André que hoje foi apontado ao Sporting pelo CM, foi emprestado ao Bordéus.

Kléber e Djalma em Alvalade ou no Dragão? Quem terá razão (a RR ou os restantes meios de comunicação)? Recordamos que todos os jornais afirmam que no caso de Kléber o acordo entre jogador, Marítimo e Sporting é total estando os leões dependentes do At. Mineiro. No caso de Djalma o acordo entre o clube leonino e os madeirenses é total, faltando apenas acertar o contrato entre a turma de Alvalade e o jogador.

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Destaque agora para os municiadores dos ataques de ambas as equipas, dois jogadores com um forte remate e qualidade de passe elevada. Apesar de Carlos Martins não ser titular absoluto na Luz, o feeling do Visão de Mercado é que seja o português a jogar de início no Dragão.

Melhor médio ofensivo?

Belluschi (FCP) ou Carlos Martins (SLB)

30 de janeiro de 2011

Dudu – Segundo o jornal A Bola, o jovem brasileiro de 19 anos e 1,84 (ex-Flamengo) vai estar ao serviço do Beira-Mar até ao final da época, ficando o Sporting com direito de opção sobre o jogador no final da presente temporada.

La Liga
– O Real Madrid, com uma pobre exibição em Pamplona, acabou derrotado pelo Osasuna, vendo assim o Barcelona a ficar a uma distância de 7 pontos, dado que a turma de Guardiola deslocou-se a Alicante para bater o Hercules por 3 golos sem resposta. Nos restantes jogos da jornada destaque para a derrota caseira do Atletico de Madrid diante do Athletic de Bilbao (0-2) e do empate do Sevilha a 3 bolas no reduto do Deportivo. Será o adeus do Real ao título?

Bundesliga –
Borussia Dortmund continua imparável com mais uma vitória, desta feita por 3-0 no reduto do Wolfsburgo, com golos de Barrios, Sahin e Hummels. Na perseguição ao líder continuam Bayer Leverkusen, após receber e vencer por 2-0 o Hannover, com Vidal e Rolfes a garantirem a vitória; Bayern de Munique, que se deslocou a Bremen para vencer os locais por 1-3, com tentos de Robben, Mertesacker e Klose; e Mainz que triunfou no terreno do Kaiserlauten por 0-1, graças ao golo solitário de Holtby.

Série A –
O líder AC Milan não permitiu a aproximação dos clubes perseguidores com o triunfo no terreno do Catania por 2-0 com golos de Robinho e Ibrahimovic. O surpreendente Napoles recebeu e venceu a Sampdoria por 4-0 com um hattrick de Cavani e Hamsik a fechar as contas. Destaque ainda para a estreia de Pazzini ao serviço do Inter de Milao com 2 golos decisivos na reviravolta frente ao Palermo, que ao intervalo liderava por 2-0 e perdeu por 3-2. A Lazio triunfou sobre a Fiorentina, que continua a fazer uma época decepcionante, por 2-0, com ambos os golos a serem marcados por Kozak.

Taça da Liga –
O Paços de Ferreira garantiu a presença nas meias-finais, onde vai encontrar a equipa do Nacional da Madeira, após derrotar o Vit. Guimarães por 2-1. A equipa da capital do móvel começou a perder com um golo de Douglas aos 35 minutos, mas conseguiu dar a volta ao resultado com tentos de Manuel Jose e Cohene.

Taça de Inglaterra –
Na 4ª ronda desta competição destaque para a eliminação do Tottenham no terreno do Fulham, por 4-0. Arsenal e Manchester United garantiram a presença nos oitavos de final da prova com vitórias diante de Huddersfield Town e Southampton, respectivamente. Por outro lado, City e Chelsea irão ter que disputar um segundo jogo, após empates a uma bola no terreno do Notts Country e Everton, com Dzeko a salvar os citizens da eliminação.

Mercado Nacional -
O avançado William do Vit. de Guimarães deverá ser emprestado ao Vit. Setúbal até final da época; O Marítimo anunciou a contratação de Igor Pita, jovem defesa, que representava o Doxa Katokopia do Chipre;

Desp. Aves 0-4 Benfica (Javi Garcia 35´, Jara 69´, Nuno Gomes 76´ e Felipe Menezes 90´)

Os encarnados, mercê de uma segunda parte dominadora, vão marcar presença nas meias finais da Taça da Liga, onde terão como adversário, o rival Sporting.

Com uma primeira equilibrada e um Desportivo das Aves disposto em discutir o jogo taco-a-taco, o Benfica revelou alguma dificuldade para construir jogadas de perigo. Javi Garcia acabaria por marcar o único golo nos primeiros 45 minutos, fruto de um erro de Hélder Godinho. Os avenses poderiam ter chegado ao intervalo com outro resultado, pois, especialmente Nelson Pedroso teve nos pés boas oportunidades para concretizar.

Na segunda parte, o domínio encarnado nunca foi posto em causa, com o Desportivo das Aves a desaparecer completamente da partida. O Benfica, mesmo sem grandes acelerações, foi ampliando o marcador, primeiro com Jara e depois com Nuno Gomes e Felipe Menezes.

Destaques:

Moreira - Acabou por ser uma das melhores unidades em campo com algumas defesas de bom nível.

Jara - Um golo e a exibição ofensiva dos encarnados mais em foco. Talvez o único elemento a ganhar pontos na partida de hoje.

Fernández/Felipe Menezes - Duas exibições ausentes, mas que conseguiram entrar para as estatísticas do jogo. O argentino fez a assistência para o 1º golo, enquanto que o brasileiro fechou o marcador com um belo golo.

Jardel - Apesar das dificuldades, principalmente na 1ª parte, em travar os rápidos ataques do Aves, no global acabou por ter uma estreia positiva.

Nuno Gomes - Mais uma vez entrou e praticamente na 1ª vez que tocou na bola marcou. Uma eficácia notável de um avançado que durante a sua carreira foi tudo menos eficaz.

Aimar - É apelidado de "O Mago", mas em Portugal devia ganhar a alcunha de "60 minutos", tal é a frequência com que não acaba as partidas pelos encarnados. Uma exibição a passo e o seu lugar no 11 deverá significar a presença de Carlos Martins a titular frente ao FC Porto.

Alan Kardec - Perdeu mais uma oportunidade de mostrar qualidades, com uma exibição bastante apagada, sendo uma autêntica sombra de Jara em campo.

Salvio - Trinta minutos bastaram para mexer com a exibição encarnada, com algumas arrancadas de bom nível (uma delas deu o 2º golo a Jara).

Nélson Pedroso - Jogou apenas nos primeiros 45 minutos, o suficiente para dar bastante trabalho a Luis Filipe e criar as melhores oportunidades de golo do Desp. Aves.

O português Carlos Freitas demitiu-se do cargo de director-desportivo do Panathinaikos, depois da vitória do clube grego no dia de ontem (2-0 ao Ergotelis). De acordo com a imprensa, as razões que levaram à demissão foram os vários desentendimentos com o Presidente do clube de Atenas.

O antigo director-desportivo do Sporting (ou "gestor de activos") foi responsável por algumas dezenas de contratações falhadas pelos leões como Koke, Farnerud, Had, Paredes, Pedro Silva, Celsinho, Purovic, Bueno ou Mota, entre muitos outros, tendo sido mesmo despedido por duas vezes de Alvalade, devido a esses mesmos flops. Contudo, Carlos Freitas parece agora reunir o consenso entre os adeptos leoninos e poderá mesmo figurar numa das listas à presidência dos leões.

Estará o português de regresso a Alvalade? Ou poderá mudar-se de novo para o Sp. Braga? Caso regresse ao Sporting, será uma mais-valia para o ataque ao mercado?


O Barcelona pretende reforçar o lado esquerdo da sua equipa, com a imprensa inglesa a avançar uma proposta milionária por Gareth Bale. Harry Redknapp não pretende perder o seu jogador mais carismático, mas os 46 milhões de euros que os catalães oferecem poderão ser decisivos. Já a imprensa espanhola avança com o nome de Michel Bastos, jogador brasileiro que quer sair do Ol. Lyon. O preço a pagar pelo lateral/extremo seria consideravelmente mais baixo que os 46 milhões por Bale. Uma coisa será certa, se o Barcelona adquirir um destes jogadores, ficará, indubitavelmente, com um plantel muito mais forte.

Algum destes jogadores chegará ainda em Janeiro a Barcelona? Caso Bale seja contratado, recuará novamente para defesa esquerdo?

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Entrando no meio campo, dois sistemas diferentes, os azuis e brancos com um 4-3-3 e as águias com o 4-4-2 losango. Confrontamos assim dois jogadores diferentes com papéis distintos na manobra  das equipas, mas que se tem revelado fundamentais nas pretensões dos seus treinadores.

Melhor médio interior/ extremo direito?

João Moutinho
(FCP) ou Salvio (SLB)

De acordo com o Record e o jornal O JOGO, o Sporting poderá assegurar nas próximas horas a contratação do internacional angolano Djalma.

Nascimento           1987-05-30 (23 anos)
Naturalidade           Luanda - Angola Angola
Posição           Extremo Esquerdo
Altura           175 cm

O extremo esquerdo do Marítimo está em final de contrato e poderá chegar ao clube leonino por uma verba mais acessível.

Noutro âmbito, depois da quase confirmada saída de Liedson, a imprensa russa dá conta que o Spartak de Moscovo está interessado em Marat Izmailov. O site russo Life.ru indica mesmo que os clubes estão em negociações e que os leões pedem 7 milhões de euros pelo médio leonino.

Será Djalma o 2º reforço dos leões (curiosamente um jogador com características idênticas a Cristiano)? Uma boa aposta do Sporting? E no caso de Izmailov, a melhor solução para as partes?



29 de janeiro de 2011

De acordo com toda a imprensa, Cristiano vai ser o 1º reforço dos leões neste mercado de Inverno.

NomeCristiano Moraes Oliveira
Nacionalidade      Brasil Brasil
Nascimento1983-09-28 (27 anos)
NaturalidadeManaus (AM) - Brasil Brasil
PosiçãoMédio
Altura174 cm

O extremo que esta época não fez qualquer minuto na Liga Europa e que no campeonato foi apenas titular em 2 jogos no poderoso PAOK, estava sem clube depois de ter rescindido contrato com os gregos, e vai assim reencontrar Paulo Sérgio que o tinha orientado no Paços de Ferreira.

Visão de Mercado - Ficamos com a dúvida se Cristiano pode ou não jogar na Liga Europa, de qualquer das maneiras, parece claramente uma contratação do patamar que Costinha e Bettencourt colocaram o Sporting, ou seja, ao nível de um Guimarães (que ainda hoje contratou uma promessa brasileira), Braga ou Marítimo (que contratou nos últimos dias o internacional português Edinho e o internacional tunisino Benachour). O extremo apesar da sua velocidade e boa técnica, não é o jogador que podia catapultar os leões para outro grau competitivo e qualitativo. Sendo neste momento um activo que certamente irá ter oportunidades neste muito fraco plantel leonino, mas que não terá o rótulo de titular indiscutível que o clube de Alvalade deveria ter contratado neste defeso.

Boa contratação dos leões? Será Cristiano o 1º e último reforço do Sporting neste defeso? Ou quem será o próximo alvo da turma de Alvalade? Conseguirá o ex-Paços ser titular no clube leonino? Esta aquisição prova que a décalage entre o Sporting e Benfica/Porto é enorme?

Gil Vicente 2-2 Porto (Hugo Vieira 49´e 59´; Micael 45´e E. Rafael 50´)

Apesar do bom jogo de futebol, Gil Vicente e Porto terminaram a sua participação na Taça da Liga, já que o Nacional foi a Aveiro bater os locais por 2-1.

Os azuis e brancos entraram em campo com 10 jogadores que habitualmente não são titulares e perante um aguerrido e atrevido Gil Vicente acabaram por sair da competição com um empate, depois de um jogo dividido com um resultado que podia ter caído para qualquer uma das equipas.

A 1ª parte ficou marcada por alguma divisão de oportunidades. Zé Luis rematou à barra depois de se ter desfeito da defesa portista e Mariano respondeu com o guarda-redes gilista a fazer uma defesa por instinto em cima da linha. Já no último minuto Micael na sequência de uma falha defensiva da turma de Barcelos fez o 1-0 e colocou alguma injustiça no marcador, já que o domínio de jogo estava repartido. No 2º tempo a partida proporcionou 15´de "loucos", com Hugo Vieira a fazer o empate logo abrir, Rafa a fazer o 2-1 no minuto seguinte, e novamente Hugo Vieira a bisar e fazer o 2-2 final passado 10´. Villas-Boas ainda colocou Hulk e Moutinho, mas o Porto conhecedor do resultado do outro jogo acabou por abdicar do encontro. Já no último minuto Rafa lesionou-se aparentemente com bastante gravidade, num lance de uma tremenda infelicidade.

Destaques

SIC - José Augusto Marques e Rui Santos mais uma vez, aliás, como aconteceu sempre que o Porto foi transmitido por este meio de comunicação, conseguiram confundir os jogadores azuis e brancos com os do Benfica. Gaitán esta época já deve andar cansado com os jogos todos que tem feito. 

Gil Vicente - O actual 3º classificado da Liga Orangina proporcionou um grande espectáculo de futebol. Raras foram as vezes que a defesa portista sofreu tanto esta época como no jogo desta noite, e isso diz tudo sobre a grande qualidade apresentada pelos gilistas.   

Hugo Vieira - Algo individualista, muitas vezes exagerou na vontade de se mostrar, mas acabou por bisar na partida e foi sempre uma dor de cabeça para a defensiva azul e branca.

Otamendi/Maicon - Uma exibição muito pobre dos centrais do Porto. Muitos foram os erros e a espaços demonstraram mesmo uma banalidade algo caricata. 

Zé Luis - O avançado de 20 anos e 1m85 foi a estrela do jogo no 1º tempo. Actuando sobre o lado esquerdo mas sempre com os olhos na baliza, o promissor jogador deu muito trabalho à defesa portista e ainda atirou à barra na sequência de uma jogada espectacular. 

Micael - Um golo e uma exibição muito ausente. Claramente não aproveitou a oportunidade.

Rodrigo Galo/Junior Caiçara - Juntamente com Zé Luis e Hugo Viera foram os elementos mais em foco na partida, demonstrando uma qualidade para equipas com outras aspirações. A capacidade física do lateral direito já na fase final da partida foi notável.

Rafa - Entrou ao intervalo para render Fucile, e marcou logo abrir. Acabou por ter culpas no 2-2, mas de lamentar mesmo foi a sua lesão já na fase final do encontro.

Estoril 2-1 Sporting (Alex Afonso 4' g.p., Vinícius 77' g.p.; Abel 4')

Com o Sporting praticamente na fase seguinte e o Estoril sem hipótese de se apurar, assistiu-se a um jogo morno nas Amoreiras. O técnico leonino optou por dar oportunidade a jogadores menos utilizados, que saíram derrotados pela equipa canarinha. O clube de Alvalade segue agora para as meias finais da Taça da Liga, onde deverá encontrar o Benfica.

A partida começou praticamente com o golo do Sporting, marcado por Abel num remate de excelente execução. O Estoril respondeu de seguida, obrigando Tiago a aplicar-se e a defender para canto. Na sequência da jogada, o árbitro Cosme Machado assinala um penalti inexistente, que Alex Afonso acabaria por concretizar. Sem grande velocidade, os leões tentaram chegar novamente ao golo, mas apenas num falhanço de Saleiro à boca da baliza estiveram perto de o conseguir.


Na segunda parte, mais do mesmo. Jogo fraco e pouco intenso, com duas equipas resignadas com o empate. O Estoril beneficiou de nova grande penalidade, resultante de um derrube inexistente de Tiago ao atacante canarinho, que o brasileiro Vinicius se encarregaria de converter. Apenas num cabeceamento de Saleiro para defesa de Vagner o Sporting esteve perto de marcar no segundo tempo. Reduzidos a 10 nos minutos finais, os leões não conseguiram chegar ao empate, mantendo contudo, o primeiro lugar no grupo apesar da derrota.

Destaques:

Sporting - Os leões com apenas 3 titulares do jogo anterior, realizaram uma exibição muito fraca perante uma equipa do 2º escalão no futebol nacional. Pouca velocidade, pouca criatividade, e essencialmente muito pouca vontade, valeram uma derrota à turma comandada por Paulo Sérgio.

Zapater - Desta vez o espanhol não fez um bom jogo. O homem em destaque nos lados de Alvalade nos últimos encontros, teve muitos passes falhados e poucas vezes se conseguiu integrar no ataque.

Matías Fernández - Regressado de lesão, o chileno fez uma exibição à medida do que vinha fazendo enquanto esteve apto. É claramente um jogador acima da média, mas que não consegue afirmar-se neste Sporting como titular.

Abel/Grimi - Os laterais leoninos provaram mais uma vez que têm muito pouca qualidade. Facilmente ultrapassáveis e pouca profundidade dada ao ataque. O português ainda conseguiu marcar um golo de belo efeito.

Salomão/João Pereira - Os extremos do Sporting não conseguiram imprimir grande velocidade pelas alas. O esquerdino ainda tentou desequilibrar no segundo tempo, mas o internacional português foi uma nulidade no encontro desta noite.

NAC/Torsi - O central ex-Porto realizou uma péssima exibição, muito trapalhão com a bola nos pés, cometendo a falta para o primeiro golo do Estoril. Já o argentino, esteve melhor, mas sentiu algumas dificuldades quando confrontado com a velocidade dos atacantes canarinhos.

Saleiro - Dispôs das melhores oportunidades dos leões. Mas à excepção dos lances que protagonizou com o guarda-redes do Estoril, acabou ser sempre presa fácil para defensiva contrária.

Estoril - A equipa do segundo escalão do futebol nacional conseguiu superiorizar-se esta noite a um frágil Sporting. Segura a defender, a equipa explorou bem a velocidade dos seus homens mais adiantados.

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Abordamos agora o lado direito do centro da defesa, num duelo entre dois "gigantes". De um lado o 1m90 do discreto mas eficaz internacional português e do outro o 1m93 do igualmente pouco exuberante mas pragmático capitão encarnado.

Melhor central (lado direito)?

Rolando
(FCP) ou Luisão (SLB)

O SF de 26 anos, mais conhecido por “Melo”, chegou à Liga em 2003 para representar os Denver Nuggets e desde cedo mostrou que tinha potencial de All Star e para ser um dos melhores jogadores da NBA. Logo na temporada de estreia o extremo acabou a época com média superior a 20 pontos por jogo e, em nenhuma das temporadas que passou na liga norte-americana registou médias abaixo desse valor. Nascido em Brooklyn, Nova Iorque, o extremo dos Denver sempre juntou um enorme talento a uma grande controvéria, com várias declarações e situações dentro e fora de campo algo polémicas. Contudo, nos últimos tempos em sido sobretudo falado devido ao seu futuro e não ao que tem produzido em campo. "Melo" torna-se free agent no final desta época e muito se tem especulado sobre o seu destino.

A equipa do Colorado parecia já ter desistido da renovação de contrato, mas falhadas algumas tentativas de trocas parece agora disposta a tentar tudo para manter a sua estrela, que tem tido uma posição incoerente, dado que tão depressa diz que quer sair, como diz que se sente bem em Denver. Recentemente, os New Jersey apresentaram uma proposta de troca aos Nuggets, envolvendo também a equipa de Detroit. Devin Harris, Favors, Quinton Ross, Morrow, Uzoh e Steffen Graham  seguiam para o Oeste e  os Nets receberiam Carmelo e Billups. Os New Jersey asseguravam também Rip Hamilton de Detroit em troca por Petro e Troy Murphy. Contudo o dono dos Nets desistiu da ideia alegando que as negociações decorriam há tempo de mais e que os rumores estavam a prejudicar os resultados da sua equipa.

Quem está de olho em Carmelo são os Knicks, mas preferencialmente no final da época, quando o jogador estiver livre. Também parece ser essa a vontade e surgem cada vez mais rumores que esse poderá ser o seu futuro. Mas é claro que isto não agradará aos Nuggets, que poderiam assim deixar sair o astro sem serem recompensados. Tem-se falado também numa possível troca, já este ano, envolvendo Wilson Chandler, Gallinari e/ou Fields por Carmelo, algo que Mike D'Antony não quer, porque seria destruir toda uma equipa que tem dado uma resposta positiva, durante a época, por um jogador que poderá ficar livre dentro de alguns meses.

Com os recentes maus resultados dos Lakers, surgiram rumores do alegado interesse da equipa de Los Angeles no extremo, que poderia envolver a cedência de jogadores como Lamar Odom, Ron Artest, Bynum, Luke Walton, Blake ou Shannon Brown. Nunca houve uma versão oficial e, custaria a querer que os Lakers mudassem um plantel campeão a meio da temporada, mesmo estando numa fase negativa da época. Até porque seria difícil, com os acertos de salários da próxima época e todos os problemas financeiros da liga, que estão a por em causa a próxima época, uma equipa conseguir ter 3 salários tão elevados como os de Kobe, Gasol e Carmelo.

Mas a novela não se limita a estas equipas, tendo-se igualmente falado em Houston, Chicago, Dallas e Detroit como equipas interessadas. 

Como terminará esta "novela"? Acabará Carmelo por renovar contrato? Qual seria a melhor opção para o jogador e para Denver? E os Knicks fariam bem em adquirir o extremo ou iria afectar negativamente a performance da equipa? Num ranking dos melhores da actualidade da NBA, em que posição colocariam "Melo"?

De acordo com o jornal Record, Deco, Trezeguet, Danny e Camoranesi terão sido prometidos ao treinador leonino Paulo Sérgio no inicio da temporada.

Teria a época do Sporting sido diferente com alguns destes jogadores?

28 de janeiro de 2011

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Abordamos agora o meio campo defensivo, num duelo entre jogadores pouco técnicos, mas bastante importantes na mecânica e equilíbrio das equipas. 

Melhor médio defensivo?

Fernando
(FCP) ou Javi Garcia (SLB)


O clube da cidade dos Beatles anunciou no seu site que chegou a acordo com o Ajax para a contratação de Luis Suárez. O avançado uruguaio de 24 anos vai custar aos cofres do Liverpool 26,5 milhões de euros, sendo até ao momento a 2ª maior movimentação do mercado de Inverno. Faltam apenas pequenos detalhes para confirmar a transferência, pois só agora é que os representantes do jogador e do clube inglês poderão negociar o contrato. Carenciado no ataque, o Liverpool ganha assim um importante reforço, para ainda tentar chegar aos lugares que dão acesso às competições europeias.

Valor justo pela aquisição de Luis Suárez? Depois de marcar 110 golos em 154 jogos pelo Ajax, poderá o avançado manter a média? Será o parceiro ideal para Fernando Torres?





Nome

Lionel Carole
Nacionalidade França França
Nascimento1991-04-12 (19 anos)
Posição Defesa Esquerdo
Altura 182 cm

O jovem Lionel Carole, que estava em final de contrato com o Nantes, foi esta tarde apresentado no Caixa Futebol Campus, sendo o 3º reforço dos encarnados neste mercado de Inverno. O Benfica pagou cerca de 750 mil euros pelo jogador, com o Nantes a ficar com 10% numa venda futura do jogador.

Os encarnados estão já a preparar-se para perderem Fábio Coentrão no final da temporada? Qual o papel de Carole nesta temporada 2010-11? Bom negócio para o Benfica?


O Benfica enviou novo comunicado para a CMVM referindo o encerramento das negociações da transferência de David Luiz para o clube londrino, depois de falhado o acordo entre os dois clubes.


Eis parte do comunicado:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que não chegou a acordo com o Chelsea Football Club para a transferência dos direitos desportivos e económicos do atleta David Luiz Moreira Marinho, encontrando-se neste momento o processo negocial encerrado."

No comunicado encarnado ainda foi elogiado o comportamento do jogador, que "nunca forçou a sua saída" do clube.

Quais as razões do falhanço das negociações? O Benfica pediu um preço demasiado elevado pelo internacional brasileiro? Ficará David Luiz contente com esta situação? Qual será o futuro do jogador no final da temporada?

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Depois dos guarda-redes, entramos pelo lado direito da defesa, num duelo entre jogadores com formações futebolísticas bem distintas (Europa de Leste e América do Sul).

Melhor lateral direito?

Sapunaru
(FCP) ou Maxi Pereira (SLB)

Segundo a RR, o clube leonino até ao fecho do mercado de Inverno vai efectuar várias alterações no seu plantel. Pelo menos um avançado e um ala deverão ser contratados no mercado internacional, e Liedson ou Postiga, tanto como Izmailov podem sair. No que diz respeito ao russo, em cima da mesa avalia-se a possibilidade de negócio de permuta e mais uma quantia em dinheiro. Quanto ao levezinho, já esta semana, num primeiro momento, o Sporting fechou a porta a uma saída para o Corinthians, mas Liedson manifestou a sua intenção de deixar o clube. Um dirigente do clube brasileiro confirmou mesmo ter feito uma proposta oficial e até segunda tudo pode acontecer. Curiosamente em entrevista ao site LanceNet, José Couceiro admitiu que o Sporting tem em seu poder «várias propostas» para a aquisição de Liedson, tanto do Brasil como do futebol europeu. Que avançado e extremo dos mercados internacionais poderão reforçar o Sporting até 2ª feira? Acabou a Era Liedson no clube leonino? Que possível troca poderão conseguir os leões com a transferência de Izmailov?

De acordo com o jornal A BOLA, o Sporting ainda pode negociar um jogador até ao fecho do mercado, e, neste contexto, em cima da mesa da  SAD dos leões estão propostas para os jogadores Patrício, Carriço, Vukcevic, Izmailov e Liedson. Qual o valor de mercado dos jogadores mencionados? Considerando que a época leonina está perdida, não deveria o Sporting optar por vender os 5 (e começar desde já a criar condições para ter um plantel mais forte na próxima temporada, apostando na contratação de alguns jogadores em final de contrato e potenciando jovens da sua formação)?

27 de janeiro de 2011

Taça de Portugal - Num derby minhoto disputado no mítico 1º de Maio em Braga, o Vitória de Guimarães levou a melhor sobre o Merelinense, do III escalão do futebol português. Depois de eliminar Rebordosa, Monsanto, Farense, Carregado e Varzim, o clube do município de Braga foi incapaz de resistir ao maior poderio do Vitória. Edgar e Cléber marcaram os únicos golos da partida, logo na 1ª parte.

FPF - Gilberto Madaíl deu o "dito por não dito" e vai recandidatar-se à Presidência da Federação Portuguesa de Futebol, isto caso os seja aprovada a alteração dos estatutos da FPF. Quando tempo ainda vai durar a era Madaíl?

Benfica - A imprensa espanhola noticiou que os encarnados e o Atlético de Madrid estão interessados na contratação do internacional uruguaio, Mauricio Victorino (defesa central), jogador da Universidade do Chile.

Nacional - O Brescia quer contratar Luis Alberto, médio brasileiro que está em final de contrato.

Taça de Itália - Vucinic (grande golo) e Taddei (outro excelente golo) marcaram os dois golos com que a AS Roma eliminou a Juventus, em Turim. Meias Finais: Inter-AS Roma e Palermo-AC Milan.  Holanda - Ajax, Twente, Utrecht e RKC Waalwijk (II Divisão) asseguraram presença nas meias finais da Taça da Holanda.

Bor. Dortmund - Shinji Kagawa vai perder o resto da temporada devido a uma fractura no pé direito. O jogador, que estava a realizar uma excelente época, lesionou-se durante o encontro da Taça Asiática, entre nipónicos e sul-coreanos. Até que ponto a temporada do Borussia poderá ser afectada?

Lech Poznan - O adversário do Sp. Braga está interessado na contratação do senegalês Sougou, jogador da Académica. Quem o referiu foi o director desportivo do clube, Marek Pogorzelczyk. 

Mercado Internacional - Pazzini foi contratado pelo Inter de Milão por 12 milhões de euros, mais a cedência de Jonathan Biabiany e Luca Caldirola; Mahamadou Diarra saíu do Real Madrid, rumo ao Monaco, onde falta realizar os testes médicos e assinar contrato; Maiorca está interessado no empréstimo de Miroslav Klose.

Palpites Visão de Mercado:
NYK-MIA (Heat - Os Knicks passam por grandes dificuldades, pelo que LeBron e Wade deverão levar a melhor)
DAL-HOU (Mavs - Duelo texano, que deverá ter a marca de Nowitzki)
POR-BOS (Celtics - Deslocação díficil dos Celtics, mas que deverá resultar em vitória)


Que os regulamentos do futebol português permitam que o Marítimo tenha apresentado, diante do Sporting, um onze somente com jogadores estrangeiros - sete brasileiros, um angolano, um francês, um senegalês e um cabo-verdiano. E utilizado outros três - dois brasileiros e um cabo-verdiano - como suplentes utilizados, o que constituiu um recorde em Portugal?

O sorteio da Taça de Portugal ditou um FC Porto-Benfica nas meias finais (a duas mãos), jogo que se realiza na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. O Visão de Mercado quer saber qual o melhor jogador em cada posição, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo num dos clássicos mais intensos do futebol português. Começamos na baliza, num duelo entre experiência e juventude.  O internacional brasileiro cumpre a sua 9ª época na nossa Liga, enquanto que o espanhol ex-Atlético está no seu ano de estreia. 

Melhor guarda-redes?

Helton (FCP) ou Roberto (SLB)

Após ter representado os Tigers da Universidade de Memphis, Derrick Rose chegou à NBA em 2008 para representar a equipa da sua cidade, os Chicago Bulls, sendo a primeira escolha do draft.

No primeiro ano como profissional Rose demonstrou toda a sua qualidade deixando logo a sua marca. Bateu uma serie de recordes, tanto do franchise, como da NBA (primeiro jogador dos Bulls a marcar 10 ou mais pontos nos primeiros 10 jogos da temporada desde Michael Jordan; primeiro rookie a ganhar o Skills Challenge; igualou Kareem Abdul-Jabbar para máximo de pontos de um rookie na estreia nos Playoffs, com 36; nesse mesmo jogo ao fazer 11 assistências tornou-se, a par de Chris Paul, o único rookie a fazer 35 ou mais pontos e 10 ou mais assistências no jogo de estreia dos Playoffs) e fez os adeptos da equipa de Chicago sonhar com a reconquista do título, num futuro próximo, que escapa desde a Era de Michael Jordan. No ano de estreia Rose ganhou o título de Rookie do ano, superando a concorrência de Michael Beasley, Russell Westbrook, Kevin Love, entre outros.

Após um primeiro ano cheio de sucesso e, de no segundo ter sido All-Star pela primeira vez e titular na equipa dos Estados Unidos que conquistou o Mundial FIBA, Rose não tem desiludido os fãs da equipa de Chicago, dando um grande contributo para que o recorde da equipa seja dos melhores na conferência de Este esta temporada. A presente época tem sido a melhor de sempre para o jovem base dos Bulls, assumindo-se como um dos melhores bases e jogadores da liga norte-americana e apresentando melhorias em diversas áreas do seu jogo. A nível ofensivo demonstra grande evolução no lançamento de 3 pontos, sendo que da época transacta para a presente, tornou-se numa ameaça da linha dos 3 pontos, que não era o seu forte. Neste momento é um dos jogadores que mais triplos converteu esta época, contribuindo para que a sua média pontual da temporada seja a mais alta da sua curta carreira. Além da melhoria ao nível do lançamento, o número de assistências aumentou também consideravelmente, contribuindo para que alguns dos companheiros de equipa estejam a efectuar a melhor época das suas carreiras. Para além da referência ofensiva, que Rose já era para a equipa de Chicago, este ano tem-se afirmado também como uma referência a nível defensivo e isso reflecte-se nos números de roubos de bola e de blocos feitos por jogo. Os seus números nessas variantes também aumentaram consideravelmente em relação à época passada e, apesar da equipa de Chicago contar com excelentes defensores, Rose tem assumido a responsabilidade de defender as maiores referencias ofensivas das equipas adversárias nos momentos decisivos, como foi o caso nos recentes jogos com Dallas e Miami, em que assumiu a marcação a Jason Terry e Dwyane Wade, respectivamente.

Ao longo das 3 épocas que tem passado na NBA, Rose tem espalhado magia pelos pavilhões norte-americanos e tem deliciado fãs espalhados por todo mundo. Com as performances que tem realizado esta época, o PG faz os adeptos dos Bulls sonhar com o título da NBA, se não este ano, num futuro próximo e assume-se como um forte candidato a MVP da época regular. Caso Derrick Rose receba o troféu, tornar-se-á no jogador mais jovem a conquistar o prémio.

PS - Rose além das suas grandes exibições protagonizou nos últimos dois anos, alguns dos melhores dunks dos últimos tempos (ver aqui, e aqui ).

Conseguirá Derrick Rose levar a equipa de Chicago ao tão desejado título? Já esta época? E conseguirá suceder a LeBron James como MVP da temporada regular? 

M. Ferreira

A 5 dias de fechar o mercado, os rivais de Lisboa estão ainda com algumas pontas soltas e nos próximos dias ainda muito pode acontecer.

No Benfica, a notícia é o interesse em Funes Mori e a possível saída de David Luiz. Os encarnados confirmaram à CMVM que receberam uma proposta do Chelsea para a aquisição do central. Adiantando, que decorrem negociações que devem ficar fechadas em breve. Já no caso do avançado, foi o próprio River Plate que informou ter recebido ontem uma proposta de 8,5 milhões de euros das águias, mas o clube argentino terá recusado pois pretende 10 milhões. Irá David Luiz rumar ao Chelsea, ao City, ou permanecer na Luz? Qual será o negócio ideal para os encarnados? E, no caso de Funes Mori, é o argentino uma prioridade?

Já no Sporting, Rui Patrício está na ordem do dia com o jornal Record a relevar que o guarda-redes leonino está na mira do Arsenal, Man Utd e Chelsea. Por sua vez, o jornal A BOLA, dá conta de uma reunião entre Couceiro, Costinha e Paulo Sérgio e especula sobre se a conversa poderá ter incidido no reforço do plantel leonino. Qual o valor de mercado do guardião português? E considerando a situação directiva estará o Sporting no mercado? Que jogadores poderão entrar e sair do clube leonino nos próximos dias?

Terminou a 32ª ronda do passatempo, "Jogador Mistério". Parabéns a todos os participantes! 

Classificação Semanal:

Miguel Gonçalves - 5 pontos
José Duarte - 4 pontos
Fernando Gonçalves - 3 pontos
Paulo Guimarães - 2 pontos
Nuno Raimundo - 1 ponto 
Classificação total (II Fase):
1º Paulo Guimarães - 21 pontos
2º Nuno Raimundo - 17 pontos
3º Roberto Leal - 10 pontos
4º Miguel Gonçalves - 9 pontos
5º Fernando Gonçalves - 7 pontos
6º André Cordeiro - 6 pontos
6º José Duarte - 6 pontos
8º José Oliveira - 5 pontos
8º Nuno Guimarães - 5 pontos
8º Jesus Martins - 5 pontos
11º Pedro Carneiro - 4 pontos
11º João Fialho - 4 pontos
13º Carlos Alves - 2 pontos
13º Filipe Faria - 2 pontos
15º Tomás Cunha - 1 ponto
15º Adriano Silva - 1 ponto

O jogador mistério é Sebastián Leto.
Nasceu em 1986 na Argentina e formou-se nas categorias de base do Lanús, clube pelo qual se estreou no Campeonato Argentino em 2005. Cedo chamou a atenção de clubes importantes da Argentina como  o River Plate, mas em Janeiro de 2007 transferiu-se para o Liverpool. Contudo, devido a problemas com o seu passaporte, nunca chegou a actuar na Premier League. Em 2008, esteve no Olympiakos por empréstimo e, na época seguinte, no Panathinaikos após uma transferência a rondar os 4 milhões de euros. Brilhou nos últimos 2 anos vencendo campeonato e taça pelos 2 clubes gregos. Com uma altura fora do comum (1m88) para um extremo (esquerdo), o argentino praticamente não tem jogado esta época e está no mercado, tendo sido associado ao Boca Juniors. No último defeso foi fortemente apontado ao Benfica, considerando o seu talento e potência, poderemos ter Leto no nosso campeonato num futuro próximo?

Vamos prosseguir à próxima ronda do passatempo "Jogador Mistério". 

Algumas pistas: 
- Internacional A e mede menos de 180cm;
- Menos de 28 anos e já participou num Mundial;
- Não é Europeu e não é avançado;
- Actua em Itália e não é guarda-redes;
- É defesa;

Os cinco primeiros a enviar um e-mail para visaododesporto@gmail.com com nome (primeiro e último), idade, clube e nacionalidade do jogador em questão ganham de cinco a um ponto, consoante a ordem que enviaram, ou seja o mais rápido recebe 5 pontos e o 5º mais rápido recebe 1 ponto. Se possível indique um username quando enviar o palpite. Cada leitor terá direito a 3 tentativas.

De três em três dias (não há dia nem hora definida) é colocada a fotografia de um jogador, como o resultado da ronda anterior. De modo a facilitarmos a "vida" dos leitores sempre que um dos posts chegue aos 35 comentários ou então que um post com mais de um dia chegue aos 17, iremos neste post desbloquear algumas pistas sobre o alvo em questão. Como tal, é fundamental que todos os participantes tenham sempre uma atenção especial à actualização que este post poderá ter no passar dos dias.

Boa sorte!

Besiktas – O clube turco derrotou o Trabzonspor (líder da Liga Turca) por 2-1 e assegurou presença nos quartos-de-final da Taça da Turquia. Hugo Almeida (após assistência de Simão) e Ricardo Quaresma (grande golo) marcaram os golos do Besiktas.

Gilberto Madail - O ainda presidente da FPF pediu à UEFA para não enviar nenhum representante à Assembleia Geral da FPF que se realiza no próximo sábado. Estará com medo de que aconteça alguma coisa?

Copa do Rei
– Real Madrid e Barcelona deram um passo decisivo para marcarem presença na final da Taça de Espanha. Os merengues venceram por 1-0 em Sevilha, com um grande golo de Benzema, enquanto que os catalães golearam o Almeria por 5-0.

Inglaterra
– Arsenal e Birmingham City vão disputar a final da Taça da Liga, depois de terem dado a volta à eliminatória na 2ª mão da mesma. Os gunners têm assim a oportunidade de conquistar um título, algo que foge desde 2005, enquanto que os blues podem "matar" um borrego de 48 anos sem conquistar um dos 4 principais troféus ingleses.

Taça de Itália – Palermo, AC Milan e Inter de Milão garantiram a presença nas meias finais da prova, depois de baterem Parma (1-0), Sampdoria (2-1) e Nápoles (0-0 e 5-4 g.p.), respectivamente.

Taça da Alemanha – Grandes surpresas nos quartos-de-final da DFB Pokal. Energie Cottbus (1-0 ao Hoffenheim) e Duisburgo (2-0 ao Kaiserslautern) derrotaram adversários do escalão superior e juntaram-se a Schalke 04 e Bayern Munique (4-0 ao Aachen) nas meias finais.

FC Porto - Os dragões asseguraram a contratação de Kelvin, jovem brasileiro de 17 anos. O jogador do Paraná vai permanecer no seu actual clube até ao Verão. Kelvin vai custar cerca de 2 milhões de euros ao FC Porto, com o clube brasileiro a ficar com 10% de uma futura venda do jogador.

Kléber - O presidente do Atlético Mineiro exige o regresso do jogador brasileiro ao seu país, referindo que o contrato de empréstimo ao Marítimo termina no final de Janeiro. O jogador, depois, poderá ser negociado para qualquer clube. Qual será a futura equipa do avançado brasileiro? Haverá novidades até ao final deste defeso?

Mercado Nacional - Lionn foi emprestado ao Rio Ave até final da temporada; Tony assinou pelo Vit. Guimarães; Fabrício (melhor marcador da II Divisão) assinou por 3 anos e meio com a União de Leiria.

Alberto Contador – A Federação Espanhola de Ciclismo suspendeu o melhor ciclista da actualidade por 1 ano, depois de ter acusado uma substância dopante durante a última Volta a França. Contador tem agora 10 dias para recorrer do castigo, que lhe pode tirar a vitória no Tour 2010. Caso se confirme a suspensão do espanhol, será um rude golpe para os amantes do ciclismo?

Palpites Visão de Mercado:
IND-ORL (Magic - Apesar da derrota no último jogo, a equipa de Orlando é favorita em Indianapolis)
NJN-MEM (Grizzlies - Frente a uns frágeis Nets, a equipa de Memphis só pode aspirar a um resultado)
TOR-PHI (Raptors - Prevê-se jogo equilibrado no Canadá, mas acredito que os Raptors vão terminar com a série de derrotas)
DET-DEN (Nuggets - Com Carmelo em alta, os Nuggets só podem vencer uns Pistons em também em boa forma)
MIL-ATL (Hawks - Jogo equilibrado, mas a mais valia de Atlanta a sobressair no final)
MIN-OKC (Thunder - Só pode dar Thunder, caso a equipa de Oklahoma queira chegar alto no Oeste)
HOU-LAC (Rockets - Depois da derrota em Dallas, novo desafio importante no Texas)
PHX-CHA (Suns - Regresso a casa e, em princípio, vitória para a equipa do Arizona)
UTA-SAS (Spurs - Os Jazz não estão a dar música, enquanto que os texanos estão insuperáveis)
GSW-NOH (Hornets - Confronto entre duas equipas com formas de atacar bastante distintas. Enquanto que os Warriors correm muito com a bola, os Hornets são mais lentos no ataque. Equilibrado)

26 de janeiro de 2011

Rio Ave 0-2 Benfica (Cardozo 44´g.p. e 87´)

Nos jogos da Taça de Portugal existe sempre a hipótese de um jogo ser decidido nas grandes penalidade, no entanto, só depois de jogados 120 minutos de futebol. Na partida de Vila do Conde, Rio Ave (1 penalti) e Benfica (3 penaltis) tiveram oportunidades claras para marcar mais golos, mas apenas Cardozo não desperdiçou da marca dos 11 metros.

Na primeira parte assistiu-se a um espectáculo do apito por parte de João Ferreira, ao assinalar 3 grandes penalidades inexistentes. Na última tentativa, Cardozo acabaria por fazer o 0-1, num momento do jogo com várias oportunidades para cada lado e boas intervenções de Mário Felgueiras e Júlio César. A segunda parte começou com o Rio Ave à procura do empate e com os encarnados na expectativa e a espreitar o contra-ataque. Foi precisamente nesta fase do jogo que o Benfica desperdiçou as melhores oportunidade de golo, com Gaitán, Saviola, Salvio e David Luiz (de grande penalidade, desta vez bem assinalada) em destaque pela negativa. Perto do final da partida, com grande felicidade, Cardozo fez o 0-2, depois do seu fraco remate ter sido desviado por Tarantini.

Destaques:

David Luiz - Excelente desempenho do ponto de vista defensivo, com várias compensações aos colegas de sector. Contudo, o seu momento da noite, foi quando falhou a grande penalidade na segunda parte, talvez em sinal de despedida da Luz (não é, nem nunca foi grande rematador).

Júlio César - Saiu da partida de Vila do Conde sem golos sofridos e o Benfica bem lhe pode agradecer a passagem às meias finais da prova. Fez excelentes defesas, incluindo uma grande penalidade de João Tomás.

Aimar/Saviola/Salvio/Gaitán - Exibições com altos e baixos dos quatro argentinos. Sempre que conseguiam colocar velocidade no jogo, a defensiva vilacondense tremia, contudo, na segunda parte estiveram bastante displicentes no momento de rematar à baliza.

Cardozo - Esteve pouco interventivo na partida, mas teve felicidade ao marcar por duas vezes (uma delas quase sem querer).

Fábio Coentrão/Maxi - O português fez uma boa partida quer a defender, quer a atacar, enquanto que o uruguaio passou por dificuldades frente a Yazalde, mas compensou com uma grande disponibilidade atacante.

Mário Felgueiras - Defendeu uma grande penalidade e ainda realizou mais algumas excelentes paradas a remates do adversário. Foi apenas batido pela potência do remate de Cardozo e pelo desvio de um colega de equipa.

João Tomás - Não foi a noite do veterano avançado, pois desperdiçou a melhor ocasião dos vilacondenses, que poderia ter dado outro rumo ao jogo.

Bruno Gama - O jogador mais virtuoso do Rio Ave passou ao lado da partida, encontrando sempre muitas dificuldades para escapar à marcação de Coentrão. Na única jogada de perigo que passou pelos seus pés, apenas foi parado pela excelente intervenção de Júlio César.

PS - Temos assim um grande confronto para as meias finais da Taça de Portugal, com o Benfica a visitar já na próxima quarta-feira o Estádio do Dragão, no 1º embate frente ao FC Porto (as meias finais jogam-se a duas mãos).

Porto 3-0 Nacional (Hulk 4´e 33´, James 45´)
Em jogo antecipado da 20ª Jornada da Liga o Porto dominou o Nacional e ampliou, ainda que à condição, a vantagem sobre o Benfica para 11 pontos.

A partida quase não teve história e o resultado de 3-0 até peca por escasso tal foi o caudal ofensivo dos azuis e brancos e a apatia dos madeirenses. Os dragões entraram no encontro com tudo e logo aos 4´ Hulk com um invulgar golo de cabeça inaugurou o marcador, a meio do 1º tempo quando já se justificava o Incrível ampliou a vantagem e antes do intervalo James isolado com uma passe de calcanhar de Hulk picou a bola sobre Bracalli para o 3-0 final. Na 1ª parte, aliás como em todo o encontro, o Nacional praticamente não passou do seu meio campo. No 2º período Maicon na sequência de um canto, Hulk com uma remate de cabeça à barra e Walter acabaram por falhar as melhores oportunidades, numa parte em que acabou por ser uma cópia da 1ª, com o Porto a dominar e o Nacional a realizar uma exibição muito fraca. 

Destaques

Hulk - Dois golos, uma assistência, um remate à barra e várias acções ofensivas do melhor jogador na partida desta noite. 

James - Conseguiu a titularidade depois de alguns avisos do seu empresário pela comunicação social, e a verdade é que as ameaças resultaram. André Villas-Boas pressionado deu a titularidade ao colombiano e o extremo não tem desiludido. A sua evolução de jogo para jogo é notável e na partida de hoje principalmente na 1ª parte foi o elemento em destaque. À boa exibição conseguiu juntar um excelente golo. 

Fernando - Parece querer dar outra dimensão ao seu futebol. Sem problemas nas acções defensivas por várias vezes "o Polvo" tentou integrar o ataque e apesar de denotar algumas dificuldades no aspecto técnico, acabou por realizar uma boa partida. 

Nacional - Uma exibição muito pobre, com erros defensivos que já não se usam e uma presença ofensiva nula. Bracalli acabou por ser o jogador "menos mau", ao evitar o golo dos azuis e brancos em duas ocasiões. 

Belluschi - Uma assistência e um amarelo a pedido (para falhar o jogo com o Rio Ave) marcaram a boa exibição do argentino do Porto. Está a juntar ao seu jogo uma agressividade e uma capacidade defensiva admirável. 

Porto - Começou o jogo como tem sido habitual na Era Villas-Boas, ou seja, a todo o gás, conseguiu chegar cedo ao golo e realizou uma exibição de sentido único. A ineficácia acabou por não dar outros números à exibição dos azuis e brancos.

De acordo com o jornal argentino “Olé” o Racing Club Avellaneda está interessado na contratação de Mariano González do Porto. O empresário do extremo garante que o jogador que se encontra em final de contrato inclusive está receptivo em regressar ao clube que o formou. Deverá o Porto deixar sair de imediato Mariano e assim poupar as despesas com o seu vencimento? Ou tentar renovar o seu contrato? Recordamos que apesar das lesões, o extremo argentino mesmo a 100% parece ser apenas a 5ª ou 6ª opção.

Mais a Sul a notícia é Nuno André Coelho, depois de ter sido associado a Nápoles, Sampdoria, Palermo e West Bromwich, hoje o defesa do Sporting é colocado na rota do Génova. O clube italiano procura ainda colmatar a saída de Andrea Ranocchia para o Inter. Estará o central leonino no mercado, (considerando que é neste momento a 4ª opção para Paulo Sérgio) deve o Sporting procurar vender o defesa? Ou dar-lhe mais oportunidades? Recordamos que Nuno Coelho completou este mês 25 anos e se com esta idade não se consegue afirmar, não será com mais uma ou duas épocas a suplente que o irá conseguir.

GR – Rui Patrício (SCP) – O guarda-redes do Sporting voltou ao palco onde se estreou na Liga, realizando uma grande exibição, com duas/três intervenções de classe mundial, contribuindo para a vitória leonina.

DE – Ismaily (OLH) – O jovem brasileiro tem vindo a ganhar espaço no 11 algarvio, tendo-se exibido em bom nível frente à Académica.
DC – Ricardo Silva (VSET) – Excelente exibição em Braga, impedindo os minhotos de facturem mais golos, através de cortes decisivos.
DC – Otamendi (FCP) – Exibição irrepreensível do central argentino, contribuindo para a segurança dos azuis e brancos em Aveiro.
DD– Vinicius (LEI) – Com a excepção do golo do Paços, o defesa leiriense fez uma excelente partida. Teve o seu momento alto aos 90 minutos, quando marcou o golo da União, que valeu um ponto.

ME – Pizzi (PFER) - Continua a mostrar grandes credenciais em Paços de Ferreira, com mais uma excelente exibição e um golo marcado.
MC – Zapater (SCP) – Bisou pelo 2º jogo consecutivo, mostrando classe nas zonas de finalização. Tal como Patrício, foi decisivo no triunfo do Sporting na Madeira.
MC – Rui Duarte (OLH) – Tem sido o maestro do meio campo dos algarvios, assumindo papel preponderante na última partida frente à Académica. Encheu o campo e marcou a grande penalidade decisiva.
MD – Candeias (PTM) – Realizou uma excelente partida na deslocação ao terreno da Naval, com muitos slaloms e desequilíbrios pelos flancos, mas desaproveitados pelos colegas algarvios.

AV – Cláudio Pitbull (VSET) – Marcou mais um golo na Liga e colocou a defensiva bracarense em cheque. Com as suas movimentações atacantes, dribles e qualidade de passe, foi preponderante para o ponto alcançado pelo Vitória.
AV – Edgar (VGUI) – Marcou dois golos de grande penalidade em Vila do Conde e foi uma ameaça constante para a defensiva contrária.

Melhor jogador: Rui Patrício (Sporting)
Melhor equipa: Olhanense
Golo da semana: Guilherme (ver aqui ao minuto 1.44)
Momento da semana: Final tumultuoso na Luz, arbitragem polémica de Bruno Paixão em Vila do Conde e problemas no túnel da Mata Real. Enfim, futebol português...

Façam as vossas escolhas!

De acordo com o jornal Record, o Corinthians quer levar Liedson do Sporting e para isso o clube de São Paulo já apresentou uma proposta aos responsáveis de Alvalade de 5 milhões de euros. Este diário avança ainda que a proposta do clube de S. Paulo é a mais forte entre as várias vindas do Brasil, incluindo a do Flamengo. Com 33 anos e apenas 3 golos no campeonato será esta a derradeira época de Liedson no Sporting? Considerando a sua idade e a sua curva descendente deverá o clube leonino aceitar os 5 milhões de euros? Valor que parece ser bastante interessante.

Já o jornal A BOLA dá conta do interesse do Blackburn Rovers em Vukcevic. Ao que parece os ingleses estiveram nos Barreiros a observar o médio do Sporting Vukcevic, e esta semana é decisiva para o futuro do montenegrino. Depois do falado interesse do West Ham mais um clube inglês associado a Vukcevic é sinónimo que o montenegrino está no mercado? Procurará o Sporting vender algum dos seus activos para tentar reforçar a equipa ainda neste mês de Janeiro?

25 de janeiro de 2011

David Luiz - Luis Filipe Vieira negou a saída do central brasileiro para o Chelsea, referindo mesmo que o jogador está a ser transferido para Vila do Conde, por integrar a convocatória de Jorge Jesus para o jogo da Taça de Portugal. O que hoje é verdade, amanhã será mentira? Será a última convocatória de D. Luiz para um jogo dos encarnados?

Benfica/Nacional - A Comissão Disciplinar da Liga instaurou um processo de inquérito aos incidentes no final da partida entre encarnados e insulares. De acordo com a CD, é necessário um esclarecimento público sobre os factos ocorridos. Se for provado que JJ agrediu Luis Alberto de forma voluntária, o treinador do Benfica poderá ficar suspenso entre 23 dias a 9 meses. Se o gesto de JJ for considerado um empurrão, terá apenas de pagar uma multa entre 250 e 2500 euros. Agressão ou empurrão? Qual a pena justa para Jorge Jesus e Luis Alberto?

Real Madrid - Valdano não seguiu com a equipa para o encontro de amanhã frente ao Sevilla, no dia em que Adebayor foi contratado e que o presidente do Atlético afirmou que rejeitou uma proposta de 45 milhões dos merengues por Aguero.

Premier League - O Manchester United continua na sua caminhada invicta por terrenos ingleses. A 1ª derrota esteve perto de acontecer, pois o Blackpool chegou aos 71 minutos com dois golos de vantagem, contudo, Berbatov (72´e 88´) e Javier Hernandez (74´) consumaram a reviravolta dos "red devils". Poderá o United terminar o campeonato invicto?

Taça da Ásia - Japão e Austrália vão disputar uma final inédita no Campeonato Asiático de Futebol, depois de eliminarem Coreia do Sul e Uzbequistão, respectivamente. Os nipónicos apenas conseguiram bater os rivais sul-coreanos nas grandes penalidades (2-2), enquanto que os australianos golearam os uzbeques (6-0). Samurais ou Socceroos? Honda/Kagawa ou Kewell/Cahill? Quem levará a melhor?

Mercado Internacional - O Chelsea ofereceu 60 milhões de euros por Aguero e Godin, mas o Atlético recusou; O B. Dortmund está interessado em Eljero Elia, o extremo holandês do Hamburgo; Sissoko (Juventus) e Santon (Inter) são hoje associados ao Bayern.

Andebol - Já estão definidas as Meias Finais do Mundial 2011 de Andebol. O organizador da prova, a Suécia, medirá forças com a França, enquanto que a Espanha defrontará a Dinamarca. Favoritos?

Palpites Visão de Mercado:
WSH-DEN (Nuggets - Carmelo quer mostrar-se aos interessados da Costa Leste e hoje terá razões para brilhar)
BOS-CLE (Celtics - A vitória dos Cavaliers faria a alegria dos apostadores que gostam de arriscar forte, mas isso será pouco provável...)
DAL-LAC (Mavs - Partida importante para provar os estados de forma de Mavs e Clippers)
SAC-CHA (Kings - Depois da vitória de ontem em Portland, os Kings só podem aspirar a nova vitória na recepção aos renovados Bobcats)
LAL-UTA (Lakers - Um jogo que serve de aperitivo aos playoffs em LA, com os campeões a defrontarem uns Jazz em baixo de forma)

Os nomeados à 83.ª edição dos Óscares foram anunciados esta terça-feira em Los Angeles. “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, e “Indomável”, dos irmãos Coen, partem à cabeça, respectivamente com doze e dez nomeações. A entrega do principal prémio do cinema americano acontece a 27 de fevereiro no teatro Kodak, em Los Angeles.

Principais categorias:

Melhor Filme: ‘O Cisne Negro’, ‘The Fighter’, ‘A Origem,’ ‘Os Miúdos Estão Bem’, ‘127 Horas’, ‘O Discurso do Rei’, ‘A Rede Social’, ‘Indomável’, ‘Toy Story 3’ e ‘Winter’s Bone’. 
Melhor Realizador: Darren Aronofsky (‘Cisne Negro’), Ethan e Joel Coen (‘Indomável’), David Fincher (‘A Rede Social’), Tom Hooper (‘O Discurso do Rei’) e David O. Russell (‘The Fighter’).
Melhor Actriz Principal: Annette Bening (‘Os Miúdos Estão Bem’), Nicole Kidman (‘Rabbit Hole’), Natalie Portman (‘O Cisne Negro’), Michelle Williams (‘Blue Valentine’) e Jennifer Lawrence (‘Winter’s Bone’).
Melhor Actor Principal: Javier Bardem (‘Biútiful’), Jeff Bridges (‘Indomável’), Jesse Eisenberg, (‘A Rede Social’), James Franco (‘127 Horas’) e Colin Firth (‘O Discurso do Rei’).

Poderão ver os nomeados para as restantes categorias aqui!

PS - Ainda me falta assistir ao 127 Horas’, ‘The Fighter’, ‘O Discurso do Rei’ e ‘Indomável’, como tal, o meu feedback neste momento sobre os vencedores poderá ainda sofrer algumas alterações. Mais perto da cerimónia, colocaremos um novo post e aí certamente com outras convicções.

Ficam aqui os meus palpites/preferências, consoante aquilo que vi:
Melhor filme - ‘O Cisne Negro’
Melhor actor - Jesse Eisenberg, (‘A Rede Social’) - Certamente vou mudar a escolha, mas dos 5 foi o único que tive a oportunidade de ver. Aliás penso que foi o único que já estreou em Portugal.
Melhor actriz - Natalie Portman (‘O Cisne Negro’) - Foi o filme mais "pesado" que assisti nos últimos tempos e apesar de não entrar para o rol das minhas preferências a prestação da actriz do V de Vingança e Star Wars é notável.
Melhor realizador - Darren Aronofsky (‘Cisne Negro’)

Indiquem os vossos palpites ou as vossas preferências!