Renato Neto e André Almeida: Os primeiros reforços de Sporting e Benfica no mercado de Inverno; Jogadores para fazer número ou um ponto de viragem?


Nesta fase complicada, os presidentes de Sporting e Benfica fizeram questão de afirmar que o dinheiro para reforços não abunda e que as respectivas políticas teriam de ser modificadas. Nesse sentido, leões e águias já ofereceram uma "prenda" a Domingos e a Jesus: Renato Neto e André Almeida, os primeiros reforços dos "grandes" no mercado de Inverno (a que se junta Danilo, que foi contratado no Verão mas que apenas agora estará às ordens de Vítor Pereira).

Os dois jogadores estavam emprestados a Cercle Brugge e U.Leiria, respectivamente, regressando agora ao clube de origem para colmatar lacunas existentes nos plantéis. Desde já, são bastantes jovens e têm muita vontade de mostrar serviço, tendo características muito interessantes: ambos têm 1,86, o que principalmente no caso dos leões será fundamental para acrescentar altura ao meio campo; a polivalência é igualmente uma das imagens de marca de Renato Neto e André Almeida, pois o brasileiro joga a 6, 8 ou 10 e o português pode jogar nas duas laterais, a médio defensivo, interior ou até mesmo na ala. A qualidade que evidenciaram nas suas curtas carreiras (o atleta leonino era uma das figuras dos juniores do clube e a estadia na Bélgica permitiu que jogasse com regularidade, enquanto que o benfiquista deixou boas indicações na pré-temporada e  tem estado em destaque no emblema da cidade Lis) e este regresso servirá de motivação para outros elementos que estejam emprestados, tentando ganhar o seu espaço, mas que por vezes são cedidos sucessivamente até que são "esquecidos". Mas a questão essencial aqui é mesmo a aposta de Sporting e Benfica na prata da casa; se nos leões já é prática comum, nas águias é uma novidade (apesar de David Simão, Nélson Oliveira ou Miguel Vítor estarem no plantel encarnado, poucas oportunidades têm tido). Poderá a crise fazer com que os clubes modifiquem as suas políticas e não entrem em loucuras por determinados jogadores, dando margem de manobra aos elementos da formação (desde logo minutos de jogo, pois não será no banco que vão evoluir)? 

Etiquetas: ,