Futsal - Epílogo de 2011 e Antevisão de 2012

2011

Depois de um ano de 2010 em que o sucesso do futsal assumiu proporções nunca antes vistas, 2011 não foi assim tão positivo nesta modalidade, que continua em expansão no panorama nacional. A pior notícia foi mesmo o abandono de seis equipas da principal divisão nacional, devido a problemas financeiros. Emblemas com tradição e sucesso como a Fundação Jorge Antunes ou o Instituto D. João V não aguentaram a crise económica que se verifica actualmente e, para desgosto dos amantes da modalidade, tiveram de abandonar a competição. Em termos europeus, depois da vitória em 2010 do Benfica, o Sporting não conseguiu repetir a proeza, perdendo na final para os italianos do Montesilvano. Por sua vez, os encarnados perderam nas meias finais com a mesma equipa e quedaram-se pelo 4º lugar.

No que diz respeito às competições nacionais, depois de o Benfica ter acabado a fase regular no 1º lugar, foi o Sporting quem se sagrou campeão nacional ao derrotar o grande rival por 3-0 na final. Foram três jogos bastante emotivos (o primeiro foi decidido em penaltys e o último após prolongamento), onde os leões foram mais inteligente e eficazes, especialmente nas situações de 5x4, conseguindo vários golos importantíssimos. No que toca à Taça de Portugal, foi também a turma de Orlando Duarte a levantar o troféu, batendo novamente as águias, por 3-2, após prolongamento.

A época em curso começou como é hábito com a disputa da Supertaça, onde a história foi outra, com o Benfica a levar a melhor sobre o Sporting por 3-2, em mais um jogo de grande emoção (o guarda-redes do Benfica marcou o golo da vitória). No que toca ao campeonato, é o clube da Luz que segue na frente, com 2 pontos de avanço sobre os leões. Os dois rivais já jogaram por duas ocasiões, registando-se dois empates. Na 1ª volta, no jogo disputado no Pavilhão Paz e Amizade em Loures, o resultado foi de 4-4, com Joel Queirós a ser a figura da equipa encarnada ao apontar três golos. Mais recentemente, na Luz, a partida terminou 1-1, resultado que deixa tudo em aberto para o que falta da fase regular. Destaque ainda para as grandes prestações dos Leões de Porto Salvo e do Módicus (3º e 4º respectivamente) que aproveitaram as desistências das equipas já referidas e também o facto de o Belenenses se ter tornado uma equipa amadora. A finalizar o ano, a selecção nacional qualificou-se para o play-off de acesso ao Mundial, ficando em 1º lugar no seu grupo, que tinha ainda Eslováquia, França e Lituânia.

2012

No próximo ano Portugal estará presente no Europeu (a disputar em Fevereiro, na Croácia) e em princípio no Mundial (em Novembro, na Tailândia). As perspectivas são boas, pois a nossa selecção apresenta condições para chegar às rondas finais das competições. A nível europeu de clubes, o Sporting irá mais uma vez estar presente na Final-Four da UEFA Futsal Cup, juntamente com Barcelona, Marca Futsal e Dínano Moscovo. No que diz respeito ao campeonato nacional, perspectiva-se uma grande luta entre Benfica e Sporting. São sem dúvida as duas equipas mais fortes, muito provavelmente vão-se encontrar na final e, mais uma vez, protagonizar excelentes partidas de futsal. Um aspecto que poderá ser importante é o possível regresso de Ricardinho ao futsal nacional, pois o melhor jogador do Mundo será uma contratação de peso e poderá ser decisivo no desfecho final.

Quem será campeão, Benfica ou Sporting? Quais as possibilidades da equipa de Orlando Duarte na UEFA Futsal Cup (muito provavelmente a final-four será em Barcelona)? Quais as possibilidades de Portugal no Europeu e no Mundial (em caso de apuramento)? A modalidade corre o risco de ficar bipolarizada, com o desaparecimento de várias equipas importantes? Qual o melhor jogador de 2011 a nível nacional?

José P.

Etiquetas: