Futebol Nacional - Epílogo de 2011 e Antevisão de 2012

O ano de 2011 trouxe um FC Porto dominador. André Villas-Boas foi o líder de uma equipa que contou com Falcao e Hulk bastante inspirados. O colombiano foi o rei da Liga Europa, enquanto que o brasileiro foi o goleador do campeonato. Os dragões foram campeões sem qualquer derrota (pela 1ª vez na sua história), conquistaram a Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça. O mais directo rival foi o Benfica, mas a larga distância. O mau início de temporada colocou os encarnados longe do título, apesar de uma excelente reacção em Janeiro e Fevereiro. A equipa de Jorge Jesus conquistou a Taça da Liga, mas falhou rotundamente na Taça de Portugal (permitiu a reviravolta dos dragões) e na Liga Europa (eliminado nas meias finais pelo Sp. Braga). O Sporting viveu nova temporada difícil, ficando longe dos dois primeiros lugares (36 pts do FC Porto e 15 pts do Benfica). Quanto ao Sp. Braga, Domingos voltou a colocar os minhotos na história ao chegar à final da Liga Europa.

2012

O início da temporada 2011/12 trouxe maior emotividade à Liga, com o baixar de forma do FC Porto e subida do Sporting. Assim, teremos um campeonato discutido ao milímetro entre dragões, águias e leões, no qual luta para entrar o Sp. Braga. Os gverreiros têm mostrado alguma irregularidade nos resultados, mas ainda não estão fora da luta pelo título. Na Europa, apenas o Benfica continua na Liga dos Campeões e com legitimas esperanças de chegar aos quartos-de-final. FC Porto, Sporting e Sp. Braga querem repetir uma final europeia entre clubes portugueses, contudo, o sorteio não foi muito favorável às cores nacionais. Para o novo ano, espera-se grande equilíbrio no topo da Liga ZON-Sagres. Com os grandes nacionais em poupanças, não se esperam reforços “bomba” em Janeiro, pelo que FC Porto, Benfica e Sporting terão que fazer apenas pequenos ajustes.

Quem se sagrará campeão nacional? Conseguirão os clubes portugueses erguer algum troféu europeu? Qual foi o melhor jogador de 2011 (estrangeiro e português)?

Etiquetas: