Futebol Internacional - Epílogo de 2011 e Antevisão de 2012

Num ano sem europeus e mundiais, o destaque vai inteiro para o Barcelona. Os comandados de Guardiola foram uns autênticos "papa-títulos" e, sem grandes dúvidas, uma das melhores equipas da história: Em 2011, os catalães conquistaram a Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, La Liga, Supertaça de Espanha e Campeonato do Mundo de Clubes (faltou apenas a Copa do Rei). O Real Madrid de Mourinho e Cristiano Ronaldo tentou fazer frente ao rival da Catalunha, contudo, e apesar do elevado número de golos marcados (CR7 bateu mesmo recordes), os merengues apenas bateram o Barcelona na final da Copa do Rei.

O Manchester United sagrou-se campeão inglês e ultrapassou o Liverpool em número de títulos da Liga Inglesa (19 contra 18), com Nani em grande destaque (rei das assistências). Os red devils ainda chegaram à final da Liga dos Campeões, mas caíram perante o Barcelona. Em Itália, o AC Milan voltou a sorrir 7 anos depois da última conquista. Comandados por Allegri, os rossoneri dominaram por completo a Liga Italiana, com destaque para a tripla do ataque (Ibra, Pato e Robinho marcaram 14 golos cada). Nápoles e Sampdoria, dois históricos, conheceram destinos diferentes, com os napolitanos a qualificarem-se para a Liga dos Campeões, enquanto que os genoveses foram despromovidos à Serie B. Na Alemanha, o Borussia Dortmund quebrou um jejum de 9 anos e conquistou o seu 4º título da história, demonstrando grande qualidade, juventude e uma defesa de betão (apenas 22 golos cedidos). Mario Gomez liderou a ofensiva do Bayern (melhor ataque com 81 golos) que foi um desastre na defensiva. Na Ligue 1, o equilíbrio foi desfeito no final, com uma excelente performance do Lille. A equipa do norte de França conquistou um título que escapava à 57 anos, muito por culpa de Gervinho, Hazard, Cabaye e Moussa Sow. Na América do Sul, o Santos foi o rei da Libertadores (com Neymar em destaque), enquanto que o Corinthians venceu um equilibradíssimo Brasileirão. O Clausura 2011 confirmou o Velez Sarsfield como campeão, ao mesmo tempo que o histórico River Plate era relegado para a II Divisão. O Boca Juniors, sem grandes sobressaltos, conquistou o Apertura 2011, sem qualquer derrota no registo.

2012

A nível de selecções, o novo ano irá colocar em confronto as melhores 16 da Europa, num Euro disputado a Leste (Polónia e Ucrânia). Portugal voltou a não falhar uma grande competição e parte com legítimas esperanças a sonhar alto (quem conseguir ultrapassar Dinamarca, Holanda e Alemanha na fase de grupos, poderá sonhar com o título). Espanha e Alemanha partem como grandes favoritos, mas numa prova tão equilibrada, tudo é possível. Na Liga dos Campeões, a fase de grupos colocou algumas surpresas na fase a eliminar, contudo, Barcelona, Real Madrid e Bayern Munique têm caminho aberto até aos quartos-de-final, altura em que poderemos assistir a encontros de titãs (Arsenal-AC Milan é o cabeça de cartaz dos oitavos). Nos campeonatos internos, Real Madrid e Barcelona vão ter nova luta até final, numa La Liga cada vez mais bipolarizada (merengues e catalães poderão mesmo chegar às 30 vitórias, tal como em 2009/10). Na Premier League, Manchester City e United estão taco-a-taco na tabela, sendo os únicos verdadeiros candidatos ao título (Tottenham está à espreita, enquanto que Arsenal e Chelsea mostram grande irregularidade). Em Itália, Juventus, AC Milan, Udinese e Lazio estão em grande luta na tabela, com os irregulares Inter, Roma e Nápoles à espreita. O milionário PSG procura um título que foge há muito, enquanto que na Alemanha, o Bayern tem forte concorrência do Borussia Dortmund, Schalke 04 e Borussia Moechengladbach.

Quem conquistará os títulos de campeão nos principais campeonatos europeus? Qual foi o melhor jogador de 2011? Qual o grande momento de 2011?

Etiquetas: