F1 - Epílogo de 2011 e Antevisão de 2012

2011

Este foi um ano mau para os amantes da modalidade e excelente para os amantes da Red Bull e Sebastian Vettel. O alemão tornou-se pela 2ª vez consecutiva campeão mundial, com 392 pontos conquistados, mais 122 do que o 2º classificado Jenson Button. O domínio foi absoluto, com Vettel a conquistar 11 corridas (5 nas 6 primeiras) e ainda 15 poles. Foi mesmo um ano de sonho para o piloto alemão, que bateu o recorde de pole positions ganhas numa temporada, de pontos ganhos no total e ainda se tornou o mais novo bi-campeão do Mundo de sempre. Um ano em cheio para a Red Bull, que dominou por completo o circuito, tendo ganho o Mundial de Construtores com mais 153 pontos do que a 2ª classificada. A equipa que se chegou mais perto foi a da McLaren, mas a irregularidade do seu carro e ainda os erros e polémicas de Lewis Hamilton tornaram impossível a disputa de títulos com Vettel e a equipa austríaca. Por seu turno, a Ferrari foi mais uma vez uma desilusão, com Alonso incapaz de acompanhar o ritmo dos pilotos da frente e com Massa numa época irreconhecível.

2012

Penso que todas as pessoas ligadas à Fórmula 1 pretendem um ano de 2012 mais competitivo. É óbvio que Vettel parte à frente como favorito, assim como a sua equipa, pois é um piloto com sede de conquistas (não parou de disputar o 1º lugar mesmo quando já tinha o título assegurado) e o seu carro é sem dúvida o mais fiável e mais rápido em pista. No entanto esperam-se mudanças, especialmente na Ferrari. O próprio Alonso afirmou a meio deste ano que já estavam a preparar a próxima época e é de esperar que a scuderia italiana apareça mais forte no próximo ano. A McLaren também terá naturalmente uma palavra a dizer, com Button (melhor piloto à chuva do circuito) e com Hamilton, que se conseguir estar fora de polémicas e deixar de ser tão agressivo em pista (levou imensas penalizações à custa disso), podem formar uma boa dupla que poderá importunar o domínio absoluto (?) da Red Bull e de Vettel.

Quem será campeão em 2012? Qual será a melhor equipa? Teremos mais competitividade em relação ao ano anterior? Que pilotos, além dos já referenciados, poderão surpreender? Haverá alguma regra a mudar pela FIA?

Etiquetas: