NextGen Series: Leões brilham na Liga dos Campeões de Juniores; A excelente "fornada" da Academia Leonina que promete ser o futuro do Sporting e do futebol português

O clube leonino interpretou da melhor maneira esta espécie de Liga dos Campeões de Juniores. Competitivo, atrevido, com um futebol técnico e entusiasmante cilindrou o Liverpool nos 2 encontros, somou mais 3 vitórias e apenas cedeu um empate na fase de grupos. Um percurso até ao momento notável e que prestigia não só a formação do clube leonino como o próprio futebol português, ainda para mais numa competição onde estão presentes equipas como o City, Barcelona, Ajax, Inter, Marselha, Tottenham e Liverpool, jogadores como Dongou (uma das 3 maiores esperanças da formação do Barça), Viktor Fischer (jovem promessa dinamarquesa), Coulibaly (jovem sensação do último Mundial sub-17 e rotulado como o "novo Drogba"), e elementos já de 1992 (era permitido inscrever 3 seniores de 1º ano, ou seja da idade de Neymar, Gotze ou Wilshere) como é o caso de Bakenga (já uma habitual presença na liga norueguesa ao serviço do Rosenborg), Samuele Longo (Inter), Ngoo (Liverpool), entre outros. Nos quartos-de-final o Sporting irá defrontar em Alvalade o Tottenham de Coulibay ou o Inter de Longo e Daniel Bessa. Em caso de vitória passa directamente para a final-four (um quadrangular que irá ser disputado ao que tudo indica em Março num país a designar, muito provavelmente Portugal, Espanha ou Inglaterra). 

Quem sabe se os leões em Janeiro não aproveitam para inscrever Diego Rubio (nasceu em 1993) ou Zezinho (caso recuperem o jovem de 1992 que está emprestado ao Atlético). Independentemente disso, importa conhecer uma das melhores fornadas de jogadores do Sporting dos últimos anos e do próprio futebol português  - há muitos anos que não se assistia a uma geração com todo este talento, técnica e velocidade de execução - parece claro que o futuro do clube leonino e consequentemente da nossa selecção, passa por aquilo que estes jogadores conseguirem produzir no futuro (em termos de elite dos Sub-19, faltam Daniel Martins, Cafu e Ivan Cavaleiro do Benfica, e Tiago Ferreira e Tozé do Porto, actuais campeões de Juniores):

Sá Pinto - Os menos atentos parecem ignorar que o actual campeão de Juniores é o Porto, e que metade dos elementos à disposição do técnico leonino é 1994, ou seja, são Juniores de 1º ano. É notável o trabalho feito pelo antigo avançado leonino, o Visão de Mercado não tem dúvidas que a curto-prazo Sá Pinto será o treinador da equipa principal do Sporting. Os processos de jogo evidenciados pelos juniores: intensidade, ritmo, movimentações com bola sem bola nas diversas transições do jogo, qualidade técnica e táctica são de grande nível e parece claro que é o fruto do trabalho da equipa técnica leonina. O treinador de juniores dos leões junta a tudo isso, ainda uma notória capacidade de motivação constante antes, durante e depois das partidas. A principal lacuna do elenco comandado por Sá Pinto e em termos de futuro e da própria afirmação dos jogadores quando "saltarem" para os seniores é mesmo a baixa estatura (uma característica cada vez mais importante no futebol actual) dos seus elementos, à excepção do guardião Rafael Veloso e de Tiago Ilori, a base do elenco leonino é composta por jogadores com menos de 1m76. Seria quase impossível este 11 jogar junto no futebol sénior. Por outro lado, saltam à vista os aspectos positivos destes "leõezinhos", como o talento, criatividade, e principalmente a velocidade dos seus jogadores tanto com bola, como na  própria execução.

Jogadores que nasceram em 1993 (na próxima época vão ser seniores):
Rafael Veloso -  Apresenta uma característica que o distingue dos habituais guardiões portugueses, ou seja, a sua coragem nas saídas aos cruzamentos, nem sempre o faz da melhor maneira, mas se melhorar esse aspecto a juntar ao seu 1,92 e colocação entre os postes, poderá ter um papel interessante no futebol português.
Ricardo Esgaio - É um dos elementos que já apresenta uma maturidade competitiva superior à sua idade. Seja a lateral direito, médio interior ou extremo, revela sempre uma intensidade, garra, velocidade e capacidade técnica muito interessante. Apesar do seu 1m71, a sua polivalência e qualidade leva-nos a crer que poderá ser o 1º jovem deste elenco a conseguir uma afirmação no contexto do futebol sénior.
Tiago Ilori - Apresenta todas as características que um central deve ter: altura (1m90), velocidade e uma saída de bola razoável. Terá de melhorar a sua capacidade de choque, e perder alguma timidez na abordagem aos lances.
Michael Pinto - É o Insúa dos juniores leoninos. Lateral esquerdo de 1m76, que dá bastante profundidade do seu lado esquerdo, e por norma consegue sempre dar uma boa continuidade aos lances ofensivos, principalmente ao nível do cruzamento (Evaldo deve sentir alguma vergonha quando vê o jovem leão a cruzar). Já foi associado ao Inter.
João Mário - Outro elemento que apresenta já uma maturidade competitiva notável para a sua idade. Não é por acaso que o jovem de 1m78 é o capitão dos juniores leoninos, mas a sua valia como médio defensivo (pode actuar noutras posições) vai além da braçadeira. Bom nas dobras, boa interpretação dos momentos do jogo, agressividade (positiva) e excelente capacidade na recuperação de bola. No futuro o rótulo poderá ser: Wilson Eduardo o irmão de João Mário.
João Carlos - Já é uma tradição nos juniores do Sporting: a presença de um médio de baixa estatura, mas com uma inteligência acima da média na ocupação dos espaços, no equilíbrio da equipa e a nível técnico. Foi assim com Moutinho, foi assim com André Martins, e tantos outros, e agora é assim com João Carlos. Um jogador muito interessante e habitual presença na equipa titular dos sub-19 de Portugal.
Agostinho Cá - Em 2010 com apenas 17 anos foi titular no Europeu de sub-19 ao lado de Nuno Reis, Roderick, etc, que este ano foram à final do Mundial sub-20. Não deixa de ser caricato (mas isto é a formação e um exemplo de como nem tudo obedece a uma ordem natural) que passado um ano e meio (também esteve algum tempo lesionado) seja suplente nos juniores leoninos. Já actuou a extremo, a lateral, mas na nossa opinião rende mais quando joga como 2º médio. Tem técnica, velocidade, capacidade de posse de bola e de ocupação no meio campo que faz lembrar Lassana Diarra, veremos se consegue "explodir" no futebol sénior.
Betinho - O goleador dos leões. Capacidade em termos de finalização notável, terá apenas de melhorar na pressão e no acto de segurar a bola à espera dos apoios. Apresenta uma fisionomia idêntica a Lisandro Lopez, até festeja como o argentino, veremos se no futebol sénior alguém arrisca em apostar num avançado centro com 1m75, como aconteceu com "Licha" ou se será um "novo João Paiva".
Etock - O "novo Eto'o" só actuou 10 minutos pelos leões, mas demonstrou logo que é capaz de aliar à sua compleição física (1m84) um poder de finalização interessante. Assinou 3 épocas pelos leões, mas em Inglaterra garantem que o ex-Barcelona pertence ao Chelsea e só ficará em Alvalade até ser jogador comunitário.

Jogadores que nasceram em 1994 (para o ano vão continuar nos juniores, caso não sejam emprestados ou mesmo promovidos à equipa sénior do Sporting):
Edgar Iê - Apenas repetir o que mencionamos quando defrontou Angola. Boa impulsão, agressividade positiva, bom desarme e capacidade de antecipação, atributos técnicos e de presença inclusive superiores aos de Ilori, mas que para central peca pelo seu 1m76. Já actuou noutras posições, e quanto a nós poderá dar um lateral ou médio interessante.
Filipe Chaby - Novamente repetir o que já referimos anteriormente. Médio com muita classe, impressiona a maneira como joga com a cabeça levantada (e isso hoje em dia é raro no futebol sénior) e a qualidade técnica que apresenta. A 10, a médio interior num 4-3-3 ou a extremo, o esquerdino reúne condições para ser uma referência no contexto nacional.
Carlos Mané - É o Djaló dos juniores leoninos. Muito rápido, com uma facilidade tremenda na mudança de velocidade, e uma capacidade técnica interessante (o seu estilo de jogo e finta é muito semelhante ao do ex-jogador do Sporting). O futebol actual privilegia muito este tipo de extremos rápidos com facilidade em desequilibrar.
Bruma - Já parece um veterano, tal é a quantidade de anos que actua pelos juniores (este é o 3º e pode fazer um 4º ano neste escalão) e na teoria, estamos perante a estrela da equipa tal é o mediatismo à sua volta (veremos se isso não afecta a sua evolução e afirmação). Extremo de 1m73, muito rápido, potente, de boa técnica parece reunir todas as condições para ser um caso sério no futebol português.
Iuri Medeiros - O jogador mais talentoso do Sporting. Já há alguns anos que o futebol português procura "novos Nani's ou Ronaldo's", mas este esquerdino é mais um "novo Messi". O futebol que sai dos seus pés é puro, a facilidade com que desequilibra através da sua velocidade e técnica impressiona, a sua condução de bola e facilidade no 1 contra 1 é caso raro, se melhorar o seu "sentido de baliza" o rótulo de Pauleta como a grande referência dos Açores pode desaparecer brevemente. 

PS - Em primeiro lugar, e é uma tecla que o VM tem insistido desde que criamos o nosso projecto, estes jovens só se vão conseguir afirmar no futebol sénior e consequentemente no futebol português, caso os clubes dêem minutos e espaço para evoluírem (algo que sem medidas que protejam o futebolista português dificilmente vai acontecer, como tal, os leitores não se iludam e muito menos pensem que daqui a 3 anos o Sporting, Benfica ou Porto vão ter plantéis com 6/7 jogadores da sua formação no 11 inicial). Seria igualmente positivo para o futebol português (não só para os clubes, mas para a competitividade das nossas selecções jovens) que o Porto (actual campeão de Juniores) ou o Benfica (apresenta muita qualidade na equipa de Juvenis e na próxima época alguns elementos dos juniores deste ano como Varela e Sancidino Silva ainda vão estar nos sub-19 dos encarnados) possam participar juntamente com o Sporting na NextGen da próxima época (a competição vai passar a ter 24 equipas). Por outro lado, é importante realçar que apesar do enorme talento que está presente nesta equipa leonina nem sempre a passagem do futebol de formação para o profissional obedece a uma ordem natural (muito pelo contrário, até são mais os casos que grandes estrelas dos juniores não se conseguem afirmar), e se o Sporting e o futebol português conseguir aproveitar 7 ou 8 destes jogadores seria já notável. Questões físicas, de maturidade individual e competitiva, de motivação (nem todos são como o Miguel Veloso que esteve uma época na II B e não desanimou, por norma com os empréstimos os jovens tem tendência a "quebrar"), são fundamentais nesta "passagem" de juniores para seniores. Por último, no nosso entender seria positivo para estes leões que passassem pelo mesmo processo de Nuno Reis e Renato Neto, ou seja, estarem a jogar dois anos a titular numa equipa de I Divisão da Suíça ou Bélgica, antes de chegarem ao Sporting. Numa perspectiva de curto-prazo Esgaio e João Mário parecem apresentar uma maturidade competitiva superior aos demais e como tal podem chegar mais cedo ao plantel sénior, Bruma e Iuri parecem ser os elementos que podem dar mais de 15 milhões numa futura venda (e aos anos que o Sporting não vende ninguém por mais de 12 milhões, enquanto que os rivais vendem jogadores por mais de 30), contudo, tudo isto é teoria e no futebol de formação de "novos Ronaldo´s, R. Carvalho´s, Rui Costa´s" até o serem efectivamente nos seniores vai uma distância enorme.  

Etiquetas: