Melhores Marcadores: Baba junto a Ronaldo, Mario Gomez e Van Persie

Chegados a Dezembro e cumprido um terço de campeonato nas seis principais ligas europeias, o VM achou, mais interessante que pertinente, elaborar a lista e fazer uma breve análise aos melhores marcadores dessas provas. Importa assinalar que o grau de dificuldade numa e noutra liga é sempre diferente, recolhendo muitas vezes uma enorme fatia de importância nessa liderança toda a máquina que se tem por detrás do sucesso. Adiante:

Giroud (Montpellier) - Ligue 1: - com 11 golos marcados, Giroud é o melhor marcador da prova máxima gaulesa de futebol. Noticia-se, em Inglaterra, que o Newcastle estará fortemente interessado nele (6 milhões de euros foi o valor oferecido). Olivier Giraud disputa uma liga muito competitiva, propensa ao aparecimento de novas figuras, tanto individuais como colectivas, como é o caso do avançado de 25 anos. Numa equipa com história em França, mas que no começo de época tinha objectivos mais humildes, será interessante continuar a seguir um avançado que trazia bons números do seu anterior clube, o Tours.
Ronaldo (Real Madrid) - La Liga:  não espanta estar nesta lista, e certamente que no fim cruzará a meta numa das duas primeiras posições na corrida à Bota de Ouro. O português e Messi são a sombra um do outro, nunca descolando um do outro. Ronaldo joga numa equipa que lhe dá todas as condições, mas que ao contrário do astro argentino, não joga exclusivamente para ele. O Real Madrid não foi construído à volta de Ronaldo. Foi Ronaldo que se impôs como a trave-mestra da arquitectura merengue, e só veio potenciar uma equipa que já de si era quase perfeita em intensidade. Ao contrário da Pulga, que tem um Barcelona que se expandiu como equipa à medida que a influência do argentino crescia de dia para dia. 16 golos para Ronaldo.
 Van Persie (Arsenal) - Premier League: a caminho da Apoteose. Uma das muitas que aconteceram no decorrer dos anos no Arsenal e que culmina sempre no endeusamento final dos seus melhores executantes. Com 13 golos, foi brilhante a forma como assumiu o papel de escudeiro de Wenger quando ele mais precisou, e duplamente brilhante ao ter saído da sombra e reclamado um lugar que gritava por ele: o de astro. Agora os números ajudam, e ele merece. tornou-se capitão e um exemplo para os restantes jogadores de um clube que, hoje, não tem condições para fazer frente a outras equipas de topo em Inglaterra.
 Mário Gomez (Bayern de Munique)- Bundesliga: o verdadeiro bombardeiro germânico. Um portento, numa equipa que já de si é um vendaval ofensivo, Gomez é letal a retirar o último sopro de vida que ainda possa existir no peito dos adversários. Leva 13 golos, mas poderia ter uma cifra mais generosa face a toda a qualidade de um ponta-de-lança que o VM já rotulou como o protótipo da espécie.
Baba (Marítimo) - Liga Zon-Sagres: poderá ficar por aqui (fala-se numa saída rumo ao celtic), mas a marca que o senegalês deixará no campeonato é apenas a ponta de um iceberg que é esta carreira do Marítimo na liga. Dotado em todos os aspectos de jogo, tanto físicos como técnicos, Babá é por esta altura o maior anotador de golos de uma liga (com 9 golos) que há muito não se via tão competitiva, facto que só engrandece a liderança do avançado do Senegal. 
Germán Denis (Atalanta) - Série A: joga numa equipa de aspirações limitadas, que faz da Série A e B um elevador constante, tal é a volatilidade com que deambula por entre as duas principais divisões italianas. Aos 30 anos, poderá ainda fazer uma época de sonho que o catapulte para uma oportunidade que não soube aproveitar quando esteve ao serviço do Nápoles e, depois, na Udinese, que por hoje o tem emprestado ao Atalanta, onde tem tido o mérito de estar a proporcionar uma caminhada menos sinuosa à equipa transalpina que em anteriores campanhas. 10 golos para o argentino.

Qual a principal surpresa? Serão estes os líderes da tabela dos melhores marcadores nos respectivos campeonatos no final da temporada? Quais os principais favoritos a vencer o título de melhor marcador nas respectivas Ligas? E no que diz respeito à Bota de Ouro, quem será o vencedor no final da temporada?

A.Borges

Etiquetas: