Iñigo Martínez: O jovem dos golos impossíveis, e que acaba por ser o "espelho" do exemplo que é a Real Sociedad

A Real Sociedad procura, pouco-a-pouco, regressar ao espaço que era seu no futebol espanhol, depois de uns anos 70 de bom nível e uns espectaculares anos 80, onde dividiu o domínio do futebol na vizinha Espanha com Athletic Bilbao, Real Madrid e Barcelona.

Tal como o vizinho e grande rival At. Bilbao, o conjunto basco aposta principalmente na juventude e na cantera de San Sebastian para chegar aos seus objectivos - na partida deste fim-de-semana frente ao Bétis actuou com 9 jogadores formados nas suas escolas. Num plantel onde sobressai a qualidade dos jovens Carlos Vela e Griezmann, a segurança do chileno C. Bravo na baliza e a experiência de Llorente e Aramburu, o elemento que mais tem dado nas vistas é o jovem Iñigo Martínez. Nascido em 1991, o nº26 fez a sua estreia no plantel principal da Real Sociedad em Agosto de 2011, frente ao Sp. Gijon. O jovem já fez a sua estreia nos sub-21 espanhóis, sendo titular na defensiva da Rojita, na fase de qualificação para o Euro 2013. Contudo, o que mais se destaca neste primeiros 3 meses ao mais alto nível, não são os cortes decisivos, a estampa física (que não a tem) ou a qualidade técnica do jogador. Iñigo Martínez já protagonizou 3 dos momentos mais espectaculares do ano, no futebol espanhol.

Tudo começou no dia 1 de Setembro, quando a selecção de sub-21 da Espanha deslocou-se à Geórgia para mais um festival de futebol. Isco (2 golos), Rodrigo (3 golos) e Canales já tinham marcado para a Espanha, quando o defesa basco entrou em acção. Aos 52 minutos, o guarda-redes da Geórgia deu um forte pontapé para as costas da defensiva espanhola e, Martinez, deu um toque de calcanhar que a fez sobrevoar De Gea. Sem querer ou não, o facto é que marcou um dos melhores auto-golos da história (ver aqui). No dia 2 de Outubro, um dos derbys mais emocionantes do futebol europeu, colocou em confronto no Anoeta Real Sociedad e At. Bilbao. Llorente tinha dado vantagem ao Athletic, contudo, à passagem do minuto 60 e vendo o adiantamento do guarda-redes rival, Martínez disparou um míssil do seu meio campo e marcou um dos golos do ano (ver aqui). Contudo, quem voltou a sorrir foi Llorente, oferecendo a vitória ao rival de Bilbao (1-2). Já no dia 27 de Novembro, a visita da Real Sociedad a Sevilha foi mais saborosa, pois os bascos derrotaram o Bétis por 3-2. O momento da partida ficou reservado para o minuto 91, quando Iñigo Martínez, imagine-se, voltou a tentar a sorte do meio campo... e foi feliz! O resultado estava num desolador 2-2, pois a Real Sociedad esteve a vencer por 2-0, contudo, o defesa basco viu novamente o guarda-redes adversário adiantado e rematou com grande pontaria (ver aqui).

Com um excelente pé esquerdo, o defesa central da Real Sociedad já está sob os radares do Real Madrid e Barcelona. Teremos Martínez como uma nova referência da formação espanhola num futuro próximo? O facto do conjunto basco entrar em campo com 9 jogadores das suas escolas é a prova de que este é o caminho a seguir (é possível ser competitivo e se bater numa das melhores Ligas do Mundo apostando fortemente na formação)? Será possível ao Athletic e à Real Sociedad voltarem a dominar o futebol espanhol como acontecia nos anos 80?

Etiquetas: