Desafio aos leitores: Indique o comentador desportivo mais competente, o meio da comunicação social mais isento e o melhor relatador no âmbito desportivo nacional

Na sequência dos alegados insultos de Pinto da Costa a Valdemar Duarte e as consequentes agressões ao jornalista da TVI (voltamos a referir que a noticia é exclusiva da TVI/MaisFutebol), supostamente motivados pela falta de imparcialidade do relatador em questão. Este é o momento para interrogar os nossos leitores sobre o papel de alguns intervenientes (mais indirectamente mas com um papel fundamental) no contexto desportivo em Portugal, ou seja, dos meios de comunicação, seus jornalistas e comentadores. Nesse sentido o VM aproveita esta oportunidade para interrogar os visitantes sobre qual o meio de comunicação mais isento e competente em Portugal, qual é o melhor relatador, o melhor comentador (durante os encontros), o melhor comentador (fase rescaldo), e o melhor e pior paineleiro da TV.

O parecer do Visão de Mercado (algo que já salientamos há um ano e meio):
Meio de comunicação mais isento e competente: A nível de isenção seria o VM (e sim sabemos que quando referimos que o Braga merecia mais frente ao Sporting para a Taça éramos anti-Sporting, na última jornada quando mencionamos que o resultado do derby foi injusto já somos anti-Benfica, e mesmo a época passada quando dissemos que o Porto venceu 3-0 o Paços de Ferreira de maneira injusta ou até ontem por termos publicado uma noticia do Pinto da Costa que até era como estava no post da autoria da TVI, já somos anti-Porto), mas no conjunto: isenção e competência, o jornal O JOGO é o Nº 1.
Menos isento e competente: RTP1, A Bola, DN, CM, Record, TSF, SIC, MaisFutebol, Sport Tv, RR ou JN?
Melhor relatador: Era o Pedro Sousa, agora como assumiu funções no Sporting, na nossa opinião o José Nunes. Pior relatador: José Augusto Marques.
Melhor comentador (durante as partidas): Pedro Henriques. Apesar dos seus conhecimentos em termos de jogadores não serem muito profundos, a verdade é que é o único a apontar soluções, não se inibe em relação a criticar o elemento X ou Y e demonstra sempre uma boa imparcialidade. O Rosado da SIC também é aceitável.
Pior comentador: Diamantino e Manuel Queiroz (este devido à sua falta de isenção, João Querido Manha também parece pouco isento, mas ao menos tem conhecimento e para quem gosta de estatísticas, o que até nem é o nosso caso, denota sempre uma boa preparação nesse sentido).
Melhor comentador (antevisão ou rescaldo): Carlos Daniel. Directo, objectivo, conhecedor, sucinto e prático. A melhor pessoa a falar de futebol em Portugal neste momento. JVP não entusiasma como fazia nos relvados e os seus conhecimentos são algo escassos.
Melhor Paineleiro: Miguel Guedes/Fernando Seara. Esta resposta não parece do VM pois é a capacidade de definir o melhor que nos distingue dos outros, mas neste capítulo é difícil identificar o melhor. Pois Miguel Guedes consegue defender o seu clube com educação, sem desrespeitar os outros e principalmente denota uma boa preparação. E Seara é claramente o paineleiro com mais conhecimentos.
Pior Paineleiro: Rui Oliveira e Costa.

PS Imagem retirada do Correio da Manhã, o único jornal que hoje noticiou na sua capa os alegados insultos de Pinto da Costa a Valdemar Duarte.

Etiquetas: