Craques do futuro: Raphaël Varane (14º)

Devido à insistência dos leitores, vamos elaborar a lista (aqueles que são na nossa opinião) das 15 maiores promessas da actualidade. Como para tudo, é essencial definir critérios, esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em/ou depois de 1991 (no nosso ponto de vista nomear jogadores com 23 como jovens promessas é absurdo), como tal (apesar do seu enorme valor e potencial e de estarem na fronteira do critério por nós definido), nomes como Balotelli, M'Vila, Jovetic, Schürrle, Douglas Costa, Andre Ayew, Kroos, Welbeck, Sturridge, Ramsey, Strootman ou Luuk de Jong, não serão mencionados. Os critérios de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento, nomeadamente a importância na sua equipa, e principalmente o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro.

Raphaël Varane tem pela frente um futuro auspicioso. Quem não perdeu tempo e se antecipou à concorrência foi o Real Madrid, que avançou para a contratação do jovem gaulês formado no Lens, por sugestão de Zinedine Zidane. Ter apenas 18 anos (ainda é júnior de 2º ano) é demonstrativo, sobre a sua margem de evolução e o impacto que pode ter no futebol Mundial, se juntarmos a isso o facto de com esta idade já ter sido titular (deve ser histórico nesta posição nos merengues no que diz respeito a jogadores estrangeiros) e marcado inclusive um golo pelo Real, diz tudo sobre a sua valia. A verdade é que o emblema merengue e José Mourinho têm um diamante por lapidar, pois o central tem tudo para ser uma das referências mundiais da sua posição. As suas características físicas (1,90, rápido) e técnicas (bom jogo aéreo, boa saída de bola e poder de antecipação) não passaram despercebidas ao "Special One", e fazem do francês um dos defesas mais promissores da actualidade. Ainda com uma margem de progressão enorme, é já internacional sub-21 por França e promete deixar marca na sua passagem pela capital espanhola.

PS -  Aproveitando o assunto Real Madrid, será a dupla Pepe-Sérgio Ramos (não os melhores mas) a melhor de centrais da actualidade? A verdade é que desde que Mourinho estabilizou esta dupla, o Real só sofreu 1 golo nos últimos 7 jogos e é visível a capacidade dos merengues em defender mais à frente, o que acaba por proporcionar que a pressão sobre o adversário comece praticamente na área contrária. Como referimos no último defeso, este Real Madrid necessita isso sim é de um lateral direito que tenha a mesma capacidade de esticar o jogo que Marcelo no lado contrário.

Etiquetas: