Breves - Villas-Boas (o treinador mais caro do Mundo) perde pela 6ª vez esta época (e ainda nem estamos em Dezembro), diz adeus à Taça, e compromete o seu futuro no Chelsea

Carling Cup - Já se disputaram três partidas dos quartos-de-final da Taça da Liga Inglesa com os seguintes resultados: Chelsea 0-2 Liverpool (M. Rodriguez 58´ e Martin Kelly 63´); Arsenal 0-1 Manchester City (Aguero 83´); Cardiff City 2-0 Blackburn Rovers (Kenny Miller 19´e A. Gerrard 50´) - A situação de Villas-Boas ao comando dos londrinos complicou-se e de que maneira com mais um desaire (o 5º em 9 jogos) e consequente eliminação da Taça da Liga. Os próximos 3 jogos serão decisivos: Newcastle (fora), Valencia (casa) e Manchester City (casa). No Emirates, o Arsenal foi superior ao City, dispôs das melhores ocasiões de golo, mas foi Aguero quem decidiu a partida. Um rápido contra-ataque de Dzeko, que culminou num toque de Adam Johnson para a finalização certeira do argentino. Destaque para o facto de Liverpool e Manchester City terem actuado esta noite, depois de terem jogado no último Domingo. O 3º classificado do Championship (Cardiff City) eliminou o lanterna-vermelha da Premier League (Blackburn Rovers), situação que deverá resultar na demissão de Steve Kean. Até quando irá durar o reinado de AVB ao serviço dos Blues? Como se explica mais uma derrota, mesmo diante uma equipa que actuou no Domingo (se o Benfica, Porto ou Sporting tivessem de passar pelo mesmo que o Liverpool e City, ou seja ter apenas 1 dia de descanso, "andavam a chorar" durante um mês)? Caso venha a sair do Chelsea é o pior negócio (custou 15 milhões) da história da Premier League? Ou com o excelente plantel que tem à sua disposição ainda pode dar a volta a esta situação?

La Liga - O Barcelona voltou às vitórias na recepção ao Rayo Vallecano, numa partida antecipada da 17ª jornada. Os catalães golearam por 4-0, contudo, o Rayo deixou uma excelente réplica, principalmente na primeira meia hora. Alexis Sanchez (28´e 40´), David Villa (42´) e Messi (49´) marcaram para o Barça. Valdés continua insuperável em casa (8 jogos e 0 golos sofridos), enquanto que os catalães demonstram duas faces na Liga Espanhola: em casa, 34 golos em 8 jogos (4.25 golos por jogo) e fora, 8 golos em 6 jogos (1.33 golos por jogo). Messi marcou 15 golos no Camp Nou e apenas 1 fora de portas. Deveria a federação espanhola penalizar Pique (excelente jogada para o 3º golo a provar o porquê de ter figurado no Top15 dos melhores do Mundo para o VM) por o central ter forçado o amarelo e assim "limpar" para o duelo frente ao Real Madrid? 

Serie A - Nápoles e Juventus acertaram o calendário, numa partida de grande nível (este ano o Calcio está ao rubro no topo da tabela, com excelentes espectáculos) e que terminou num 3-3. Os napolitanos estiveram a vencer por 2-0 e 3-1, contudo, permitiram a reacção da vecchia signora. Hamsik (23´) e Pandev (41´e 68´) marcaram para a equipa da casa, enquanto que Matri (48´), Estigarribia (72´) e Pepe (80´) marcaram para o líder da Serie A, que continua invicto.

Mercado Capdevila é hoje novamente associado ao Barcelona; Já Emre, o médio de 31 anos que está em final de contrato no Fenerbahçe é apontado ao Benfica. VM - Noticia na nossa opinião sem fundamento, devido à idade do jogador, ao que ele pretende auferir (3 milhões por ano) e por já não ser o jogador que encantou na viragem do século.


Fernando Gomes - O actual lider da Liga de Clubes e candidato à Presidência da FPF quer ver mais jogadores portugueses no principal campeonato, referindo que está em estudo uma proposta para colocar pelo menos 50% de jogadores portugueses na ficha de jogo. Esta medida será aplicada numa primeira fase nas equipas B, podendo, depois, ser alargada à Liga ZON-Sagres. Uma medida positiva e que conta com o apoio do VM (ver aqui outras soluções), ainda que peca por ser escassa (nas equipas B, o valor poderia mesmo subir até aos 75% - 13 jogadores em 18).

Benfica - Foi aprovado pelos accionistas da SAD encarnada o relatório de gestão e contas referente à temporada 2010/11, com um resultado negativo de 7.8 milhões de euros. Domingos Soares Oliveira referiu que estes valores se devem a uma temporada negativa do ponto de vista desportivo e que os encarnados estão a cumprir com os requisitos exigidos pela UEFA (fair-play financeiro). O Benfica, pela primeira vez, ultrapassou os 120 milhões de euros em receitas, contudo, o passivo aumentou ligeiramente (395 milhões de euros de passivo, contra 410 milhões de activo). Sobre o mercado de transferências, o administrador-executivo referiu que no Conselho de Administração, neste momento, ninguém está a pensar em quaisquer movimentações (entradas e saídas). Não deixa de ser curioso que o Benfica tenha um prejuízo num ano semelhante ao do Sporting em 3 meses. Contudo, parece lógico que este terá sido um defeso com uns contornos diferentes dos habituais (a necessária revolução) para os lados de Alvalade. No que diz respeito ao mercado, esta insistência do Benfica em afirmar que não vão haver mexidas, é para levar a sério?

Etiquetas: , , ,