Braga apura-se para os dezasseis-avos de final da Liga Europa com vitória sofrida sobre ingleses!

Sp. Braga 1-0 Birmingham (H. Viana 51')

O Braga venceu hoje o Birmingham, da Championship inglesa (equivalente à Liga Orangina portuguesa) e garante assim o apuramento à fase seguinte da prova, ficando a decisão sobre o primeiro lugar adiado para a última jornada, quando os minhotos se deslocarem à Belgica para defrontar o Club Brugge, já que ambas as equipas têm 10 pontos.

Quanto ao jogo, o Braga tem razões para sorrir pois a vitória foi tudo menos fácil. A entrada dos ingleses no jogo foi fortíssima, com várias situações de perigo na área bracarense, e Quim foi mesmo a grande figura ao impedir por várias vezes o golo contrário - inclusivé defendeu um penalti marcado por Zigic, mantendo o marcador num nulo que era enganador. Apenas perto dos 20 minutos os portugueses equilibraram a partida, aos poucos foram-se controlando a bola e instalando-se no meio campo contrário, mas o intervalo chegava sem que a turma de Jardim tivesse feito algo para justificar algum golo. Na segunda parte o Braga entra mais aguerrido, com maior mobilidade dos elementos de ataque e maior posse de bola, no entanto apenas consegue marcar num lance fortuito, com o guarda-redes Myhill a ser traído por um ressalto na sequência de um remate de Hugo Viana que nem ia à baliza. O Birmingham lançou dois avançados como esforço final para tentar chegar ao golo, mas a entrada de Douglão (mais centímetros na área) e uma grande exibição de Paulo Vinícius impediram o empate. Perto do final, as melhores oportunidades pertenceram mesmo aos portugueses, em contra-ataque, mas nem Lima, nem Hugo Viana ou Mérida conseguiram ampliar a vantagem.

Destaques

Braga - A equipa portuguesa esteve longe de realizar uma boa exibição, e contínua a mostrar-se muito inconstante. Frente ao Benfica e Sporting os gverreiros deixaram boas indicações, mas frente ao Porto e no jogo desta noite o futebol apresentado deixou muito a desejar. Acaba por beneficiar de alguma sorte (que diga-se de justiça - não a têm tido noutros jogos) e com uma boa exibição de Quim e um golo fortuito de Hugo Viana asseguram a passagem à próxima fase num grupo que teoricamente era acessível para o clube.

Leonardo Jardim - Tem sido algo contestado pelos adeptos e pressionado pela comunicação social. Bem ou mal, o futebol praticado pelos finalistas vencidos da última edição da prova está por vezes muito longe de ser o que era nas épocas passadas. Pode considerar-se que são muitos jogadores novos, as lesões são muitas, os castigos vêm em má altura, mas por outro lado Jardim vem jogando com o mesmo onze base desde o início da época, e não há evolução naqueles que são os principais problemas do Braga: construção no último terço de terreno e finalização. Por outro lado, tem o mérito de ter uma defesa quase toda ela nova e mesmo assim, revela-se competente.

Quim - O veterano português compensou hoje a equipa pela má saída dos postes que permitiu um golo a Hulk, no último fim de semana, e hoje entre defesas de bom nível, um penalti defendido e saídas a cruzamentos seguras, o guarda-redes acaba por ser o melhor homem da partida.

Hugo Viana - Faz toda a diferença no meio-campo, e quando começa a ter bola e a jogá-la, a equipa começa automaticamente a crescer em campo. Marcou o golo que lhe vinha fugindo nos últimos tempos e tem alguns bons pormenores, peque embora pela sua pouca velocidade.

Paulo Vinícius/Ewerton - Hoje as exibições dos dois centrais não foram do mesmo nível. Enquanto Ewerton fez um jogo com algumas falhas individuais fruto da sua juventude e alguma inexperiência nos grandes palcos (uma das falhas originou o penalti), o seu parceiro brasileiro demonstrou mais uma vez que é uma das melhores contratações do Braga da época, e que a sua posição é no centro, com vários cortes tanto de cabeça como pelo chão, e bom na antecipação e marcação.

Birmingham - Os ingleses apagaram a má exibição da primeira volta, em sua casa, e obrigaram o Braga a suar. Chris Burke e Beausejour causaram muitas dificuldades aos flancos da equipa portuguesa e Zigic, avançado muito forte no jogo aéreo, foi uma dor de cabeça constante. A equipa sai do Axa com um sabor amargo na boca, ficando à espera da última jornada para saber se é eliminado ou não da competição, tendo obrigatoriamente que vencer o Maribor e esperar pelo resultado entre minhotos e os belgas do Club Brugge.

Etiquetas: , ,