Sporting alcança a 10ª vitória consecutiva

Feirense 0-2 Sporting (Wolfswinkel 64' g.p. , Schaars 76´)

O Sporting aproveitou o descontrolo emocional do Feirense e saiu de Aveiro com mais 3 pontos, apesar da exibição pouca conseguida (pelo menos em comparação com os últimos jogos). A partida fica marcada pela expulsão de Henrique (o central levou 2 amarelos no espaço de 1 minuto) e pelo penalti cometido pela turma de Santa Maria de Feira pouco depois, algo que permitiu aos leões desbloquearem o marcador e "controlarem as operações" até final.

No que diz respeito ao encontro, foi uma 1ª parte com bastante intensidade de parte a parte, com o Feirense a criar a melhor oportunidade de golo por intermédio de Varela na sequência de um pontapé de canto, e com os leões a responderem com 2 bons momentos individuais, 1º por Elias e já perto do intervalo por Wolfswinkel. O início do 2º tempo, foi quase a fotocópia do 1º, com Henrique novamente na sequência de um canto a falhar uma oportunidade flagrante. O clube leonino respondeu, demonstrou outro esclarecimento no ataque, mas o minuto 54 acabou por decidir a partida. Henrique foi expulso, o Feirense descontrolou-se, e pouco depois Cris faz penalti. Os leões aproveitaram, chegaram ao 1-0, e pouco depois fecharam o marcador por intermédio de Schaars. Em suma, uma vitória justa do Sporting (apesar das poucas oportunidades de golo) pelo que fez nos últimos 30´, e que penaliza um organizado e competente Feirense por 10´ de algum descontrolo emocional.

Destaques

Feirense - Uma equipa praticamente só com portugueses, todos jovens, e todos com qualidade. A turma orientada por Quim Machado voltou a demonstrar uma excelente organização, jogou o jogo pelo jogo, e até aos 55 minutos não estava a ser inferior ao Sporting. Destaque para a boa exibição de Henrique (até à expulsão), e para mais uma prova da qualidade de Fonseca.

Elias/Insúa - O brasileiro apesar de um pormenor individual na 1ª parte, foi uma unidade a menos; já o argentino esteve pouco acutilante na esquerda e tecnicamente não deu a melhor sequência aos lances no sector ofensivo.

Onyewu/Carriço - Exibição competente e sem erros da dupla leonina, inclusive com uma participação directa no 2º golo do Sporting. O português (principalmente na saída de bola no 1º tempo) foi mesmo dos melhores em campo e não será de todo improvável que faça parte da lista de Bento na próxima convocatória (não mudamos a nossa apreciação sobre o defesa, mas considerando a conjuntura não nos parece um cenário descabido).

Schaars - Estava a ser um dos piores em campo no 1º tempo, com vários passes errados e consequentes perdas de bola, no entanto, acabou por ser decisivo na 2ª parte, não só pelo golo, mas pela maior qualidade que imprimiu à posse de bola leonina.

Wolfswinkel - Juntou-se a Baba e Cardozo no topo dos melhores marcadores, e foi mesmo uma das unidades dos leões em destaque. Várias movimentações de bom nível e uma entrega ao jogo notável.

Capel/Jeffrén - O espanhol voltou a correr muito mas raramente deu a melhor a sequência aos lances; por sua vez o ex-Barça em poucos minutos demonstrou o porquê dos elogios do VM com vários pormenores técnicos de bom nível, principalmente ao nível do passe e visão de jogo.

João Pereira - O melhor jogador em campo. Competente nas acções defensivas, e o mais esclarecido no ataque.

Domingos - Mérito na maneira como definiu o 11 e o estilo de jogo deste Sporting, mas hoje com vários erros de análise ao encontro e a contrariar um pouco aquilo que construiu. Colocar Matias na direita é perder velocidade e intensidade nesse corredor, e ao mesmo tempo tirar à zona central alguém com uma capacidade de desequilíbrio acima da média (isso já tinha sido visível frente ao Gil Vicente). Por outro lado, foi notória a falta de intensidade deste Sporting e a escassa presença de elementos no ataque (Wolfswinkel esteve sempre muito sozinho e pouco apoiado).

Etiquetas: ,