Num jogo em que até Moutinho marcou, um golo caricato de Melgarejo na própria baliza nos descontos da 1ª parte, proporciona mais uma vitória do Porto

FC Porto 3-0 P. Ferreira (Melgarejo 45'+1 (p.b.), Kléber 64' e J. Moutinho 84')

O FC Porto conquistou mais uma vitória na Liga ZON-Sagres, apesar de uma primeira parte bastante fraca, facto que provocou assobios na bancada. Nem mesmo a vantagem no marcador demoveu os adeptos portistas, que tiveram uma segunda parte bem mais tranquila.

Nos primeiros 45 minutos, os castores estiveram bem sobre o terreno de jogo, incomodaram o lento meio campo dos dragões e podiam ter inaugurado o marcador por dois ocasiões (William e Melgarejo falharam na cara de Helton). O FC Porto teve um bom período, onde pressionaram a defesa pacense (Varela rematou à barra e Belluschi falhou frente a Cassio), mas foi de curta duração. Quando se pensava que a partida ia 0-0 para o intervalo, uma intervenção infeliz de Luisinho e Melgarejo, acabou por resultar no 1º golo portista, que trouxe tranquilidade aos dragões.

Na segunda parte, com Moutinho, James e Kleber em campo, o futebol dos dragões ganhou mais velocidade e intensidade, enquanto que os pacenses pareceram ficar afectados com os acontecimentos do minuto 45. As oportunidades de golo para os dragões foram surgindo, sempre com os três "suplentes" em destaque. Kleber marcou após remate ao poste de James e Moutinho fez o seu 2º golo na Liga. Resultado que premeia Vitor Pereira (teve coragem para retirar Hulk aos 58 minutos) e que coloca os dragões com uma média de 2.78 golos por jogo na Liga.

Destaques:

João Moutinho/Kleber/James - O trio que saltou do banco de suplentes do FC Porto teve papel decisivo na 2ª parte, altura onde os dragões praticaram melhor futebol e impediram os "castores" de sonhar com um outro resultado. O português foi o melhor em campo, recuperou a bola no 2º golo e marcou o 3º. O brasileiro trouxe mobilidade ao ataque dos dragões, enquanto que James trouxe a irreverência do seu futebol.

Mangala - O central francês está a ganhar pontos no duelo com Rolando e Otamendi, sendo o elemento mais tranquilo da defesa portista esta noite.

Álvaro Pereira - Fez a sua melhor partida da temporada ao oferecer grande profundidade ao flanco esquerdo dos dragões. Trouxe velocidade ao jogo portista e realizou os cruzamentos para o 1º e 3º golo do FC Porto.

Varela - Não fez uma das melhores exibições desde que chegou ao FC Porto, mas, tendo em conta o que ainda não fez esta temporada, esteve num nível bastante aceitável e com grande disponibilidade física.

Hulk - O brasileiro fez uma partida péssima, onde raramente conseguiu fintar um adversário ou colocar a bola com precisão nos seus colegas. Perdeu a bola demasiadas vezes e saiu bem mais cedo que estava à espera. Foi directamente para os balneários e levou uma forte assobiadela da bancada.

Walter - Não mostrou a eficácia de outros jogos (falhou duas excelentes oportunidades para marcar) e esteve bastante preso entre os centrais pacenses.

Defour/Belluschi - O belga esteve bastante lento, sem qualidade de passe e passou completamente ao lado do jogo, enquanto que o argentino melhorou após ao intervalo, tal como o futebol dos dragões.

Paços de Ferreira - Os "castores" realizaram uma primeira parte quase perfeita (não fosse o golo sofrido e as falhas de finalização e o resultado poderia ter sorrido aos pacenses), anulando completamente o jogo portista. Luisinho, apesar da infelicidade do 1º golo, não deu hipóteses a Hulk, André Leão, Josué e Manuel José apresentaram grande rigor táctico, Cássio esteve insuperável na baliza, enquanto que Melgarejo e William deram muito trabalho à defesa portista. Depois de um período onde os resultados não apareceram e Luis Miguel foi bastante contestado, o Paços mostrou que pode fazer muito melhor que os 7 pontos em 9 jogos no campeonato.

Etiquetas: ,