Levante: A surpreender o futebol Espanhol e Europeu

Fundado em 1909, o Levante UD é já um clube centenário, embora tenha apenas sete participações no principal escalão do futebol espanhol. Depois de na temporada passada ter terminado a La Liga na 14ª posição e garantido a manutenção bem perto do fim da prova, a equipa oriunda da região de Valência está a surpreender o futebol espanhol, mas também o europeu. Ao fim de nove jornadas, o Levante lidera a liga espanhola somando um total de 23 pontos, e ainda sem conhecer o sabor da derrota (7 vitórias e 2 empates). Se esta situação já é espantosa, o facto de já ter defrontado equipas como o Espanyol, Málaga ou Villarreal e principalmente José Mourinho e o “seu” Real Madrid, vencendo por 1-0 esse jogo - única derrota dos “merengues” até ao momento.

A comandar a equipa está o técnico Juan Ignacio Martinez, que trocou o secundário Cartagena pelo Levante, e na sua primeira experiência na liga principal de Espanha está a realizar um autêntico “milagre”, embora o próprio já tenha vindo a público acalmar os ânimos e dizer “ter os pés no chão”. Contudo, os elogios são mais que merecidos. Estamos perante uma equipa sem estrelas, faz do seu colectivo a sua grande arma, e no total tem apenas 24 jogadores para enfrentar uma longa e dura temporada, onde os castigos e lesões irão aparecer mais tarde. Com um onze base que tem uma média de idades a rondar os 31,5 anos, apenas Iborra e A. Koné têm menos de 30 anos (23 e 27, respectivamente). O costa-marfinense é mesmo o jogador mais mediático e a principal referência ofensiva da equipa, apoiado de perto pelos municiadores, Barkero, Valdo e Juanlu (ele que tem sido o grande craque do elenco). No “miolo” a experiência de Farinós é preponderante, assim como a dos laterais, Javi Venta e Juanfran e do central Sergio Ballesteros (aos 36 anos lidera a defensiva e impõe respeito). Múnua na baliza, tem feito alguns milagres, e o Levante é neste momento a 2ª defesa menos batida da Liga.

O trabalho árduo tem dado os seus frutos, e apesar de ser uma situação sazonal, a verdade é que o emblema espanhol, a continuar assim, poderá superar a sua melhor classificação de sempre na Liga Espanhola (10º em 63/64), bastando para isso terminar nos nove primeiros lugares da tabela. Com uma equipa montada para a luta da manutenção e armada através do encaixe financeiro recebido com a venda de Caicedo (7,5 M€ - Lokomotiv Moscovo), a equipa espanhola está em grande forma e tem demonstrado isso a cada jornada, colocando de parte a ideia que tudo isto é obra do acaso.

Como se explica que uma das equipas com um dos orçamentos mais baixos da La Liga seja actualmente o líder da prova? Será mérito de Ignacio Martinez e dos seus jogadores? Ou demérito de clubes como Málaga, Villarreal, Sevilha ou Atl. Madrid que, apesar de não serem candidatos ao título, possuem orçamentos muito superiores e um leque de opções muito mais vasto e com qualidade de sobra? O que poderá alcançar este Levante?


A. Mesquita

Etiquetas: