Breves - Michelle de Brito vence torneio; Tiago Pires em alta no Surf!

Ténis - Michelle de Brito conquistou o ITF de Bayamon (Porto Rico), depois de bater a tenista da casa, Monica Puig por 6-3 e 6-2. A tenista nacional conquistou o seu 2º torneio do ano e poderá ascender ao top-160 mundial. No WTA Tour Championships, a checa Petra Kvitova bateu a bielorrussa Victoria Azarenka (7-5, 4-6 e 6-3), terminando a temporada de 2011 em grande estilo.

Surf – Tiago Pires realizou uma das melhores prestações do ano, numa prova do Prime Event (2ª categoria a nível mundial), disputada nas praias de Santa Cruz, na Califórnia. O português conquistou um 2º lugar, perdendo apenas na final para o brasileiro Miguel Pupo (fez duas grandes pontuações na final, num total de 18.93), mas garantiu 5200 pontos para o ranking mundial, uma subida do 35º para 20º lugar nesse mesmo ranking e ficou próximo de assegurar a continuidade entre a elite mundial em 2012.

Liga ZON-Sagres
– Nacional, U. Leiria e Vit. Guimarães derrotaram Beira-Mar (2-1), Vit. Setúbal (2-0) e Rio Ave (2-1), respectivamente, e afastaram o cenário de crise que pairava sobre os seus conjuntos.

La Liga – O Levante finalmente caiu (0-2 frente ao Osasuna), permitindo a Real Madrid e Barcelona subirem aos primeiros lugares da Liga. Os merengues ganharam em San Sebastian por 1-0, com um golo de Higuain, enquanto que os catalães golearam o Maiorca por 5-0 (3 de Messi em 17 minutos, mais os golos de Cuenca e Dani Alves). Os dois conjuntos apresentam uma média de 3.2 golos por jogo na Liga Espanhola. Valencia (3-1 ao Getafe), Villarreal (2-0 ao Rayo) e Atl. Madrid (3-1 ao Saragoça, Postiga marcou o golo de honra dos visitantes) confirmaram o favoritimo, enquanto que o Racing Santander venceu pela 1ª vez, na recepção ao Bétis (1-0 e 6ª derrota consecutiva dos andaluzes). Resposta de Messi aos críticos? Até que ponto esta (sofrida) vitória do Real e o actual 1º lugar poderá ser decisivo nesta Liga?Conseguirá Postiga (vendido por 500 mil euros) superar Falcao (vendido por 40 milhões) na lista de marcadores? 

Premier League – Num emocionante derby londrino, o Arsenal vingou-se dos desaires de início de temporada e derrotou o Chelsea por históricos 5-3. Van Persie, com 3 golos, foi a figura da partida, onde as defesas estiveram num nível bastante fraco. O Tottenham derrotou o QPR por 3-1 e alcançou a equipa de Villas-Boas, apesar dos spurs terem menos uma partida. O Liverpool derrotou o WBA por 2-0 e aproximou-se da frente. No topo, o Manchester City deverá ter feito um dos melhores arranques da história da competição, somando a 9ª vitória em 10 jogos (apenas um empate no terreno do Fulham), na recepção ao Wolverhampton (3-1). O rival United também ganhou, por 1-0, na visita ao terreno do Everton. RVP demonstrou que é depois de Silva o jogador da Premier League em melhor momento? Poderá AVB estar a condicionar o seu futuro ao serviço do Chelsea (equipa que sofreu golos dignos dos infantis)? 

Serie A – A Juventus derrotou o irreconhecível Inter por 2-1, mantendo-se no topo da Liga Italiana, contudo, Udinese (1-0 ao Palermo), Lazio (3-0 em Cagliari) e AC Milan (3-2 no terreno da AS Roma) estão bastante perto da vecchia signora. O Catania está a fazer um campeonato interessante, enquanto que o Nápoles, que saiu derrotado da Sicília (1-2), continua bastante irregular (apesar do 6º lugar). Apesar do equilíbrio inicial, até que ponto a Série A será um duelo entre o Milan e a Juventus? 

Bundesliga – O Bayern Munique voltou a golear na Alemanha e aumentou a vantagem para o 2º classificado, que é agora o Schalke 04. Os bávaros venceram o Nuremberga por 4-0, enquanto que o Schalke derrotou o Hoffenheim por 3-1. Bor. Dortmund (1-1 em Estugarda), Werder Bremen (3-1 em Mainz) e Bor. Moechengladbach (2-1 ao Hannover), seguem na 3ª posição.

Ligue 1 – O PSG continua firme no 1º lugar, depois de bater o Caen por 4-2. Na perseguição segue o Montpellier, depois de bater o Nancy por 2-0. O Ol. Marselha venceu pela 3ª vez na Liga (3-2 em Dijon), subindo à primeira metade da tabela (9º lugar). Ol. Lyon (2-0 ao St-Etienne), Lille (0-0 em Valenciennes) e Toulouse (1-0 ao Rennes) seguem nos 3º, 4º e 5º lugares.

Roménia – O jogo Petrolul-Steaua Bucareste foi suspenso perto do intervalo, após cenas lamentáveis protagonizadas por adeptos da equipa da casa. Um jogador do Steaua foi agredido após invasão de campo, dois jogadores foram expulsos ao agredirem esse mesmo adepto e o guarda-redes da equipa de Bucareste foi vitima de um petardo e várias tochas (ver aqui).


Destaques do fim-de-semana futebolístico?

Etiquetas: , , , , , , ,