Romário, Ruud Van Nistelrooy, Ronaldo. Será Matavz o próximo?

Embora o PSV tenha gasto mais de 20 milhões de euros em nomes como Przemyslaw Tyton, Timothy Derijck, Kevin Strootman, Georginio Wijnaldum e Dries Mertens neste Verão, os de Eindhoven reforçaram ainda a sua equipa com um jogador que promete agitar os próximos anos futebolísticos. Chama-se Tim Matavz e vinha sendo figura de proa no Groningen.

O treinador do PSV, Fred Rutten, foi forçado, nos primeiros jogos desta época, a procurar alternativas dentro da própria equipa, colocando Toivonen e o ala Lens numa posição de ataque. O experimento com Toivonen redundou em tudo menos em sucesso, retirando ao seu técnico qualquer intenção de o voltar a submeter a nova "tortura" táctica. Lens mostrou-se muito mais perigoso na posição 9, mas o ex-AZ não é um predador natural, além de que a sua preferência passa por alinhar a partir da ala.

Chegado agora Tim Matavz, o lugar parece ter dono. Proveniente, em 2007, do Gorica, o rápido esloveno foi olhado como o substituto de Luis Suarez no Groningen, que tinha então abandonado o clube, rumando ao Ajax. As expectativas eram altas, o suficiente para atrair a atenção da Fiorentina e um sem fim de equipas da Bundesliga, mas o então jovem de 18 anos falhou na tentativa de criar um impacto inicial, facto facilmente explicado pelo velho cliché futebolístico do "tempo de adaptação". Após um empréstimo ao Emmen, o internacional esloveno tornou-se um jogador-chave no Groningen, marcando treze golos nesse ano e 16 em cada uma das duas temporadas seguintes, surgindo a hipótese Nápoles no seu horizonte. O avançado tinha outras ideias, não se deixando levar pelo cenário de jogar na Liga dos Campeões ao serviço dos italianos. Matavz começou este ano da mesma forma como tinha terminado o anterior: a marcar. Apontou um espectacular hat-trick ao ADO Den Haag, convencendo os dirigentes do PSV de que era o homem que eles procuravam.

O "negócio" do golo no PSV foi sempre representado por uma sociedade de finalizadores exímios: Romário, Ronaldo, Ruud Van Nistelrooy e Mateja Kezman foram todos melhores marcadores da Eredivisie antes do clube de Eindhoven encher os seus cofres, vendendo-os, respectivamente, a Barcelona, Manchester United e Chelsea. Apesar do passado rico em portentos na procura do golo, desde a época de 2006/2007, à altura com Jefferson Farfan à cabeça, que o clube não tem um jogador que some mais de 20 golos na liga. Obviamente que, nesta altura, é difícil dizer que o desígnio de Matavz será o mesmo de goleadores do passado, mas o avançado parece claramente ter as condições para tal.

A.Borges

Etiquetas: