Portugal: Paulo Bento precisa de ajuda!

Portugal prepara-se para enfrentar o duplo compromisso, frente a Islândia, dia 7 de Outubro, e Dinamarca, dia 11, sem um dos avançados habitualmente convocado. Hugo Almeida está fora do baralho por lesão. Se considerarmos que Bento não conta com Liedson, proscrito logo após o último Mundial, onde aproveitou para regressar ao seu país natal, não sendo mais chamado ou sequer equacionado pelo seleccionador. Resta Nuno Gomes, que não apresenta números satisfatórios desde o seu regresso a Portugal e ao Benfica, mas de reconhecida qualidade e que normalmente deixa a sua marca em provas maiores. Com Hélder Postiga como único indiscutível, que avançado (s) fará sentido chamar para estes dois jogos que restam da fase de qualificação? A hipótese mais credível será Nuno Gomes (Liedson deveria ser o escolhido), mas o VM crê ser curto não chamar uma terceira opção (pelo menos isso terá de ser obrigatório no Euro 2012), pelo que seria interessante observar jogadores como Edér, da Académica, pela franca evolução que o seu jogo denota, bem como pela veia goleadora que vem revelando neste início de temporada, Orlando Sá do Fulham, que está a conseguir minutos na Premier League e inclusive foi titular nos últimos jogos, e Rabiola, que tem sido protagonista no Feirense. 

Outra das problemáticas com que debaterá o treinador de Portugal (mais a longo prazo), será a questão do quarto central. Ricardo Carvalho, com um castigo de um ano aplicado, dificilmente voltará a uma selecção liderada por um timoneiro sobejamente reconhecido por ser fã de uma liderança que não poupa comportamentos menos condignos. Não será uma questão alarmante, até pela qualidade dos restantes três centrais normalmente chamados aos trabalhos da selecção (Alves, Pepe, Rolando), mas seria proveitoso, futuramente falando, que uma quarta opção surgisse no horizonte. Nesse sentido (e equacionando apenas jogadores com menos de 30 anos), Manuel da Costa do Lokomotiv, Nuno Reis (titular indiscutível no Cercle), Sereno do Colonia e Roderick Miranda (que está a ter minutos no Servette) parecem ser as únicas soluções.

Em suma, duas posições duas preocupações, uma a curto prazo outra a longo prazo, o que parece certo é que sem uma aposta no jogador nacional dificilmente no futuro (Nélson Oliveira para o ataque seria uma excelente opção, mas sem minutos não poderá evoluir) poderemos resolver estas situações. Podiamos juntar aos jogadores referidos, elementos como Tonel, Neto, Jorge Teixeira e João Silva mas a verdade é que tanto a central como na posição de avançado o cenário é desolador.

A.Borges

Etiquetas: