Mundial de Rugby 2011: Resumo da 3ª jornada

Cumpriu-se na Nova Zelândia a terceira ronda da fase de grupos do campeonato do mundo de rugby e as grandes potências começam já a apontar baterias para as partidas dos quartos-de-final da competição, pois as classificações finais da primeira fase começam a ficar muito perto da definição total, pelo menos no que toca ao primeiro classificado do grupo. Quanto ao segundo bilhete para a fase final, nos grupos B, C e D, os terceiros e quartos classificados estão todos com 10 pontos, como tal portas em aberto à passagem para a próxima fase da competição e o sonho vivo mas bastante complicado para algumas das nações.

No grupo A jogou-se a partida mais esperada da jornada entre All Blacks e Gauleses, cifrando-se o resultado final em 37-17 favorável aos maori. Os anfitriões da competição que lutam esperançadamente pela conquista do ceptro mundial que foge desde a primeira edição, aproveitaram o espaço concedido pela defensiva azul e obtiveram uma vitória bastante segura. No Eden Park em Auckland, os All Blacks dominaram em todos os sectores do terreno e venceram com ensaios de Thomson, Israel Dagg, Cory Jane(2) e S.B.Williams, Carter terminou com três transformações e um pontapé de ressalto, já os franceses marcaram por Maxime Mermoz, François Tinh.Duc com os restantes 7 pontos a saírem dos pés de Dimitri Yachvili. A Nova Zelândia lidera o grupo  com o pleno de vitórias e irá defrontar o 2º classificado do grupo B, que será Argentina ou Escócia, visto que a Inglaterra presumivelmente já não deverá deixar fugir o primeiro lugar. Nas outras partidas Tonga venceu o Japão por 31-18 e conseguiu assim a primeira vitória na competição. Dias mais tarde o Japão despediu-se do sudoeste do Oceano Pacífico com o primeiro empate da competição, frente ao Canadá, com o marcador a fechar nos vinte e três para cada lado.
Quanto às contas relativas ao grupo B, um grande ensaio de Lucas Amorozino nos minutos finais do encontro deu à Argentina a vitória sobre a Escócia, por 13-12 que deixa assim os Pumas com um pé nos quartos. Assistiu-se no Wellinton regional stadium a um jogo complicado, com os escoceses a serem os grandes culpados pela derrota, devido às péssimas decisões que tomaram durante a partida que resultaram em vários turnovers. Do lado dos sul americanos destaque para Marcelo Bosh. Na outra partida do grupo D a Inglaterra venceu em Dunedin a Roménia por 67-3 com destaque para os hat-tricks de Mark Cueto e Chris Ashton. Os Romenos voltaram a entrar em campo para a sua última partida da competição onde perderam com a Geórgia por 25-9 e abandonam assim a competição só com derrotas. A selecção da Rosa é líder do grupo B isolada enquanto Escócia e Argentina lutam pelo segundo lugar.
No Grupo C a Austrália regressou às vitórias após a surpreendente derrota com a Irlanda e venceu os EUA por 67-5, com destaque para o facto do espectacular Adam Ashley-Cooper ter precisado apenas de sete minutos para fazer o hat-trick mais rápido de sempre. A Irlanda  venceu a Rússia por 62-12 e segue em grande, isolada no primeiro lugar, apenas com vitórias. A fechar, Italianos e americanos defrontaram-se com a vitória por 27-10  a sorrir para a seleção europeia que luta ainda por um lugar na próxima fase, já os EUA vão para casa e terminam assim a sua participação nesta edição do RWC.
No grupo D, A África do Sul esmagou a Namíbia por 87-0, naquele que foi o resultado mais pesado da prova até ao momento. Bryan Habana fez história e chegou aos 39 ensaios, número recorde em partidas do mundial. Noutra partida do grupo, Samoa venceu Fiji por 27-7 e mantém em aberto as perspectivas de acesso á fase seguinte. Já o País de Gales entrou em campo para fazer as despedidas da Namíbia mas não teve pena nenhuma dos africanos e venceu por 81-7 com destaque para o jovem Galês George North que se tornou no mais jovem jogador de sempre a marcar em Campeonatos do Mundo com 19 anos e 166 dias.
A próxima jornada define os jogos da próxima fase, onde se esperam encontros de um nível  verdadeiramente magnífico.

Francisco Paiva

Etiquetas: