Sporting perde em Alvalade e diz adeus ao título; Domingos sem estaleca para estes (baixos) leões

Sporting 2-3 Marítimo (Izmailov 37´e Jéffren 75´; Rafael Miranda 49´, Sami 51´ e Babá 90´+ 2)

Um Sporting versão 2010-2011 (entrou em campo com 9 jogadores que faziam parte da equipa que a época passada ficou a 36 pontos do 1º e protagonizou o pior ano de sempre dos leões) continua sem vencer no campeonato e está à 3ª jornada praticamente fora da corrida pelo título - quem não vence em casa o Marítimo e Olhanense, e nesta fase só tem 2 pontos não poderá aspirar a mais que o 2º ou 3º lugar.

Depois de um jogo com muitos golos mas com pouco futebol, as bolas paradas (e tantas vezes salientamos que a falta de altura dos jogadores leoninos, faz deste Sporting a equipa de Top mais fraca a nível europeu a defender este tipo de situações) acabaram por ser decisivas a favor do Marítimo e premiaram uma equipa que pelas oportunidades que criou, organização demonstrada e personalidade apresentada acabou por merecer a vitória.

Destaques

Domingos - Voltou a demonstrar que é treinador para equipa pequena e que não tem capacidade para orientar este bom elenco leonino (pelo menos com valor mais do que suficiente para ter vencido e goleado os 4 jogos que fez até ao momento). Este Sporting não pressiona ninguém, não faz faltas para parar a organização de jogo adversário, não demonstra nenhuma qualidade em termos técnico-tácticos e o seu jogo vale essencialmente pela enorme qualidade individual de jogadores como Jéffren e Izmailov. A juntar a tudo isto, o técnico leonino continua a cometer erros gritantes durante as partidas, hoje voltou a insistir em Schaars durante 90´(quando o holandês estava a ser uma nulidade), tira Postiga (que apesar de não marcar golos) é o único avançado leonino com técnica para desequilibrar, com garra para incomodar o adversário e com capacidade para segurar a bola e esperar pelos apoios, e principalmente continua de olhos fechados perante uma das grandes lacunas deste Sporting: a falta de altura da equipa.

Sporting - Quando se contrata 15 jogadores (vários de boa qualidade) e se entra em campo com 9 elementos que a época passada demonstraram que não tem capacidade para actuar juntos em equipas que lutam pelo 5º ou 6º lugar, principalmente o sector defensivo, não se pode ambicionar vitórias e títulos - se era para manter a tendência para quê a forte aposta no mercado? Hoje os leões protagonizaram uma exibição ao nível do 1º tempo frente à Olhanense e do encontro perante o Beira-Mar, o jogo contra o Nordsjaelland (equipa que em Portugal lutava pelo 10º lugar na Orangina) serviu para escamotear algo, ou seja com pouco futebol, pouca atitude e tudo à base de lances individuais. As lacunas deste leão há muito foram identificadas pelo VM: falta de altura (todas as equipas de Top apresentam 4/5 jogadores no 11 com mais de 186cm); pouca pressão, eficácia nula na frente, e um técnico fraco sem competência quer a nível técnico, quer a nível táctico e mesmo a nível psicológico - tal é a forma como demonstra no banco que não consegue mais e principalmente denota que não consegue contrariar esta inércia do fraquinho). 

Marítimo - É a pior equipa dos madeirenses dos últimos anos, não comprou ninguém e ainda viu sair Djalma e Kléber, contudo, hoje demonstrou personalidade, aproveitou as fragilidades do adversário e com um Sami endiabrado, um Danilo Dias que espalhou técnica e um Roberge na defesa a controlar as operações alcançou o 1º triunfo no campeonato. 

Carriço/Polga - Mencionamos durante 30 vezes a época passada que era uma das piores duplas da Liga, hoje voltou a demonstrar o porquê. O 1º é um central limitadíssimo em todos os aspectos defensivos: desarme, posicionamento, futebol aéreo e velocidade, e temos dúvidas que fosse titular em 13 equipas da I divisão, enquanto que o 3º apesar das recentes boas exibições, não será aos 32 anos que irá começar a vencer os duelos aéreos e dar alguma agressividade ao seu futebol. 

Capel/Schaars - O espanhol fez uma exibição zero (praticamente não tocou na bola e andou sempre escondido); Já o médio holandês foi uma autêntica nulidade.

João Pereira - Mais um encontro onde voltou a demonstrar todas as suas fragilidades defensivas, juntando a isso falhas de concentração gritantes - um delas permitiu o 2-1 do Marítimo.

Djaló/Postiga - Entram em campo com a pressão dos adeptos - os sportinguistas falam de algumas afirmações do VM mas são os primeiros a condicionar os seus próprios jogadores com assobios - e isso claramente afecta o futebol dos mesmos. Apesar das suas lacunas, a verdade é que desde que saiu Postiga o Sporting não criou mais nenhum lance ofensivo, e o extremo português estava melhor no encontro que Capel e Schaars.

Izmailov/Jéffren - São os 2 elementos mais deste Sporting. O 1º foi o melhor jogador dos leões no encontro, mas esteve sempre muito sozinho, enquanto que o espanhol teve a infelicidade de ter saído (mais uma vez) lesionado depois de ter feito o empate, deixando o Sporting com apenas 10 jogadores em campo.

Etiquetas: ,