À atenção de Porto, Benfica e Sporting: 13 Jogadores no Mercado

Várias equipas de top do futebol europeu procuram ainda colocar os seus excedentários (jogadores com qualidade mas que não fazem parte das opções, estão no mercado e à espera de um clube onde possam jogar regularmente). Nesse sentido, Portugal perfila-se como um destino apetecível para alguns desses jogadores, sobretudo os grandes do futebol nacional - os casos de Garay, Jeffrén ou Insúa são bons exemplos - sendo assim, o Visão de Mercado avança com uma lista que integra alguns dispensáveis dos clubes de Top que podem ser "alvos" interessantes. 

Onuoha (Man. City) - Nascido na Nigéria, mas internacional pelas camadas jovens da selecção inglesa. Aos 24 anos, não entra nos planos de Mancini. Depois do empréstimo ao Sunderland na última temporada, o defesa polivalente procura dar um novo rumo à sua carreira e afirmar-se definitivamente. 

Santon (Inter) - Está na lista de dispensas do Inter. Já é internacional A pela Itália e aos 20 anos tem uma margem de progressão brutal. Mede 187 cm e pode actuar em ambos os flancos. Destaca-se mais no plano ofensivo, mas é um lateral que defensivamente evoluiu muito depois de ter sido emprestado ao Cesena. 

Drenthe (Real Madrid) - Deu nas vistas no Europeu de Sub-21 e despertou o interesse dos maiores clubes europeus. Chegou a Madrid muito jovem e nunca se conseguiu afirmar em pleno. Faz todo o corredor canhoto e aos 24 anos (167 cm) tarda em confirmar o seu potencial, sobretudo pelos seus actos fora dos relvados.

Elias (Atl. Madrid) - É um médio moderno. Recupera bolas, remata, defende e apoia ao ataque. Embora franzino (173 cm; 70 kg), não vira a cara à luta. Esteve com pé e meio no Benfica, mas acabou por aterrar em Madrid. Sem espaço no plantel “colchonero” (não foi inscrito devido à questão dos extra-comunitários), procura um novo clube. Já actuou na Liga Europa esta época.

Ederson (Lyon) - Deu nas vistas no Nice e o Lyon contratou-o na temporada 08/09. Ao serviço do antigo campeão francês, o brasileiro nunca foi um titular absoluto e a sua margem de manobra está cada vez mais reduzida. A caminho dos 26 anos de idade (181 cm), é um médio ofensivo de grande qualidade que faz a diferença no último terço do terreno. 

Pedro Léon (Real Madrid) - Aos 24 anos, o extremo espanhol precisa de jogar e confirmar tudo aquilo que mostrou ao serviço do Getafe. É um verdadeiro perigo à solta, sobretudo pelas suas constantes mudanças de velocidade e diagonais. Robusto e capaz de aguentar o choque (183 cm; 72 kg), não faz parte dos planos de Mourinho. 

Coutinho (Inter) - É uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Contudo, a técnica e o virtuosismo do médio ofensivo não se deram bem com o Calcio, pelo que a sua saída do Inter parece inevitável.

Bendtner (Arsenal) - Depois de Clichy, Fàbregas e Nasri, o dinamarquês será o próximo “gunner” a dizer “adeus” ao Arsenal - Wènger admitiu isso ontem, sendo que Bremen, Stoke, Sunderland e um clube português são o seu provável destino. Ponta de lança possante, no alto dos seus 193 cm, o dinamarquês tem o jogo aéreo como grande arma e seria um "reforço Bomba" no nosso campeonato. 

Macheda (Man. Untd) - Sem espaço no plantel do United, a estadia de Macheda em Old Trafford terá os dias contados. Aos 20 anos, o ponta de lança italiano tem tudo para desenvolver as suas capacidades. Apesar dos seus 183 cm, executa de forma rápida. 

N’Gog (Liverpool) - Há vários anos ao serviço do emblema inglês, nunca se afirmou em Anfield Road. Aos 22 anos, o ponta de lança francês está no mercado, e apesar do seu físico (194 cm; 84 kg), é um jogador veloz. 

Amauri (Juventus) - Depois de ter dado nas vistas ao serviço do Palermo, a sua aventura na Juventus acabou por defraudar as expectativas. O ítalo-brasileiro está no mercado e são vários os clubes interessados no seu concurso. Aos 31 anos, Amauri (186 cm; 85kg) o "Drogba branco", é um avançado poderoso.

Iaquinta (Juventus) - É mais um de saída da ‘Vecchia Signora’. O internacional italiano procura um novo desafio na carreira aos 31 anos. Com 191cm, é bom no jogo aéreo e destaca-se pela facilidade de remate. Move-se bem entre os defesas contrários, podendo mesmo descair para uma das alas.

Pavlyuchenko (Tottenham) - É um nº 9 puro. À beira dos 30 anos de idade, o ponta de lança russo nunca se assumiu como titular indiscutível dos ‘Spurs’, e com a chegada de Adebayor a sua vida no clube londrino complicou ainda mais. É ágil, desmarca-se muito bem e combina bem com os companheiros. O seu “handicap” acaba por ser a finalização, desperdiçando várias oportunidades flagrantes. Já actuou na Liga Europa esta época.

Teremos algum destes jogadores em Portugal? Que outros nomes poderiam ser equacionados? Qual o alvo mais apetecível desta lista?

A. Mesquita

Etiquetas: