Valência 2011/12...A Consolidação de uma Posição

Nos dias que correm, o Valência é tido como o 3º clube do futebol espanhol. A equipa ‘che’ viveu dias de glória no início do milénio, mas num passado recente tem sido incapaz de contrariar o domínio exercido pelo Barcelona e Real Madrid. Apesar da ausência de títulos, as conquistas de outrora, tanto a nível interno, como a nível europeu, garantiram ao Valência um determinado estatuto no mundo futebolístico, embora num patamar inferior aos “tubarões” do Velho Continente. No Mestalla espera-se ansiosamente pela conquista de títulos, mas num futuro próximo é preciso que o clube se afirme e cresça de forma contínua, uma vez que possuí “feridas” económicas profundas. Porém, o calibre dos jogadores que envergam o símbolo do morcego é assinalável, já que qualidade é algo que não tem faltado a uma das equipas com mais simpatizantes do futebol espanhol. Nesse sentido, e como tem sido hábito, o Visão de Mercado projecta aquele que poderá ser o plantel do Valência para a nova temporada.

GR – César Sánchez rumou a outras paragens, mas para o seu lugar foi contratado Diego Alves. O brasileiro realizou excelentes épocas no Almería e tem tudo para triunfar na equipa ‘che’. Como alternativas surgem dois jovens: Guaita ou Dani Hernández.
DD – Bruno Saltor e Miguel são as únicas opções para o lugar, depois da saída de Stankevicius. Se tivermos em conta que ambos contam com 31 anos, o reforço do lado direito da defesa é obrigatório. Num raide a Portugal, João Pereira ou Maxi Pereira seriam apostas seguras.
DCAdil Rami é o único reforço para o eixo defensivo. Uma vez que R. Costa é um jogador limitado e Maduro não é o central de origem, Unai Emery tem um problema em mãos. Fala-se do interesse em Mangala, mas para além do francês, o clube espanhol podia apostar em Rolando ou Coates.
DEMathieu é titular absoluto e tem presença garantida no onze. Só em casos excepcionais o francês não poderá dar o seu contributo à equipa. Caso fique no plantel, R. Costa poderá desempenhar a função, se bem que a contratação de Fucile teria ainda mais lógica, uma vez que o uruguaio pode actuar em ambos os flancos.

MDefBanega parte em vantagem, mas caso Maduro avance no terreno, poderá ameaçar a titularidade do argentino. Ainda há o capitão Albelda e até mesmo Topal poderá desempenhar a função de pivô à frente do quarteto defensivo.
MC – Depois de uma excelente época no Getafe, Parejo assinou pela equipa ‘che’. A juntar ao jovem espanhol, Emery tem ao seu dispor Tino Costa e o jovem Feghouli. Apesar de ambos apresentarem qualidades, Arteta poderia trazer fantasia ao “miolo” do Valência.
ALA – Caso não cheguem propostas irrecusáveis, Mata e P. Hernández têm lugar cativo no onze. Velozes, são eles que espalham o pânico nas defensivas contrárias. Como alternativas, apenas o jovem, Jordi Alba são credíveis. Caso Mata venha a sair para o Arsenal, a aquisição de Gio dos Santos poderia ser considerada. Para o lugar de Vicente a hipótese Varela seria adequada, já para o lugar de Joaquin um jovem como Pizzi seria uma excelente opção.

AV – Ao lado de Soldado, o Mestalla terá oportunidade de ver, Piatti. A grande contratação do Valência para nova temporada, já que o jovem argentino tem uma enorme margem de progressão, apesar da qualidade já evidenciada. Com Aduriz e Jonas como alternativas, o ataque valenciano está muito bem composto.

Sem grandes nomes do futebol mundial, mas aliando experiência e juventude, o Valência tem condições para se afirmar como a principal equipa espanhola, logo atrás dos dois “gigantes”. Em teoria, os seus principais rivais serão Atl. Madrid e Villarreal, mas a consistência do passado poderá ser uma mais-valia para este confronto. É notório que a defesa necessita de ser reforçada, sobretudo nos corredores. Caso surjam caras novas e com qualidades inequívocas, Unai Emery tem tudo para repetir a época anterior e, quem sabe, até melhorar.

Indiquem as vossas escolhas!

A. Mesquita

Etiquetas: ,