Portugal empata a 0 com o Uruguai no jogo inaugural

A selecção portuguesa empatou 0-0 com a congénere uruguaia, em jogo a contar para o Grupo B do Campeonato do Mundo de sub-20. A partida disputada em Cali teve poucos motivos de interesse (como quase todas até ao momento), com duas equipas mais preocupadas em não perder do que em procurar a vitória. A melhor oportunidade pertenceu a Diego Polenta, num remate à barra da baliza de Mika. A 10 minutos do final, Sérgio Oliveira veria o cartão vermelho, claramente um exagero por parte do árbitro, deixando a turma de Ilídio Vale com apenas 10 elementos. Já em cima dos 90', Nélson Oliveira teve uma excelente oportunidade, que acabaria por desperdiçar. Sem entusiasmar, Portugal empata com a nação teoricamente mais forte do grupo e deixa boas perspectivas de apuramento. O próximo adversário será os Camarões, que empatou com a Nova Zelândia (1-1).

Destaques:

Portugal - Tal como no Torneio de Toulon, a turma de Ilídio Vale não deslumbrou. Falta claramente um médio mais criativo na zona central, pois ao contrário do que é habitual, nesta selecção de sub-20 os extremos não conseguem desequilibrar. A solução passou por remates de meia distância disparatados, nomeadamente por intermédio de Nélson e Sérgio Oliveira. No sector mais recuado, os defesas não foram verdadeiramente postos à prova, tendo uma partida tranquila.

Sérgio Oliveira - Não conseguiu assumir o jogo, passando completamente ao lado da partida. O médio do Porto é um daqueles casos onde por vezes ter talento não chega. Acabaria por ser expulso já perto do final.

Danilo - Talvez o melhor elemento de Portugal. Imponente no meio campo defensivo, recuperou inúmeras bolas e esteve seguro no capítulo do passe.

Sana - As melhores iniciativas da selecção nacional foram da autoria do médio, que jogou mais descaído sobre a esquerda e demonstrou pormenores de qualidade.

Luís Martins - O titular no Torneio de Toulon foi Mário Rui, no entanto, o lateral do Benfica parece ter ganho a titularidade para esta competição. Competente a defender, procurou dar profundidade sobre a esquerda.

Nos restantes encontros do dia, destaque para a goleada da Colômbia à França (4-1). Os anfitriões entraram a perder (golo brilhante de Sunu), porém, acabariam por protagonizar uma reviravolta fantástica, com James e Arias (excelente exibição, muito objectivo no apoio ao ataque) à cabeça. O empate surgiu de grande penalidade - passe do portista para o sportinguista, que sofreria falta clara (a estrela colombiana não teve dificuldade em concretizar). Na segunda parte, logo a abrir, grande passe de calcanhar de Ortega para Muriel, que ultrapassou Koulibaly e rematou para o fundo da baliza. O terceiro golo foi construído por James, que junto à linha final cruzou ao segundo poste, onde surgiria Arias a finalizar. A selecção europeia estava perdida, aproveitando os sul-americanos para aumentar a vantagem. Os intervenientes foram Ortega (um dos melhores em campo) e Muriel - passe do médio a isolar o avançado, que bisou na partida. Até final, James ainda falharia uma grande penalidade. No mesmo grupo, a Coreia do Sul derrotou o Mali por 2-0, num jogo que foi adiado por más condições atmosféricas.

Etiquetas: , ,