Athletic Bilbao 2011/12...Uma Equipa Diferente, Com Um Técnico Especial

Em Espanha, apenas três equipas se podem orgulhar de nunca ter descido de divisão. Para além dos dois grandes – Real Madrid e Barcelona – só mais um conjunto se pode vangloriar de tal feito: o Athletic Club, vulgarmente conhecido como Athletic Bilbao.

O clube é um caso raro, não só em Espanha, como em todo o mundo. Sendo um símbolo ímpar de identidade do país basco, a equipa presidida por Josu Urrutia destaca-se de todas as outras, uma vez que nas suas fileiras só são permitidos jogadores nascidos, criados ou de origens bascas. Se tivermos em conta que o futebol, mais que um desporto é um negócio mundial a nível económico e comercial, a equipa de Bilbao merece rasgados elogios pelas suas constantes prestações, tanto na liga do país vizinho, como a nível europeu.

A época 2011/12 desperta curiosidade em torno do que poderá fazer esta equipa. Sabendo antemão das restrições no que toca a jogadores, Marcelo Bielsa aceitou o desafio e irá orientar uma equipa muito especial. Assim, também se poderá caracterizar o treinador argentino. Apelidado de ‘El loco’ Bielsa, o antigo seleccionador do Chile é conhecido pelo estudo até à exaustão das suas equipas, avaliando de forma detalhada as características de cada jogador. Depois de rejeitar convites de grandes emblemas do futebol europeu, Bielsa respondeu afirmativamente a um desafio, que o próprio definiu como “muito aliciante”. A equipa que actua no San Mamés conta nas suas fileiras com jogadores de tremenda qualidade. À cabeça, o médio Javi Martínez e o ponta de lança, Fernando Llorente são cobiçados pelos “tubarões” do Velho Continente e as principais figuras numa equipa onde militam jovens com um potencial assombroso: Muniain e Ander Herrera, até ao momento, a única cara nova no plantel.

Um clube peculiar, que mistura ideologias políticas com futebol, a verdade é que o Athletic Bilbao se difere no desporto-rei pela mística, sendo a bandeira de uma região que luta pela independência. Questionando ou não os seus métodos, estamos perante um dos clubes com mais títulos e história do futebol espanhol, prometendo crescer cada vez mais. 

Até onde poderá ir o Bilbao? O irreverente Bielsa poderá oferecer títulos à equipa basca? Como se explica tão boas prestações, com opções tão limitadas?

A. Mesquita

Etiquetas: ,