Soluções de Mercado - (Médio-Defensivo/Trinco)

O defeso está em marcha e até ao seu término, muitas movimentações serão feitas pelos diferentes clubes. Em Portugal, os três “grandes” continuam em busca de retocar e/ou melhorar os seus plantéis, de modo a obter sucesso ou a repetir façanhas do passado. Neste caso concreto, a posição de médio-defensivo/trinco é uma necessidade de Sporting e FC Porto, embora por razões distintas. Nos leões, a contratação de Schaars e a mais que provável vinda de Rinaudo, não completam o leque de opções para o “miolo”. O holandês é um jogador forte, um “box-to-box”, enquanto o argentino é um jogador semelhante a Zapater e Pedro Mendes. Por isso, Domingos deseja um médio forte, com uma estampa física de respeito, bom no jogo aéreo e que funcione como um “tanque” à frente da defesa, um pouco à imagem de Javi García no Benfica. Mais a norte, o FC Porto terá de encontrar um substituto para Fernando, caso a saída do “Polvo” se venha a confirmar neste mercado. Souza ainda está muito “verde” enquanto Guarín, apesar da excelente temporada que realizou, não é um trinco natural. A contratação de um médio capaz de destruir o jogo adversário, dando o apoio aos centrais e com características que permitam ganhar os duelos físicos e aéreos pela disputa da bola, é necessária para ambos os conjuntos. Para além disso, no futebol moderno esta posição é cada vez mais importante, uma vez que os jogadores que cumprem esta função funcionam como um “pêndulo” das equipas, ou seja, dão o equilíbrio necessário entre o ataque e a defesa. Como tem sido hábito, o Visão de Mercado avança com um lote de possíveis soluções para ambos os conjuntos, tendo em conta a realidade dos clubes portugueses.

Leroy Fer – Jovem holandês de 21 anos, já foi associado aos leões neste Verão, notícia avançada em primeira-mão pelo VM (ler aqui). Com uma excelente visão de jogo e boa capacidade para transportar a bola para a frente, o jogador do Feyenoord tem ainda uma grande margem de progressão. Comparado a P. Vieira, este médio possante destaca-se pela simplicidade e eficácia do seu jogo.

Palombo – É um dos jogadores mais “apetitosos” da recém despromovida Sampdoria. Apesar de ter renovado com o clube de Génova, o médio internacional A por Itália poderá mudar de ares, caso surja um projecto aliciante. Aos 29 anos, é um jogador experiente e fortíssimo fisicamente, sendo um lutador incansável.

Casemiro – Um dos destaques recentes do futebol brasileiro. Aos 19 anos, o médio-defensivo do São Paulo está na agenda dos maiores clubes europeus e é um dos escolhidos para actuar com a camisola “canarinha” no Mundial Sub-20. A sua contratação poderá ser dispendiosa, contudo é um autêntico projecto de jogador, possuindo uma margem de progressão enorme.

Claudio Yacob – É o capitão do Racing Avellaneda. Internacional sub-20 pela Argentina, o nome de Yacob já foi associado a dragões e leões por diversas vezes. É um dos melhores jogadores actuar no campeonato argentino. Com 23 e 1,81m, destaca-se pelo seu sentido posicional e qualidade de passe.

Vítor Cáceres – Actua no Libertad do Paraguai, pelo que será um alvo bastante acessível a qualquer um dos clubes. Este médio de 25 anos esteve presente no Mundial da África do Sul e foi titular indiscutível da sua selecção. É um médio completo, jogando de forma eficaz quer pelo relvado, quer em lances aéreos.

Kevin Strootman – Actuou ao lado de Ricky van Wolswinkel na temporada que findou. Com 21 anos, este poderoso médio (mais 8 do que 6) mede 1,86m e destaca-se, sobretudo, pela sua visão de jogo e qualidade técnica. Realizou uma boa temporada no Utrecht e é cobiçado pelos maiores clubes da Eredivisie, tornando-se recentemente internacional A pela Holanda.

Kouyaté – É mais um nome em destaque no Anderlecht, da Bélgica. Cheikhou Kouyaté, 21 anos e 1,92m, é um jogador imponente fisicamente e muito forte na disputa de bola. Internacional pelas camadas jovens do Senegal, é um dos bons valores que actua no campeonato belga e bastante acessível para os clubes nacionais.

M. Diarra – Está de saída do R. Madrid. No ano passado, esteve emprestado ao Mónaco na segunda metade da época. A descida de divisão da equipa monegasca, levou o maliano a regressar à capital espanhola com o intuito de se desvincular aos “merengues”. Experiente, forte e exímio na destruição de jogo, poderá ser uma opção, apesar do seu elevado salário.

Algum destes nomes poderá ser o escolhido? Quem seria a melhor opção? Que outros jogadores poderão ser opção?

A.Mesquita

Etiquetas: , ,