25 de Junho de 2011

Se 2+2 não são 5...

... como se explica que o Sporting, o clube português com maior credibilidade na formação, não tenha conquistado um único título nas camadas jovens neste ano? Em entrevista ao Ionline, os observadores que descobriram, entre outros, Rui Patrício, Varela, Hugo Viana, confessaram que, nos últimos dois anos, começaram a perder influência, o que fez com que, por exemplo, Nélson Oliveira (a maior pérola da formação encarnada) não seja jogador do Sporting. Há 2 anos, com a saída de Bento Valente, braço-direito de Aurélio Pereira, a Academia de Alcochete perdeu toda a identidade. Hoje, acredita-se que é possível contratar jogadores apenas com observação pelo computador. Um dos casos mais surpreendentes foi o de Bruno Maruta, responsável pela formação do Benfica, que depois de entrar em Alcochete, regressou à Luz passado algum tempo... 



60 comentários:

  1. Nelson Oliveira ? Quem é esse ? Provas dadas ? Enfim..

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo Correia25/06/2011, 19:54:00

    Explica-se de forma simples: o objectivo da formação do Sporting não é conquistar títulos. Nem nunca foi, basta que se observe bem a história e o número de campeonatos que, antes destes últimos 15 anos (que são os mais criticados), a formação do Sporting conquistou.

    Nunca a formação do Sporting teve tanta qualidade como nos últimos 15 anos. Não apenas pelo facto do número de títulos ter aumentado exponencialmente (como já disse, não é o principal objectivo da formação no clube), mas especialmente por nunca antes ter existido uma evolução significativa na área, em Alvalade, nem nunca termos conseguido promover jogadores á equipa principal (e ao onze titular!) com a regularidade de agora.

    ResponderEliminar
  3. Este dois mais dois, não se explica... Tenho as maiores considerações por este blog e venho aqui diarimente. Não é obrigatorio conquistar titulos nas camadas para se ter boas camadas jovens. Alias a única coisa que se calhar eu tenho a criticar na academia foi a obsessao pelo titulos nas camadas jovens. Eu preferia ter os juniores de ultimo ano numa equipa B a competir na 2º ou 3º divisao. Ai eles iriam crescer. Não importa os titulos na formação, o que importa sim é propria formação em si.
    Em relação a noticia em si do iol e de um site aqui na blogsfera que mete nojo, pq já não é primeira vez que fazem isto, só posso considerar que como não tem mais nada que dizer mal do sporting so podem criticar a formação por não ter tido titulos este anos. Mas a nivel de formação os ultimos 10 anos falam por eles. Não é por haver titulos num ano que se deva mudar tudo (como acho que infelizmente esta acontecer), acredito que as mudanças serão para melhor.

    ResponderEliminar
  4. jogadores como Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Nani, nem sempre foram campeões na formação. Aliás, alguns deles nunca foram.

    Títulos, não significa qualidade.

    Se forem falar, com qualquer pessoa entendida em assuntos de formação, e lhes pedirem para dizerem o nome, dos 10 mais promissores jovens que jogam cá, a maioria é do Sporting. Porque qualidade o Sporting tem. Reparem:

    Bruma, Zezinho, Ricardo Esgaio, Agostinho Cá, Tobias Figueiredo, Eric Dier, ou aquela que para mim, é a maior promessa de Portugal, Iuri Medeiros. Todos eles do Sporting.

    ps-de referir, que o Sporting jogou a fase final do campeonato de juniores, quase só com juniores de 1º ano, e inclusive alguns juvenis.

    ResponderEliminar
  5. Parece que é proibido fazer qualquer crítica à Academia e Formação do Sporting.
    Podiam fazer uma análise ao que se tem passado com a saída de profissionais importantes, saída de jogadores prematuramente e falta de resultados ao nível da reputação da Academia.
    Preferem criticar o Nelson Oliveira, o VM e até o iol... quando deveriam fazer uma análise ao que vem sendo dito por variados ex colaboradores e ex jogadores do Sporting.
    Porque será que na última época o nome do jovem lançado como grande aposta tenha sido um jogador que não fez o percurso na Academia, falo de Diogo Salomão.

    ResponderEliminar
  6. Não entendem nada de futebol de formação! O queacontece na formação, é que algumas equipas, com o intuito de apenas ganharem titulos fazem equipas e andam pora aí a contratar apenas jogadores mais corpulentos e no último ano de cada escalão, o que lhes dá vantagem física... O que interessa é que o SCP continua a por cá fora os melhores jogadores e é o único clube que aposta nos jovens da sua cantera e que lhes dá oportunidade nos séniores!
    O que interessa ao nélson oliveira ter ido para o Benfica? Assim sabe que nunca terá uma oportunidade...

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro este blog, venho com bastante frequencia e tenho-o como base da minha informação desportiva, mas noto que desde há uns meses para cá, que os post's tem tido uma perda de qualidade e este é o exemplo disso.

    Sendo eu do Sporting, não um adepto clubista, sei ver o que está correcto, e acho que isto não tem cabimento. A formação do Sporting nunca teve o objectivo de ganhar titulos, mas sim formar jogadores que pudessem integrar o plantel principal e rentabilizar a academia com as suas vendas.
    Como é que podem dizer isso, se o sporting é a equipa que mais jogadores jovens mete a rodar em clubes de 2ª e 1ª liga, com qualidade (!) e tambem integram o plantel principal. Tudo bem que a equipa do Sporting não tem o dinheiro do Benfica ou Porto e por isso recorre à formação como meio de ter jogadores na equipa principal, mas ainda ha pouco tempo tinhamos Moutinho, Veloso, Nani, Patricio, Pereirinha, Djalo, Carriço, juntos na mesma equipa e todos com valor.

    PS: Quanto ao Visão de Mercado, devo dizer que seria melhor reverem o que escrevem, porque voces tem qualidade, com grandes post's, noticias em primeira mão e uma grande "visão de mercado", portanto não deixem que a vossa qualidade se perca.

    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Os sportinguistas têm desculpa para tudo...Se ganham têm a melhor academia do mundo...Se perdem é porque os outros contratam jogadores corpulentos com o intuito de ganhar o campeonato...

    Haja paciência! Cada vez mais pequenos!

    Belo "2+2" VM!

    Força FCP

    Luís Abreu

    ResponderEliminar
  9. Só gostava é que algum sportinguista me explicasse, já que tanto criticam este dois mais dois e dizem que está tudo muito bem porque saíram de lá jogadores muito conhecidos, o que é que apostar na formação tem trazido ao sporting? Dinheiro? Têm vendido mal e andam a dizer que não têm dinheiro. Resultados desportivos? Onde?

    ResponderEliminar
  10. Tenho visto por aqui cada argumento, não cabe na cabeça de ninguém!

    Então se o objectivo nao é ganhar titulos como muitos dizem, depois daquela fornada (Moutinho, Quaresma, Ronaldo), quem são eles que estão por aí, e que eram 'treinados para serem bons agora e não nos Juniores' ? Então o objectivo nao era eles serem bons já em Seniores ?

    A Academia já nao é o que era, e nunca mais veremos fornadas como as que referi anteriormente. Agora desculparem-se com jogadores corpulentos, ou então que formação não é ganhar titulos (até aceitava, caso aparecessem bons jogadores em Seniores), roçam o ridiculo!!

    ResponderEliminar
  11. Carlos Silvares25/06/2011, 20:35:00

    Eu como sportinguista acredito que temos vindo a perder alguma qualidade na formação e até a fraqueza focada pelo VM esteja na base do pouco sucesso desportivo da equipa principal. Se os miúdos não ganham durante a sua formação como querem transforma-los em vencedores no futuro, talvez seja por isso que tenham que sair do clube para completarem a sua formação.
    Não me parece descabido, parece-me oportuno... Que futuro? Não quero ter só a fama...

    ResponderEliminar
  12. Penso que a causa principal da recente quebra na formação do sporting se deva à perda de poderes que o Aurelio Pereira teve.

    ResponderEliminar
  13. O nani ja saiu do scp a 4 anos, desde ele, quem apareceu no sporting!?

    O djalo que ja vai em 25 anos??? e continua a eterna promessa, ja estou a ver ele com 30 e a ser o jogador revelaçao do campeonato, lol

    Rezet

    ResponderEliminar
  14. JoaquimFrancisco25/06/2011, 20:45:00

    Godinho Lopes na entrevista á RTP disse que nos ultimos 10 anos, o Sporting na formação tinha mais titulos que o benfica e porto juntos...não se ganha durante um ano, são logo os piores...isto vindo do vosso blog, é um bocad irónico,pois voces até percebem qualquer coisita de futebol e não se limitam a criticar..mas desta vez acho que exageraram. Lembro-me claramente no ano passado quando o Sporting conquistou o titulo de juniores o treinador disse que o objectivo nao é ser campeao, mas sim formar jogadores uteis para a os seniores...olha-mos para a seleção metade dos jogadores já estiveram nos quadros leoninos, querem melhor?

    ResponderEliminar
  15. JoaquimFrancisco25/06/2011, 20:48:00

    No Barcelona todos os anos saem Messi, Iniestas e Xavi...eu só nao os vejo, estão na equipaB? entaõ se são bons deitei-nos cá para fora...nem todos os anos pode haver grandes jogadores...mas nisso o Sporting é o melhor cá em Portugal, criticar nao basta, dêem exemplos de jogadores saídos do Porto e Benfica que tenham vindo das "academias", NENHUM! Façam lá um 2+2 para eles tambem! ridiculo --'

    ResponderEliminar
  16. "Nos ultimos 10 anos, o Sporting na formação tem mais titulos que o benfica e porto juntos " ... Quando assim é, NAO A NADA MAIS A DIZER.

    ResponderEliminar
  17. Amigo José Araújo, a aposta jovem da época passada foi em André Santos que foi formado em....ups no SCP ;)

    ResponderEliminar
  18. Luis Abreu

    Somos cada vez mais pequenos mas você sente necessidade de vir mandar postas de pescada ao nosso clube. É sinal que o seu não chega... pudera, é regional.

    Olhe, vá comer um pouco de fruta e beber um pouco de café com leite para ver se deixa de sonhar com o Sporting.

    O Sporting actualmente tem mais títulos de formação do que tinha na época de Cristianos e Quaresmas (se não me engano estes tem 0 títulos de formação).

    É óbvio que não se mede a formação pelos títulos. E é óbvio que as pessoas não são eternas e que haja alterações.

    A grande arma do Sporting continua a ser ter as melhores infraestruturas para a formação de futebolistas aliado à fama e constante aposta em jovens no 11 principal que o torna mais atraente do que o Porto e o Benfica Brasuca-Argentino.

    SL,
    Xait

    ResponderEliminar
  19. Parece claro que a academia já não é o que era. Para tal, enumero alguns motivos:

    - os últimos jogadores acima da média que saíram foram o nani e o moutinho há já vários anos.

    - ausência de títulos. Não é o mais importante, mas a mentalidade de ganhadora é essencial. Títulos reflectem a qualidade de uma geração.

    - as equipas leolinas eram pródigas em formar extremos. Com a mudança táctica que peseiro e paulo bento introduziram, deixaram de fabricar as suas mais valias

    - porto e benfica melhoraram muito as suas condiçoes, a nível físico e humano, o que roubou matéria prima.

    - a aposta no arias é um exemplo claro que a aposta na formação já teve melhores dias, com o emprestimo do cedric à académica

    ResponderEliminar
  20. lo0ol...não vi este tipo de "novela" quando o ano passado o Sporting conquistou o 3o titulo consecutivo de juniores

    só falam para não estarem calados..á boa maneira portuguesa

    ResponderEliminar
  21. Gonçalo Bastos25/06/2011, 21:25:00

    Como se explica que a Academia, um dos maiores orgulhos sportinguista, este ano não tenha ganho nada?

    Da mesma maneira que hoje está Sol e amanhã está de chuva..Sporting por ter ganho na academia inúmeros títulos nos últimos anos não quer dizer que o tenha de fazer sempre..e como não vivemos num mundo perfeito parece-me uma situação normal..se passar 2 anos sem ganhar parece-me que existe mesmo algo de muito errado assim parece-me uma situação como qualquer outra..

    Sporting infelizmente perdeu elementos importantes no seu departamento de Scouting alguns até foram para o Man City e Shakhtar para quem não saiba..e acabou por não renovar e fortalecer o departamento o que foi um erro..

    Penso que existem muitos jovens talentos na academia como sempre existiram e continuam a existir..Rui Patricio, Yannick, Andre Santos e Carriço..Este ano provavelmente João Gonçalves, Vitor Golas, Wilson Eduardo.

    Eu compreendo que não sejam tão bons como Kardecs, Menezes,Balboas, Weldons, Fernandez e muitos outros..nem todos podem preferir estrangeiros..

    Por isso quando oiço falar do Nelson Oliveira e de outros acho que os benfiquistas até deviam ter pena de ele tar no Benfica pois já se sabe que lá não tem futuro..

    ResponderEliminar
  22. Quanto ao Sporting CP não ganhar nada a nível de formação este ano, não corresponde á realidade. O Sporting CP conquistou o titulo distrital de Sub-10 e Sub-11, e diga-se com miúdos que, bem trabalhados, poderão ser a próxima geração a dar que falar. E sim, estes escalões também fazem parte da dita FORMAÇÃO, embora com menor relevância que os principais escalões (Iniciados, Juvenis e Juniores). Em relação, ao não conquistar nada, nos três principais escalões (que é que aqui estamos a discutir), refere-se ao facto de, na formação actual, o QUERER ganhar, a NECESSIDADE de ganhar, faz com que, a formação do Jogador/Homem passe para 2º plano. É claro, que a conquista de um titulo na formação, é sempre benéfico para o atleta, porém o que lhe vale conquistar um titulo, se passados dois/três anos, estará a jogar nas 2ª divisões,etc,etc..?

    Se formos a ver, no historial de Titulo Conquistados na Formação, vemos que quem lidera é o benfica, contudo, quantos jogadores do mesmo, tiverem exito na equipa principal?

    Mentalidades diferentes, Sucesso diferente.

    ResponderEliminar
  23. Nos ultimos 10 anos sairam:
    Cristiano Ronaldo
    Ricardo Quaresma
    Simão Sabrosa
    Nani
    João Moutinho
    Miguel Veloso
    Hugo Viana
    Rui Patricio
    Daniel Carriço
    Yannick Djalo
    André Santos

    ...

    Nos ultimos 10 anos sairam:
    Nelson Oliveira
    David Simão
    Lamento mas não me recordo de mais nenhum, peço perdão se estou em erro.

    Nos ultimos 10 anos sairam:
    Castro
    Ukra
    Lamento mas não me recordo de mais nenhum, peço perdão se estou em erro.


    A UEFA determina que cada clube deve ter, no mínimo, quatro jogadores formados no respectivo clube. Ou seja, que entre os 15 e os 21 anos tenham cumprido três épocas inteiras, contínuas ou não, ao serviço daquele emblema. Entre Benfica, Sp. Braga e F.C. Porto, nenhum cumpre esse requisito.

    Realmente 2+2 não são 5...

    ResponderEliminar
  24. Ha que realçar tambem que o sporting nao venceu nenhum titulo devido a despromoçao da equipa de iniciados C se nao estou enganado, quando eles até ja eram campeões

    ResponderEliminar
  25. não falam no melhor quantos jogadores da academia do sporting já estao nas I e II ligas portuguesas, é obvio que nem todos podem ser craques e alguns estão em clubes de menor dimensão, mas acho que isto não se trata de crise até porque no top de jovens promessas no futebol nacional o sporting põe la uns quantos jogadores em maioria, isto trata-se de1 noticia de forma arranjar destabilidade, para isso criticavam o benfica e o porto que que nem falados eram em termos de camadas jovens, relembro que o sporting este ano vai se apresentar numa especie de liga de campeoes de juniores

    ResponderEliminar
  26. Só uma questão, se a formação leonina está assim tão mal, o que dizer da do Porto, Benfica e Sp. Braga? O Sporting fez vendas nos últimos anos no valor de 80 milhões, graça à sua academia; Montante indispensável para a sobrevivência do clube; julgo que é um feito inédito no futebol português.
    E em breve, como é sabido, novas estrelas estão a despontar no Sporting; estou curioso para ver qual será o argumento a utilizar na altura.

    ResponderEliminar
  27. Do benfica pelo menos contar com Manuel Fernandes, João Pereira e Silvio!

    ResponderEliminar
  28. Essas perguntas todas que estão a fazer, façam-nas aos observadores do Sporting, que por acaso conhecem a Academia de Alcochete por dentro. Mas certamente que eles só estão a tentar desestabilizar...

    ResponderEliminar
  29. sLimSporting,

    Você está mesmo a falar a sério?
    Ricardo Carvalho (surgiu depois do Simão)
    Bruno Alves
    Paulo Machado

    3 jogadores internacionais formados no Porto que você se esqueceu...Já nem falei do Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa, pq esses ainda não se afirmaram (execpção feito ao Vieirinha que é 10x melhor que o Yannick).

    Vocês acha que se o Benfica e o Porto não cumprissem os requisitos da Uefa tinham a equipa inscrita?

    Isto há com cada um..

    FCP Campeão

    Luis Abreu

    ResponderEliminar
  30. O SCP tem actualmente os seguintes jogadores formados no clube na sua equipa principal:

    Rui Patricio
    Carriço
    Djálo
    Andre Santos

    (Sendo os 4 titulares)

    Já o FCP e SLB têm 0 ... repito 0.

    Porque não exigem os Simãos ou Cristianos os Figos os Nanis ao SLB e o FCP ... !???

    SL,

    ResponderEliminar
  31. Grande resposta slimsporting!
    de acrescentar que essas jogadorzecos saídos de slb e fcp nunca terão a projecção de qualquer um saído da nossa grande academia...
    estão a confundir vitórias com talento...
    Nem sempre as equipas com maiores valores individuais ganham!

    Ps: 2+2=dor de corno...

    ResponderEliminar
  32. Mas vocês leram a entrevista, pelo menos?

    "O que nos preocupa é o estado a que o recrutamento chegou, espelhado na fraca qualidade das equipas."
    "Somos incómodos, questionamos a razão de o Sporting ter batido no fundo e então estamos a ser afastados",
    Uma estagiária poderá decidir sobre um relatório de um jogador feito por um observador experimentado?
    "perdeu hegemonia face aos rivais", o Sporting passou a recrutar no estrangeiro, numa política sem impacto no plantel principal.
    "Isto perdeu-se tudo no Sporting. O que se fez em 30 anos destruiu-se em dois ou três".

    Não são afirmações nossas, são de pessoas que percebem da formação (para quem diz que não percebemos nada) e que não devem ter dor de corno. Ok, então se o mais importante não é ganhar títulos, é o quê? O Sporting ganha títulos regularmente nos séniores? Tem jogadores da formação (nos últimos anos) a jogar na equipa sénior, com qualidade? Tem feito encaixes financeiros? Pensem um pouco...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Ja o disse e volto a repetir: este ano o Sporting não foi campeão de juniores, mas eu olho para aquela equipa e vejo jogadores com qualidade e potencial para chegar aos seniores, como Ricardo Esgaio, Miguel Serodio, Agostinho Ca, William Carvalho, Zezinho, Betinho, João Mario que é irmão de Wilson Eduardo e Bruma.

    Olho para a equipa de juniores do porto e vejo 2, 3 no maximo!

    Olho para a equipa do benfica e vejo 1,2 no maximo! O mais grave aqui é que metade desta equipa é estrangeira, um equipa da formação! Muito triste mesmo...

    Acho que isto explica muita coisa, e nas equipas de juvenis e iniciados acontece o mesmo!

    Andre G

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. VM, a formação do Sporting não tem tido mais impacto na equipa principal, porque esta não tem jogadores de qualidade, não tem uma boa base que suporte e ajude a evolução dos jovens! Este tem sido o grande problema, e estou confiante que isto vai mudar, resta esperar.

    Na altura em Hugo Viana, Quaresma e Ronaldo tavam na equipa principal havia uma excelente equipa, com bons jogadores, uma base de suporte, e isto foi fundamental para a evolução e valorização destes jogadores. Esta equipa foi inclusive campeã...

    Andre G

    ResponderEliminar
  36. O facto de a formação do Sporting ser boa, é um mito.
    Nas camadas jovens não ganham títulos, depois os jovens chegam à equipa principal e são mal vendidos ou saem a custo zero como Varela, etc..

    ResponderEliminar
  37. Parto-me a rir com estes sportinguistas que se desculpam pelo facto de jogarem com juniores de 1º ano.
    Na equipa base do Sporting na época passada, Luis Ribeiro (GR), Juary (DC), William Carvalho (MD), Afonso Taira (MD), Zezinho (MO), Quintulén (E), Cléber (PL), Matheus Coelho (PL), etc, eram todos juniores de último ano. Todos estes foram utilizados com grande regularidade.

    No Benfica era Bakar (DC), Vinicius (DC), Luis Martins (DC), Francisco Júnior (MD) e Ruben Pinto (MO). Só estes eram de último ano. Diego Lopes jogou quase os jogos todos e ainda era juvenil (tal como Bruma do Sporting).

    No FC Porto é que as coisas eram diferentes. Eles não formam, limitam-se a contratar jogadores de último ano. Na próxima época estarão o Gil Dias (ex.Gondomar) e miúdo francês, etc. no plantel.

    O 11 base do Porto na época passada era todo de último ano!!!

    ResponderEliminar
  38. VM,

    Na entrevista do IONLINE (Jornaleco vem conhecido pela forma como distorce factos a seu belo prazer), mostra-nos acima de tudo que neste momento no Dep. de Recrutamento do SCP existem vários problemas latentes que cabe a esta direcção agora resolver.

    Mas facilmente constata-se que:

    - O SCP alargou o seu campo de recrutamento (na minha opinião tardiamente), tendo começado muito mal com o caso do Rabu Ibrahim.

    - Aumento de burocracismo no processo de recrutamento.

    Isto não é bom é certo mas dai a por em cause a excelência da nossa formação que não se limita ao recrutamento como deveria ser óbvio, mas que pelos vistos não é.

    Já agora digam qual o jogador que escapou a nivel nacional aos olheiros do SCP (do Nelson Oliveira ainda não vi nada que fizesse juz à sua fama).

    Já agora lembro me de uma geração de ouro formada por jogadores como o Paulo Machado o Bruno Gama (Braga e não FCP como alguns limitados pensam) Vieirinha e um 10 tb do FCP que agora não me recordo nome, foram na altura campeões da europa julgo que em Sub. 16, eram do melhor que ja tinha visto jogar nas nossas selecções mais jovens ... que é que o FCP e o Braga fizeram destes futuros craques ???? nada o Paulo Machado e o Vieirinha (e já mao pertencem ao FCP) só agora aos 25/26 anos começam a ter o seu espaço no panorama europeu já que em portugal 0 não lhes foi dada essa oportunidade por parte do FCP ... tiveram azar na escola de formação que tiveram.

    SL,

    ResponderEliminar
  39. Visão de mercado é notória a vossa vontade na critica fácil ao sporting desde ha uns tempos para cá, pedem que os utilizadores debatem o assunto, no entanto quando o fazem, descartam por completo esses mesmos comentários. Este post é uma analise á academia do sporting baseado numa entrevista dada, no entanto quando os sportinguistas se defendem ( e bem ) a uma destabilização ( sim nao se pode chamar outra coisa ) voces descartam por completo as palavras ditas por voces ( sim a análise é VOSSA! ) mas vejamos, é um bocado incoerente criticar uma academia que tantos frutos tem dado desde a sua construçao, formámos 1 melhor jogador do mundo e a pessoa mais influente no futebol portugues neste momento, desde a sua criaçao já obtivémos 80 Milhoes de lucro em vendas de jogadores que passaram pela equipa principal, e é recorrente a aposta em jovens na formaçao.. na ultima epoca tinhamos Patricio, Carriço, cédric, andré santos, yannick e penso que nao me esqueci de nenhum... são 5!! jogadores da formaçao que jogavam no plantel principal do clube, que outro clube portugues tem tantos jogadores formados por si a jogarem ? o sucesso da equipa nao depende so da qualidade dos mesmos, pois eles qualidade tem, mas existem outras condicionantes tais como as crises directivas e a má gestão em que o sporting se tem encontrado nos ultimos anos, isso de certa forma afecta o clube e os seus jogadores, no entanto nao deixámos de nesta ultima epoca destacar 2 grandes jogadores que estão a despontar na seleçao nacional agora mesmo, sendo eles Patricio ( futuro nao mto longe de ser o NR 1 das redes portuguesas ) e André Santos! e isso é motivo de orgulho muito mais do que qualquer titulo, porque a formaçao de jogadores nao se faz so de titulos.

    Somos sporting por isso mesmo, nao ganhamos a qualquer custo e á valores que defendemos e a que damos mais importancia, isso é ser sporting.

    ResponderEliminar
  40. actualmente temos Zezinho, William Carvalho, Ricardo Esgaio, Bruma. talentos capazes de representar o Sporting futuramente, enquando os campeões de Juniores não têm nenhum que se aproveite.

    o Sporting tem perdido um pouco de força devido ao aumento de jovens a serem recrutados pelo Benfica e pelo Porto , eu sei de um exemplo de um atleta de 12 anos que o Sporting quer levar para a Academio e a equipa onde ele joga nao o autoriza a ir para lá porque tem um protocolo com outra equipa.

    o Xavi Hernandez nao vai a muito tempo deu uma entrevista a dizer que o importante nas camadas jovens nao é ganhar, mas sim jogar bonito

    ResponderEliminar
  41. Gonçalo Correia25/06/2011, 23:02:00

    @ Luís Abreu:

    Sem querer ser minimamente insultuoso, um adepto de um clube bairrista e que tem tido um sucesso que acompanha fenómenos, digamos, no mínimo duvidosos, falar do Sporting como um clube "cada vez mais pequeno" não é apenas ter orgulho em vez da óbvia vergonha que seria necessária: é estar completamente desfasado da realidade. É perceber que a grandeza do seu clube, ao contrário dos demais grandes (a nível nacional ou internacional) é totalmente variável, dependendo, apenas e só, dos sucessos desportivos que tem. Mas dentro de uma década falaremos melhor sobre isto - se ainda o Porto existir.

    Mas eu percebo: imagino que custe ouvir, da parte de um adepto que não é campeão há 9 anos, a constatação da realidade, que não é mais do que o facto do Sporting, com um número de títulos na última década incomparavelmente inferiores aos do seu clube, continuar a ser um grande, o que não aconteceria no caso de se suceder o contrário (com o Porto em vez do Sporting, diga-se). E que custe ouvir alguém que é adepto do clube com uma mais forte e mais vincada matriz identitária no País, totalmente imune a escândalos de honestidade e de viciação de resultados, venha criticar o seu clube. Sem problemas: para isso há gelo.

    @ O tema:

    Falando agora do tema: Que me desculpe o VM mas, de facto, quando os indivíduos em questão dizem que o Sporting deixou de abastecer fortemente as Selecções Jovens Nacionais, merecem-me a credibilidade que a própria frase, em si, me tem: nenhuma. Porque se percebo críticas, e se concordo com o facto da prospecção (atenção... a propsecção - apenas e só) poder ser muito melhor do que o que é (e mesmo do que já foi), mentiras tornem, naturalmente, quem as indica como tal - mentirosos. Apenas e só.

    Os sucessos desportivos na formação parecem-me que já foram explicados por outros comentadores. Mas eu acrescento mais - nunca o Sporting teve tantos sucessos e títulos na formação como nos últimos 15 anos. É mesmo por aí que se tenciona, então, criticar o que se passou nessas datas?

    Quanto ao resto, a única coisa que - eventualmente - já pode ter sido melhor na formação do Sporting terá sido mesmo a prospecção (se bem que tal também se deveu a um crescimento dos rivais neste aspecto - o único, ou quase, aliás, em que estes melhoraram). Tudo o resto melhorou - e incomparavelmente.

    Se há quem esteja agarrado ao Passado e não compreenda o Presente ou o Futuro? Ainda perceberei. Mas alguém acredita que estes comentários são, simultaneamente, honestos e escalarecidos? Eu não acredito. Podem ser honestos, mas não serem esclarecidos. Podem os indivíduos ser esclarecidos, mas não serem honestos. As duas coisas? Bom, a frase que já referi indica isso mesmo: falando em linguagem quase carroceira, ou são mentirosos ou são desconhecedores da verdadeira realidade da formação do Sporting. Por respeito a quem já serviu - e muito bem! - o clube, quero veementemente acreditar na última hipótese...

    ResponderEliminar
  42. sLimSportingCP
    Benfica alem desses 2 lançou o joao pereira,manuel fernandes,m.vitor,moreira,miguel rosa,roderick podera ficar.
    Ainda pode contar actualmente que jogadores como silvio,jorge ribeiro,r.amorim.

    Possivel onze slb:
    moreira
    j.pereira roderick m.vitor silvio
    r.amorim m.fernandes d.simao j.ribeiro
    m.rosa
    n.oliveira

    nao e mau de todo, e ainda ha jogadores como m.lopes,r.lima,tiago gomes,geraldo etc...

    onze scp:
    patricio
    cedric carriço n.reis a.marques
    moutinho veloso nani cristiano ronaldo
    h.viana
    Djalo

    melhor do que o slb? sim, o meio campo principamente, mas na defesa penso que ganhamos

    Onze FCP:
    Ventura
    tengarrinha andre pinto bura DE nao tou a ver nenhum sinceramente
    vieirinha n.coelho castro b.gama
    rabiola h.barbosa

    Este para mim os melhores onzes dos jogadores que me lembrei

    ResponderEliminar
  43. Se o objectivo da academia fosse conquistar títulos o Sporting já tinha um departamento com vista a comprar os melhores jogadores em formação.
    Nélson Oliveira? O Baldé em Toulon não era titular como ele e marcou mais golos!

    ResponderEliminar
  44. não posso falar muito sobre os meandros da formação do Sporting, o que eu sei é que é o clube que melhor aproveita a formação, nem sempre rentabiliza os jogadores mas é o que os forma melhor e nos ultimos 20 anos formou 2 botas de ouro.

    Perdeu para o SLB e FCP? em quê? Ganham os campeonatos de juvenis e juniores?e daí? Quantos jogadores que jogam um mundial de sub-17 conseguem uma carreira de topo? Não há promessas na academia de Alcochete desejadas além fronteiras?Um dos melhores senão o melhor guarda-redes português foi formado onde? A nova direcção não está a reestruturar a organização global da Academia?

    Peço desculpa VM, mas esta pergunta não faz grande sentido até pela reestruturação que se avizinha na Academia, Figos e Cristianos Ronaldos não aparecem todos os dias - e nem só de Figos e Cristianos Ronaldos vive uma equipa. E já agora, quantos golos marcou o Nélson Oliveira esta época? Para bem de Portugal e até dele próprio que ganhe humildade e perca os tiques de vedeta senão receio que o topo da carreira dele tenha sido a época que acabou.
    Quando vir Benfica ou Porto com mais jogadores de formação a cumprir a época na equipa sénior aceito este tipo de debate, até lá, o sucesso da Academia do Sporting é um facto, o INsucesso da equipa sénior do Sporting outro facto completamente diferente.

    ResponderEliminar
  45. Esta necessidade de criticar o Sporting já mete nojo. Nao me estou a dirijir em particular a este blog, que frequento diariamente e que dá muito boas informaçoes assim como muito verdadeiras. Mas, de facto ou é a equipa de futebol que nao joga à bola, ou é a direcçao que mete água, ou entao quando tudo começa a estar bem nessas zonas critica-se a Academia que é a melhor do Mundo, criou os melhores jogadores nacionais e alguns Internacionais e é o grande sustento da nossa Selecçao. Já nao há paciencia... Viva o Sporting, Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  46. sLimSportingCP, mais jogadores que sairam da formação do Benfica nos ultimos 10 anos, João Pereira e Manuel Fernandes. O silvio tambem fez lá a formação mas não foi aproveitado.

    ResponderEliminar
  47. Jogadores da formação nos planteis nos últimos 10 anos:

    Sporting Clube de Portugal:
    Nuno Santos,Beto(I),Hélder Rosário,Beto(I),Carlos Martins(I),Chiqinho,Alemão,Jorge Vidigal,Santamaria,Paíto,Diogo,Quaresma(I),Custódio,Hugo Viana(I),Cristiano Ronaldo(I),Gisvi,Danny(I),Miguel Garcia,Edgar Marcelino,Lourenço,Paulo Sérgio,Mário Felgueiras,Miguel Veloso(I),João Moutinho(I),Saleiro,Semedo,Caneira(I),André Marques,Nani(I),Tomané,David Caiado,Pereirinha,Zezinando,Varela(I),Rui Patricio(I),Ronny,Yannick Pupo,Yannick Djaló(I),Paulo Renato,Adrien,Luis Paez,Daniel Carriço(I),Pedro Mendes,Cedric,Diogo Rosado,Diogo Amado,Renato Neto,Wilson,Eduardo,Vitor Golas,João Gonçalves,André Martins,André Santos(I),Zezinho,William Carvalho,Owusu

    56 Jogadores da formação que jogaram, ou fizeram parte dos planteis nos ultimos 10 anos, muitos já da academia. A grande maioria Portuguêses, 16 Internacionais, dos quais jogam actualmente 15, o melhor jogador do mundo da actualidade,(se discordam pode-se dizer o mais completo), e mais virão. Tenho pena do Paim e do Rabiu.

    Do benfica e do porto apenas os internacionais:

    Moreira (não sei se realmente alguma vez chegou a jogar),Paulo Madeira,Maniche,Jorge Ribeiro,Mawete,Toy,Manuel Fernandes,João Pereira,Rui Costa, 9 Internacionais, dos quais só 7 são portugueses e desses só 5 jogam actualmente. Atenção, o André Almeida que foram buscar ao Belenenses fez formação no Sporting.

    No porto:
    Vítor Baía,Jorge Costa,Ricardo Carvalho,Mário Silva,Ricardo Costa,Paulinho Santos,Hélder Postiga,Bruno Vale,Hilário,Paulo Machado,Hugo Almeida,Bruno Alves,Nuno André Coelho. 13 Internacionais, dos quais jogam 9.

    Os jogadores Internacionais do Sporting são mais que os do Benfica e Porto juntos.

    Equipa do Sporting
    R. Patricio;
    Caneira-Carriço-M.Veloso;
    Quaresma-Danny-Andrá Santos-Hugo Viana-Nani
    Cristiano Ronaldo-Djalo

    Beto,João Gonçalves,Miguel Garcia,Custódio,João Moutinho,Carlos Martins,Paulo Sérgio,Varela

    ResponderEliminar
  48. São um blog extraordinário sem dúvida, mas agora penso que foi um post descabido.

    Estive a ler a entrevista toda, e o que eu consigo tirar da noticia, são um bando de pessoas a querer 5 minutos de fama. Ora da entrevista, o que eu ouço mais é o seguinte "não queria dizer que fui eu que descobri o Patricio". Mas depois diz mais umas 20 vezes que foi ele e o processo detalhado e tudo.

    Ora este senhores, tiveram a sorte de estar num projecto onde apareceram a fornada de ouro do Sporting, e agora como o Sporting deve ter um contrato com o Governo Portugês que tem que fazer Ronaldos para o país estar no mapa mundo, vem criticar porque o Sporting não foi campeão após ter conquistado 3 campeonatos de juniores.

    O Sporting foi buscar o Arias, ora bem, que eu saiba o Messi não é espanhol e tão pouco nasceu na catalunha. Também questiono o Barcelona se terão uma boa academia, pois o melhor jogador deles veio da Argentina.
    Relembro também que anda um jogador de nome Fabregas no Arsenal e outro que tiveram sorte de o voltar a ter de nome Piqué, e se alguém tem coragem de chamar de incompetentes aos senhores da formação do Barcelona.

    Outro desafio era, já que é tanto a baixo, façam lá uma selecção sem jogadores formados no Sporting que com sorte ainda disputam os ultimos lugares com Moldávias e San Marinos.

    O problema deste senhor é o Nelson Oliveira que ele indicou e depois amarrou a burra por não terem pegado no dossier do jogador e o Sporting ter dito que era um pouco fraquito.

    Jack

    ResponderEliminar
  49. SE 2 + 2 NÃO SAO 5 . . .
    Como se explica q este blog (q sem duvidas é a melhor referência desportiva) esteja a ser tao parcial em colocar este artigo nao tem a menor razao de ser, alias chega a ser provocatorio??


    Senhores, a formaçao de um club nao pode ser avaliada por titulos, na formaçao ha q prescindir de jogar pa ganhar hoje e preocupar se em jogar melhor pa vencer mais no futuro.


    Quanto aos resultados da formaçao sportinguista estao a vista, vejam quantos clubes da super liga na epoca q acabou nao tinham no seu plantel jogadores formados no sporting...
    Académica: Adrien
    Beira Mar: Wilson Eduardo
    Olhanense: Joao Gonçalves
    Uniao de Leiria: Diogo Rosado
    Nacional: Patacas; Mateus
    Benfica: Carlos Martins
    Porto: Joao Moutinho, Silvestre Varela; Beto
    Braga: Custodio, Hugo Viana; Miguel Garcia
    Guimaraes: Pereirinha


    Sejamos coerentes, uma simples perquisa nas convocatorias da nossa seleçao é tambem ilustraçao da quantidade de jogadores q passaram pelo sporting.

    Vamos ao exemplo:
    -Rui Patricio
    -Joao Pereira
    -Joao Moutinho
    -Silvestre Varela
    -Cristiano Ronaldo
    -Nani
    -Helder Postiga
    -Liedson
    -Carlos Martins
    -Ricardo Quaresma



    Caros amigos uma maior pesquisa aumentaria os resultados q apresentei.


    Vejamos as grandes vendas do nosso futebol:
    -Ricardo Quaresma (foi vendido duas vezes do nosso pais po estrangeiro)
    -Simao (foi vendido duas vezes do nosso pais po estrangeiro)
    -Hugo Viana
    -Figo (foi melhor jogador do mundo)
    -Nani
    -Miguel Veloso
    -Cristiano Ronaldo (foi melhor jogador do mundo)



    Sem mais exemplos, apenas 1 pouco mais de respeito por todos estes resultados.


    Continuaçao do excelente trabalho.
    Ricard Bapt

    ResponderEliminar
  50. Para os de vermelho e para os de azul,digam la o q era da selecçao Portuguesa se nao existisse a formaçao do Sporting...é q qd jogam os formados nos vossos clubes,tipo andres,jaimes magalhaes,rui aguas,nenes,etc etc era um feito a selecçao se apurar para o q quer q fosse,agora EXIGE-SE estar presente!!

    ResponderEliminar
  51. A coisas do caraças, pelos vistos os putos fizeram-vos a vontade

    "Leão campeão recebeu Taça das mãos de Rui CostaPor Redacção

    O Sporting sagrou-se este sábado campeão da 4.ª edição da Copa Foot 21, oo maior torneio de futebol de 7, que decorreu no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, com as bancadas do Estádio Municipal completamente cheias.

    Os leões venceram na final o rival Benfica mas só nas grandes penalidades, depois de um empate a quatro bolas no tempo regulamentar, e conquistaram a taça no escalão sub-12. O troféu de vencedores do torneio acabou por ser entregue por Rui Costa, figura histórica do Benfica, actualmente com cargo directivo.

    Em sub-11 a vitória final coube igualmente à equipa de Alvalade, batendo na final o FC Porto, por 4-3. Nos sub-10 foi o Olhanense a levar a melhor, batendo o 1.º de Dezembro. Nos sub-9 foi o Benfica a conquistar a taça, depois de ter goleado o FC Porto por 7-0, enquanto nos sub-8 o campeão dá pelo nome de Lusitano FC, após a vitória frente ao E. F. Faro, por 3-2."

    Jornal A BOLA

    ResponderEliminar
  52. sRighteos

    Mário Silva e Ricardo Costa são da formação do boavista, inclusive campeões de juniores, juntamente com Pedro Oliveira, João Paulo, entre outros.

    Interessante seria analisar o período entre 94/03 em que o Boavista foi campeão nacional por 4 vezes. Dadas as suas dimensões (financeiras, infra-estruturais) e de ter lançado alguns bons jogadores de selecção, não me recordo de alguém considera-la a melhor/quase melhor/média formação.

    Era do cafézinho, e dos (a)pitos já sabemos, mas na verdade só interessa o arco-iris verde/vermelho/azul.

    ResponderEliminar
  53. Boas ruddy. Tem razão quanto aos putos formados no Boavista. Infelizmente apesar de quererem que o Braga chegue lá à força, o 4º grande penso ser ainda o Boavista, pena a situação em que se encontra, mas com boas perspectivas de voltar à ribalta dentro de uns anos, pode ser que já tenham aprendido a lição quanto às pessoas que os rodeavam.
    E tem ainda mais razão quanto à formação do Boavista, pois lembro que foram campeoes em vários escaloes na decada de 90. A esses 2 que referiu, pode ainda acrescentar Bosingwa, Raul Meireles, João Vieira Pinto, Ricardo... se formos a ver, realmente nos últimos anos a formação do Boavista foi muito melhor que de porto e benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  54. Ruddy,

    Bem lembrado lembro me bem dos tempos em que a formação do Boavista dava cartas.

    Raul Meireles
    Bosingwa
    Litos
    João Vieira Pinto

    Ruddy de qq forma é certo que a familia Loureiro consegui levar-vos ao ceu (Campeões Nacionais e grandes épocas ao nivel das competições europeias) para de seguida vos deixar no inferno e tudo graças aos cafézinhos e aos "(a)pitos", ao contrário de outros a teia montada pelos Loureiros não era suficiente para safar o clube.

    Mas aqueles que ontem e hoje se riem e continuar a sonegar a verdade um dia irão acordar para a realidade.

    E votos para um grande regresso para o Boavista equipa que sempre gostei de acompanhar (via vários jogos no vosso estádio com colegas meus boavisteiros).

    SL

    ResponderEliminar
  55. Andam por aqui alguns a comentar que só sentem inveja e despeito.Evidentemente, que um centro de formação existe para isso mesmo: formar jogadores acima de tudo.Os títulos nunca fizeram mal e só podem vir por acréscimo.Os adeptos dos rivais do Sporting que tomem nota para ver quantos jogadores que foram campeões este ano nos seus clubes, chegarão a titulares nos seus clubes e sobretudo quantos serão internacionais A ou mesmo transferidos para clubes estrangeiros.
    Alguém mencionou mais acima e muito bem os jogadores jovens do Sporting que são já promessas do futebol português.Como se vê, mesmo sem ter ganho nada este ano, estão a sair da formação da Academia uma boa fornada de jogadores prometedores.Se eles serão no futuro grandes jogadores, isso dependerá muito mais deles do que do próprio Sporting.Na Academia há gente competente para os ajudar.Os exemplos recentes estão à vista.

    ResponderEliminar
  56. Pedro Emanuel, Mário Silva, Delfim, Sergio Leite, Nuno Gomes, Petit (foram bastantes).

    Isto para dizer que na discussão de quem é melhor que quem, que não sabemos quais são os critérios, se são titulos, se são pessoas, se são profissionais, existe uma realidade para além dos 3 papões.

    Bom trabalho e continuação.

    Nota: Ricardo veio do Montijo já sénior. Formou-se no boavista mas não é da formação do boavista.

    ResponderEliminar
  57. Acho o vosso blog interessante.

    Mas desde à umas semanas a esta parte, a vossa constante gabarolice já me vinha a fazer perder o interesse neste blog. Ultimamente as vossas noticias falam mais sobre a vossa capacidade extraordinária de saberem as coisas antes dos outros e como vocês são bons do que sobre o facto em si.

    A somar a isso, a soberba com que respondem às pessoas que vocês estão a pedir para comentar...

    Para mim, este blog deixou de contar.

    Muitas felicidades para o vosso projecto!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  58. Já não me lembrava d Delfim que grande jogador como eu o gostava de o ver jogar no meu SCP penas as lesões.



    SL,

    ResponderEliminar
  59. O sporting orgulha-se da sua academia, que formou os melhores que saiu de la o melhor do mundo etc... Agora eu pergunto o que vcs ganharam como o Ronaldo por exemplo?? Ele mal chegou a equipa principal jogou um ano e no ano seguinte foi para o Man Unit ainda com uns 18 ou 19 anos, não rendeu nada desportivamente. Alem de que desde nani e moutinho, que eram jogadores acima da média a formação do sporting tem lançado apenas jogadores razoavelmente bons, mas que não fazem assim tanta diferença e isso vê-se pelos resultados dos últimos anos, equipa com mais jogadores de formação na equipa, mas que tem passado por mais dificuldades nestes últimos 2 campeonatos.

    ResponderEliminar
  60. Sr Luis Abreu, o Bruno Alves temo que nao tenha sido criado no FCPorto mas sim no Varzim... Quanto ao resto da lista de jogadores que referiu tem razão, e o Benfica ate lançou o Manuel Fernandes pelo meio, mas se o Vieirinha é assim tao bom e 10x melhor que o Yannick pq não ficou no Porto ? E nem ouse comparar os extremos que voces produziram com os extremos que o Sporting lançou... E esse parágrafo não fui eu que inventei, esta no site maisfutebol.

    SL

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter