Os Melhores Jogadores da La Liga


A La Liga é, provavelmente, a liga menos emocionante do Velho Continente.  Numa competição que se resume à luta entre dois clubes, e uma disparidade gritante em relação à concorrência, o Visão de Mercado apresenta os dez melhores jogadores da prova, apenas considerando o que os mesmos produziram em 2010-11. 

1º Messi (Barcelona) – Já não existem palavras para descrever o argentino. Leo Messi tem o mundo a seus pés e, nos tempos que correm, é o maior futebolista do planeta. É a figura maior de um Barcelona que já entrou na história do futebol mundial. No total, marcou 31 golos e fez 18 assistências.

2º C. Ronaldo (Real Madrid) – Individualmente, foi uma das melhores temporadas da carreira do madeirense. Marcou 40 (ou 41) golos em 38 jornadas, pulverizando o recorde de total de golos marcados numa só época em Espanha. É, a par de Messi, o melhor jogador do mundo.

3º Xavi (Barcelona) – Se Messi é a fantasia, Piqué a “parede”, Xavi é o pensador do jogo “blaugrana”. O internacional espanhol e dos melhores jogadores dos últimos anos, continua em grande forma e este ano, não foi excepção. Com a classe que todos lhe reconhecem, volta figurar nas nossas escolhas entre os melhores.

4º Dani Alves (Barcelona) – É peça-chave no futebol espectáculo praticado pelo Barça.O "canarinho" completou 15 passes para golo, demonstrando bem a sua importância no processo ofensivo da equipa, sendo ainda extremamente competente a defender.

5º Özil (Real Madrid) – Chegou, viu e venceu. A época do internacional alemão resume-se a isso mesmo, tornando-se um dos indiscutíveis de José Mourinho. Aos 22 anos e com muita margem de progressão, Özil é portador de uma visão de jogo fantástica aliada a uma tremenda qualidade de passe.  

6º G. Rossi (Villarreal) – A boa campanha do Villarreal fica a dever, e muito, aos golos de ‘Bambino’. O ítalo-americano marcou 18 golos no campeonato, sendo a estrela num conjunto competitivo. Muito veloz e oportuno, pode estar de saída do El Madrigal depois de uma excelente temporada. 

7º Marcelo (Real Madrid) – Uma das surpresas da temporada. Pelo menos, o próprio Mourinho o admitiu logo no inicio da época. O brasileiro tornou-se um defesa/ala-esquerdo de eleição e está entre os melhores do futebol Europeu. Competente a defender, as suas constantes “piscinas” são essenciais para a manobra ofensiva da equipa “merengue”.

8º Iniesta (Barcelona) – Não sabe jogar mal ou são raras as vezes em que isso acontece. Formado no clube catalão, Iniesta é o complemento de Xavi e um dos “motores” da equipa. A tranquilidade com que joga assusta, mas a sua qualidade de passe é um regalo para os amantes do desporto-rei.

9º Victor Valdés (Barcelona) – É um dos “patinhos-feios” do futebol mundial, e inúmeras vezes injustiçado. Pese embora alguma irregularidade demonstrada numa fase inicial, o guardião espanhol é o titular absoluto da melhor equipa do mundo e, na verdade, cumpre a sua função com distinção, sendo fulcral na equipa.

10º Álvaro Negredo (Sevilha) – Um dos destaques da temporada, pese embora a má campanha do Sevilha. Marcou 20 golos e foi a principal figura da equipa durante a prova. Formado no Real Madrid, o avançado espanhol de 25 anos é um “matador” por natureza.

Concorda com esta lista? Qual o melhor jogador da La Liga 2010/11? Que outros nomes acrescentaria? Qual o seu top 10?

A.Mesquita

Etiquetas: