4 de Junho de 2011


A La Liga é, provavelmente, a liga menos emocionante do Velho Continente.  Numa competição que se resume à luta entre dois clubes, e uma disparidade gritante em relação à concorrência, o Visão de Mercado apresenta os dez melhores jogadores da prova, apenas considerando o que os mesmos produziram em 2010-11. 

1º Messi (Barcelona) – Já não existem palavras para descrever o argentino. Leo Messi tem o mundo a seus pés e, nos tempos que correm, é o maior futebolista do planeta. É a figura maior de um Barcelona que já entrou na história do futebol mundial. No total, marcou 31 golos e fez 18 assistências.

2º C. Ronaldo (Real Madrid) – Individualmente, foi uma das melhores temporadas da carreira do madeirense. Marcou 40 (ou 41) golos em 38 jornadas, pulverizando o recorde de total de golos marcados numa só época em Espanha. É, a par de Messi, o melhor jogador do mundo.

3º Xavi (Barcelona) – Se Messi é a fantasia, Piqué a “parede”, Xavi é o pensador do jogo “blaugrana”. O internacional espanhol e dos melhores jogadores dos últimos anos, continua em grande forma e este ano, não foi excepção. Com a classe que todos lhe reconhecem, volta figurar nas nossas escolhas entre os melhores.

4º Dani Alves (Barcelona) – É peça-chave no futebol espectáculo praticado pelo Barça.O "canarinho" completou 15 passes para golo, demonstrando bem a sua importância no processo ofensivo da equipa, sendo ainda extremamente competente a defender.

5º Özil (Real Madrid) – Chegou, viu e venceu. A época do internacional alemão resume-se a isso mesmo, tornando-se um dos indiscutíveis de José Mourinho. Aos 22 anos e com muita margem de progressão, Özil é portador de uma visão de jogo fantástica aliada a uma tremenda qualidade de passe.  

6º G. Rossi (Villarreal) – A boa campanha do Villarreal fica a dever, e muito, aos golos de ‘Bambino’. O ítalo-americano marcou 18 golos no campeonato, sendo a estrela num conjunto competitivo. Muito veloz e oportuno, pode estar de saída do El Madrigal depois de uma excelente temporada. 

7º Marcelo (Real Madrid) – Uma das surpresas da temporada. Pelo menos, o próprio Mourinho o admitiu logo no inicio da época. O brasileiro tornou-se um defesa/ala-esquerdo de eleição e está entre os melhores do futebol Europeu. Competente a defender, as suas constantes “piscinas” são essenciais para a manobra ofensiva da equipa “merengue”.

8º Iniesta (Barcelona) – Não sabe jogar mal ou são raras as vezes em que isso acontece. Formado no clube catalão, Iniesta é o complemento de Xavi e um dos “motores” da equipa. A tranquilidade com que joga assusta, mas a sua qualidade de passe é um regalo para os amantes do desporto-rei.

9º Victor Valdés (Barcelona) – É um dos “patinhos-feios” do futebol mundial, e inúmeras vezes injustiçado. Pese embora alguma irregularidade demonstrada numa fase inicial, o guardião espanhol é o titular absoluto da melhor equipa do mundo e, na verdade, cumpre a sua função com distinção, sendo fulcral na equipa.

10º Álvaro Negredo (Sevilha) – Um dos destaques da temporada, pese embora a má campanha do Sevilha. Marcou 20 golos e foi a principal figura da equipa durante a prova. Formado no Real Madrid, o avançado espanhol de 25 anos é um “matador” por natureza.

Concorda com esta lista? Qual o melhor jogador da La Liga 2010/11? Que outros nomes acrescentaria? Qual o seu top 10?

A.Mesquita

Etiquetas:

25 comentários:

  1. Eu apenas trocaria o Messi pelo Ronaldo tendo ah pouco tempo atrás dito as minhas razões para tal mas destaco que a diferença é mínima porque para Messi também não fica mal o 1º mas penso que encaixa melhor em Ronaldo...de resto concordo com essa lista e de destacar que em 10 jogadores apenas 2 são de clubes que não o Real e o Barça o que mostra a bipolarização desta liga e o facto de pouco mais se resumir a uma luta entre 2 dos melhores clubes do mundo... ;)

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de falar de 2 jogadores que poderiam e também mereceriam estar aqui mas que têm esta concorrência muito forte: Ricardo Carvalho e Piqué! Um é uma raposa de tal forma e para além disso é elegante a cortar todas as jogadas e poucas faltas faz, em suma um jogador com muita classe e que para mim está no top3 de melhores centrais do mundo... :D O outro é um central que está a seguir as pisadas de por exemplo do Puyol e é um central que todos neste momento querem ter e penso que esteja no top5 de melhores centrais ;)

    ResponderEliminar
  3. RONALDO EM 1º SEM DUVIDA LOOL....

    ResponderEliminar
  4. Nesta equipa acho que se "esqueceram" do Piqué. Num top dominado por jogadores do Barcelona e Real Madrid aqui vai o meu top:

    1º C. Ronaldo
    2º Messi
    3º Xavi
    4º Daniel Alves
    5º Ozil
    6º Piqué
    7º Rossi
    8º Iniesta
    9º Marcelo
    10º Valdes

    Mas jogadores como Villa(Barcelona), Negredo(Sevilha), Mata (Valência), Pedro(Barcelona), Xabi Prieto(R. Sociedad) ou Di Maria(Real Madrid) fizeram igualmente épocas muito boas

    ResponderEliminar
  5. ja se viu que o pessoal do VM é dos poucos que consegue por as palas do patriotismo de lado e dar o devido lugar ao messi...

    ResponderEliminar
  6. não percebo como é que escolheram o Valdes, já teve épocas em que esteve melhor e ainda por cima teve algum azar com lesões. Acho que o Mata do Valência merecia estar aqui e não sei se o Lorente também

    ResponderEliminar
  7. Pois, eu acho que o Ronaldo foi superior a qualquer jogador nesta Liga sem qualquer margem para dúvida. Se há dúvidas quanto às competições todas, penso que o mesmo não sucede na Liga Espanhola. O Ronaldo nem precisava de marcar os golos que marcou nos jogos em que o título já estava decidido...era sempre o melhor marcador. Mas não...ele não quer saber em ficar à frente do Messi, ficou na história como o MELHOR MARCADO DE SEMPRE da Liga Espanhola ;)

    ps: Não percebo esta vanglorização ao Valdés. Fez bons jogos sim...principalmente fora da Liga Espanhola. Agora porem o homem no patamar dos 10 melhores. Ok...

    Bom post VM

    ResponderEliminar
  8. Se dizem que e o melhor jogador de La LIga nao ha duvidas quee Ronaldo,acho que voces proprios se esqueceram que a champions n entra.
    Messi?? LOL

    ResponderEliminar
  9. Boas, relativamente a quem é o melhor jogador da liga espanhola vai haver divergências para sempre, considero Messi um enorme jogador, um dos 5 melhores jogadores de sempre, no entanto um jogador destes não pode só ser bom no clube, (Maradona foi no clube e na selecção, Ronaldo fenómeno a mesma coisa, Ronaldinho também) onde existem mecanismos já muito enraizados. Messi na selecção sem Inista, Xavi e Pedro não faz muito, fica a anos luz do messi do Barcelona. Muito se diz sobre a forma do Barcelona jogar, penso que é a forma mais eficaz, mas pessoalmente não me encanta, encantava-me mais o Barcelona de Ronaldo(fenómeno), Figo, Guardiola, mas isso são opiniões. O que acho que não são opiniões é que no Barcelona é bem mais fácil de marcar golos, pela maneira como trocam a bola implantada desde os tempos de Rijkaard, e dos 3 ou 4 jogadores que fazem as assistências. Sendo o futebol um jogo com objectivos, marcar golos, acho que de longe que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo, não por ser o melhor jogador, muito menos por ser Português, mas sim porque numa equipa nova com um treinador novo, foi o melhor marcador da liga e da Europa.
    Ambos são GRANDES jogadores, cada um com o seu estilo, mas a distinção entre ambos tem de ser feita com base em factos, não em quem fintou melhor, se fez mais cuecas ou se sentou mais defesas, mas sim em termos de golos ou assistências e nisso C. Ronaldo foi Rei.

    Saudações Futebolisticas

    ResponderEliminar
  10. Acho que o Valdés apesar de ser um guarda-redes de qualidade inegável foi menos influente do que Casillas esta época. Para mim é o único "erro" nessa lista, mas claro está, isto é subjectivo. :)

    ResponderEliminar
  11. Qual Di Maria ou Piqué? Será que nao acompanharam a La Liga? Quem nao podia faltar aqui era o Xabi Alonso e o Casillas

    ResponderEliminar
  12. Para mim os 10,por ordem,seriam:
    Ronaldo
    Messi
    Xavi
    Dani Alves
    Ozil
    Pique
    Marcelo
    Iniesta
    Ricardo Carvalho
    Rossi

    ResponderEliminar
  13. Messi
    Ronaldo
    Xavi
    Ozil
    Iniesta
    Pique
    Dani ALves
    Marcelo
    Rossi
    Aguero

    Top de acordo com esta época . Sou um fanático pelo Ronaldo ... mas pus o Messi em 1º porque o Barça ganhou o campeonato .

    ResponderEliminar
  14. Não consigo concordar com a distinção ao guarda redes de uma equipa que "leva" com 3/4 remates por jogo...se jogasse num almeria era engraçado de se ver.

    ResponderEliminar
  15. Valdés não é nada comparado com Casillas! Não fosse um gr da formação e há muito que o Barcelona já o tinha despachado!

    Vitor Moreira

    ResponderEliminar
  16. eu concordo com o top no geral menos o valdes,que pessoalmente desgosto...se calhar merecia mais estar la o pique ou o mata...

    ResponderEliminar
  17. na minha opinião o VM esta a deixar as performances na liga dos campeoes influenciar este top.
    tendo apenas em conta a Liga, o Ronaldinho tem de estar em 1. lugar. 40 golos é obra.
    De resto concordo com o top, exceptuando o caso do valdes que, a meu ver, n tem lugar nele.

    ResponderEliminar
  18. valdes e titular na melhor equipa no mundo no entanto na seleçao onde tem concorrencia nao calça

    Tiago

    ResponderEliminar
  19. DI MARIA para mim foi mais importante do que o Ozil no real madrid este ano! mas de resto concordo com todos.

    CARREGA PORTUGAL!!

    cumps

    ResponderEliminar
  20. Eu trocaria o Ronaldo pelo Messi que acho que o C. Ronaldo foi superior esta época ...

    Quanto ao resto do Ranking:

    10 - R. Carvalho
    9 - Piqué
    8 - Marcelo
    7 - Ozil
    6 - Daniel Alves
    5 - Iniesta
    4 - Rossi
    3 - Xavi
    2 - Messi
    1 - C. Ronaldo

    Outros jogadores como Negredo, Valdés, Mata, Sergio Ramos, Villa e Pedro fizeram igualmente uma óptima época mas penso que este meu Top 10 foi superior e concordo ... Respondam por favor :)

    ResponderEliminar
  21. Di Maria tambem fez uma epoca impressionante e poderia figurar nos 10 primeiros. De resto, não é possivel que Rossi ainda não esteja num clube maior, ele é um grande jogador

    ResponderEliminar
  22. Não consigo encaixar Valdés no top10 de maneira alguma.. para mim não é um patinho feio. É simplesmente um guarda-redes mediano que tem a sorte de ser da cantera do unico clube no mundo que se pode dar ao luxo de lutar por todas as competições com um guarda-redes tão mediano. Os outros 9 nomes concordo em absoluto, acrescentaria o Villa para 10º

    ResponderEliminar
  23. Já referi num post anterior, acho que o VM e o pessoal que comenta se está a esquecer do Soldado. Valência fez 3º lugar, Soldado chegou com a difícil tarefa de fazer esquecer Villa, e com menos jogos que Rossi e Negredo, num projecto novo, marcou 18 golos, ajudando a equipa a vencer o campeonato do 3º lugar. Rossi, Aguero, Negredo, Soldado, todos tiveram boas prestações, mas todos lutavam à partida pela mesmo classificação, e foi Soldado quem o conseguiu, repito, mesmo sendo o único que estava num projecto novo...

    ResponderEliminar
  24. Não percebo a vossa fixação com o Valdes. Não basta terem posto no 11 ideal e ainda o consideram um dos melhores 10 jogadores....

    Acho que qualquer nome entre Pique, Di Maria, Ricardo Carvalho, Mata ou Llorente encaixava melhor aí do que ele

    ResponderEliminar
  25. Acrescentava Osvaldo do Espanhol, a par de Negredo fizeram uma excelente época pelos respectivos clubes. Iker também merecia mais que Valdés na minha opinião.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS