Os avançados e a selecção

A falta de avançados na selecção portuguesa é um problema que vem desde há muito. A saída de Pauleta, o melhor marcador de sempre, veio deixar uma vaga na frente de ataque da equipa das quinas, por onde passaram Hugo Almeida, Hélder Postiga, o próprio Ronaldo e o naturalizado Liedson, sem nunca se conseguirem afirmar em definitivo.

Na época passada, João Tomás foi o melhor marcador português da Liga Zon-Sagres, o que levantou a questão se deveria ser convocado por Paulo Bento. Por um lado, a veia goleadora mantinha-se, num clube sem grande expressão como o Rio Ave. Por outro, era considerado já como um veterano que não teria hipóteses de dar o seu contributo à equipa nacional. Outra situação é a de Nuno Gomes, que foi muito pouco utilizado por Jorge Jesus, o que não o impediu de marcar 4 golos no campeonato em apenas 90 minutos. Contudo, a pouca regularidade com que jogou e a sua idade foram também factores considerados pela crítica para justificar uma não chamada à selecção. O jogador rejeitou uma proposta do México para ficar em Braga, com o objectivo de ser convocado por Paulo Bento. Ontem, Liedson apontou um hat-trick ao São Paulo, talvez o favorito ao título no Brasileirão. No entanto, e apesar do seleccionador dizer que conta com ele, não tem sido chamado para os últimos desafios de qualificação para o Europeu.

Será que um avançado com mais de 30 anos torna-se inválido para a selecção? Conseguirão Nuno Gomes e João Tomás ser convocados por Paulo Bento? O regresso de Liedson é uma possibilidade , ou o retorno ao pouco intenso futebol brasileiro (onde tem brilhado) colocam-no fora das contas? Que opções para o futuro? Nélson Oliveira, Baldé?

Etiquetas: