F1: O Domínio de Vettel

A prova rainha do automobilismo tem um novo “rei”. Sebastian Vettel, piloto da Red Bull, é o homem do momento na Fórmula 1. Aos 23 anos, o alemão é o herdeiro de Michael Schumacher, e só o futuro dirá se o “aprendiz” não irá suplantar o “mestre” no livro dos recordes.

O piloto estreou-se em 2007, no GP dos Estados Unidos, e logo na sua estreia conquistou o 8º lugar na tabela, conquistando assim o seu primeiro ponto como profissional. Um ano depois, no GP de Itália, e aos comandos de um monolugar da Toro Rosso, o natural da cidade alemã de Heppenheim alcançou a sua primeira vitória. Com apenas 21 anos de idade, tornou-se o mais jovem piloto da história da F1 a obter o lugar mais alto do pódio. Mas o melhor veio depois. O ano de 2009 marcou a sua mudança para a Red Bull. Em 2010, na 2ª temporada, Vettel fez história ao conquistar o título de pilotos, quebrando novamente um recorde, uma vez que é o campeão do Mundo mais jovem de sempre.

A caminho dos 24 anos de idade, o piloto da Red Bull tem tudo para figurar na história do desporto mundial e mais concretamente no automobilismo. É, Inevitavelmente, comparado a M.Schumacher, pois também ele é alemão, irreverente e muito bom atrás do volante. Esta temporada, a revalidação do título mundial está bem lançada, tendo em conta a vantagem que existe para os seus rivais. Hamilton, Massa, Alonso ou Webber são grandes pilotos, mas falta-lhes algo. Sorte, audácia ou astúcia, a verdade é que o jovem alemão está a caminho de mais um título mundial e tem dominado por absoluto o “paddock”, conquistando praticamente tudo.

O nº1 da equipa austríaca continua a provar em pista que é superior aos seus adversários. O sucesso não se deve apenas a si, pois todo o seu conjunto, bem como as “regras de igualdade” implementadas na F1 tem uma quota-parte, mas a destreza da sua condução fazem de Vettel um piloto acima da média. Os amantes da modalidade podem dar graças à emoção dos últimos campeonatos. Contudo, o domínio que o alemão tem vindo a exercer, poderá marcar uma nova era no desporto automóvel.

Qual o futuro de S. Vettel? Poderá o alemão quebrar todos os recordes e ultrapassar M. Schumacher, entre outros? Até onde chegará o piloto da Red Bull?

A. Mesquita

Etiquetas: