Draft 2011

Teve lugar, na noite de ontem, o Draft da NBA 2011, marcado pela escolha de Kyrie Irving na 1ª posição e um número recorde de não-americanos no top-10. O jovem de 19 anos, nascido na Austrália e formado na Universidade de Duke, terá a responsabilidade de liderar os Cleveland Cavaliers na era pós-LeBron. Apesar de apenas ter actuado em 11 partidas na temporada passada, o PG de 1.91m é muitas vezes comparado a Chris Paul, sendo um bom atirador e distribuidor. Os Cavs também tiveram direito a mais uma pick elevada, seleccionando Tristan Thompson na 4ª posição. O canadiano não tem uma estatura recomendável para PF (2.05m), contudo, a sua capacidade de luta, rapidez e energia levaram os Cavs a seleccioná-lo.

Na 2ª posição, os Minnesota Timberwolves escolheram o SF Derrick Williams, um dos mais talentosos deste Draft. O californiano é atlético (2.03m), bom lançador e capaz de realizar penetrações para o cesto. Depois seguiram-se 5 jogadores não-americanos. Na 3º posição, os Utah Jazz seleccionaram o poderoso turco, Enes Kanter (PF-C), na 5ª posição, os Toronto Raptors seleccionaram o “gigante” lituano Jonas Valanciunas (C), na 6ª posição, os Washington Wizards seleccionaram o checo Jan Vesely (SF), de quem se espera muito na NBA, e, na 7ª posição, os Charlotte Bobcats receberam de Sacramento, o congolês (RD Congo) Bismack Byombo (PF), que poderá ser o próximo Serge Ibaka. Brandon Knight (PG – Detroit Pistons), Kemba Walker (PG/SG – Charlotte Bobcats) e Jimmer Fredette (SG – Sacramento Kings) fecharam o top-10.

Os Cleveland Cavaliers e os Charlotte Bobcats aproveitaram o Draft 2011 para renovar ambos os plantéis, com a equipa de Michael Jordan, inclusive, a ceder Shaun Livingston e Stephen Jackson aos Bucks e a receberem Corey Maggette. Na mesma troca, os Kings receberam John Salmons de Milwaukee. Os San Antonio Spurs enviaram para Indiana, George Hill e receberam Kawhi Leonard (15ª escolha) e Davis Bertans (42ª escolha). Os Houston Rockets negociaram com os Minnesota Timberwolves algumas picks e as trocas entre Brad Miller (para os Wolves) e Jonny Flynn (para os Rockets). No movimento mais importante da noite, os Nuggets cederam Raymond Felton para os Blazers, que viram Andre Miller rumar a Denver e Rudy Fernandez rumar para os campeões Dallas Mavericks.

Conseguirão os Cavs e os Bobcats começar uma nova era, desta vez com maior sucesso? Quais os principais destaques do Draft 2011? Quem poderá surpreender? O que dizer desta vaga de não-americanos no top-10?

Etiquetas: