Revolução em Milão?

Milão é considerada a capital da moda e a única cidade europeia que se pode orgulhar de albergar dois campeões europeus e, actualmente, duas das melhore equipas do Velho Continente: AC Milan e Inter de Milão. Uma cidade, dois clubes e uma rivalidade que se estende para lá das quatro-linhas. Jogadores, dirigentes e adeptos, partilham entre si o amor incondicional pelas suas equipas e o ódio natural pelo adversário. Ambas as formações apresentam um palmarés de luxo e cada ano que passa, as esperanças de novas conquistas renovam-se em busca de glória. Apesar disso, o futuro das equipas milanesas apresenta sinais de uma necessária renovação no que aos conjuntos diz respeito.

O AC Milan, novo campeão italiano, é uma das equipas mais “idosas” do futebol europeu. De certo modo, a experiência dos seus jogadores transformou-se numa imagem de marca, mas que necessita de mudanças no imediato. Jogadores como Zambrotta, Oddo ou Van Bommel estão com 34 anos de idade, enquanto Nesta e Seedorf somam mais um. ‘Pipo’ Inzaghi leva muitos golos mas já tem 37 anos e, dois dos capitães – Gattuso e Ambrosini – estão já na fase descendente da carreira. E Pirlo já rumou à Juventus.

No Inter, a situação é igualmente preocupante. O “eterno capitão”, Javier Zanetti e o carismático Materazzi contam com 37 Primaveras, enquanto Lúcio, Samuel ou Córdoba estão na “casa” dos 34 anos. Stankovic e Milito, parecem estar igualmente na curva descendente. Já os casos de Maicon e Eto´o são diferentes, pois apesar de ambos já terem ultrapassado a barreira dos 30, possuem ainda capacidades para jogar mais alguns anos.

A experiência importa, mas o passar dos anos não perdoa. Serão necessários vários jogadores para preservar o futuro de ambos os clubes e, tanto um como o outro, já trabalham nesse sentido. Os ‘Rossoneri’ já garantiram Mèxes e Taiwo para a próxima temporada, depois de Cassano e Emanuelson terem chegado em Janeiro e, para além disso, jovens como Strasser ou Merkel começam a emergir no clube italiano. Por sua vez, os ‘Nerazurri’ apostaram em Ranocchia a meio da temporada, e as esperanças depositadas em Coutinho ou Santon, são enormes e espera-se que ambos se afirmem na equipa.

Os dois conjuntos querem continuar a triunfar, seja a nível interno ou internacional. Para que tal continue a ser possível, será necessário proceder a uma revitalização dos seus plantéis, mantendo a qualidade e ambição necessárias para triunfar ao mais alto nível.


O facto do AC ter vencido o campeonato e o Inter a Taça, poderá proporcionar uma "loucura" por parte dos dois clubes de Milan, numa tentativa de conseguir a hegemonia em Itália na próxima época? Que jogadores poderão “aterrar” em Milão na próxima temporada? Existirá uma renovação em ambos os conjuntos? Algum dos dois poderá vir a Portugal recrutar jogadores? E no que diz respeito ao substituto de Leonardo no Inter. Teremos Villas-Boas em Milão, como avança hoje a imprensa italiana?


A.Mesquita

Etiquetas: ,