O Sporting 2011/2012, com...Domingos e mais 26 (23+3) jogadores!

Depois de ter ficado a 28 pontos do 1º a época passada, e esta temporada a 36 do Porto, parece claro  que a base de jogadores que fizeram parte do plantel leonino nos últimos 2 anos é de fraca qualidade, se juntarmos a isso o facto dos leões não serem campeões desde 01-02, é normal que este seja o momento para uma "revolução" em Alvalade. Partindo do principio que 14 jogadores serão dispensados e necessariamente substituídos, que há um orçamento de 30 milhões para reforços, e com a certeza de que Domingos será o timoneiro dos leões depois de Godinho Lopes ter afirmado que o plantel da próxima época terá 23 jogadores mais 3 jovens (um é Carrillo), o Visão de Mercado apresenta aquele que poderá ser o elenco leonino em 2011/2012:

GR - Rui Patricio deverá continuar, Tiago ao que parece ficará mais uma época, Hildebrand foi dispensado, e o 3º guardião deverá ser R. Batista (caso resolva o seu problema disciplinar) pois Vitor Golas é ainda jovem e caso regresse este ano a Alvalade será suplente o que irá afectar a sua evolução.

DD - João Pereira deverá ser vendido (apesar da sua qualidade, comete muitos erros defensivos, e neste momento, devido à sua titularidade na selecção, tem muito mercado o que poderá proporcionar um bom encaixe aos leões), João Gonçalves regressa, Abel será dispensado, Cedric emprestado e clube leonino deveria apostar em Mariano do Fluminense (melhor lateral direito do último Brasileirão) ou Pillud do Racing (um dos melhores a jogar na Argentina e recentemente chamado à selecção), para colmatar a eventual saída de João Pereira.
DE - Evaldo tem pouco mercado e dificilmente o Sporting conseguirá recuperar o que investiu na sua contratação, como tal, deve continuar. Wendt ao que parece está contratado, e Grimi será dispensado.
DC - Polga será dispensado, Nuno Coelho e Carriço são de fraca qualidade e como tem mercado deverão ser vendidos. Para os seus lugares, deverão entrar A. Rodriguez (tem sido apontado aos leões, mas apesar de ser melhor que Torsi, NAC e Carriço, o Sporting precisa de pelo menos mais 2 centrais melhores que o peruano), Garay (foi uma das promessas de Godinho) e Geromel (está de saída do Colónia, e tem sido apontado ao Besiktas por 6 milhões de euros). Torsiglieri deverá ficar.

MDef/Box-to-Box - Zapater, Maniche e Mendes deverão ser dispensados. E considerando a táctica de Domingos, estas duas posições deverão ser reforças com alguma quantidade e com jogadores mais altos e mais agressivos ao nível da pressão sobre a bola. A juntar a André Santos, a contratação de Manuel Fernandes (vai ser dispensado pelo Valencia), de Victor Ibarbo (médio polivalente de 20 anos e 1m88, internacional A pela Colômbia e que já há um ano que é sugerido aos "grandes" pelo VM), de Victor Cáceres (trinco de 1m86 do Libertad, titular no Paraguai, e uma das referências nesta Libertadores), e o regresso de Renato Neto.
MDIR - Vukcevic será dispensado, Izmailov vai continuar e os leões deverão adquirir pelo menos mais um extremo, de preferência rápido e desequilibrador. Alex Teixeira (está de saida do Shakthar e tem sido apontado a clubes brasileiros) ou Pedro Léon (foi hoje apontado ao Sporting), são duas boas opções.
MESQ - Salomão será emprestado, Cristiano vai sair, Carrillo está contratado, Djaló vai continuar e o clube leonino deverá reforçar a posição com Leto (argentino de 1m88 que já foi associado aos leões)

MOF - Tales vai sair, Valdés considerando o seu rendimento, o que custou, o seu salário e a sua idade, deverá ser transferido, Matias será o dono do lugar, e os leões devido à polivalência de Postiga, Manuel Fernandes, Izmailov e Neto (todos podem fazer esta posição), deveriam contratar Takashi Usami (mais do que o melhor jogador chinês da actualidade, este japonês é considerado o maior talento da Ásia, e aos 19 anos e 1m78 é pretendido por vários clubes europeus, se juntarmos a isto o facto do Kagawa ter saido a época passada do Japão para o Dortmund por menos de 500 mil euros, poderá ser o negócio da China que Futre tanto falou, embora noutros moldes).
AV - O Sporting acabou a época apenas com 2 avançados: Saleiro e Postiga, considerando que Domingos apenas utiliza 1, a continuidade de Postiga, a dispensa de Saleiro e o reforço dos já falados Bobô e parece ser suficiente. Ainda para mais se juntarmos a isto a polivalência de Usami e Djaló.

Contratações acessíveis na teoria (Cáceres, Usami, Bobô, A. Rodriguez e Wendt), outras mais dispendiosas (Leto, Alex Teixeira, Geromel e Manuel Fernandes), mas que certamente não ultrapassam os ditos 30 milhoes, ainda para mais se juntarmos a isso as eventuais vendas que referimos. No que diz respeito a salários, os ordenados de Maniche, Hildebrand, Caneira, Polga, Mendes e Abel são na sua maioria superiores aos jogadores que apontamos, como tal, isso também foi devidamente  pensado.  Em suma, um plantel diferente, mas mais equilibrado, talvez menos português mas claramente mais forte defensiva e fisicamente, que respeita aquilo que Godinho e os seus pares foram prometendo nos últimos meses, e que incorpora os três jovens que Freitas anunciou (Carrillo, Ibarbo e Usami).

Indiquem as vossas escolhas! Sabendo desde já que o plantel leonino em 2011/2012 apenas terá 23+3 jogadores.

Etiquetas: ,