A "Máquina", Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu na ilha da Madeira no dia 5 de Fevereiro de 1985. Vinte e seis anos depois, estamos perante um dos atletas mais prestigiados do futebol mundial, e o maior goleador do Mundo na actualidade.

Depois de mais uma época onde marcou 40 (ou 41) golos na La Liga, 54 (ou 55) em todas as competições, a que se junta o seu sucesso em Inglaterra, onde conseguiu ser igualmente ser o melhor marcador, poucas são as palavras para descrever a capacidade goleadora de CR7. Se juntarmos a isso os seus troféus individuais e colectivos, como todas as conquistas que conseguiu no Man Utd, a Taça do Rei, a presença na final do Europeu ao serviço de Portugal e um 4º lugar no Mundial, podemos afirmar (aliás o VM já o afirma há 2 anos) que estamos perante o melhor jogador português de todos os tempos. É certo que houve Eusébio, Figo, Futre e Paulo Sousa (as suas conquistas no Dortmund e Juventus foram decisivas na altura para a afirmação do jogador português em equipas de Top, além de ser um dos nossos melhores médios de sempre), contudo, o que Ronaldo já conseguiu a nível individual e colectivo, apenas com 26 anos ultrapassa tudo, ainda para mais considerando que o fez em campeonatos diferentes, e que junta a isso a transferência mais cara da história e o facto de apesar de haver Messi ser o jogador mais mediático do momento.

Apesar de todas as críticas que lhe apontamos desde que chegou aos merengues. Principalmente ao nível do 1 contra 1, capacidade de assumir o jogo, e levar a equipa "às costas", questões que na nossa opinião, talvez motivadas pelo medo de errar, muito tem afectado o seu futebol. A realidade, é que não se pode ignorar toda a sua vertente goleadora e o impacto que tem no futebol Mundial. Não deixa de ser curioso, que esta semana, mesmo não estando presente na final da LC, o seu nome tenha sido dos mais falados. Tal como dizia, o Emilio Contreras "Seguramente no es el más simpático, ni el más humilde y tampoco un jugador de equipo. Pero lo más difícil en el fútbol es el gol y Cristiano Ronaldo tiene más recursos que nadie. Por mucho que le discutan todo, seguramente CR7 es el mejor goleador del planeta." Seja ou não o melhor futebolista do Mundo, é indesmentível que estamos perante um jogador que perdurará na memória daqueles que tiveram, têm e terão o prazer e a oportunidade de o ver actuar, e mais que os seus números e registos, o madeirense já garantiu um lugar ao lado dos melhores e será eternamente recordado. E goste-se ou não, a verdade é que o jogador formado no Sporting (destacou-se logo no seu primeiro jogo com a camisola dos leões, ao marcar 2 golos num jogo frente ao Moreirense), que teve uma passagem decisiva pelo Man Utd (depois de um dos momentos chaves na sua carreira o dia 6 de Agosto de 2003, a data da inauguração do novo estádio de Alvalade, onde apesar de não ter marcado, a sua exibição monumental encantou Ferguson), e que agora está no Real Madrid, é um verdadeiro fora de série e está num patamar inigualável.


A. Mesquita

Etiquetas: , , ,