Baile catalão dá a 4ª Liga dos Campeões à melhor equipa do Mundo!

Barcelona 3-1 Manchester United (Pedro 27', Messi 54´e Villa 69´; Rooney 34')



Com mais uma exibição de gala, o Barça bateu o Man Utd no Estádio de Wembley e conquistou a sua 4ª Liga dos Campeões da história. Guardiola conquista a sua 2ª Champions em 3 anos, os catalães a 3ª desde 2006, a tripla de ouro (Xavi, Messi e Iniesta) igualmente a 3ª, e mais do que isso, o Barcelona atinge um nível estratosférico não só na actualidade (onde é de longe a melhor equipa do Mundo) como na história da modalidade com uma marca que ficará eternamente na memória de todos.


No que diz respeito à partida, apesar da resistência de Rooney, a verdade é que o Barcelona conseguiu impor o seu futebol, dominar a partida, criar múltiplas oportunidades,e sempre com a coesão defensiva habitual. O predestinado Pedrito Rodriguez abriu o marcador. Messi com um golo fora da área com algumas culpas para Van der Sar fez o 2-1. E Villa, com um remate de belo efeito o 3-1 e "matou" o encontro.

Destaques

Guardiola - Comanda alguns dos melhores jogadores do Mundo, mas muito do mérito das conquistas dos catalães passa pela enorme qualidade do seu timoneiro. A história não pode ignorar tudo o que o treinador catalão tem feito nos últimos 3 anos.

Ferguson - Jogou com o mesmo meio campo que derrotou o Chelsea no jogo do título, mas defrontar o limitado Lampard (um jogador normal dos mais valorizados no futebol mundial) é diferente de enfrentar Iniesta e principalmente Xavi. O escocês ao colocar Giggs ao lado de Carrick, acabou por dar muito espaço ao maestro do Barcelona e isso acabou por ser fatal. Deixar Nani no banco também tirou ao United a criatividade, capacidade em ter bola e fazer o transporte da mesma, que contra o Barça é decisivo nos momentos com bola.

Xavi/Messi - Os 2 melhores jogadores em campo. O espanhol comandou, assistiu e voltou a encher o campo. Já o argentino, com um golo, e uma acção decisiva no 3-1 foi determinante.

Evra/Chicharito - Vários erros do lateral francês com consequências directas nos golos dos catalães. O esquerdino está uma sombra do que foi, e acabou por ser um dos piores em campo. Por sua vez, o mexicano, um avançado que apesar de não me fascinar é dos atacantes (talvez juntamente com Falcao) que melhor aparece no espaço, foi uma autêntica nulidade na frente de ataque.

Villa/Pedrito - O 1º estava a ser juntamente com Iniesta um dos mais discretos dos catalães, mas colocou o seu nome na história da final com um golaço. Já o jovem espanhol, voltou a demonstrar que é um predestinado, com mais um golo num jogo decisivo.

Van der Sar/Rooney - Duas defesas do outro Mundo no último jogo da carreira do guardião holandês. Apesar de algumas culpas no 2º golo, a verdade é que o United foi estando na partida devido às intervenções do quarentão. Sem dúvida que o futebol fica mais pobre com a sua retirada. Por sua vez, o avançado inglês foi o único a lutar contra a força dos catalães. Marcou um golo, tentou empurrar a equipa, mas esteve sempre mal-acompanhado. Contudo, o seu crer e vontade, são características notáveis, que muito apreciamos.

Etiquetas: , ,