As Surpresas da Época

A temporada está a chegar ao fim e é altura de efectuar um balanço sobre o que ocorreu neste futebolístico. Por toda a Europa, as surpresas e as desilusões foram mais que muitas. Nesse âmbito, o Visão de Mercado apresenta ao leitor as 5 equipas, que na nossa opinião, surpreenderam em 2010/11.

1º Borussia Dortmund – O carismático clube não era apontado como um dos favoritos à conquista da Bundesliga. Com uma equipa bastante jovem, mas com imensa qualidade, Jürgen Klopp levou um conjunto de jogadores com enorme potencial à glória. Um arranque de campeonato fulminante fez com que o Dortmund chegasse ao topo da classificação para não mais a largar. Foi o campeão merecido, depois de uma época extraordinária, onde surpreenderam tudo e todos.

2º Sp. Braga – O conjunto bracarense voltou a fazer história. Depois de na época passada ter sido a grande surpresa em território nacional, este ano os minhotos voltaram a espantar o futebol, sobretudo a nível europeu. Marcaram presença na Liga dos Campeões depois de eliminarem Celtic e Sevilha, e obtiveram um 3º lugar na fase de grupos, somando um total de 9 pontos, onde se destaca a vitória frente ao Arsenal. A consequente ida para a Liga Europa acabou por ser benéfica para o conjunto orientado por Domingos Paciência. A ida a Dublin é o culminar duma temporada magnífica.

3º Lille – A equipa francesa voltou a festejar 57 anos (!) depois. E logo a dobrar. O conjunto orientado por Rudi Garcia foi o grande dominador do futebol francês nesta temporada, alcançando a “dobradinha”. A juntar à conquista da taça, a equipa conhecida por ‘LOSC’ garantiu o título na Ligue 1, um feito que lhe fugia desde 1954. Num plantel onde o colectivo suplanta as individualidades, nomes como Hazard, Gervinho ou Moussa Sow acabaram por ser determinantes nesta dupla conquista.

4º Nápoles – A temporada do emblemático conjunto italiano foi uma grande surpresa para os amantes do futebol. A excelente temporada do Nápoles deve-se essencialmente ao seu colectivo e às prestações de Cavani e Hamsik. Na Serie A, a equipa do sul de Itália esteve mesmo envolvida em luta directa com o AC Milan pelo título, e pese embora não ter o ter conquistado, garantiu a qualificação para a ‘Liga Milionária’ da próxima temporada.

5º Hannover 96 – Ficar à frente de equipas como o Werder Bremen, Hamburgo, Schalke 04 e Estugarda, numa das Ligas mais fortes, competitivas e emocionantes da actualidade, é obra. Sem grande palmarés e sem qualquer estrela no seu conjunto, o Hannover 96 foi a grande sensação do campeonato alemão, a par do B. Dortmund. A equipa orientada por M. Slomka alcançou um 4º posto fantástico, na sempre competitiva Bundesliga, e esteve mesmo à beira de garantir um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões do próximo ano. Numa equipa competitiva, destaca-se a capacidade goleadora de Y. Koné e o português, Sérgio Pinto.

Qual a maior surpresa da época? Que outras equipas surpreenderam ao longo da temporada? Algum destes conjuntos terá capacidade para repetir os feitos alcançados em 2010/11?

A.Mesquita

Etiquetas: , , , ,