Os "flops" da última década

Ao longo dos anos o futebol deu-nos de tudo um pouco. Um dos fenómenos que se repete vezes sem conta, são as eternas promessas que muito prometem mas por diversos factores acabam por não singrar nos seus clubes e respectivas selecções. De Denílson a Anelka, são inúmeros os exemplos a que assistimos ao longo dos tempos. A viragem do milénio renovou esta lista, sendo que a última década presenciou vários desaparecimentos de jogadores que se assumiam como futuros craques, mas o passar dos anos acabou por esfumar todas as esperanças em si depositadas. O Visão de Mercado elaborou uma lista com os nomes de autênticos "flops" no futebol mundial.

Quaresma - O "Harry Potter" português é, talvez, o caso mais marcante desta lista. Formado no Sporting, cedo saiu para o Barcelona onde, orientado por Rijkaard, nunca se conseguiu afirmar e ser titular absoluto. O seu regresso a Portugal ficou a dever-se ao FC Porto e com as cores azuis e brancas, o internacional português voltou a brilhar e assumir-se como um jogador de qualidade inequívoca. Depois de várias épocas de dragão ao peito, José Mourinho apostou nele no Inter de Milão mas Quaresma voltou a desiludir, não tendo conseguindo justificar a sua contratação e o investimento feito em si. Actualmente, está no Besiktas onde voltou a brilhar, mas longe dos grandes palcos.

D.Bentley - Formado no Arsenal e considerado o novo Beckham, o inglês a caminho dos 27 anos tarda em confirmar todas as expectativas criadas à sua volta. Depois de uma boa temporada ao serviço do Blackburn, o Tottenham apostou nele e pagou cerca de 15 milhões de € pelo seu passe. Nos Spurs, o internacional inglês voltou a desiludir, não conseguindo estar ao nível exigido. Emprestado ao Birmingham esta temporada, a próxima época poderá ser decisiva para o seu futuro.

Rolando Bianchi - O ponta-de-lança italiano era apontado como a grande promessa do futebol italiano mas com 28 anos, poucos são aqueles que se lembram deste internacional pelas camadas jovens da selecção italiana. Formado na Atlanta, em 07/08 e, depois de uma grande época na Reggina, levou o Manchester City apostar em si mas nunca conseguiu justifica o investimento. Actualmente, actua pelo Torino da Serie B italiana.

Sérgio García - Talvez o nome menos conhecido desta lista. Formado no Barcelona e apontado como uma grande promessa, nunca conseguiu explodir e afirmar-se no futebol internacional. Actualmente ao serviço do Espanhol de Barcelona, o extremo de 27 anos chegou a marcar presença no Europeu de 2008.

Odonkor - O extremo alemão é um bom exemplo de muita qualidade, mas que por diversos motivos, nunca se conseguiu afirmar e mostrar todo o seu valor. Formado no Borussia de Dortmund e há várias épocas ao serviço do Bétis, o internacional alemão chegou a marcar presença no Mundial 2006 e no Europeu 2008 ao serviço da "Mannschaft".

Cavenaghi - Um prodígio das escolas do River Plate que tinha um futuro brilhante à sua frente, mas acabou por desiludir e nunca alcançar o sucesso. Emigrou para a Rússia com 21 anos e ao serviço do Spartak de Moscovo nunca se conseguiu afirmar e fazer o que sabia: marcar golos. Ao serviço do Bordéus voltou a dar que falar, mas não mais que isso. Com 27 anos, está actualmente ao serviço do Internacional.

Pongolle - Considerado o melhor jogador do Mundial de sub-17, o francês que chegou a ser apontado como o sucessor de Henry foi muito jovem para o Liverpool. Na cidade dos Beatles, nunca se conseguiu afirmar e viu-se obrigado a sair para prosseguir a sua carreira. Ao serviço do Huelva, teve a sua melhor fase da carreira, levando o Atl.Madrid apostar na sua contratação por uma verba a rondar os 8 milhões de €, mas nunca conseguiu vingar na capital espanhola. Em Janeiro de 2010, o Sporting apostou na sua contratação mas Pongolle foi um verdadeiro "flop" no conjunto de Alvalade. Emprestado ao Zaragoza, o tempo começa a escassear para a afirmação deste avançado.

Concorda com esta lista? Algum destes jogadores conseguirá ainda afirmar-se no futebol internacional? Qual o maior "flop" dos últimos tempos? Que outros nomes acrescentaria?

A.Mesquita

Etiquetas: