O melhor médio defensivo da Liga Zon Sagres!


Terminada a análise aos jogadores que completam o sector recuado, avançamos ligeiramente no terreno para a posição de médio defensivo. Um jogador que actue nesta zona do campo pode ser um trinco de destruição, (Javi Garcia e Fernando, entre outros) ou por outro lado pode desempenhar um papel mais activo na construção ofensiva (André Santos e Pedro Mendes). No caso dos primeiros, o jogo aéreo, o sentido posicional e a agressividade no bom sentido são características indispensáveis. No caso dos segundos, a qualidade de passe e a visão de jogo são marcas que os definem.

Na nossa opinião, a classificação geral é:
Javi Garcia, 2º Fernando, 3º André Santos, 4º Luís Alberto, 5º Djamal

Para o Visão de Mercado, o espanhol Javi Garcia é o melhor médio defensivo da Liga Zon Sagres. Na verdade, é um jogador muito semelhante a Fernando, que colocámos na segunda posição. Ambos são fortíssimos no aspecto defensivo, bem como no jogo aéreo, contudo, são limitados no capítulo do passe e na técnica individual. São acima de tudo médios que equilibram a equipa, fazendo as compensações necessárias e ocupando espaços da melhor forma. Como factor de desempate, tivemos em conta o maior número de golos apontado pelo benfiquista, normalmente em lances de bola parada. O espanhol é titular indiscutível na equipa de Jorge Jesus. Já o brasileiro, com a chegada de André Villas-Boas ao Dragão foi obrigado a alterar um pouco a sua forma de jogar, pretendendo o técnico portista que fosse mais interveniente na construção da equipa. Esse facto levou a que Fernando fosse relegado várias vezes para o banco de suplentes, em detrimento de Guarin, jogador que tem mais facilidade na aproximação ao ataque. No terceiro lugar, André Santos do Sporting. O jovem médio leonino, depois de algumas dificuldades no início de época, garantiu de vez a titularidade na equipa verde e branca. Ainda com grande margem de progressão, o jovem formado em Alvalade já demonstrou que o seu desempenho é superior quando actua sozinho à frente da defesa. A maturidade que revela com apenas 22 anos, bem como a inteligência que revela em todos os seus movimentos, levam a crer que poderá ser um dos jogadores chave no Sporting para atacar o título na próxima temporada. No quarto lugar, Luís Alberto do Nacional da Madeira. O brasileiro de 27 anos tem sido um dos maiores destaques dos insulares. Actuando à frente da defesa, é ele quem inicia a transição ofensiva da equipa, apesar de, tal como Fernando e Javi, ser limitado nesse capítulo. É um jogador algo lento, contudo, compensa essa falta de velocidade com um bom posicionamento em campo. Estando em final de contrato, poderá chegar a um grande na próxima temporada e confirmar (ou não) toda a sua qualidade. Por último, Djamal. O líbio de 27 anos é uma das revelações do actual campeonato, estando ao que parece a sua transferência para o Braga na próxima época garantida. Fortíssimo fisicamente, o jogador do Beira-Mar é um "muro" que actua à frente da defesa.

Qual o melhor médio defensivo a actuar na liga portuguesa? Qual a razão para, ao contrário de quase todas as outras equipas, o Sporting actuar com trincos de construção? Terão sucesso Luís Alberto e Djamal em equipas que lutam por maiores objectivos? 

T. Cunha

Etiquetas: ,