O melhor central (lado esquerdo) da Liga Zon Sagres!


Terminada a análise dos laterais, concentramo-nos agora na zona central da defesa. Um jogador que actue nesta posição tem de se complementar com o seu companheiro de sector. O sentido posicional, a marcação, o timing de corte, o jogo aéreo, as dobras aos laterais e a capacidade de liderança são algumas das características indispensáveis para uma dupla de centrais. Como central do lado esquerdo, temos a actuar em Portugal vários jogadores de indiscutível qualidade e bastante jovens, sendo já inclusivamente internacionais pelos respectivos países, como Otamendi ou Rodríguez.



Na nossa opinião, a classificação geral é:

Otamendi, 2º A.Rodríguez, 3º Sidnei, 4º Torsiglieri, 5º Maicon

Na opinião do Visão de Mercado, o argentino Otamendi é o melhor a actuar do lado esquerdo da zona central. Vindo do Vélez Sársfield, o jogador que esteve presente no mundial da África do Sul confirmou as expectativas criadas em seu redor. A sua adaptação ao futebol português decorreu de forma natural, fruto da enorme qualidade que apresenta. Apesar de ter alternado a titularidade com Maicon, El Chupe demonstrou que é um central vocacionado para marcar, apontando 4 golos só no campeonato. A sua capacidade de liderança levam-nos a crer que, na próxima temporada, será o líder da defensiva portista, depois da que mais previsível saída de Rolando. Na segunda posição, o peruano Alberto Rodríguez. O central bracarense, que tudo indica estar a caminho do Sporting, formou uma das melhores duplas do campeonato nacional com Moisés. Depois da saída do brasileiro, El mudo, jogador discreto mas bastante eficaz, manteve a regularidade das suas exibições, a ponto de ser um dos melhores centrais do campeonato. Em Alvalade, veremos se se adapta à realidade de jogar num grande, onde a pressão mediática é deveras maior. No terceiro lugar, Sidnei, do Benfica. O brasileiro era titular indiscutível com Quique Flores, porém, com Jorge Jesus foi relegado para o banco de suplentes, o que atrasou a sua evolução enquanto jogador. Contudo, a saída de David Luiz para o Chelsea voltou a abrir as portas do 11 ao jovem central, que desta vez tem tudo para se afirmar em Portugal. O ex-Internacional compensa a sua falta de velocidade com uma boa capacidade de antecipação, utilizando o seu físico para se impor nos duelos individuais. É elegante a sair a jogar, apontando também alguns golos de bola parada. No quarto lugar, Torsiglieri do Sporting. O argentino foi no início do ano considerado como um grande flop, algo que não fazia sentido devido à sua pouca utilização. Antigo colega de Otamendi no Vélez, o central de 23 anos tem características invulgares para um central (esquerdino, alto, margem de progressão e alguma técnica individual), e na opinião do Visão de Mercado é o único central dos leões que deveria ficar no plantel. Por último, Maicon, também do Porto. O brasileiro tem feito uma boa época, apesar de ter cometido alguns erros no início de temporada. É um central semelhante a Pepe, ainda jovem e com potencial de valorização, que se impõe com facilidade nos duelos aéreos, contudo, peca por vezes em termos de concentração e impetuosidade excessiva com que aborda os lances.

PS - Voltamos a referir que para nós a melhor dupla do campeonato é Rolando-Luisão. Apenas o facto de ambos actuarem do mesmo lado nos impediu de os colocar em primeiro.

Qual o melhor central (lado esquerdo) do campeonato nacional? Otamendi será o patrão da defensiva portista na próxima temporada? E Sidnei, conseguirá impor-se de vez no Benfica? Terá Rodríguez qualidade para jogar no Sporting? Torsiglieri deverá ficar nos leões? Visto que existem vários jovens centrais no campeonato nacional, no futuro poderão chegar a campeonatos mais exigentes?

Etiquetas: ,