Um Vitória a crescer

O passado fim-de-semana foi de pausa na Liga Zon-Sagres devido aos jogos de qualificação e preparação das selecções nacionais. Contudo, Académica e Vitória de Guimarães, aproveitaram a paragem e protagonizaram um excelente espectáculo de futebol na cidade dos estudantes, num encontro que opôs dois históricos do futebol português. O resultado final ditou a ida ao Jamor por parte dos vimaranenses (23 anos depois), devido ao triunfo em casa (1-0) e do empate sem golos em Coimbra.

Considerado por muitos como o 4º grande do futebol português, com uma massa adepta fiel e sempre presente, o Vitória apresenta bases e uma estrutura fundamentada para crescer no futuro. Nos últimos dois anos, a equipa e a população de Guimarães têm ficado sempre atrás do "seu" rival Sp.Braga. No entanto, é expectável e exigível, até certo ponto, que o Vitória recupere o protagonismo e o fulgor de outras épocas, sendo que esta presença na final da taça poderá ser o mote perfeito para um Vit.Guimarães forte e com condições para crescer num futuro próximo.

Com uma equipa recheada de bons jogadores, e com aquele que será um dos seus melhores plantéis de sempre. A título de exemplo, jogadores como Tony, Rui Miguel, Targino, Douglas, Meireles, João Pedro, Jorge Ribeiro, entre tantos outros, pouco ou nada tem jogado, o que atesta da qualidade dos habituais titulares. Parece que o único senão é mesmo o seu fraco e limitado treinador, que claramente não consegue potenciar toda a matéria-prima que dispõe e tem presenciado os vimaranenses com exibições medíocres e resultados (fora a Taça onde o sorteio favorável ajudou, pois à excepção da vitória no Algarve frente ao Portimonense no último minuto, todos os adversários eram muito inferiores) decepcionantes.

Terá o Vitória argumentos para vencer a Taça de Portugal? Até onde poderá chegar a equipa minhota? Manuel Machado e o seu grupo conseguirão recuperar o protagonismo perdido para o Sp.Braga nos últimos anos? Ou, caso o Vitória não contrate outro técnico mais competente, a décalage entre as duas principais equipas minhotas irá continuar?

A.Mesquita

Etiquetas: , ,