Sporting: Quando fazer pior era impossível!

No final da época passada, depois da pior temporada de sempre do Sporting a quase 30 pontos do campeão e a mais de 20 do 2º classificado, o discurso entre os adeptos leoninos era unânime; "pior do que isto é impossível". Contudo, quando se pensava que era impossível fazer pior, eis que o clube de Alvalade consegue surpreender tudo e todos, com mais uma época para esquecer. Apesar de os leões estarem no terceiro e não no 4º lugar, no ano transacto tinham conseguido ir um pouco mais longe nas Taças e na Europa, para além de apresentarem um futebol bem mais agradável em algumas ocasiões.

Em período de mudança, muitas terão de ser as alterações para que o Sporting volte ao topo. Com os fundos que se tem falado para o reforço da equipa, é necessário reformular por completo o plantel, que terá de passar obrigatoriamente pela aquisição de 12 jogadores, pelo regresso de 3 emprestados e pela promoção aos seniores de 2 juniores. Como já ficou provado, uma equipa não é apenas composta pelos titulares, e suplentes como Abel, Cédric, Salomão, Cristiano e Saleiro (jogo com o Rio Ave) não são alternativas credíveis. Os emprestados Ricardo Baptista, João Gonçalves e Renato Neto deverão regressar, enquanto que Nuno Reis, Wilson Eduardo, Cédric, Pereirinha e Adrien terão de rodar mais uma época, pois se não são titulares nos respectivos clubes, certamente não serão boas alternativas para o Sporting (excepto o primeiro, que tem evoluído na Bélgica e na época de 2012/2013 deverá integrar o plantel). Por último, Bruma e João Mário deverão alternar entre os seniores e os juniores, na próxima época. Do actual plantel restariam apenas Patrício e Tiago, Evaldo e Torsiglieri, André Santos, Matias, Salomão, Valdés e Postiga, sendo que apenas o primeiro seria titular indiscutível. Em final de contrato e sem lugar no plantel da próxima época estão Maniche, Cristiano, Abel, Tales e Hildebrand. Deverão sair Saleiro, Caneira, Polga, Grimi, Nuno André Coelho, Zapater e Pedro Mendes. Nomes como Pongolle, Purovic, Pedro Silva apesar de terem contrato, não têm condições para representar o Sporting. Por outro lado, João Pereira, Carriço, Izmailov, Vukcevic e Djaló deverão ser vendidos para permitir algum encaixe financeiro, pois ao por serem fracos ou irregulares, já demonstraram que não conseguem ser mais-valias para um clube que ambicione ganhar títulos.

De seguida, apresentamos um plantel formulado por nós, considerando os 50 milhões disponíveis para investir, já com prémios de assinatura e ordenados: Guarda-Redes - Sem grandes alterações nesta posição, pois Rui Patrício tem feito uma excelente época e Tiago garante experiência e é um elemento importante no balneário. O regresso de Ricardo Baptista para suplente serve perfeitamente. Defesas - Neste sector, do actual plantel permaneceriam Evaldo e Torsiglieri, ambos como suplentes. Na lateral-direita, a contratação de Mariano (Fluminense) - semelhante a João Pereira, com menos raça mas mais forte defensivamente e igualmente rápido e acutilante a atacar - e o regresso de João Gonçalves para suplente - jogador equilibrado a atacar e a defender, com boa evolução na Olhanense. Do lado oposto, Óscar Wendt - final de contrato com o Copenhaga - e o já citado Evaldo. Para a zona central, claramente uma das posições mais deficitárias dos leões, chegariam 3 jogadores. O ex-Guimarães Geromel - alvo caro, constantemente associado aos melhores clubes da Europa, mas possível -, o peruano Rodríguez - final de contrato e já conhecedor do nosso campeonato - e por fim Douglas, do Twente - muito provavelmente o futuro patrão da selecção holandesa, tal como Geromel um alvo caro e muito cobiçado, mas que a loucura dos milhões poderá permitir que chegue a Alvalade. Enfrenta vida difícil na Holanda após suspensão de 6 jogos. Meio Campo - Apenas Matias Fernández, Valdés, André Santos e Diogo Salomão continuam no plantel leonino, com o regresso também de Renato Neto. Imprescindível a aquisição de 3 médios (2 trincos e um box-to-box). Começando pelos trincos, Claudio Yacob - um dos melhores da América do Sul na sua posição - e Manuel Fernandes - não vai ficar no Valência, e a menos que mude o seu rendimento, o Besiktas não irá exercer o direito de opção por ele. Quanto aos box-to-box, serão André Santos e Renato Neto, sendo que Manuel Fernandes pode igualmente desempenhar esta função. Pelas alas faltam claramente jogadores que desequilibrem. O brasileiro Alex Teixeira - tapado no Shakhtar, poderá sair por menos de 4 milhões de euros - e o uruguaio Albin - está em final de contrato, também pode actuar no centro do terreno, com a promoção dos jovem Bruma e João Mário (jogador que joga a 6 ou 8 e mesmo a lateral direito), alternando entre o plantel principal e a equipa de juniores. A posição 10 ficaria entregue à dupla de chilenos. Ataque - O português Hélder Postiga ainda não renovou, mas assume-se como um dos melhores elementos leoninos nesta temporada e provavelmente será convidado a prolongar o seu contrato. A contratação de Amauri - a rodar no Parma, mas que deverá sair da Juventus no final da época -, Jô - poderia aproveitar o campeonato português para desenvolver todo o seu potencial - e Samaras - em final de contrato com o Celtic, pode jogar descaído sobre uma ala. 

Em suma: Um plantel com 24 jogadores (que poderá ser de 25 se o novo treinador optar por um trinco de destruição que obrigatoriamente deverá ser um jogador com mais de 183cm) mais 2 juniores; 4 jogadores contratados a custo zero, 8 reforços que por razões diferentes do mercado podem chegar a Alvalade e 3 regressos.  

Treinador - Já o referimos aqui. Ao contrário do que se quer fazer parecer, desde que rodeado por uma estrutura forte, com jogadores de qualidade, o cargo de treinador assume um papel menos importante.

PS - O post foi pedido insistentemente durante as últimas semanas, e obviamente que passa apenas por uma sugestão entre as muitas possíveis para o plantel leonino.

Etiquetas: ,