Selecção empata, num jogo pobre pautado por um meio campo banal

Portugal 1-1 Chile (Varela 16' ; Matías Fernandez 41')

Portugal não foi além do empate frente ao Chile. Numa partida lenta, sonolenta, em que a turma chilena inclusive foi ligeiramente superior e claramente dispôs das melhores oportunidades. Destaque pela negativa (além da péssima exibição) para a lesão de João Pereira, que o deverá colocar fora dos relvados durante algum tempo e para a demonstração (o VM já bateu nesta tecla uma dezena de vezes) de banalidade do meio campo português. Meireles, Martins e Moutinho, principalmente os últimos 2, não apresentam qualidade para serem titulares numa selecção que quer disputar lugares importantes nos Europeus e Mundiais. Muito fracos no transporte de bola, limitadíssimos na construção e sem capacidade para "pegar" e comandar o encontro. O que acaba por ter reflexo nos jogos. Esta noite (como nos últimos encontros) a exibição da equipa das quinas resume-se a umas arrancadas de Nani e Varela na 1ª parte, e de Quaresma no 2º tempo. Ou seja, muito pouco, para quem tem a obrigação de fazer mais e melhor. 

Destaques

Paulo Bento - É impossível fazer pior que Queiroz (e a exibição de hoje apesar de fraca, não foi miserável como nos tempos do professor), é igualmente complicado motivar jogadores para este tipo de encontros, mas cabe ao seleccionador saber explorar melhor estas partidas. Apostar em tácticas diferentes, não se percebe esta insistência no 4-3-3 e se não aproveitamos estes amigáveis para desenvolver sistemas alternativos, quando o vamos fazer? Dar mais minutos a jogadores com poucas presenças (mas que sejam titulares nos seus clubes) e subir as linhas e ter mais acutilância ofensiva, podiam ser os pontos de partida. 

Rui Patrício - Um semi-pato num "tiro" de Matias Fernandez a mais de 30 metros, acabou por marcar a sua exibição. 

Chile - É uma das selecções que mais fascina o Visão de Mercado, contudo, perdeu um pouco da garra e descontrolo táctico positivo que caracterizava a equipa de Bielsa. Alexis Sanchéz emprestou alguma velocidade mas esteve muito aquém do que pode produzir, os destaques acabaram por ser os "trabalhadores" Medel e Carmona. Dois jogadores de baixa estatura, mas que formam uma dupla fortíssima no meio campo chileno. 

Meio campo de Portugal -  Completamente ausente, sem capacidade para ter bola e a provar que sem um médio de classe mundial como foi Deco, Rui Costa e Paulo Sousa, a equipa nacional está uns furos abaixo das principais selecções europeias.


PS - Felizmente, Noruega e Dinamarca empataram (1-1), este sábado, em jogo da 4ª Jornada do Grupo H de apuramento para o Euro 2012, o que deixa Portugal a depender de si próprio para chegar ao 1º lugar do grupo. Classificação: Noruega 10 pontos, Portugal e Dinamarca 7 pontos, contudo, a nossa selecção tem vantagem directa sobre os dinamarqueses.

Etiquetas: ,