Sporting perde na Madeira depois de mais 30´ a jogar contra 10

Nacional 1-0 Sporting (Mateus 19´)

Saiu Paulo Sérgio, continuou o mau futebol e o vazio de ideias. Nos últimos 7 jogos os leões somam 3 derrotas e 4 empates. O Nacional mesmo em inferioridade numérica durante 30 minutos conseguiu segurar o triunfo e fica apenas a 4 pontos do clube leonino na tabela classificativa.

No que diz respeito ao jogo, na 1ª parte o que o nevoeiro deixou ver foi um Nacional um pouco melhor na partida e dois lances capitais. O golo de Mateus depois de uma falha de marcação de Carriço num 1º momento e de Evaldo num 2º e o penalti falhado por Postiga, que na altura daria o empate. No 2º tempo com o jogo equilibrado, aos 62´ João Aurélio é justamente expulso e os leões começam a dominar o encontro. Em superioridade numérica a turma de Alvalade criou várias oportunidades, principalmente por intermédio de Postiga e Vukcevic que além de acertarem no poste, obrigaram Bracalli a excelentes intervenções, mas por falta de sorte ou pontaria, a verdade é que nunca conseguiram chegar ao golo. Por sua vez, mesmo com 10 o Nacional respondeu e Mateus por duas vezes importunou Rui Patricio, evitando na altura o guardião leonino que os madeirenses "matassem" o jogo. Em suma, um resultado injusto para a turma de Alvalade pelas inúmeras oportunidades que criou, talvez um empate até fosse escasso perante tanto caudal ofensivo dos leões, contudo, premeia a turma madeirense que foi claramente melhor enquanto estiveram 11 contra 11 em campo. 

Destaques

Sporting - Foi o 1º jogo sem Paulo Sérgio, contudo os problemas do costume continuam. Pouca agressividade no meio campo, velocidade e capacidade de desiquilíbrio escassa na alas, uma defesa ao nível das mais fracas do campeonato e eficácia nula na frente. Com o pior plantel da sua história será complicado aos leões conseguirem superar esta inércia do fraquinho. E recordando o nosso post sobre "A inesperada luta pelo 3º lugar", o Sporting neste momento soma 33 pontos, contra 32 de Paços e Guimarães, 29 de Nacional e 27 de Braga que amanhã joga contra a Naval. 

Bracalli - A melhor unidade em campo, defendeu um penalti e nos últimos 15´ foi decisivo com algumas defesas de nível elevado. Um guardião normal mas que quando engata e em dia sim é complicado de bater.

Diego Barcelos - Não fosse a importância capital do guardião madeirense e teria sido o ala brasileiro o grande destaque da partida. Fez "gato sapato" de Evaldo e Carriço, foi decisivo no golo e sempre um elemento de grande preponderância ofensiva.

Matias Fernandez - Mais um jogo conseguido do médio chileno, claramente a melhor unidade dos leões e pela 1ª vez desde que está no Sporting parece estar a conseguir alguma continuidade exibicional.

Mateus - Perante uma defensiva tão fraca o angolano criou muitos estragos. Marcou o golo (talvez irregular), com a sua velocidade foi sempre um perigo à solta e podia ter mesmo dado o golpe final quando apareceu na frente de Patrício.

Postiga - Vários remates com perigo, um penalti falhado e um jogo de luta que inclusive poderá ter consequências na próxima partida tal era o desgaste físico que denotou. Este ano completa 29 anos, é um jogador de luta e de uma técnica muito acima da média, contudo a sua carreira não será recordada por muitos. A um avançado pedem-se golos, mas a sua ineficácia nunca lhe permitiu dar esse salto qualitativo.

Evaldo/Carriço - Duas exibições muito pobres de dois jogadores muito limitados. Foram facilmente ultrapassados na defesa e o lateral ofensivamente voltou a demonstrar a pouca técnica que tem e não conseguiu dar continuidade a nenhum lance.

Rui Patricio - Uma defesa de grande nível a evitar o que na altura seria o 2º golo do Nacional.

Vukcevic/Djaló - O primeiro rematou ao poste e antes já o tinha feito com algum perigo num remate de cabeça ao lado. O segundo criou algumas situações nos instantes finais. Contudo, ambos estiveram pouco em jogo até ao minuto 60 e o jogo do Sporting ressentiu-se disso.

Etiquetas: ,