A inesperada luta pelo 3º lugar

São 7 as equipas abaixo do Sporting, mas nenhuma deles está numa posição de completo desfavorecimento. Até porque a diferença pontual assim não o permite. Da terceira posição dos leões, até à décima do Beira-Mar, apenas distam 8 pontos que, por envolverem equipas que, de alguma forma, já garantiram a manutenção no nosso campeonato, farão um forcing para chegar a posições europeias e, quem sabe, almejar roubar o lugar do clube leonino, dono há muito tempo da terceira posição. Outro dos factores que pode jogar a favor de Leiria, Guimarães, Braga, Beira-Mar, Nacional, Olhanense e Paços de Ferreira, é o facto de todas elas estarem a realizar temporadas que, na maior parte delas, excedem as expectativas iniciais, não sendo um desprimor ver qualquer uma terminar à frente de uma equipa ressequida e sem sumo, por esta altura, como o Sporting. Não me entendam mal: sou a favor da manutenção da grandeza institucional de clubes históricos, como é o Sporting, mas também o sou no sentido inverso: apoio e alegro-me por ver o crescimento do Braga, da crescente onda de entusiamo sob os clubes madeirenses...o fervilhar renascido que se assiste no Algarve com o reaparecimento de um competitivo Olhanense que, até à data, está invicto em casa. Por estas e por outras, mas não fazendo futurologia ou abusando dos dados estatísticos, pode-se afirmar, com toda a convicção, que a luta pelo bronze está apenas no seu amanhecer. Mas, e há sempre italianos que o apreciam, lugar ao calendário: o Sporting ainda terá que se submeter a deslocações com grau de dificuldade elevada. Visitará Braga, Nacional, Porto e Guimarães. Apesar do conjunto leonino não fazer exibições tão sofridas fora como em casa, as previsões poderão apontar para que os verdes e brancos percam alguns pontos nestes estádios, deixando o terceiro lugar em risco.

O relógio de uma nova era do nosso futebol já corre há algum tempo e, cada vez mais, a desfavor do Sporting. A época passada a turma de Alvalade apenas nos últimos jogos garantiu o...4º lugar, esta temporada quando parecia ter pelo menos o 3º lugar assegurado nos últimos 3 encontros apenas conquistou 2 pontos e viu uma aproximação forte e sedenta de protagonismo de clubes como o Guimarães e Paços de Ferreira.

Quem ficará em 3º lugar no final da temporada? Beira-Mar, Leiria, Guimarães, Nacional, Paços, Braga e Olhanense conseguirão ultrapassar o Sporting? Estamos perante a queda do terceiro Golias do futebol português aos pés dos sem fim de David's da nossa liga, trazendo com isso uma inesperada luta titânica por um lugar que, à partida, seria por de direito de Porto, Benfica, ou Sporting? E no que diz respeito à turma bracarense, depois do 2º lugar na época passada esta temporada prova que foi apenas um acaso e dificilmente o futebol português terá uma 4ª equipa com capacidade para todos os anos ombrear com os da frente?

António B.

Etiquetas: