Goleadores Improváveis

Quando no principio da época se perspectivava quem seriam os melhores marcadores dos melhores campeonatos da Europa, os nomes mais falados eram os de Rooney, Olic, Klose, Cardozo, Falcao, Gignac, Hoarau, Rooney, Tevez, Drogba, Milito e Ronaldo. Contudo, o que tem em comum Messi, Cavani, Berbatov, Gómez, Hulk e Moussa Sow? Golos. Muitos golos. E principalmente a liderança dos marcadores nas principais ligas europeias até ao momento.

No inicio da temporada (à excepção de Messi) seria impensável apontar alguns destes nomes como candidatos ao troféu de melhor marcador, mas aproveitamento a confiança dos seus treinadores ou mera sorte, são eles os goleadores por essa Europa fora. Em Portugal, a brilhante campanha do FC Porto -sem derrotas, melhor ataque e defesa - deve-se em grande parte à forma com que Hulk se tem vindo a exibir. O brasileiro chegou a Portugal oriundo do Japão e muitos questionaram o seu verdadeiro valor. Depois de uma adaptação normal e evolução no seu jogo técnico e táctico, esta temporada o "Incrível" tem sido o melhor jogador dos azuis e brancos. Até ao momento, leva 19 golos...em outros tantos jogos! Com uma média de um golo por jogo, o troféu de melhor marcador dificilmente escapará ao número 12 portista, já que o segundo melhor da Liga Zon Sagres é João Tomás "apenas" com 12 golos apontados. Em Espanha a luta pelo título resume-se aos dois eternos rivais. Real Madrid e Barcelona disputarão até ao final da época pela conquista da Liga assim como dois dos seus jogadores ombrearam um contra o outro pela conquista do "pichichi". Messi e C.Ronaldo, os dois foras de série do futebol mundial, são os homens golos da liga vizinha, sendo que neste momento é o génio do Barça a levar vantagem: 25 golos em 21 jogos, é o registo fantástico do argentino que possuí uma média bem superior a um golo por jogo, tal como o português mas que por seu turno tem mais 3 jogos efectuados que o rival, estando nesta altura em segundo lugar.

Se em Portugal e Espanha os líderes da tabela dos melhores marcadores acabam por não surpreender, o mesmo não se pode dizer das outras ligas europeias. Na Bundesliga, a má campanha do Bayern de Munique não influencia o impressionante registo do"panzer" alemão Mário Gómez. O ponta de lança bávaro que a época passada até era suplente leva 18 tentos apontados em 21 partidas mas tem uma concorrência à altura: o igualmente improvável Papiss Cissé, senegalês do Friburgo. Em Itália, com uma Serie A disputada como não se via à muito, tem o líder dos artilheiros ao serviço do Nápoles: Edison Cavani. O uruguaio que se transferiu esta temporada do Palermo para o San Paolo tem sido o abono de família para turma napolitana contribuindo para a sua equipa com 20 golos em 26 jogos. Atrás de si, com uma média de 0,72 golos por jogo, surge o veterano Di Natale. Ao serviço da Udinese, o experiente avançado italiano leva 18 remates certeiros, prometendo uma luta renhida ao internacional uruguaio. Na Premier League os nomes de Rooney, Drogba ou F.Torres não surgem numa lista liderada pelo búlgaro Berbatov. O ponta de lança dos "red devils" está a fazer uma temporada de excelência, a melhor desde que chegou a Old Traford, levando 19 golos em 23 jogos. E também em Manchester que surge o seu principal opositor, o argentino "Carlitos" Tévez. No milionário City, o "Apache" tem sido o líder da equipa e também em golos se revela a sua importância: 18 em 24 partidas. Mas se os nomes de Berbatov, Gómez ou Cavani são uma surpresa para todos, o que dizer de Moussa Sow? O avançado do Lille, desconhecido por muitos até esta temporada, é o "bombardeiro" na Ligue 1. Esta temporada, o avançado senegalês já leva 16 tentos apontados, seguido de perto pelo luso-francês Kevin Gameiro com 15.

Surpreendentemente ou talvez não, são estes os jogadores que mais vezes fizeram balançar as redes adversárias na presente temporada, liderando as listas de melhores marcadores. Aproveitando as suas oportunidades e demonstrando o seu faro pelo golo, os seus adeptos só poderão estar deliciados com o contributo de cada um para as suas equipas, dando-lhes o estatuto de goleadores improváveis na presente temporada.

Qual o nome mais surpreendente desta lista? A que se deve a ausência de jogadores como Rooney, Gignac, Milito ou Drogba dos primeiros lugares? Quem apostaria em Moussa Sow ou Papis Cissé, e inclusive em Gomez que a época passada era suplente no colosso Bayern? Qual destes nomes ganhará a bota de ouro? E em Portugal, alguém perspectivava que Hulk liderasse desta maneira? Ou as apostas seriam Liedson, Cardozo e Falcao (que até ao momento por razões diferentes são uma desilusão)?

A.Mesquita

Etiquetas: