Derrick Rose - O jogador do momento!

Após ter representado os Tigers da Universidade de Memphis, Derrick Rose chegou à NBA em 2008 para representar a equipa da sua cidade, os Chicago Bulls, sendo a primeira escolha do draft.

No primeiro ano como profissional Rose demonstrou toda a sua qualidade deixando logo a sua marca. Bateu uma serie de recordes, tanto do franchise, como da NBA (primeiro jogador dos Bulls a marcar 10 ou mais pontos nos primeiros 10 jogos da temporada desde Michael Jordan; primeiro rookie a ganhar o Skills Challenge; igualou Kareem Abdul-Jabbar para máximo de pontos de um rookie na estreia nos Playoffs, com 36; nesse mesmo jogo ao fazer 11 assistências tornou-se, a par de Chris Paul, o único rookie a fazer 35 ou mais pontos e 10 ou mais assistências no jogo de estreia dos Playoffs) e fez os adeptos da equipa de Chicago sonhar com a reconquista do título, num futuro próximo, que escapa desde a Era de Michael Jordan. No ano de estreia Rose ganhou o título de Rookie do ano, superando a concorrência de Michael Beasley, Russell Westbrook, Kevin Love, entre outros.

Após um primeiro ano cheio de sucesso e, de no segundo ter sido All-Star pela primeira vez e titular na equipa dos Estados Unidos que conquistou o Mundial FIBA, Rose não tem desiludido os fãs da equipa de Chicago, dando um grande contributo para que o recorde da equipa seja dos melhores na conferência de Este esta temporada. A presente época tem sido a melhor de sempre para o jovem base dos Bulls, assumindo-se como um dos melhores bases e jogadores da liga norte-americana e apresentando melhorias em diversas áreas do seu jogo. A nível ofensivo demonstra grande evolução no lançamento de 3 pontos, sendo que da época transacta para a presente, tornou-se numa ameaça da linha dos 3 pontos, que não era o seu forte. Neste momento é um dos jogadores que mais triplos converteu esta época, contribuindo para que a sua média pontual da temporada seja a mais alta da sua curta carreira. Além da melhoria ao nível do lançamento, o número de assistências aumentou também consideravelmente, contribuindo para que alguns dos companheiros de equipa estejam a efectuar a melhor época das suas carreiras. Para além da referência ofensiva, que Rose já era para a equipa de Chicago, este ano tem-se afirmado também como uma referência a nível defensivo e isso reflecte-se nos números de roubos de bola e de blocos feitos por jogo. Os seus números nessas variantes também aumentaram consideravelmente em relação à época passada e, apesar da equipa de Chicago contar com excelentes defensores, Rose tem assumido a responsabilidade de defender as maiores referencias ofensivas das equipas adversárias nos momentos decisivos, como foi o caso nos recentes jogos com Dallas e Miami, em que assumiu a marcação a Jason Terry e Dwyane Wade, respectivamente.

Ao longo das 3 épocas que tem passado na NBA, Rose tem espalhado magia pelos pavilhões norte-americanos e tem deliciado fãs espalhados por todo mundo. Com as performances que tem realizado esta época, o PG faz os adeptos dos Bulls sonhar com o título da NBA, se não este ano, num futuro próximo e assume-se como um forte candidato a MVP da época regular. Caso Derrick Rose receba o troféu, tornar-se-á no jogador mais jovem a conquistar o prémio.

PS - Rose além das suas grandes exibições protagonizou nos últimos dois anos, alguns dos melhores dunks dos últimos tempos (ver aqui, e aqui ).

Conseguirá Derrick Rose levar a equipa de Chicago ao tão desejado título? Já esta época? E conseguirá suceder a LeBron James como MVP da temporada regular? 

M. Ferreira

Etiquetas: