Benfica leva a melhor no jogo dos penaltis!

Rio Ave 0-2 Benfica (Cardozo 44´g.p. e 87´)

Nos jogos da Taça de Portugal existe sempre a hipótese de um jogo ser decidido nas grandes penalidade, no entanto, só depois de jogados 120 minutos de futebol. Na partida de Vila do Conde, Rio Ave (1 penalti) e Benfica (3 penaltis) tiveram oportunidades claras para marcar mais golos, mas apenas Cardozo não desperdiçou da marca dos 11 metros.

Na primeira parte assistiu-se a um espectáculo do apito por parte de João Ferreira, ao assinalar 3 grandes penalidades inexistentes. Na última tentativa, Cardozo acabaria por fazer o 0-1, num momento do jogo com várias oportunidades para cada lado e boas intervenções de Mário Felgueiras e Júlio César. A segunda parte começou com o Rio Ave à procura do empate e com os encarnados na expectativa e a espreitar o contra-ataque. Foi precisamente nesta fase do jogo que o Benfica desperdiçou as melhores oportunidade de golo, com Gaitán, Saviola, Salvio e David Luiz (de grande penalidade, desta vez bem assinalada) em destaque pela negativa. Perto do final da partida, com grande felicidade, Cardozo fez o 0-2, depois do seu fraco remate ter sido desviado por Tarantini.

Destaques:

David Luiz - Excelente desempenho do ponto de vista defensivo, com várias compensações aos colegas de sector. Contudo, o seu momento da noite, foi quando falhou a grande penalidade na segunda parte, talvez em sinal de despedida da Luz (não é, nem nunca foi grande rematador).

Júlio César - Saiu da partida de Vila do Conde sem golos sofridos e o Benfica bem lhe pode agradecer a passagem às meias finais da prova. Fez excelentes defesas, incluindo uma grande penalidade de João Tomás.

Aimar/Saviola/Salvio/Gaitán - Exibições com altos e baixos dos quatro argentinos. Sempre que conseguiam colocar velocidade no jogo, a defensiva vilacondense tremia, contudo, na segunda parte estiveram bastante displicentes no momento de rematar à baliza.

Cardozo - Esteve pouco interventivo na partida, mas teve felicidade ao marcar por duas vezes (uma delas quase sem querer).

Fábio Coentrão/Maxi - O português fez uma boa partida quer a defender, quer a atacar, enquanto que o uruguaio passou por dificuldades frente a Yazalde, mas compensou com uma grande disponibilidade atacante.

Mário Felgueiras - Defendeu uma grande penalidade e ainda realizou mais algumas excelentes paradas a remates do adversário. Foi apenas batido pela potência do remate de Cardozo e pelo desvio de um colega de equipa.

João Tomás - Não foi a noite do veterano avançado, pois desperdiçou a melhor ocasião dos vilacondenses, que poderia ter dado outro rumo ao jogo.

Bruno Gama - O jogador mais virtuoso do Rio Ave passou ao lado da partida, encontrando sempre muitas dificuldades para escapar à marcação de Coentrão. Na única jogada de perigo que passou pelos seus pés, apenas foi parado pela excelente intervenção de Júlio César.

PS - Temos assim um grande confronto para as meias finais da Taça de Portugal, com o Benfica a visitar já na próxima quarta-feira o Estádio do Dragão, no 1º embate frente ao FC Porto (as meias finais jogam-se a duas mãos).

Etiquetas: ,